terça-feira, 16 de junho de 2009

Sarney já planeja como renunciar ao mandato ou à presidência do Senado, seguindo conselho de Lula

Edição de Terça-feira do Alerta Total: www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão

José Sarney (PMDB-AP) estuda como renunciar à Presidência do Senado. O pedido para que ele “peça pra sair” foi feito pelo chefão Lula da Silva, antes de viajar para a Europa. O Palhaço do Planalto já avisou que não tem como ajudar a segurar outros escândalos prestes a estourar no Senado. Sarney não suporta as pressões, pela doença da filha Roseana, pelo mar de lama no Senado pelos fatos inesperados com as CPIs das ONGs e da Petrobras.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, já avisou ontem que qualquer senador que tenha tomado conhecimento dos problemas do Senado, e tenha ficado omisso, deve ser responsabilizado política, cível e criminalmente. O recado foi direto para Sarney – que foi pego de surpresa com o recebimento de auxilio moradia e com a contratação secreta de um neto. Sarney pode pedir para sair, antes de lhe tomem o mandato.

O ex-diretor geral do Senado, Agaciel Maia, que é acusado de patrocinar os atos secretos, é afilhado de Sarney. Agaciel já avisou que sempre agiu de acordo com os integrantes da Mesa Diretora. Sua declaração demonstra que a complicidade é geral. Assim falou Agaciel para garantir que a impunidade também será generalizada. Como o ex-diretor não quer ser punido sozinho, transfere o problema para a cúpula. Assim, Sarney, alegando alguma desculpa, pode tirar seu time.

Ontem, para agravar a crise, o Senado abriu processo administrativo disciplinar contra o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi. A comissão de sindicância vai quebrar sigilos telefônico, fiscal e financeiro dele para assegurar provas capazes de determinar se houve irregularidades em contratos de empréstimos com desconto em folha no Senado. Zoghbi é suspeito de usar laranjas, inclusive sua ex-babá de 83 anos, na criação de empresas que mantiveram negócios com contratadas da própria Casa.

Fenômeno chapa branca

O chefão Lula da Silva está orgulhoso do Fenômeno.

Ronaldo vai reforçar a campanha da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República pela erradicação da falta de registro de nascimento de crianças e de adultos.

As filmagens estão agendadas para quinta-feira, no Parque São Jorge.

Leia no: www.fiquealerta.net

Fazedor de amigos

O senador Romero Jucá tem uma capacidade enorme de “fazer amigos”.

O novo desafeto do líder do governo no Senado é Antônio Carlos Magalhães Júnior.

ACM Jr pagou um esporro geral para Jucá, e mandou ele não se meter com a Bahia.

Problema dos Mercadante

Uma associação de moradores inventada no bairro Parque dos Príncipes (na fronteira Osasco-São Paulo), que é alvo deu uma ação judicial por alteração inconstitucional de estatuto, virou dor de cabeça para o senador petista Aloísio Mercadante.

Um dos diretores, fundador e conselheiro nato da Associação é seu pai, o General da reserva Oswaldo Muniz Oliva.

O irmão do senador, advogado Sérgio Muniz de Oliva (OAB/SP: 16.427), é acusado de promover alterações nos estatutos da entidade, suprimindo a cláusula que garantia o direito constitucional de livre associação, numa assembléia manipulada em 26 de março de 2002.

Associação versus moradores

Moradores do bairro aberto Parque dos Príncipes – em Osasco e São Paulo - cansaram de ser sistematicamente coagidos e perseguidos pelas duas associações de moradores que abusiva e truculentamente lá atuam: ARPPO e APRPP.

Resolveram reagir, se unir e criar uma nova associação exclusivamente em defesa dos seus legítimos direitos constitucionais de livre associação e de livre contratação de serviços.

Decidiram distribuir panfletos pelo bairro, com folhetos esclarecedores dos abusos e coações judiciais que estão sofrendo.

PF neles

Os moradores conseguiram nas Prefeituras de São Paulo e Osasco e também na Polícia Federal, certidões e pareceres que caracterizam como “bairro aberto” o Parque dos Príncipes.

A Polícia Federal emitiu um parecer considerando absolutamente ilegal o serviço de segurança feito pela empresa contratada PROSEGUR (no caso de Osasco).

Segundo a PF, a empresa não pode, de modo algum, prestar serviço de segurança em vias públicas, em bairro aberto, o que é exclusiva atribuição do poder público.

Assunto rende

O apetite das máfias das associações e administradoras cresceu tanto, que estão sendo cada vez mais freqüentes a reportagens-denúncia de casos iguais que ocorrem em todo o Brasil.

Duas recentes matérias, do SPTV da Globo, em 11 de junho, e da TV Cultura, no dia 10, descrevem o drama dos moradores de falsos condomínios:

http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1191294-16574,00-BRIGA+DE+VIZINHO+PARA+NA+JUSTICA.html

http://www.youtube.com/watch?v=vMXrCmE5EDg

Mais problemas

O PSDB pretende pressionar José Sarney ou recorrer ao Supremo Tribunal Federal a substituição dos senadores governistas membros da CPI da Petrobras, caso eles continuem obstruindo a instalação e os trabalhos da comissão.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento que criou a CPI, promete esperar apenas até quarta ou quinta-feira desta semana pela instalação da comissão.

Caso não ocorra, o PSDB entrará com uma representação no STF.

Escondendo o quê?

Dias considera é "inexplicável a persistência com que o governo vem obstruindo os trabalhos" da comissão:

E o pior é que essa obstrução passa a ideia de que o escândalo escondido é maior que o escândalo já anunciado. O fato de o governo demonstrar verdadeiro pavor pela instalação desta CPI deixa implícito que há mazelas maiores que não chegaram ainda ao conhecimento da opinião pública, e o governo tenta impedir que elas cheguem.”.

Para Alvaro Dias, a manobra governista de atrasar a CPI pode ser um "tiro no pé", pois, como as investigações terão prazo mínimo de 180 dias de funcionamento, quanto mais atrasada for a instalação da CPI, maior será a chance de a comissão influenciar o período eleitoral de 2010.

Esquemão

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Paulo Lustosa e mais 11 servidores e empresários por desvio de dinheiro público, fraude à licitação, superfaturamento e inexecução de contrato.

A ação requer condenação dos envolvidos por improbidade administrativa e devolução de R$ 6,5 milhões aos cofres públicos.

O grupo é acusado de favorecer a empresa Digilab, contratada em 2006 para implementar a TV Funasa, por um valor anual de R$ 14 milhões.

Pra campanha

Os procuradores da República Raquel Branquinho e José Alfredo Silva suspeitam ainda que a contratação da Digilab fazia parte de um grande projeto de arrecadação de recursos para campanhas políticas por um grupo do PMDB.

Entre os documentos apreendidos pelos investigadores, constariam indicações de que a Digilab seria contratada também pela diretoria dos Correios, demitida no escândalo do mensalão.

O grupo de Lustosa tinha como estratégia de ação a criação de necessidades artificiais para justificar a assinatura de contratos vultosos com determinadas empresas prestadoras de serviços.

Vida que segue...

Ave atque vale!

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 16 de Junho de 2009.

1 comentários:

Lúcia Ferreira disse...

Já está na rede o
Anti-blog da Petrobras

DIVULGUE
Blog Livre da Petrobras
http://petrobrasdadosefatos.wordpress.com/