quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Batom na cueca vermelha: STF recebe provas periciais que confirmam como os 40 réus operaram o mensalão

Edição de Quinta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Breve, a Rádio Alerta Total no seu computador.

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos do Internet Explorer.

Por Jorge Serrão

No princípio, era o Verbo (dos testemunhos). Mas agora vieram as provas periciais para comprovar que realmente existiu o mensalão. O poderoso Lula da Silva - que sempre negou a existência do esquema - foi contestado pelas provas objetivas. É batom (cor de bosta) na cueca vermelha. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, garantiu ontem que existem provas concretas da existência do esquema de compra de apoio político de parlamentares por parte do governo. Resta saber se algum dos 40 réus do escândalo serão punidos no julgamento (que vai demorar séculos) no Supremo Tribunal Federal

As perícias revelam detalhes da rota de recursos públicos desde a origem até as contas correntes dos beneficiados. O caminho foi traçado no caso da Visanet - um fundo com recursos de várias instituições financeiras, inclusive do Banco do Brasil, que teria contribuído para engordar o valerioduto. Foram enviados ao STF documentos das empresas do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, principalmente a SMP&B, que teria intermediado o pagamento de propina a parlamentares.

O material foi entregue formalmente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada. Os documentos vão embasar a ação penal que a Corte instaurou em 28 de agosto para continuar apurando o caso que tem 40 acusados formais. O Inquérito (INQ) 2245, que ficou conhecido como inquérito do mensalão, foi transformado, por determinação do relator, ministro Joaquim Barbosa, em Ação Penal (AP 470).

Fim da Arapongagem?

O Chefão Lula deverá assinar um decreto nos próximos dias redefinindo as atribuições da Agência Brasileira de Inteligência.

Pela nova organização, os agentes da Abin não poderão bisbilhotar a vida dos cidadãos, exceto com autorização judicial.

O presidente da Abin, delegado federal Paulo Lacerda, garante que isso só poderá acontecer em justificáveis casos de terrorismo, sabotagem e espionagem em áreas estratégicas.

Nova Inteligência

A Abin integrará os serviços de informações dos órgãos públicos.

A agência formará especialistas no combate ao terrorismo internacional.

E triplicará o número de seus funcionários em cinco anos, para 5 mil.

No radar do Departamento de Inteligência Estratégica da Abin também estarão a avaliação de riscos do sistema de energia, questões de meio-ambiente e bioterrorismo.

Questão de consciência

Implacáveis leitores deste Alerta Total lançam duas perguntinhas a dois poderosos personagens.

Será que ainda lembram e estão agindo conforme prometeram:

O ministro Jobim do Juramento Militar à Bandeira Nacional?

E o Chefão Lula do Juramento à Constituição Brasileira?

Se a consciência deles permitir, que ambos respondam com sinceridade...

Respeito aos bandidos

Piadinha que circulava ontem na boca de alguns senadores maldosos.

Chamar o senador Tião Viana de Durango Kid, desculpe-me, é ofender o herói de cinema e revista em quadrinhos”.

Durango Kid não se alinhava com Quadrilheiros”.

O que será que o senador piadista quis dizer com isso?

Promoção Post Mortem

O Capitão Alberto Mendes Júnior, herói da Polícia Militar de São Paulo, será promovido hoje à noite, “Post Mortem”, ao posto de Coronel PM.

O tenente Mendes Junior foi assassinado a coronhadas pelo “herói” Carlos Lamarca, guerrilheiro, desertor do Exército Brasileiro, que promovido, salarialmente, a General pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

A promoção do Coronel Mendes será formalizada em um ato cívico coordenado pelo deputado estadual Major Olimpio Gomes, a partir das 19 horas, no no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa paulista.

Let´s Dance!

Hoje à noite acontece no Círculo Militar de São Paulo mais uma edição do Baile das Três Forças.

Pelo menos os oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica terão um momento de descontração.

Afinal, no governo Lula e na gestão Nelson Jobim no Ministério da Defesa, os militares ainda devem “dançar” muito...

Mas, no momento, o ritmo preferido pelas Legiões é a “dança do $alário”...

Renova, Renan

O presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicou ao presidente em exercício da Casa, Tião Viana (PT-AC), que vai renovar sua licença do cargo até o dia 29 de dezembro de 2007.

A primeira licença de 45 dias termina no próximo domingo, dia 26.

Em nota, o bom alagoano alegou que, ao se afastar, pretende contribuir para que o debate sobre a CPMF fique restrito a um embate entre o governo e a oposição.

Olho na cadeira e na CPMF

O Palácio do Planalto vai armar uma estratégia para que a CPMF seja votada em primeiro turno antes da escolha do novo comandante da Casa.

A idéia é que o primeiro turno ocorra logo depois da votação do processo de cassação do senador, prevista para a primeira semana de dezembro.

Como Renan vai renunciar antes da sessão, em cinco dias úteis deverá ser feita a eleição do novo presidente do Senado.

Ajuda ao Chávez

O governo precisou usar todo seu poder de cargos para seduzir deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a aprovarem a constitucionalidade da entrada da Venezuela no Mercosul.

Foram horas de negociação para arranjar os cargos capazes de convencer aos votantes decisivos do PMDB.

No final, foram 44 votos da base aliada a favor da Venezuela.

E 17 votos contrários do DEM, PSDB e PPS.

Obedecendo aos patrões

O Psol, aparentemente de oposição, decidiu votar com o governo e a favor da Venezuela.

Afinal, os trotkistas brasileiros são financiados pelos grandes empresários socialistas fabianos europeus.

Os mesmos que fecharam com Hugo Chávez, no meio do ano passado, no Reino Unido, o estranho Tratado dos Povos das Américas com Londres.

Chávez com tudo

O governo Chávez conseguiu reunir ontem, no centro de Caracas, dezenas de milhares de pessoas em apoio à reforma da constituição da Venezuela.

Foi só trazer os manifestantes de ônibus vindos de todas as partes do país.

Afinal, além de um bom passeio, os beneficiários de programas sociais do governo socialista bolivariano não deixariam seu líder na mão na hora em que mais precisa.

Sem confrontos

O objetivo da manifestação armada por Chávez era neutralizar outra, convocada por estudantes contrários à reforma e que atraiu bem menos gente.

Os dois atos (contra e a favor de Chávez) ocorreram no mesmo horário e a uma distância de apenas 800 passos.

Mas desta vez não houve confrontos nem troca de sopapos ou tiros como das outras vezes.

Genocídio racial brasileiro

O historiador José Murilo de Carvalho volta a denunciar que está em andamento no Brasil um tentativa de genocídio racial perpetrado com a arma da estatística.

A campanha é liderada por ativistas do movimento negro, sociólogos, economistas, demógrafos, organizações governamentais, órgãos federais de pesquisa. A tática é muito simples. O IBGE decidiu desde 1940 que o Brasil se divide racialmente pretos, brancos, pardos, amarelos e indígenas. Os genocidas somam pretos e pardos e decretam que todos são negros, afro-descendentes. Pronto. De uma penada ou somada, excluem do mapa demográfico brasileiro toda a população descendente de indígenas, todos os caboclos e curibocas”.

Leia o artigo de Ernesto Caruso: Querem acabar com as mulatas!

Espanhóis again

O grupo espanhol Endesa, uma das maiores companhias elétricas da Europa, quer entrar no consórcio liderado pela Camargo Corrêa para disputar a concessão da usina hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira, com licitação marcada para 10 de dezembro.

A Camargo Corrêa também negocia uma parceria com a CPFL Energia, empresa na qual o grupo construtor é um dos principais acionistas.

As três empresas definem hoje suas participações no consórcio do Rio Madeira, dentro dos 51% que cabem ao setor privado.

A Chesf, do sistema estatal Eletrobrás, ficará com os 49% restantes.

Graças para quem precisa!

A preocupação com a economia norte-americana e com a situação dos bancos internacionais causou ontem mais um dia de turbulência nos mercados financeiros.

Foi desencadeada uma nova onda de aversão ao risco, e ninguém quer saber de títulos em dólar.

O título do Tesouro americano de dez anos ficou abaixo de 4% pela primeira vez desde 2005.

Mas hoje o dia deve ser mais calmo porque o mercado americano não funciona porque é Dia de Ação de Graças.

Volta, Cacciola

Após ter sido adiada por quase um mês, será realizada na manhã desta quinta-feira a audiência do Tribunal de Apelações de Mônaco que começa a decidir o destino do ex-banqueiro Salvatore Cacciola.

Na audiência, a portas fechadas, os advogados do ex-dono do banco Marka apresentarão sua defesa para tentar impedir a extradição do italiano para o Brasil.

O Tribunal de Apelações de Mônaco julgará se o pedido de extradição feito pelo governo brasileiro cumpre as exigências da legislação do Principado sobre o assunto.

