sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ataque de petistas com interesses contrariados arma intrigas para derrubar Nelson Jobim da pasta da Defesa

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão

Os petistas mais diretamente ligados ao Foro de São Paulo resolveram criar intrigas internas para detonar Nelson Jobim. Os radicais querem se vingar dele por três motivos. Porque Jobim saiu em defesa dos militares contra o revisionismo da Lei de Anistia. Porque Jobim tenta se credenciar como um possível candidato a vice-presidente, interferindo nas articulações de Lula com o PMDB. E porque Jobim estaria alinhado aos EUA e atrapalhando negócios ocultos dos petistas na compra de equipamentos para as Forças Armadas.

A onda de ataques a Jobim – via mídia amestrada – pretende tirá-lo do Ministério da Defesa o quanto antes. Mas qualquer movimento mais brusco só deve acontecer depois de 7 de setembro, quando o Brasil assina o acordo militar com a França, com a presença do presidente Nicolas Sarkosy, na parada militar de Brasília. O trato interessa a empreiteiros ligados aos petistas. Além da construção da base de submarinos e da mudança da sede da esquadra do Rio de Janeiro para a baía de São Marcos, no Maranhão, os “franceses” pretendem que a FAB compre os caças Rafaele. Só o negócios dos aviões é de R$ 4 bilhões.

Os adversários internos de Jobim identificam que ele hoje está muito ligado aos EUA – tanto que multiplicam a intriga de que Jobim só vive colado com o embaixador norte-americano Cliford Sobel. Os Estados Unidos fazem lobby abertamente em negócios que desagradam aos parceiros do Foro de São Paulo. Anteontem, o General Jim Jones, Assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, já formalizou ao ministro Jobim e ao Brigadeiro Juniti Saito, Comandante da FAB, um pacote de transferência tecnológica de US$ 3 bilhões – capazes de gerar 7 mil empregos diretos nos setores de energia e aeroespacial brasileiro -, caso o Brasil compre os caças F/A 18 Super Hornet, fabricados pela Boing.

Mais desgaste

Análise de um general de quatro estrelas do Exército Brasileiro sobre a ampliação no número de soldados dos EUA nas bases militares colombianas:

Não vejo qualquer ameaça militar ao Brasil, nem direta, nem indireta”.

O pensamento dos militares brasileiros, portanto, é bem diferente da postura anti-EUA defendida pelo super-aspone presidencial Marco Aurélio Garcia – um dos mais radicais membros do Foro de São Paulo.

Novo advogado do Cabo Anselmo

Se eu fosse o advogado Luciano Blandy ficaria muito preocupado com a “concorrência desleal”.

O tenente R-2 do Exército Brasileiro Tarso Genro, que vai brigar para ser candidato petista ao governo do Rio Grande do Sul, parece que pretende virar advogado do “Cabo” Anselmo – líder da rebelião dos marinheiros que antecedeu a queda do presidente João Goulart, em 1964.

Quase que prevendo o desfecho do julgamento do pedido de anistia do “Cabo” – que só deve ser apreciado ano que vem pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça -, Tarso deu um parecer “jurídico”.

Se o Cabo tiver seu pedido de anistia e reparação econômica negados, deverá entrar com uma ação ordinária contra a União, solicitando indenização.

Desmoralização

Nem vale a pena comentar a briga de comadres ontem entre os senadores Renan Calheiros e Tasso Jereissati.

Só cabe lembrar que o apego de José Sarney ao poder já acabou com a credibilidade do Senado perante os segmentos minimamente esclarecidos da sociedade.

Tal fato é gravíssimo, pois coloca em risco a instituição Congresso e inviabiliza o processo democrático.

Puxa-saquismo

O chefão Lula da Silva receberá o Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial.

Será quarta-feira que vem, dia 12, quando a Confederação Nacional da Indústria comemora seus 71 anos.

Lula também ganhará de presente o primeiro torno mecânico que usou – naqueles tempos em que trabalhava...

Guerra sem enfrentamento

Convidada a trocar o PT pelo PV, a senadora Marina Silva (AC) não descarta disputar a Presidência da República.

Indagada se está preparada para enfrentar Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula, Marina pergunta:

"Por que precisa ser enfrentamento?".

Marina alega que Dilma e o tucano José Serra não são as únicas opções.

Chega de velho...

Mestre Aziz Ahmed informa que Marta Suplicy está de namorado novo.

Seria Márcio Toledo, de 46 anos, presidente do Jockey Clube de São Paulo e recém separado da socialite Paula Hellmeister.

Pelo vista, a sexóloga Marta, de 64 anos, não quer saber de velho...

Introdutor?

O que vem a ser um “Introdutor Diplomático”?

No Itamaraty, tal função é cumprida por Pedro Marcos de Castro Saldanha – que esta semana visitou o jornal Folha de S. Paulo, acompanhado do chanceler Celso Amorim e outros membros da cúpula da diplomacia brasileira.

Quem sabe o sábio Macaco José Simão, que trabalha na Folha, não nos explica para que serve o “introdutor”...

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 06 de Agosto de 2009.

4 comentários:

Anônimo disse...

Os russos armam a Venezuela e trazem sua esquadra para fazer manobras e de lambuja vaão construir uma usina atômica no país vizinho. Os russos armam a Bolívia. Bolívia, Venezuela e Equador falam de atacar militarmente a Colômbia e dizem, com ajuda do Brasil...
Estamos diante de uma nova guerra fria?

Anônimo disse...

Serrão

Mas Lula e PT, não equeça que Jobim foi Ministro do Supremo e Ministro da Polícia Federal, e sabe "MUITA" coisa, não sei será muito fácil joga-lo para escanteio assim como fizeram com Pedro Simon, e a mulher dele trabalha no COAF, se não me engano.

Anônimo disse...

Serrão

Lula se sentia em DÉBITO com Jobin desde a crise do MENSALÃO, fora os HABEAS CORPUS, do Okamoto, Delúbio, Silvinho do Lande Rover, TUDO ISTO TEM UM PREÇO, NÃO É BEM ASSIM, SARNEY É QUE O DIGA. Todos dizem que politicamente Lula é mestre, mas ele esta no MEIO de uma prensa, e qualquer piso em falso os equeletos podem sair do armário.

Anônimo disse...

A antecipação do remédio Tamiflu para suspeitos de terem contraído a gripe A em Foz do Iguaçu, desde 24 de julho, praticamente eliminou a doença no município, segundo dados da Secretaria de Saúde local. De acordo com os dados divulgados pelo município, quatro dias após modificar o protocolo de distribuição do antiviral, não houve mais nenhuma internação em Foz.

http://jornale.com.br/content/view/21593/53/