sábado, 15 de agosto de 2009

Negócios da França ou da Bahia?

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alertawww.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão


Está prestes a entornar o caldo da briga de bastidores entre a petralhada, seus parceiros de negócios e Nelson Jobim. O ministro da Defesa terá de assinar, meio contrariado, o acordo militar com a França, no próximo dia 7 de setembro. O negócio interessa a um poderoso grupo baiano que cada vez mais manda no Brasil. Tudo com a força de uma facção forte do desgoverno Lula.

Os chamados “negócios da França” ganham tons ainda mais obscuros depois que o jornal O Globo revela que o Brasil pagará um valor absurdo por submarino francês que nem a própria França utiliza. Por cada um dos quatro submarinos convencionais (diesel-elétricos) Skorpène, da estatal francesa DCNS, pagaremos 1 bilhão de euros (ou cerca de R$ 2,7 bilhões). O valor é pouco mais de duas vezes mais o valor da oferta feita anteriormente por uma empresa da Alemanha.

A compra terá de ser aprovada pelo Congresso Nacional. O pacote oferecido pelo presidente Nicolas Sarkozy custará 6,8 bilhões de euros - cerca de R$ 19 bilhões ou o equivalente a cerca de dois anos do programa Bolsa Família. 1,8 bilhão de euros representa o custo da construção de um estaleiro e de uma base naval no litoral fluminense exigida pelo governo francês. Os restantes cinco bilhões de euros pagam as embarcações. Na obra, entram os obreiros baianos junto com os franceses. O pacotinho fechado só faltou uma foto da Carla Bruni, em pose sensual, para agradar nossos marinheiros.

Certamente, não interessa ao Brasil adquirir, por um preço absurdo, submarinos que nem a França ou qualquer país da Organização do Tratado do Atlântico Norte utilizam. Portanto, mais que nunca, nesta operação interessa a pergunta: a quem interessa?

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 15 de Agosto de 2009.

5 comentários:

Anônimo disse...

Há agora está explicado "as férias" do presidente da frança sarkozy,na Bahia! que merece o desprezo , dos brasileiros.Agora entendo os "passeios" de lula, cabral, uma comitiva,que foram a França, como se vai Brasilia-SP. , Meu Deus, onde isso vai parar?
Hoje se explica o vôo 447!!!!

Anônimo disse...

caro jornalista

Aposto que futuramente estará comentando sobre a opção de compra por parte do governo dos caríssimos caças rafaele - franceses, em contraste a clara análise técnica favorável a aquisição dos caças suecos gripen, - que segundo literatura especializada - estão entre os + avançados e eficientes caças de moderna geração porém muito mais baratos, versáteis, econômicos e adequados ao cenário militar brasileiro.

Anônimo disse...

Esse negócio com a França tem que ser investigado. Vamos martelar isso na imprensa em todos os cantos.

Bruno disse...

Prezado Jorge Sertão e Amigos

Bom este e meu primeiro post aqui no blog.

Venho acompanhado as noticias sobre a compra do submarino nuclear e do programa FX2 de perto, as noticias publicadas pela mídia não especializada se mostra errônea e tendenciosa, aconselho a leitura do link abaixo. Trata-se da carta de resposta do centro de comunicação social da marinha sobre a matéria do jornal o Globo, demonstrado como está matéria tem o intuito de formar uma opinião errada sobre o assunto.
http://www.naval.com.br/blog/?p=15961

Agora aproveitando este post venho agradecer pelo excelente serviço prestado pelo blog, que diferente das mídias convencionais aonde a comunicação entre o autor da matéria e o publico e unilateral, aqui podemos discutir sobre os pontos de vistas e esclarecer alguns fatos e nos informamos de forma correta.

Abraços

Bruno Correia

Anônimo disse...

Dear Author www.alertatotal.net !
What curious topic