Depois da avaliação judicial, o destino de Cacciola será definido pelo príncipe Albert, a quem cabe a decisão final do pedido de extradição.

Máfia chinesa

A Secretaria de Estado de Segurança e a Chefia de Polícia Civil determinaram que a Delegacia de Repressão Contra Crimes de Propriedade Imaterial (DRCP) apure as denúncias públicas feitas via e-mail pelo prefeito Cesar Maia.

O Imperador do Rio está convencido de que o incêndio criminoso que destruiu o camelódromo da Rua Uruguaiana, no último final de semana, foi obra da máfia chinesa.

Na segunda-feira, Cesar publicou em seu ex-blog uma denúncia feita por policiais que trabalham na área de inteligência sobre a existência da máfia, que estaria atuando dentro do camelódromo.

Operação dos mafiosos

De acordo com a denúncia encaminhada pelo prefeito, seriam dois fortes grupos de mafiosos.

O primeiro atuaria na venda das mercadorias - na sua grande maioria ilegais.

O segundo grupo promoveria na venda de "proteção" dos camelôs, cobrando pedágio tanto dos ambulantes quanto dos fornecedores de mercadoria para eles.

Sobrou para a Marinha

Cesar Maia denunciou também que grande parte das mercadorias ilegais seriam produzidas por cerca de duzentas costureiras dentro de um navio, que seria acobertado por barcos da Marinha.

As costureiras seriam recrutadas na china, e estariam trabalhando em regime escravo fabricar os produtos piratas.

O mercado São Sebastião, na Penha Circular, seria o depósito matriz da máfia chinesa no Rio de Janeiro.

Cristo sem camisinha

O Dia Mundial de Luta contra Aids reunirá soropositivos, autoridades, representantes de diversas religiões e de organizações não-governamentais no Cristo Redentor, dia 1º.

Mas no evento não haverá distribuição de preservativos ou menção à prevenção da doença.

A Igreja Católica só liberou o Cristo para o encontro com essa condição.

Risco da Aids

Cerca de 0,5% da população brasileira entre 15 e 49 anos é portadora do HIV.

Em 2006, foram registrados 32.628 casos novos de infecção com o vírus da Aids.

Em 2002, haviam sido notificados 38.816 novos pacientes.

Os números estão no Boletim Epidemiológico de Aids divulgado ontem pelo Ministério da Saúde.

Ignorância juvenil

Ao longo dos anos, a distribuição da doença entre os sexos mudou de forma significativa.

Em 1985, havia 15 pacientes homens para cada caso feminino confirmado da doença.

Agora a relação é de 1,5 casos de homem para cada caso feminino.

Um sinal de ignorância dos jovens em relação à doenças sexualmente transmissíveis é que, na faixa etária entre 13 e 19 anos, há mais casos de mulheres com a doença do que de homens.

Chocada com a incompetência?

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), jurou ter ficado "chocada" ao saber que uma mulher passou 15 dias presa com 20 homens numa mesma cela em Abaetetuba, a 80 quilômetros de Belém.

Ana Júlia contou ter ficado surpresa ao ser informada da denúncia de estupro em troca de comida feita pela jovem ao conselho tutelar.

A governadora indicou que há a suspeita das autoridades de que a jovem foi presa para viabilizar sua exploração sexual pelos presos.

Desculpas de sempre

Apesar das violações aos direitos humanos no sistema carcerário do Pará já denunciadas por organismos internacionais, a governadora Ana Júlia ponderou que esse não é um problema apenas do seu Estado.

Mas a governadora petista admitiu que o caso pode não ser um fato isolado.

Ana Lúcia alegou que seu governo não tinha conhecimento da prisão de mulheres com homens no interior do Estado, apesar de não haver carceragem feminina em Abaetetuba.

Pelados no ar

Pelo menos 500 europeus viajarão nus em vôos de nove horas de Madri a João Pessoa para participar do 31º Congresso Internacional de Naturismo.

O encontro será realizado pela primeira vez na América Latina em setembro do ano que vem, na praia de Tambaba, no município de Conde, litoral sul paraibano, distante 22 quilômetros de João Pessoa.

Será entre os dias 9 e 12 de setembro de 2008, e deverá contar com a participação de cerca de 3 mil adeptos.

Sem roupa e quase sem avião

O vôo dos peladões seria realizado pela BRA.

A companhia que parou de voar desde o dia 7 por causa de problemas financeiros.

Mas a OceanAir já garantiu assumirá o fretamento do Movimento dos Sem Roupa.

Vida que segue...

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

Nenhum comentário: