segunda-feira, 14 de abril de 2008

Quem governa o Brasil?

Edição de Artigos de Segunda-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com

Por Maria Lucia Barbosa


Quem governa o Brasil? A pergunta pode parecer descabida, sinal de total desconhecimento da atualidade. Feita a um brasileiro dos grotões, analfabeto, agraciado com bolsa esmola seria respondida com facilidade: “quem governa o Brasil é nosso ‘padim’ Lula”.

Intelectuais, empresários, artistas, jornalistas tirariam o “padim”, mas acrescentariam: “o presidente Lula que é um gênio, um líder carismático, um estadista”. Dizer menos é ser preconceituoso.

Ouso contestar a opinião da maioria e afirmar: Lula é como a rainha da Inglaterra, reina, mas não governa. E seu linguajar cuidadosamente errado, suas ensaiadas metáforas futebolísticas, seus gritos, seus esgares nada tem a ver com o cargo presidencial, mas com o inconfundível estilo populista dos demagogos.

Cuidadosamente construiu-se a imagem mais favorável possível do pobre ex-metalúrgico. Mostrou, quando foi preciso, um “Lulinha de paz e amor”, agora apresenta o Lulão bravão tendo ataques furiosos e revivendo os tempos de oposição virulenta. Imagens falsas, postiças, ocas de conteúdo.

O fato é que Lula presidente na verdade não existe, ele é tão somente o melhor produto de marketing já produzido pelo PT através da mágica de Duda Mendonça. Quanto a seu desmoralizado partido é associado às forças externas que estão envolvendo a América Latina. Forças cujo expoente é Hugo Chávez. Entre os seguidores deste destaco o boliviano Evo Morales, que expropriou a Petrobrás com a anuência do governo petista e sem um pio dos nossos nacionalistas que, se antes bradavam, “o petróleo é nosso”, agora dizem com satisfação: “o petróleo é deles”. Lula apenas ressoa as forças nefastas de uma chamada esquerda, que infestam a América Latina e são apoiadas pelo PT.

Esta esquerda que emerge com o nebuloso socialismo do século XXI de Chávez é deslocada no tempo, incapaz de aprender com os erros dos totalitarismos do século passado, perpetuadora da mentalidade do atraso que sempre assolou o continente, sequiosa de poder pelo poder, continuadora das mazelas tão nossas, tão latino-americanas, tais como: incompetência estatal, corrupção, clientelismo, patrimonialismo, populismo, autoritarismo, nacionalismo xenófobo. É muito “ismo” para um só lugar desse mundo do absurdo.

Lula da Silva vai, como se diz, na onda dos companheiros nacionais e internacionais. É um fiel aliado de Chávez, um cultor do moribundo Fidel Castro e apenas funciona como caixa de ressonância destas vozes. Prova disso foi não ter aceitado declarar as sanguinárias e abjetas Farc como terroristas, conforme o pedido que certa vez lhe foi feito pelo presidente Uribe, da Venezuela.

Tão pouco LILIS é carismático ou genial. Se fosse dotado de tanto carisma que, não nego, já usufruiu enquanto líder sindical teria sido vitorioso na primeira eleição. Foram necessárias quatro eleições para chegar lá. Foi preciso mudar de roupa e de discurso e depois de eleito copiar o que chamou de “herança maldita” para não deixar fora dos trilhos o trem da economia. Mas mesmo lá ele continua sindicalista sem nunca ter atingido o nível de estadista, uma estatura cívica que muitos áulicos lhe atribuem burilando uma forçada e falsa imagem.

Sobre a “genialidade”, já afirmei em outro artigo que, se o presidente-sindicalista tem alguma esta pertence à categoria dos repentistas (sem nenhum demérito para a criatividade dos artistas nordestinos). Com a tarimba de palanque adquirida no chamamento para greves, Lula da Silva recebe o mote dos seus assessores e dispara o cordel político onde não faltam certas graçolas inconvenientes e pavoneamentos de idiólatra.

