terça-feira, 11 de maio de 2010

Exército nega, mas Cláudio Humberto afirma ter provas de que GSI pediu para quebrar sigilo fiscal de 6 oficiais

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net (atualizado nesta Terça)

Por Jorge Serrão

O jornalista Cláudio Humberto avisa ter documento que comprova a ilegal investigação sobre a vida fiscal de seis oficiais do Exército, três deles generais da ativa. Mas o Ministério da Defesa e o Comandante do Exército Brasileiro, General Enzo Martins Peri, negam oficialmente “o crime” que Humberto atribui à Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal a pedido do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Cláudio Humberto informa hoje que o General Jorge Félix telefonou aos oficiais que tiveram o sigilo quebrado para jurar que isso não era verdade, mas ninguém acreditou nele. Ontem, o Exército recebeu e divulgou o Ofício Nº 387/2010/GSIPR-CH, alegando que “a matéria carece de total fundamento” e que “não há qualquer ligação com fatos pretéritos ou presentes”. Mas hoje Cláudio Humberto revela que a Receita informou à Fazenda o resultado da sua apuração às 9h11 de 17 de março. Às 18h56 de 23 de março o Ministério da Fazenda enviou ao GSI, pelo sistema “Note”, o veredicto coletivo da quebra de sigilo dos militares com um: “nada consta”.

Cláudio Humberto acrescenta que a ordem do Gabinete de Segurança Institucional ao Ministério da Fazenda tinha assinatura eletrônica do coronel Luiz Fernando Lima Santos, chefe de gabinete no GSI. O coronel Santos é subordinado do general Jorge Félix, ministro-chefe do GSI, que ontem desmentiu a violação do sigilo. Diante da revelação e da negação do crime fiscal, será que o governo vai processar o jornalista Claudio Humberto, ou fica o dito pelo não dito? Eis a questão.

Os alvos da quebra de sigilo foram Oficiais que criticaram o governo $talinácio ou seriam indicados a cargos. Na lista do GSI, estava o General de Exército Maynard Santa Rosa, que era o chefe Pessoal EB e fez críticas à “Comissão da Verdade”. Também estava o General de Exército Raymundo Cerqueira Filho, hoje no STM, critico de gays na tropa. Outro visado foi o General Francisco Albuquerque, ex-Comandante EB no atual governo, que é membro do Conselho de Administração da Petrobras.

O General Marius Luiz Carvalho Teixeira Neto, atual comandante Logístico EB, também teve seu sigilo fiscal quebrado. Outros alvos da investigação do Leão da Receita para o GSI os Coronéis Cid Canuzzo Ferreira, morto em dezembro de 2008 durante um assalto no RJ, e o Coronel da Reserva Carlos Alberto Brilhante Ustra, autor do livro "A Verdade Sufocada" e crítico direto da petralhada no poder.

Pede pra sair

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, deu ontem uma de “Capitão Nascimento” – famoso herói do filme Tropa de Elite 1.

Sugeriu ao secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, que peça um afastamento temporário do cargo, enquanto correm as investigações sobre suas ligações com um acusado de pertencer à Máfia Chinesa.

Tuma Júnior não aceitou a sugestão de “pede para sair”, alegando que não cometeu crime.

Para ele, se desligar do ministério agora, em meio ao escândalo, seria uma punição antecipada e injusta.

Balançando

A situação de Tuma deveria ser decidida em reunião, ontem à noite, entre Barreto e o presidente Lula, em Brasília.

Tuma está na corda bamba porque a Corregedoria Geral da Polícia Federal determinou a abertura de um inquérito específico para apurar as supostas ligações de Tuma com o “chinês” Paulo Li.

A corregedoria decidiu abrir o inquérito depois de analisar o conteúdo de HDs apreendidos com Paulo Li.

Até então, o Tuma não era considerado alvo da Operação Wei Ji (Perigo e Oportunidade, no I ching).

Crise formada

Antes do primeiro encontro com Tuma, Barreto teve uma reunião com Gilberto Carvalho e com o diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, que fez histórico das denúncias contra Tuma Jr. e avisou sobre o inquérito que seria aberto a partir da sugestão da Corregedoria Geral.

Foi no encontro que Barreto sugeriu a licença temporária de Tuma, que não gostou da ideia.

Pela proposta de Barreto, Tuma Júnior voltaria ao cargo, depois de provada sua inocência.

Tem que ser nosso

A campanha “O petróleo tem que ser nosso” marcou um showmício para o dia 21 de maio, às 19 horas, nos Arcos da Lapa.

Além de entidades e movimentos sociais do Rio de Janeiro, o Sindipetro-RJ devia mandar um convite para os inimigos da soberania nacional.

Ou, então, pedir um “apoio cultural” a generosos empresários que funcionam como laranjas da Oligarquia Financeira Transnacional para tomar conta do petróleo a ser explorado no Brasil, sabe-se lá quando.

BP mal na fita

Fracassou mais uma tentativa da BP (British Petroleum) em controlar o derrame massivo de petróleo no Golfo do Médico.

