quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cúpula do PT já rifa Dilma e busca um nome de consenso, que pode ser Meirelles, para a sucessão de Lula

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alertawww.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão


Dilma Vana Rousseff está fora da corrida presidencial de 2010. A cúpula petista busca um nome de consenso para a sucessão do chefão Lula da Silva. Ganha força a alternativa chamada Henrique de Campos Meirelles, de 64 anos. O atual presidente do BC do B é um nome ideal, na visão da Oligarquia Financeira Transnacional, para sentar na cadeira de titular do Palácio do Planalto, a partir de 2011. Lula já aceita a hipótese, ainda mais se puder emplacar seu querido Antônio Palocci na presidência do Banco Central.

O comando petista concluiu que Dilma não terá condições de saúde para suportar a pressão de uma campanha presidencial. Ontem, ocorreu outra demonstração de que Dilma anda fora de controle emocional. A ministra da Casa Civil teve uma crise nervosa e precisou ser atendida pelo médico da presidência. Dilma recebeu a recomendação de viajar a São Paulo e rever sua medicação no combate ao linfoma. Os remédios receberam a culpa do destempero da ministra, que se agrava a cada dia.

Ontem houve um motivo óbvio ululante para mais um ataque de fúria da Mãe do PAC – agora rifada pelos petistas: o depoimento da ex-Leoa Lina Vieira, no Senado, jurando que teve um encontro sigiloso com a ministra chefe da Casa Civil, no qual Dilma mandou ela agilizar as investigações do Fisco sobre empresas da família do presidente do Senado, José Sarney. Dilma aloprou porque nega que o encontro tenha ocorrido e que tenha feito tal pedido sobre o grande aliado Sarney.

Com Dilma rifada fora, a opção Meirelles esbarra em um problema. A Presidência, agora, não seria o objetivo maior de Meirelles. Ele pretende deixar o Banco Central, dentro do prazo permitido pela lei eleitoral, se filiar a um partido (provavelmente o PP ou o PR) e ser candidato ao governo do Estado de Goiás. Meirelles aposta que se elege sem grandes dificuldades. A candidatura ao Palácio do Planalto, agora, teria risco maior. E Meirelles não desejaria trocar o quase certo pelo duvidoso – embora seu sonho seja a presidência. Mas se houver consenso... Tudo muda.

Releia o artigo de 12 de outubro de 2008: O homem perfeito para derrotar Lula

Ambição de Meirelles

Relato de um leitor de alto nível do Alerta Total sobre a hipótese Meirelles:

Quando estive em Nova York, em outubro passado, conversei muito com a dona do apartamento que aluguei. O lugar era ótimo. A mulher era uma pobre imigrante de Minas. Ela me disse que, durante anos, foi a governanta de Meirelles e que ele lhe disse - ou melhor assegurou - que seria presidente do Brasil o que demonstra sua notória ambição”.

O leitor avalia que Meirelles seria o único que debateria, em pé de igualdade, com José Serra.

Afinal ambos são ex-alunos da Poli.

Julgamento marcado

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 27 o julgamento do deputado Antonio Palocci (PT-SP) denunciado por quebra de sigilo funcional no caso do caseiro Francenildo.

A sessão foi marcada mesmo com dois dos onze ministros em licença médica: Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Direito.

O caso é relatado pelo presidente Gilmar Mendes, e tudo indica que Palocci será inocentado, para que possa se preparar para ocupar o lugar de Henrique Meirelles no Banco Central, para a alegria dos banqueiros que lhe dão sustentação desde os tempos do Ministério da Fazenda.

República de Ribeirão

Em 2006, quando era ministro da Fazenda, Palocci foi acusado de ter pedido à Caixa Econômica Federal a quebra informal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

O caseiro havia acusado Palocci de frequentar uma casa em Brasília, destinada ao lobby, que sempre era freqüentada por prostitutas.

Em fevereiro de 2008, o então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, apresentou denúncia ao STF contra Palocci e outras duas pessoas: o então presidente da Caixa, Jorge Mattoso, e o então assessor de imprensa do petista, Marcelo Netto.

Ciro do Ciro

Embora se declare pré-candidato presidencial, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) não descarta a candidatura a governador de São Paulo:

Acho que São Paulo é um estado muito complexo, com gente muito importante, gente boa, e nunca me preparei para isso. Mas aí fizeram um apelo para que eu não descartasse. Eu disse: está bom, concordo em não descartar, examino isso, mas disse que não é meu desejo (ser candidato a governador paulista)”.

Foi a conversinha de Ciro, em entrevista, depois de fazer uma palestra a 58 reitores de universidades federais ontem, na UniRio.

Ex-Leoa rugiu de leve

Em quatro horas de depoimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira confirmou o encontro sigiloso no qual a ministra da Casa Civil teria pedido que agilizasse as investigações do Fisco sobre empresas da família Sarney.

Lina negou que tivesse se sentido pressionada ou que tivesse interpretado o encontro como uma ingerência indevida da ministra Dilma.

Lina aceita uma acareação com a ministra, como sugere a oposição.

Resposta ao chefão

No Senado, Lina reafirmou não se lembrava da data da reunião, que, segundo ela, não consta em sua agenda e teria ocorrido no fim do ano passado:

Não preciso de agenda para falar a verdade”.

Foi a resposta de Lina, um dia depois que o chefão Lula da Silva desafiou-a a provar quando ocorreu tal encontro.

Detalhes

A ex-secretária da Receita informou que não falou com terceiros sobre o encontro.

Lembra que chegou ao Planalto pela garagem, onde um segurança, em uma mesinha, recolheu seus dados antes de permitir acesso ao elevador ao quarto andar.

Lina relatou que foi levada a uma sala, onde estavam um homem e uma mulher e, depois, Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, a levou até Dilma.

O pedido

Contou que amenidades e depois teria recebido o pedido da ministra, num período de cerca de dez minutos.

A ministra pediu para eu agilizar a fiscalização, eu interpretei que era para encerrar, resolver as pendências, terminar a investigação. Não senti qualquer pressão”.

Ao sair de lá fui verificar o pedido da ministra e verifiquei que todos os procedimentos normais já estavam sendo tomados na Receita Federal. Eu sequer dei qualquer retorno à ministra sobre o assunto. Achei que foi um pedido incabível. Não havia necessidade”.

Bispo em tratamento

O Bispo Edir Macedo Bezerra não está nos Estados Unidos apenas para cuidar da expansão internacional da Igreja Universal do Reino de Deus.

Macedo se submete a um rigoroso tratamento médico, para cuidar de um problemas nos ossos que, em determinados dias, o impede até de andar.

Detalhes sobre o tratamento do Bispo, em Miami, são tratados sob sigilo pela cúpula da Universal e da Rede Record.

Novos negócios

Antes de explodir a guerra nada santa com o Ministério público paulista e a Rede Globo, o grupo econômico do Bispo Macedo tinha planos ambiciosos.

Lançaria um plano de saúde (projeto já em andamento) e montaria um sistema de vendas de produtos em uma loja de varejo – que poderia optar pelo sistema virtual – formando uma rede de consumo com os membros da Igreja Universal.

Para dar base aos dois negócios, a Universal pretendia pedir ao Banco Central uma carta patente para a abertura de um banco – cuja força seria o crédito.

Resta saber se a guerra atual vai atrapalhar os negócios, inclusive a expansão da Rede Record.

Crakeagem

A guerra nada santa na mídia chega ao mundo virtual.

Um grupo de crackers - identificado como Skynet – invadiu, sábado passado, o site da rede Record.

A texto dos invasores fazia várias ofensas aos bispos da Igreja Universal, que é dona da Record, chamando-os de "ladrões", e elogiava a Vênus Platinada – que de santa também não tem nada...

