segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Rapidinhas Econômicas

Edição de Segunda-feira do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Olho nos bancos e nos executivos

Um monitoramento dos 30 maiores bancos e financeiras do mundo, o que terá de ser implementado até 31 de março do próximo ano.

Essa foi uma das medidas aprovadas pelo G-20, que reuniu os países ricos e os emergentes mais importantes, em Washington, no fim de semana

O plano de ação proposto pelo G-20 tem 47 recomendações anticrise que devem ser regulamentadas até março.

Entre as medidas estão o aumento da supervisão de agências de crédito de risco, uso de políticas fiscal e monetária e revisão de práticas de remuneração de executivos.

Má repercussão

Os principais jornais americanos criticaram, em suas edições deste domingo, o resultado da cúpula do G20.

Para o New York Times, o Wall Street Journal e o Los Angeles Times, em meio a uma crise financeira global, os líderes das maiores economias do mundo, fizeram apenas promessas de cooperação.

Mas não produziram resultados imediatos necessários para solucionar a atual crise econômica mundial.

Marolinha...

A economia japonesa, a segunda maior do mundo, entrou oficialmente em recessão pela primeira vez desde 2001.

O PIB japonês encolheu 0,4% no terceiro trimestre – no período anterior, a queda fora de 3,7%.

Outros países desenvolvidos estão oficialmente em recessão, como Alemanha e Itália.

Me dá mais dinheiro aí

Bancos das montadoras vão recorrer novamente ao governo, em janeiro, na busca de mais linhas de crédito.

Apesar de já ter sido contemplado com um pacote de ajuda de R$ 8 bilhões, do Banco do Brasil e Nossa Caixa, o setor automotivo considera o socorro insuficiente para sustentar a travessia da crise por mais de dois meses.

Eles alegam que precisam de pelo menos R$ 10 bilhões (por mês...)

Cadê o Cade?

O novo presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Artur Badin, dissejá avisou que Itaú e Unibanco têm até o próximo dia 21 para apresentar aos órgãos de defesa da concorrência a fusão anunciada no dia 3 de novembro.

O ato de concentração entre as duas instituições financeiras será analisado pelo Banco Central, com base na legislação do sistema financeiro para, em seguida, ser enviado ao Cade para julgamento.

A legislação em vigor estabelece até 15 dias úteis para que a operação seja encaminhada ao sistema de defesa econômica.

Pressa do Antônio

O presidente da comissão especial que discute a reforma tributária na Câmara, deputado Antonio Palocci (PT-SP), quer apressar a votação da proposta de reforma tributária.

Palocci deseja votar a reforma na comissão já nesta quarta-feira.

Palocci calcula que a discussão da reforma será encerrada amanhã e espera que o relatório esteja pronto para votação no dia seguinte.

Marketagem nas pistas

O etanol brasileiro será o combustível oficial da próxima temporada da Fórmula Indy, cujo campeonato é disputado nos Estados Unidos.

O anúncio oficial será feito hoje, durante a abertura da 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis, em São Paulo.

O evento contará com a presença do chefão Lula da Silva, e dos ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento) e da candidata a candidata a presidente em 2010, a simpática Dilma Roussef (Casa Civil).

Lula ganhará um protótipo do carro oficial da Formula Indy, em comemoração à parceria.

Quase desempregado

O piloto Rubens Barrichello avisou que não está disposto a deixar a Fórmula 1 e correr em outra categoria do automobilismo mundial, como a Fórmula Indy.

A partir de hoje, outros dois brasileiros farão testes na escuderia japonesa: Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna, e Lucas di Grassi - respectivamente, vice-campeão e terceiro colocado da GP2 neste ano.

O marketing é o maior adversário de Rubinho.

A Honda usará este ano a gasolina da Petrobrás – que deseja ver Senna no cockpit.

Vida que segue...

Ave atque vale!

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Solicitamos uma notificação sobre a publicação para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 17 de Novembro de 2008.

Nenhum comentário: