sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mercadante recua para frente: permanece na liderança do PT no Senado, em troca de ida para o Banco Central

2a Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alertawww.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão

Aloísio Mercadante teria negociado, bem alto e muito bem, sua permanência na liderança petista no Senado. Boatos que circulam agora revelam que ele vai ganhar como prêmio de consolo a presidência do Banco Central do Brasil, assim que Henrique Meirelles sair – para ser candidato a governador de Goiás ou (quem sabe) a Presidente da República. O BC do B é um antigo sonho de Mercadante – que também tem ligações estreitas com clubes de poder da Oligarquia Financeira Transnacional, como o Instituto Interatlântico.

Para ficar, depois de ter escrito ontem no twitter que deixaria a liderança em caráter irrevogável, Mercadante encenou hoje, no teatro de horrores do Senado, mais um espetáculo digno do PT que vai-e-vem conforme a maré do mar de lama. Mercadante leu em plenário uma carta que recebeu hoje de manhã do chefão Lula. No texto, Lula alegava não concordar com sua renúncia, uma vez que ele "é imprescindível para a liderança do partido". Lula deve dar, em breve, o BC do B a Mercadante, embora preferisse Antônio Palocci naquele lugar. Mas, como no PT tudo muda a todo instante, a promessa pode nem ser cumprida no futuro próximo.

Mercadante teatralizou: “Mais uma vez na minha vida, o presidente Lula me deixa numa situação que não tenho como dizer não”. E avançou na encenação: “Peço a muitos companheiros e companheiros, que pedem a minha saída hoje, especialmente à minha família, peço desculpas, mas eu não tenho, com a história que eu tenho com Lula, não posso dizer não ao presidente da República e ao meu velho companheiro Luiz Inácio Lula da Silva”.

Mercadante reproduziu os convenientes detalhes da longa reunião que teve com Lula quarta-feira à noite: “Ficamos cinco horas conversando. Uma conversa franca, dura, sincera, repassando toda essa história e todo meu sentimento, o governo Lula é uma grande êxito econômico. (...) Mas acho que temos cometido erros políticos. Preservar o partido, rediscutir o papel do partido, é fundamental. Nós não podemos cometer os erros que temos cometido”.

O que Mercadante não revelou do encontro com Lula o Alerta Total conta em primeira mão. Ele e o senador e Delcídio Amaral são os principais defensores de que Dilma Rousseff não seja mais candidata a presidente. Os dois alegaram, anteontem, em complicada conversa com o chefão Lula da Silva, que a situação política de Dilma se deteriorou com os casos Lina Vieira e José Sarney. O nervosismo fora de controle de Dilma tem tudo para aumentar. E o de Lula também, que já mandou os insatisfeitos deixarem o PT.

Dilma a perigo

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados enviou à Casa Civil um ofício solicitando informações sobre a agenda oficial da ministra Dilma Rousseff e requisitando as gravações do circuito interno e externo do Palácio do Planalto, que monitoram o acesso de veículos e pessoas.

A Casa Civil tem até o dia 21 de setembro para passar as informações à Câmara para que se comprove ou não se houve o encontro entre a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira e Dilma.

As gravações pedidas se referem aos meses de novembro e dezembro do ano passado.

Cama armada

Até o ministro Marco Aurélio de Mello, do STF, advertiu que o governo tem obrigação legal de divulgar as gravações. O governo terá de entregá-las à Câmara.

A recusa ou o não atendimento da solicitação da Câmara, no prazo de um mês, é considerado crime de responsabilidade da autoridade competente.

Informações falsas também serão imputadas no mesmo crime.

Encontro Fatal

O encontro reservado teria ocorrido, segundo relato da ex-secretária da Receita a parlamentares do PSDB, no dia 19 de dezembro.

Dilma nega que tenha conversado reservadamente com Lina.

No encontro, segundo a ex-secretária, Dilma pediu para que "agilizasse" as investigações sobre o filho do senador José Sarney.

Saída virtual e de mentira

O senador Aloísio Mercadante anunciou ontem, por meio do seu Twitter, que renunciaria à liderança do Partido dos Trabalhadores.

Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável”.

Ficando, Mercadante comprovou que é o líder perfeito para o PT.

Congresso do PSOL

Mais de 500 pessoas são esperadas, entre delegados, convidados e observadores para o Congresso Nacional do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL.

O encontro começa hoje, em São Paulo na Quadra do Sindicato dos Bancários.

A deputada Luciana Genro antecipa a linha do encontro:

O debate será sobre melhoras táticas para enfrentar a crise econômica e o governo Lula. Existem diferenças de visões dentro do partido, mas são diferenças táticas, que não eliminam a possibilidade de atuarmos conjuntamente para enfrentar esta conjuntura”.

Contra Lula, o partido comemora a instalação, na Câmara dos Deputados, da CPI da Dívida Pública, proposta pelo deputado do PSOL Ivan Valente.

Modelo de democracia

A Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional informa:

Entre Janeiro e Junho de 2009 foram presos, pelo menos 532 dissidentes políticos. Entre eles, os ativistas de oposição José Díaz Silva, Ernesto Díaz Esquivel e o médico e jornalista Darsi Ferrer.

O ex vice presidente Carlos Lage, foi submetido a vigilância eletrônica e destituído...

Pintos doidões

Volta Redonda foi palco ontem de uma detenção inusitada de tráfico de drogas.

Tudo aconteceu nos fundos da casa de Fábio Pinto da Silva - com quem foram encontradas uma granada e um revólver, além de drogas.