REDE GLOBO NÃO SÓ FALA, TAMBÉM FAZ! NÃO OMITE A VERDADE".

Tradução do discurso

Aproveitando a inauguração do PACo no Rio de Janeiro, o chefão Lula deu ontem mais um show de demagogia política:

O meu papel é tentar mudar a lógica do político brasileiro: governar para todo mundo”.

Entenda-se por “todo mundo” José Sarney, Fernando Collor e companhia limitada...

Leia o artigo de Maria Lucia Barbosa: Lula: Linha auxiliar de Chávez

Homenagem a quem?

São Bernardo do Campo - administrada pelo sindicalista Luiz Marinho e onde o chefão Lula tem um apartamento e constrói uma mansão no Swiss Park - fará um festão nesta quinta-feira, no Paço Municipal, para comemorar os 456 anos da cidade.

Chama a atenção a principal atração do evento: a música “Você não vale nada mais eu gosto de você” – sucesso retumbante do grupo de forró Calcinha Preta.

Outro destaque do show popular será o grupo Batom na Cueca.

Um gaiato que viu a programação dos shows pergunta: quem será que a prefeitura de lá ta querendo homenagear.

Ingleses sempre na parada

Os banqueiros ingleses Rothschild pilotam um dos mais lucrativos e oportunos negócios do mercado financeiro brasileiro.

A Camargo Correa Cimentos escalou o banco inglês para intermediar a venda de sua participação de 4,5% no controle acionário da holding do Banco Itaú.

O negócio, assim que for concretizado, deve render uns US$ 2 bilhões de dólares a uma das empresas da poderosa empreiteira.

O dinheirinho vem em boa hora, já que 2010 é ano de ajudar a eleger os amigos...

Justiça militar para quê?

Nos bastidores do Superior Tribunal Militar, uma perguntinha intrigante.

Por que a poderosa Erenice Guerra briga pela indicação ao cargo de ministra do STM?

Ninguém entende as motivações da secretária-executiva da ministra Dilma Rousseff para atuar na Justiça Militar.

Seria para uma eventual defesa da Dilma, a famosa Stela, guerrilheira e terrorista que “militou” para implantar no comunismo no Brasil, nos tempos do regime militar?

Palestra de Bierrenbach

Flavio Bierrenbach, ministro do Superior Tribunal Militar, dará palestra no próximo dia 28 de agosto, em São Paulo, sobre o tema: “A ética e a Justiça Militar”.

Será a partir das 8h da manhã no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR-SP).

Bierrenbach, ex-Deputado Federal, foi 1º relator da Constituição de 88.

Balanço econômico

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada faz hoje um balanço da produtividade no contexto da estabilidade monetária alcançado no país desde o Plano Real (1995).

Será a partir das às 9h, na sede do Instituto, em Brasília, em comunicado do presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

Terá transmissão ao vivo (on-line) pelo portal do Ipea (http://www.ipea.gov.br/)

Poder do Petróleo

A Odebrecht se consolida como um dos mais poderosos grupos econômicos brasileiros.

O Jornal do Commércio informa que bancos comerciais e agências internacionais de crédito à exportação já asseguraram à Odebrecht Óleo e Gás US$ 1,3 bilhão em financiamento para o andamento das obras de construção dos navios-sonda Norbes VIII e IX, que ficarão com a Petrobras em contratos de afretamento.

Do montante, US$ 770 milhões vieram de bancos comerciais e US$ 530 milhões de agências de crédito à exportação.

A empresa optou por montar duas Sociedades de Propósito Específico (SPE) - uma para cada navio -, para estruturar financiamento via project finance.

Poder das Motos

O engenheiro mecânico brasileiro Issao Mizoguchi, de 49 anos, já é o novo vice-presidente comercial da Honda Brasil.