Estima-se que estão sendo derramados cerca de 3,5 milhões de barris de petróleo desde 20 de abril.

A formação de cristais de gelo atrapalhou a colocação de uma estrutura de quatro pisos (de mais de 100 toneladas, em concreto e aço) que tentaria conter o mega-vazamento.

Palestrando

Repercute no meio militar a palestra dada no último dia 5 pelo embaixador norte-americano Thomas A. Shannon no Centro Brasileiro de Relações Internacionais - CEBRI, no Rio de Janeiro.

Um dos coordenadores do Cebri é o General Durval de Andrade Nery.

A íntegra da palestra de Shannon está no site da Embaixada dos EUA, pelo link: http://embaixada-americana.org.br/index.php?action=saopaulomateria.php&id=8952&itemmenu

Liberdade, Liberdade

O Consulado dos EUA em São Paulo prestará hoje à noite um tributo aos que lutaram e venceram a batalha pela liberdade.

O evento “65 anos do Fim da 2ª Guerra Mundial” acontece a partir das 19 horas, na Livraria Cultura, no Shopping Villa-Lobos, em Pinheiros.

A iniciativa tem o apoio da C&R Editorial, de Claudio Lucchesi Cavalca, que publica a revista "Asas".

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 11 de Maio de 2010.

6 comentários:

CESAR PINTO disse...

Amigo Serrão:
Como você pode constatar, o desespero dos presidenciáveis com a eminente presença de um MILITAR nas próximas eleições está evidente, procurando denegrir de qualquer forma a imagem positiva das nossas forças armadas junto ao povo brasileiro. Lamento que o nosso esritor Claudio Humberto cedeu ao CANTO DA SEREIA dos detratores da PATRIA BRASILEIRA. Querem agora a todo custo forjar uma situação para difamar Oficiais Generais que sempre tiveram suas folhas de acentamento limpas, no decorrer de anos de vida na caserna.
O pior é que tentam colocar os Generais que estão no Governo, contra os seus colegas de farda, com os quais conviveram durante anos dentro dos quartéis.
É inacreditável que próximo as eleições, queiram criar uma desunião no ceio das forças armadas.
Tudo isso com o intuito de evitar a possível candidatura de um MILITAR para as próximas eleições.
Acho que mecheram num ninho de marinbondos e o tiro poderá sair pela culatra.
AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO UNIDAS MAIS DO NUNCA ESTIVERAM NESTE MOMENTO.
O CANDIDATO MILITAR DO ELEITOR É O BRIGADEIRO BRAGA QUE ESTÁ FILIADO
AO PTC.
Ass. Cel Cesar Pinto

Martim Berto Fuchs (64) disse...

Esses hipócritas estão tão tranqüilos – anarquisaram os 3 Poderes, impera total impunidade - que perderam até o rumo. Nunca tiveram cabeça, mas agora já estão pensando com os pés. Dia após dia estão colocando as unhas de fora.
Tem que haver alguém por trás do Lullalá II, dando-lhe sustentação. Fazem o que bem entendem, desrespeitam a Lei todos os dias e nada lhes acontece.
Por outro lado, o homem distribui dinheiro pelo mundo à fora como se dele fosse. Com que finalidade ? Com certeza não está fazendo tudo isto apenas para passar o tempo, uma vez que não será agora que irá trabalhar.
O cheiro de 1.964 está cada vez mais forte. Infelizmente. Mas essa corja vai errar o pulo novamente. Incapazes de aperfeiçoar o sistema democrático, optam outra vez por uma “democracia à La cubana”.
Quando que nossos políticos e os que mandam, vulgarmente chamados de elite, vão aprender ?

Manoel Vigas disse...

Saudações.

ASUNTO: OBSCURANTISMO À SOLTA !!!

Para quem gosta de misturar RELIGIÃO “com outras coisas”, encontrou um bom prato.

Da biografia de Thomas A. Shannon podemos lembrar do foco dos livros que escreveu, principalmente misturando RELIGIÃO e ENGENHARIA GENÉTICA:

The Context of Casuistry;
Genetic Engineering: A Documentary History;
Made in Whose Image? Genetic Engineering and Christian Ethics;
American Catholic Social Teaching and A Call to Fidelity. On The Moral Theology of Charles Curran.

Sacou ?

ENGENHARIA GENÉTICA & RELIGIÃO .. + .. BRAZIL( com Z) ???

++++ ...palestra ...

Hummm!!!

Atenciosamente.
Manoel Vigas

Paulo Izidoro disse...

Se o jornalista realmente tem essa prova que mostre para que fique comprovado , agora ficar só falando que tem a tal prova não quer dizer nada,tem que mostrar , torna-la pública assim como tornou público o fato, a prova deveria vir no bojo, por que esconde-la, mostre-nos.

Anônimo disse...

Curioso é que não sabemos sequer os nomes da milícia paramilitar do PT, aquilo que eles chamam de MST e que se traveste de "movimento social" para obter a comiseração de todos.

Anônimo disse...

Mostrou! O fac símile do documento está lá no site do jornalista. E os generais, estão caladinhos, com o rabo entre as pernas, submetidos, rendidos...