Policiais do 18º Batalhão encontraram, no galinheiro dele, 20 pintinhos cambaleando.

Sem comida e sem água à vista, os bichos comiam a maconha que estava lá escondida em sacos plásticos cheios de furinhos.

Acusado de ser o "gerente" do tráfico de drogas na Zona Leste de Volta Redonda, Fábio Pinto foi parar no xadrez.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 21 de Agosto de 2009.

10 comentários:

Anônimo disse...

Boas novas sempre.Tenha um bom dia
Dora.

léo guedes disse...

Presumo que o ilustre senador esteja com aquela pergunta a lhe martelar a cabeça: "Ser ou não ser". Ou está percebendo que seu capital eleitoral somente está servindo para ser utilizado como mercenário nas mãos de Lula ou efetivamente tem um projeto político pessoal que fundamenta seus atos. Ó duvida cruel!
O fato é que ele está à beira de seu túmulo político. Muitos companheiros de partido estão tentando separar o joio do trigo e decidindo ficar com a consciência tranquila diante de si mesmo e de seus eleitores. Outros, com a convicção de um talvez, se ajustam a qualquer papel que lhes pareça mais conveniente para permanecer jogando de mão. O que parece visível é que estão indo mais para o lulismo do que para o petismo. Lula se mostra como Janus, aquele mito romano de duas caras. Ha quem acredite que ele faz jogo de cena para atingir o objetivo único que é o socialismo à la brasileira. Já outros pensam que o poder detonou qualquer vestígio ideológico que poderia um dia ter tido. O fato é que o Brasil está descendo rapidamente no trato com a ética e com a moral.

Anônimo disse...

Enquanto algumas centenas de milhões são desviados da Petrobrás - isto apenas na construção da refinaria que está sendo construída em Pernambuco - dois narcotraficantes das farc são condenados em Minas, por carregrem identidade falsa, armas, drogas e serem reu confessos de vários assaltos a bancos, com morte de pessoas... disseram estar preparando um roubo de 1 ton. de ouro na Venezuela. Prá quê? O Venezuelano já fornece armas e dinheiro para as farc... quer até fazer guerra contra a Colombia...
O fato é: estão atuando no Brasil, território livre para todo tipo de banditismo.

Anônimo disse...

Qual grande patriota brasileira, disse essa frase genial ao Lulla: "Com mais grana e mais ppinto, eu fico". Cartas à redação.

Anônimo disse...

Merdadante amarelou depois da conversa com o molusco,não vai deixar o cargo de lider do nada

Anônimo disse...

PASSEATA DIA 22-08 NO RJ
No Rio,

A concentração será no Metrô do Flamengo.
PASSEATA FORA CORRUPÇÃO E SARNEY DIA 22 NO RJ
Rio de Janeiro
Data: sábado, 22/08
Horário: 14h
Ação: manifestação pública
Onde: Praia do Flamengo
LEVEM FAIXAS E CARTAZES CONTRA A CORRUPÇÃO E CONTRA TODOS QUE DEFENDEM ESSES CORRUPTOS.VAMOS PROTESTAR TB EM RELAÇÃO AOS ALTOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS ,POIS NÃO TEMOS RETORNO NENHUM DEVIDO A CORRUPÇÃO E DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO

Anônimo disse...

Tem alguma coisa errada em relação à gripe aqui no Brasil!

O estado do Paraná está com 2.480 casos confirmados de gripe A e 142 óbitos. http://www.novagripe.pr.gov.br/
Enquanto na Europa toda tem 41 788 infectados com apenas 79 mortos. http://www.ecdc.Europa.eu/en/healthtopics/Pages/Influenza_A(H1N1)_Outbreak.aspx

Será que o nosso vírus é diferente ou o protocolo do Temporão de administrar o Tamiflu somente nos casos graves está levando as pessoas a óbito?


Na Europa todos os casos são medicados com o Tamiflu nas primeiras 48 horas, diferentemente do Brasil, que somente depois de grave o medicamento é aplicado. O tratamento tardio pode ser explicado pelo período que a doença leva até mostrar os sinais de agravamento. O tempo para um paciente que está com sintoma ficar [em estado] grave não é 48 horas, geralmente é depois de três dias. Então, esses pacientes estão começando a ser tratado tardiamente.

Alô, alô Temporão! Acorda!

Anônimo disse...

ÔÔÔÔ MERCADANTE!
Volte a ser honesto, tanto quanto era até os meados da década de 90!
Você e o Suplicy que acompanhamos desde a década de 70 não merecem está tão agarrados a mesquinhez xiita dos petistas descompromissados com a ética, a moral e os bons costumes!
Vocês estão perdendo a credibilidade pública e envergonhando o Estado de São Paulo!
Esqueçam um pouco as barganhas e zelem pla preservação dos seus nomes e não se envolvam com a ‘’xiitas’’ que só desejam transformar, definitivamente, o Brasil na Pátria dos mentirosos e dos trapaceiros... Como já disseram, “o Brasil não é um país de Homens sérios” e vocês estão contribuindo, fortemente, com estas afirmações de governantes de outras nações...

Augusto Leme disse...

ANTIGAMENTE, UM PELO DE BIGODE VALIA MAIS QUE UMA ASSINATURA. PELO JEITO, O BIGODE DO MERCADANTE DEVE SER POSTIÇO. EU ACONSELHO O ILUSTRE SENADOR PETISTA A TIRAR ESSE APÊNDICE, QUE NÃO FICA BEM NA CARA DE QUEM NÃO TEM PALAVRA..

150 disse...

qual terá sido a ameça para ele mudar de idéia?