Entre seus principais desafios estão o crescimento sustentável da Honda no segmento de automóveis, a consolidação da motocicleta como meio de transporte e lazer e o constante crescimento dos produtos de força (geradores, motobombas, motores estacionários e roçadeiras).

Mizoguchi substitui Kazuo Nozawa, que se aposenta e passa a atuar como conselheiro da empresa.

Renúncia maçônica

Valdir Chagas sai, criticando, do cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente do Ceará.

Na sua carta de renúncia, endereçada ao Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Marcos José da Silva, dois trechos que pedem uma limpeza na Maçonaria brasileira:

Tem havido uma perigosa inversão de valores, comprometendo o futuro de nossa Sublime Instituição como um todo, a saber: ao invés de pormos em prática os Princípios por ela preconizados, estamos importando, inclusive para dentro dos nossos Templos, os vícios, as mazelas do mundo profano”.

Precisamos, Eminente Irmão, urgentemente, de medidas saneadoras, expurgando de nosso meio aqueles que, não tendo conseguido transformar-se pelos princípios maçônicos, trazem a desarmonia para o nosso seio, por caminhos tortuosos”.

Confusão maçônica

Palavras do Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, Marcos José da Silva, publicadas no site http://www.gob.org.br/ sinalizam uma guerra nada surda dentro da Maçonaria:

A tradicional discrição maçônica exige comportamentos sempre bem pensados, sempre em harmonia com as leis e distantes da imprudência, da insubordinação e da espetaculosidade gratuita, não condizente com os princípios que devem pontuar os mínimos atos do verdadeiro maçom, o exemplo é do Grande Oriente do Brasil, onde nenhum maçom, nenhuma autoridade pode estar acima das leis, e a ninguém é dado o direito de descompri-las e alegar desconhecimento”.

Amanhã, 20 de agosto, se comemora o Dia do Maçom.

Segurança Pública

O Historiador Newton de Oliveira é autor de um dos artigos do livro “Desafios da Segurança Pública”, que será lançado no próximo dia 27, a partir das 18 horas, pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

O livro recomenda caminhos para que os gestores de segurança pública insistam nos aspectos estratégicos em detrimento dos agentes externos, garantindo resultados de longo prazo.

O abra tem o apoio da Faperj - a fundação de inventivo a pesquisas do Estado do Rio de Janeiro.

Mais agenda no Fique Alerta: http://www.fiquealerta.net/

No estaleiro

O ator e diretor de cinema Anselmo Duarte, 89 anos, foi internado na Unidade de Coronariopatias Agudas do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), às 19h de ontem.

O paciente foi transferido do HU (Hospital Universitário), em São Paulo, onde estava internado desde domingo, 16 de agosto. Anselmo Duarte permanecerá internado no Incor para tratamento intensivo, avaliação clínica e realização de exames de diagnóstico.

Ladrão de dados

Promotores norte-americanos acusam Albert Gonzalez e dois cúmplices russos de terem roubado dados de 130 milhões de cartões de crédito e débito.

O objetivo dos muquiranas informáticos era vender os dados obtidos para que outros criminosos cometessem fraudes e outros crimes contábeis – principalmente a partir de compras fraudulentas com as informações dos cartões.

Foi o maior caso de roubo de identidade da história dos Estados Unidos.

Chamando Raul

Nesta sexta-feira, dia 21 de agosto completam-se 20 anos da morte do cantor Raul Seixas.

Suas músicas serão tocadas diversas vezes, fãs o homenagearão, a mídia produzirá matérias sobre o eterno Maluco Beleza, enfatizando o seu jeito irreverente e louco.

Por isso, vale aguardar o lançamento do documentário "A LUCIDEZ DE UM MALUCO", produzido por Leandro Siqueira e Renato Santana.

O documentário conta com entrevistas de Sylvio Passos, Jerry Adriani, Kika Seixas, Plínio Seixas e Vivian Seixas.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Agosto de 2009.