Vazio de substância e apelando para a emoção, ele agrada. Mas seria errôneo dizer que agrada pela linguagem popularesca. Com experiência adquirida por trabalho executado entre paupérrimos e analfabetos favelados pude observar que, se eles comentem erros de português por lhes faltar escolaridade, por outro lado não falam seguidas besteiras (que o politicamente correto alcunhou generosamente de gafes), mas graduados na dura escola da vida possuem o que se convencionou chamar de sabedoria popular.

Enfim, LILS reina, mas não governa. Suas atividades são variadas e prazerosas: viagens, muitas, por todo o Brasil e para o exterior. Palanques onde permanece em eterna campanha. Festanças. Recepções a atletas, algo tão ao gosto nacional. Recepções a autoridades internacionais. Reuniões inúteis com Conselhos igualmente inúteis. Visitas de cortesia a companheiros latino-americanos em seus respectivos países. Que doce vida!

Mas se Lula da Silva não sabe de nada, não vê nada, não ouve nada, não administra nada, quem governa o País? Seria um gabinete das sombras composto por aqueles que, tendo cometido toda a sorte de negociatas e torpezas caíram de podres, mas continuam lá? Nossa política externa é conduzida pelo Itamaraty ou por Marco Aurélio, o obsceno e José Dirceu, o lobista internacional? O marketing tão bem elaborado por acaso prescinde do mago da propaganda, Duda Mendonça?

Resumindo, são os marajás do petismo sindical que dirigem nossos destinos. Muitos pensam que Lula da Silva governa o Brasil. Que estúpido engano, que monumental blefe virou esse País.

Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

6 comentários:

Anônimo disse...

MANDA NO BRASIL SE CHAMA HENRIQUE MEIRELLES, O PREPOSTO DA AGIOTAGEM INTERNACIONAL QUE LITERALMENTE É DONA DO MUNDO , LULACORLEONE É APENAS UM BONECO MAMULENGO PARA CONSUMO INTERNO DAS MASSAS QUE SE EMBEVECEM COM SEU HISTRIONISMO DE BEBADO POPULESO E INOCUO.
O BRASIL É UM TERRITORIO DE EXPLORAÇÃOE EXTRATIVISMO PREDADOR DAS GRANDES BANCAS INTERNACIONAIS JUNTAMENTE COM AS GRANDES MULTINACIONAIS, HENRIQUE MEIRELLES É O FIEL GERENTE DESTE ESQUEMA CRIMINOSO E OA RAPOSA ESPERTA DESTE GALINHEIRO ,SEU LUGAR TENENTE É O GUIDO MANTEGA, LULA OBEDECE CALADINHO AS DETERMINAÇÕES DOS 2 ACIMA A TROCO DA LICENÇA DOS "DONOS" PARA ROUBAR O "TROCO" QUE FICA APÓS OS PAGAMENTO DOS JUROS ANUAIS DA "DIVÍDA EXTERNA".... O RESTO É ENCENAÇÃO PARA DESPITAR A TRISTE REALIDADE.LULA , O TRAIDOR É UM PELEGO VULGAR, QUE SE DESTACOU COMO "DEDO-DURO " em 1978 nas greves do abc entregando os colegas de sindicato ao DOPS E AO DOI CODI , ERA CONHECIDO COMO O "BOI" ESTA SUA FACETA VELHACA, EM BUSCA DE ETERNAS VANTAGENS PESSOAIS FOI APROVEITADA POR GOLBERY(TBM A SVC DA AGIOTAGEM) PARA SER UNGIDO COMO O "REI DOS BOIS" TRAINDO JUNTO COM SUA GANG DE DELINQUENTES E DOS ESQUERDOFRENICOS DO PT E ASSEMELHADOS A NAÇÃO VIRULENTAMENTE SEM PARALELO NA HISTORIA MUNDIAL DAS TRAIÇÕES. SEU SUCESSOR SERÁ O AÉCIO NEVES,JÁ ESCOLHIDO PELA AGIOTAGEM INTERNACIONAL COMO O "NOVO PRESIDENTE"... QUE FARÁ O PIOR REPITO; O PIOR DESGOVERNO DA HISTORIA ... SERÁ MUITO PIOR QUE SARNEY,COLLOR,FHC 1 E 2 , LULA 1 E 2.. AÉCIO NEVES VAI DEVASTAR O QUE SOBROU DOS MEGA DESASTRES QUE FORAM OS DESGOVERNO LULA E FHC... AÉCIO VAI PRIVATIZAR O QUE RESTA A SER PRIVATIZADO, ALIÁS , VAI DOAR A PETROBRAS ASSIM COMO FHC DOOU A VALE, VAI DOAR O B.DO BRASIL E A CAIXA,VAI ACABAR C OM OS DIREITOS TRABALHISTAS (a unica coisa boa!)
vai privatizar TUDO QUE PUDER SER PRIVATIZADO; PREVIDENCIA SOCIAL, SEGURANÇA PUBLICA, SISTEMA PENITENCIARIO, PORTOS E AEROPORTOS ENFIM VAI ENTREGAR A AMAZONIA DE FATO E DE DIREITO A UM CONGLOMERADO DE POTENCIAS ESTRANGEIRAS SERÁ O DESGOVERNO AÉCIO O PONTO ALTO DA PERFIDIA E DESTRUIÇÃO DO BRASIL ... O RESTO É FARSA! URNA ELETRONICA? É O "INSTRUMENTO DO CRIME" DESTES DEMONIOS, O BRASIL É UM GRANDE CAMPO DE CONCENTRAÇÃO E EXTERMINIO EM MASSA OS MEIOS UTILIZADOS É O QUE SE VÊ NAS NOTICIAS DIARIAS; FALTA DE ESTADO PARA CUIDAR E PROTEGER OS CIDADÃOS . A GENTALHA, O PT E OS APROVEITADORES CANALHAS QUE APOIAM LULACORLEONE ESTÃO CAVANDO SEU PROPRIO TUMULO POIS EM CURTO PRAZO ESTA GIGANTESCA ROUBALHEIRA E EXPLORAÇÃO VAI LEVAR O BRASIL AO PONTO DE EXAURIMENTO , FALENCIA TOTAL DA CIVILIZAÇÃO COMO A CONHECEMOS A SOCIEDADE VAI RETROAGIR A BARBARIE A NIVEIS INFERNAIS, INSUPORTAVEIS! FICARÁ INVIAVEL QUALQUER ATIVIDADE ECONOMICA E SOCIAL ESTE SERÁ O DIA SEGUINTE...
ENQUANTO ISSO A BRASILEIRADA SEGUE EMBEVECIDA OS CANALHAS DE PLANTÃO E VÃO INDO RUMO AO ABISMO SEM VOLTA AO SOM DE UMA BATUCADA QUALQUER E UM GOLE DE PINGA NA BOCA!

Eraldo Angelo disse...

Pena que o anônimo ao lado preferiu o anonimato. Quando se diz verdades, sem fingimentos ou hipocrisias, podemos nos identificar, porque no fim a verdade prevalecerá. Atrevo-me a fazer apenas um reparo: sua visão final para o Brasil é por demais trágica. Tenha em conta que a "agiotagem internacional" quando vê que as caisas estão afundando perigosamente, permitem uma retomada de fôlego, pois não têm interesse no sacrificio da galinha dos ovos de ouro. Até lá, claro, estaremos numa ditadura sem volta, mas, se Deus permitir, vivos.

Sargento da Marinha disse...

Parabéns, é assustador mas é a pura realidade. Só espero que o povo brasileiro acorde e tente reagir antes da barbarie.

filoxera disse...

O primeiro comentarista deu uma lição tão lucida sobre esta equação que se chama Brasil, maravilha!

Anônimo disse...

Infelizmente em nosso país onde a maioria da população é "burra-analfabeta" não conseguiremos mudar muito o rumo.

Só tenho que lamentar!

Vladimir disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.