quarta-feira, 10 de março de 2010

Senado deve confirmar mudanças nas funções das Forças Armadas, com mais poderes para ministro da Defesa

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alertawww.fiquealerta.net (atualizado nesta quarta)

Por Jorge Serrão

Em breve, as Forças Armadas vão se resumir a meras “polícias militares”, com jeitinho de Guarda Nacional. Pelo menos esta é a intenção por trás do projeto de lei complementar do Poder Executivo que reorganiza o preparo, o emprego e uso das Forças Armadas tanto nas suas funções constitucionais tradicionais como subsidiárias (garantia da lei e da ordem e a questão da defesa civil). Se for sacramentada a nova regra, o Ministro da Defesa vai mandar nas Forças Armadas, junto com seu superior, o Presidente da República.

O Senado vai analisar tais mudanças, aprovadas na noite de terça-feira, na Câmara dos Deputados, por 328 votos a 5. Além de unificar as operações da Marinha, da Aeronáutica e do Exército – centralizando as compras e criando o Estado-Maior das Forças Armadas no Ministério da Defesa -, o projeto centraliza nas mãos do ministro da Defesa a escolha dos comandantes das três forças e a promoção dos oficiais generais. A politicagem vai cuidar do destino das Legiões.

Em pouco tempo, oficialmente, os militares poderão virar caçadores de bandidos ou traficantes de drogas – se for conveniente ao esquema do crime organizado que estiver no poder. O projeto dá poderes de polícia à Marinha e à Aeronáutica nas áreas de fronteira, uma vez que o Exército já tinha tal prerrogativa. O projeto também cria o livro branco da defesa nacional, onde será publicada e atualizada a situação das Forças Armadas, tais como composição das Forças Armadas, equipamentos.

Foi mais uma vitória de Nelson Jobim, que se faz parecer o paladino da Defesa dos Militares.

Desconstrução Histórica

Além de tirar poder dos militares, a petralhada no poder dá mais um passo para a reconstrução da memória histórica conforme suas conveniências.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, prepara um “tombamento” da vida do ilustre cidadão Luiz Inácio Lula da Silva.

O famoso estádio de Vila Euclides, palcos das imensas assembléias grevistas do fim da década de 70, agora se chama “Estádio 1º de Maio”.

O nome antigo do estádio era Marechal Arthur da Costa e Silva – um dos presidentes do ciclo militar.

Ajuda, Sarney

Thomas A. Shannon Jr, Embaixador dos Estados Unidos da América no Brasil, jantou terça-feira à noite com o ex-presidente e grande companheiro de Lula, José Sarney

Shannon Jr pediu ao presidente do Senado que convencesse o presidente Lula de que não vale a pena uma guerra comercial com os EUA.

O embaixador mostrou a Sarney uma imensa lista de empresas que deixariam de enviar medicamentos ou componentes eletrônicos ao Brasil, caso a “guerra” seja mesmo para valer.

Guerra comercial

O governo $talinácio baixou uma lista de 102 produtos norte-americanos que deverão ter sua tarifa elevada.

Agora, a petralhada do Foro de São Paulo prepara novas sanções aos EUA nas áreas de serviços e propriedade intelectual.

Os novos alvos serão os direitos autorais de filmes americanos, via taxação ou bloqueio temporário de remessas de dividendos e royalties.

Além disso, está prevista a cassação de patentes em medicamentos que não sejam de uso controlado.

A nova lista de sanções será publicada no próximo dia 23 para consulta pública.

Crime da Dilma

A procuradora regional eleitoral do Rio de Janeiro, Silvana Batini, desembarca hoje, em Brasília, com o material de campanha eleitoral irregular que reuniu sobre o uso de um evento federal, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado na segunda-feira.

A procuradora considera que o ato foi de campanha eleitoral da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência.

Silvana pretende entregar a documentação à vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, e a gente fica torcendo para que o Tribunal Superior Eleitoral tome alguma providência.

Leia o artigo: O Partido da Bandidagem

Em campanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o Brasil derrotará o machismo quando eleger pela primeira vez uma mulher presidente da República.

Em entrevista à agência de notícias AP, Lula elogiou a ministra chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

Segundo ele, Dilma é a pessoa mais idônea para dar continuidade ao seu governo:

"A primeira demonstração de que o machismo será derrotado foi a minha decisão. Por que indiquei uma mulher e não um homem? Porque penso que já vencemos esta etapa do preconceito contra a mulher, e se ainda existe é minoritário”.

Pode comemorar, $talinácio

Lula obteve ontem uma vitória pessoal na Justiça Eleitoral.

Seu amigo pessoal Ricardo Lewandowski será o novo presidente do TSE, a partir de abril, para comandar a eleição deste ano.

Lewandowski – cuja família mora no nobre Swiss Park de São Bernardo do Campo – será vizinho de Lula assim que ele deixar o poder.

Será um prazer para Lula que indicou Lewandowski para o Supremo Tribunal Federal.

Cuba-preso

O chefão $talinácio questionou ontem o método utilizado por opositores políticos cubanos para pressionarem por sua libertação.