8 comentários:

Kozel® disse...

A Dilma é nossa
Por Angela Pacheco Pimenta |Revista Exame
Amparada em pesquisas de opinião e também na crença de que o mundo mudou com a crise mundial, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, já articula sua plataforma econômica para a campanha de 2010.

Dilma deverá vender ao distinto público a ideia de que o Brasil tem tudo para se tornar a quinta maior economia do mundo nas próximas décadas.

E que o caminho mais curto até lá passa, necessariamente, por uma nova onda estatizante.

Ironicamente, a estratégia guarda semelhança com os PNDs, os planos nacionais de desenvolvimento tocados pelos governos Costa e Silva e Ernesto Geisel durante o regime militar.

Para a candidata do PT, o aumento do Estado na economia se daria em três frentes: energia, mineração e telecomunicações.

No setor energético, a plataforma prevê o crescimento da estatal Eletrobrás, através da construção de novas hidrelétricas na Amazônia, em parceria com o setor privado, e também com a exploração do pré-sal pela Petrobrás, sob as rédeas curtas da União.

Aliás, o modelo de um novo marco regulatório para o petróleo ainda está longe de obter consenso até mesmo dentro do próprio governo.

Já em mineração, a campanha de Dilma deverá investir na bandeira - popularíssima entre os movimentos sociais - de que o Estado deve tentar retomar o controle da Vale, privatizada no governo FHC.

A reestatização da mineradora aconteceria através da compra da participação de grandes acionistas minoritários, como o Bradesco.

Convém lembrar que o atual presidente da Vale, Roger Agnelli, é um ex-executivo do Bradesco - e que o presidente Lula reclamou bastante das demissões na Vale na virada do ano.

Finalmente, em telecomunicações, a ideia é transformar o espólio da Telebrás - também privatizada pelo governo tucano - num player importante no segmento da banda larga.

Com essa plataforma, Dilma quer encarnar ao mesmo tempo o papel de gerentona, que lhe é natural, acrescentando uma face neo-nacionalista.

Para se ter uma ideia do novíssimo ufanismo tupiniquim - que deve ser usado pela campanha de Dilma à exaustão - basta assistir à nova campanha publicitária da Petrobras

Kozel® disse...

http://www.youtube.com/watch?v=rdpFjTLxmvI&eurl=http%3A%2F%2Fmastigandosapo.blogspot.com%2F&feature=player_embedded

Rui Ventura disse...

Bem, só espero que realmente seja verdade e que mandem a cozinheira mentirosa para casa de uma vez por todas, ou pelo menos tirem de nós o pesadelo que é pensar em sequer essa mentirosa ser candidata a candidata o que por si só já é UMA VERGONHA.

Candidata XILIQUENTA rsrsrs !!!!

Anônimo disse...

A ÚNICA SOLUÇÃO É O FECHAMENTO DO CONGRESSO!

QUE LULA CONDUZA SE QUISER ATÉ O FIM DE SEU MANDATO.

MAS COM ESSE CONGRESSO NÃO DÁ!

E QUE O GENERAL HELENO SE CANDIDATE JÁ PARA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

HELENO JÁ!

Esperança disse...

Parece que o pessoal ainda não se concientizou que se fechar o Congresso, o Retirante Pinóquio reinará sozinho.
Com esse povinho, gostaria de saber quem irá desalojá-lo?

Juan disse...

DILMA VAI SAIR DA CORRIDA??hahuahuahua!! MUITO ENGRAÇADO CARA! Seus posts realmente nos alegram o dia, muito cômicos. Passarei aqui de vez em quando pra relaxar.

Juan disse...

mas quem seria ESSE GENERAL HELENO?? Um "retirante" do III Reich?? huahuaha

Anônimo disse...

It took me a long time to search on the net, only your site explain the fully details, bookmarked and thanks again.

- Lora