"Eu penso que a greve de fome não pode ser usada como um pretexto de direitos humanos para libertar as pessoas. Imagine se todos os bandidos que estão presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem liberdade".

Lula também pediu respeito às determinações da justiça cubana sobre detenção dos dissidentes que estão em greve de fome, um dos quais morreu:

"Temos que respeitar a determinação da justiça e do governo cubanos, como quero que respeitem o Brasil".

Coisa de pequeno ditador

No final desse mês, o opositor Orlando Zapata morreu devido a complicações de saúde provocadas também por uma greve de fome enquanto Lula visitava Cuba para se encontrar com o presidente Raúl Castro e seu irmão, o ex-líder Fidel.

As declarações de Lula pró-ditadura cubana foram feitas no momento em que o dissidente cubano Guillermo Fariñas se mantém em greve de fome desde 24 de fevereiro na cidade de Santa Clara.

Lula deu mais uma prova de que age como um pequeno ditador, sempre que lhe é conveniente.

Culpa do cooperado

Apontado pelo Ministério Público Estadual de São Paulo como responsável por um esquema de desvio de recursos na Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), o novo tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, agora alega que houve apenas um "desequilíbrio financeiro".

Em entrevista ao Estadão, Vaccari Neto nega que o dinheiro tenha ido para campanhas eleitorais de seu partido.

Na cara de pau inerente aos petralhas no poder, Vaccari responsabiliza os próprios cooperados por não terem conseguido as chaves dos imóveis adquiridos por meio da cooperativa.

Agressividade verbal

João Vaccari Neto destila seu ódio contra o promotor José Carlos Blat, que o denunciou:

Esse promotor quer sacanear comigo, porque sou petista, sou tesoureiro do PT. É uma ação eleitoreira, a mando do PSDB. Tanto é que não teve nenhum processo e só agora ele pede para quebrar meu sigilo bancário. Só agora. Eu não tenho problema nenhum com meu sigilo bancário. Eu vou reagir politicamente e ele que vá fazer gracinhas com as negas dele”.

E ainda soltou outra frase emblemática dos petistas:

Não tem caixa 2 no PT. Eu nunca tive conhecimento disso. Não existe isso. Se o Blat tivesse feito uma investigação séria, não estaria dizendo tanta bobagem”.

Lobão muito mal...

O governo vai cassar as concessões de quem não estiver cumprindo as regras de pesquisa e exploração de minas no Brasil.

Ao anunciar que pretende verificar a situação de cada uma das 150 mil concessões hoje no Brasil, o afilhado de Sarney, ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, pegou pesado:

Não vamos estuprar ninguém, vamos seguir as regras”.

Os “alvos” serão Vale, Petrobras, Anglo American, além das pessoas físicas que trabalham com mineração.

Decisão sensata

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou ontem regras para que juízes ouçam testemunhas e presos por meio de videoconferência.

A expectativa é de que o uso do recurso tecnológico torne os processos mais rápidos e diminua os riscos à segurança pública.

O gasto com o transporte de presos para prestar depoimentos é milionário, além de ser inseguro.

Pânico Global

A Rede Globo vai processar os responsáveis pelo programa Pânico na TV.

Motivo: a invasão de um cenário do "Big Brother Brasil", pelo quadro “Impostor”, quando a twiteira Tessália deixou o programa.

Por ter mostrado cenários e bastidores de um programa concorrente, a Globo considera que o Pânico praticou uma “apropriação indevida de direitos”.

Vida longa e próspera, Spock!

Tom Leão, comentarista de cinema do jornal O Globo, lavou a alma dos fãs de Jornada nas Estrelas, em artigo veiculado ontem no blog do Bonequinho:

Star trek foi o filme do ano do diretor Quentin Tarantino, roteiro superior à maioria dos que concorriam ao Oscar e que, como sci-fi, está a milhas de distância da bobagem ecologicamente correta que é Avatar (quando essa onda do 3D passar, as pessoas vão perceber isso)”.

No filme, magistralmente dirigido por J.J. Abrams, o ator Leonard Nimoy, aos 79 anos, dá um show na pele do velho Embaixador Spock.

Leia o artigo do Leão no Fique Alertawww.fiquealerta.net

Pedido de perdão

O irmão do Papa Bento XVI, o padre Georg Ratzinger, de 86 anos, pediu desculpas por ter dado tapas em alunos de uma escola na Baviera onde dirigiu o coro.

O padre admitiu que batia nas crianças, mas alegou que tinha "peso na consciência".

O irmão do Papa afirmou, no entanto, que não tinha noção da violência que cometia, e que desconhecia casos de abusos sexuais.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 10 de Março de 2010.

7 comentários:

Esperança disse...

10/03/2010 | 00:00
Bancoop: governo ameaça o MP
com ‘Lei Maluf’
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), pediu uma reunião com o presidente do Conselho Nacional do Ministério Público para reclamar do promotor José Carlos Blat, que investiga a roubalheira do PT na Bancoop. Outro objetivo é “lembrar” que o governo Lula pode apoiar a “Lei Maluf”, projeto que prevê punição para promotor cuja denúncia não resulte em condenação dos acusado
10/03/2010 | 00:00
Mordaça
Cândido Vaccarezza, que anda falando muito mal do MP, disse a parlamentares que sabe como os promotores “temem a Lei Maluf”.
por Cláudio Humberto

Luciano disse...

Não quero entrar no mérito da legalidade das medidas.

Quanto ao problema das retaliações comerciais, se eu pudesse recomendaria aos estadunidenses neste momento ajam com inteligência, ou que pelo menos não sejam estúpidos, e não respondam a quaisquer provocações até dezembro.

O anti-americanismo é uma doença crônica no Brasil, uma parcela até acredita em planos para uma invasão do país, e a militância esquerdista sabe muito bem disso.

Então para eles um conflito comercial com os EUA, com muitos prejuízos para a população brasileira, seria um verdadeiro presente.O assunto seria explorado intensamente durante a campanha eleitoral, e pelas experiências que tive em outras situações, uma parcela grande da população engoliria a conversa fiada.

Anônimo disse...

E dar palmadas em crianças é pecado ou errado senhor Jorge?

Deixe de ser maçon senhor Jorge e aprenda a ser um bom jornalsita e dar uma notícia verdadeira corretamente!

Não ouve abuso nenhum. Acontece que a impresa anti-católica mundial se especializou em fazer matérias distorcendo informações contra a Igreja Católica!

Moreira

Anônimo disse...

Incrível como esse blog defende os interesses dos poderosos. Guerra comercial o cacete. O Brasil está coberto de razão, entrou com uma ação junto à OMC para adquirir o direito de boicotar legitimamente.
Aos navegantes e puxas-saco dos estudinenses, o Brasil importa dos EUA somente 5% do trigo consumido no Brasil e podem ser importados de outros países e doença é a falta de patriotismo dos brasileiros que enaltecem a cultura desse povo. Faz favor.. o dia que te derem um chute no teu traseiro de um estudinense talvez ainda goze de prazer.

Anônimo disse...

AS FORÇAS ARMADAS NÃO PODEM SILENCIAR DIANTE DESTA NOVA MANOBRA PARA FORTIFICAR OS POLÍTICOS. A FAIXA DE FRONTEIRA NO BRASIL, OS MILITARES TEM QUE FAZEREM QUE SEJA CUMPRIDO O ARTIGO 91, §1°, III DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. EM HIPÓTESE ALGUMA OS MILITARES PODEM CEDER A FAIXA FRONTEIRA. EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO AS FORÇAS ARMADAS SE FAZEM RESPEITAR DENTRO DO SEU TERRITÓRIO PELO QUE ESTÁ ESCRITO NA CONSTITUIÇÃO. POLITÍCO NÃO QUER PROGRESSO PARA O POVO. SÃO PROTEGIDOS OS INTERESSES DE GRUPOS ECONÔMICOS. O GENERAL GOLBERY, NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E AS FORÇAS ARMADAS, CONFIARAM NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, ONDE DERAM TODOS OS PODERES PARA ELES DEFENDEREM EM QUALQUER SITUAÇÃO A PÁTRIA.

Airton Leitão disse...

Será que essas mudanças vão dar permissão para Jobim andar fardado sem ser contestado?

PATRIOTA disse...

ESCUTAÍ FFAA BRASILEIRAS!
ATT:OFICIAIS E PRAÇAS

O COMUNISMO PETISTA SOB O COMANDO DO DITADOR LULA ESTA PARA DESTRUIR
A TRADIÇÃO LIBERTARIA DO EXERCITO BRASILEIRO NASCIDA NOS CAMPOS DE GLORIA DE GUARARAPES E AO LONGO DE SUA GLORIOSA EXISTENCIA PAUTADA EM AMOR E RESPEITO AO BRASIL E A SEU POVO. OS COMUNISTAS ESTÃO PARA ANIQUILAR A TODOS NÓS! VOCÊS SERÃO OS PRIMEIROS!!! NÃO DESHONREM O UNIFORME QUE OS VESTEM E O PAVILHÃO A QUEM PRESTAM CONTIMEMCIA SEM PELO MENOS LUTAR. NÃO É POSSIVEL QUE ESTEJAM TODOS TÃO ACORVADADOS E CEGOS
PARA O TRISTE FIM DO BRASIL E DAS NOSSAS FFAA PELAS MÃOS DE FACINORAS COMUNISTAS QUE DESDE 1935ATENTAM CONTRA A NOSSA LIBERDADE E SOBERANIA!
A HORA É AGORA !!!
CONTRA ESTA CANALHA COMUNISTA SÓ MESMO A FORÇA DAS ARMAS!ELES USAM DE METODOS TRAIÇOEIROS E LETAIS DE ANIQUILAMENTO LENTO.SÃO COVARDES PARA A LUTA ABERTA,QUEM O DIZ É A HISTORIA.
AS ARMAS! AS ARMAS!
QUEM SE ACORVADAR , MORTO ESTÁ!