quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Obrigação de votar só com documento que tenha foto pode roubar milhões de eleitores de Dilma

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net (atualizado nesta quarta)

Por Jorge Serrão

A candidata oficial Dilma Rousseff, que está fugindo dos debates, corre o sério risco de perder alguns milhões de votos. Culpa da decisão do Tribunal Superior Eleitoral de impor, este ano, a obrigatoriedade do eleitor apresentar documento com foto para poder votar. Estima-se que existiam 30 milhões de eleitores cadastrados nessa situação. Em 2005, o alarmante número foi usado, oficialmente, pelo TSE, para justificar a criação do cadastro biométrico de eleitores.

A previsão prejudicial a Dilma é do engenheiro Amílcar Brunazo Filho, especialista em voto eletrônico e membro do Comitê Multidisciplinar Independente - CMind – que acompanha a legalidade da votação: “É uma informação relevante pois, a princípio, reduz o contingente de eleitores em 2010 de 130 para 100 milhões e, na minha percepção, a grande maioria desta enorme quantidade de votos perdidos serão das regiões Norte e Nordeste. Até onde eu sei, as pesquisas eleitorais não estão levando este dado em suas ponderações que, sem dúvida, deve diminuir mais os votos da candidata governista do que os do seu principal opositor”.

A exigência de só poder votar com documento que tenha foto foi estabelecida no novo Art. 91-A da lei 9.504/97 e no Art. 47 da Resolução TSE 23.218/10, que determina que, para poder votar, o eleitor deverá portar pelo menos um dos seguintes documentos: "I – carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais); II – certificado de reservista; III – carteira de trabalho; IV – carteira nacional de habilitação, com foto, não sendo admitida a certidão de nascimento ou casamento. Curiosamente, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória desde que o eleitor se apresente na seção eleitoral correta.

Amilcar informa que o TSE coletou os dados biométricos, incluindo foto de alta resolução, de pouco mais de 1 milhão de eleitores (menos de 1% do previsto). O engenheiro ressalva que nenhum eleitor recebeu um novo documento com foto pois não foi incluída a foto nos novos títulos (0% do previsto). Segundo Amílcar Brunazo, o TSE já comprou 280 mil novas urnas "biométricas" e está licitando a compra de mais 200 mil, a um custo médio de U$ 900,00 (60 vezes mais que o previsto). Apesar disto, apenas 3 mil urnas biométricas serão usadas nessa função em 2010.

Recordar é preciso

Amílcar Brunazo lembra que, nas eleições de 2004, o TSE dispunha de 450 mil urnas eletrônicas que funcionaram sem maiores problemas e, ainda segundo o TSE, o sistema era a prova de fraudes.

Em 2005, para justificar o substancial aumento do pedido de verbas e fundos, o TSE anunciou a necessidade criar um novo cadastro biométrico de eleitores ("para acabar com o último reduto de fraudes que ainda existia") que seria implantado até 2010.

O TSE também prometeu dar um titulo com foto para 30 milhões de brasileiros.

Desperdício

Amílcar Brunazo recorda que, em 2005, o TSE alegou que bastaria uma pequena adaptação de U$ 15,00 (quinze dolares) em cada urna eletrônica que já possuía para adaptar ao sistema de identificação biométrica.

Brunazo recomenda a leitura da notícia oficial: http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=948223 )

Agora, Amílcar denuncia que as 480 mil novas urnas biométricas não atendem ao Parágrafo 5º do artigo 5º da Lei 12.034, que prevê a separação entre os equipamentos de votar e o de identificar o eleitor a partir de 2014.

Segundo Amílcar, em 2014 a "adaptação" das urnas, que deveria custar US$ 15 (em 2005) mas que saiu por US$ 900 cada (em 2010), sequer será aproveitada.

Máquina viciada

Da sempre atenta auditora aposentada da Receita Mara Montezuma Assaf, em suas cartas a jornais e sites:

Nosso país é esquisito. Vira e mexe sai uma reportagem dando conta de que grupos envolvendo até pessoal da polícia foram presos por estarem ligados às malfadadas máquinas caça-níqueis, programadas para caçar trouxas que se disponham a perder tempo e dinheiro para bandidos. Mas não li nenhuma manifestação pública vinda do poder judiciário , nem mesmo do TSE, condenando o uso intensivo da máquina do governo - inclusive contando com a participação efetiva do próprio presidente da república , no processo sucessório à presidencia nesta campanha eleitoral”.

Mara destaca que o povo será, de forma inconsciente, engolido pela propaganda da máquina caça-votos e todos fazem cara de paisagem, como se a Constituição , no governo Lula, só prestasse mesmo para a função de capacho.

Covardia da Favorita

Dilma Rousseff está com medinho e não vai debater com colunistas e leitores do jornal O Globo os problemas do país e seus planos para solucioná-los, caso seja eleita.

A candidata do PV a presidente, Marina Silva, confirmou participação no encontro, e será sabatinada no dia 9 de setembro, às 11h.

José Serra, do PSDB, também já está confirmado, e será entrevistado no dia 10, às 11h.

As entrevistas com os candidatos a Presidente – feitas por 17 colunistas e editores, além de leitores e internautas, com transmissão em tempo real para o site de O Globo e redes sociais - serão publicadas no jornal no dia seguinte.

Perguntinhas idiotas

Por que o processo de indenização de “Bolsa-Dita-dura” da Dilma Rousseff está paradinho no Gabinete do Presidente, desde fevereiro?

Será que o camarada $talinácio está esperando ela vencer a eleição, para só então lhe conceder o benefício?

Aliás, quanto Dilma está pedindo de indenização?

Vai destrancar?

Continua trancado desde março, no cofre do presidente do Superior Tribunal Militar, Carlos Alberto Marques Soares, todo o processo que levou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, à prisão durante a dita-dura, que vai parecer mole com a que vem por aí...

A papelada, retirada dos arquivos por ordem do próprio presidente do tribunal para prevenir um eventual uso político do material, revela em fichas, fotos, depoimentos e relatórios de inteligência a militância de Dilma à época.

A Folha de S. Paulo entrou com um pedido judicial para ter acesso ao processo, mas será que conseguirá acesso ao cofrinho do Doutor Carlos Alberto?

Aliás, a turma da Dilma torce para que o cofre do STM seja mais seguro que o velho e lendário cofre do Ademar de Barros...

Cotadíssimo

Como Lula já escalou Nelson Jobim para presidir o PMDB, o Ministério da Defesa deve ter outro titular a partir de janeiro.

Se Dilma Rousseff ganhar, o favorito é Darc Costa, ex-diretor do BNDES Darc Costa, considerado um dos gurus políticos de Hugo Chávez no Brasil.

Darc é bem visto pelas Legiões, pois já foi coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da ESG – Escola Superior de Guerra.

Para os camaradas

Saiu o Volume 2, Número 2, de Agosto de 2010 da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, com a temática Projeto Histórico Comunista e Educação.

Na Seção Debate Quartim de Moraes, José Claudinei Lombardi, Ivo Tonet, Lizia Helena Nagel, Irene Viparelli e Celi Taffarel discutem as demandas e desafios para a instalação do Projeto Histórico Comunista.

A Revista pode ser acessada pelo link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/germinal/index

Aprendendo com o WWF

O WWF-Brasil promove hoje e amanhã, em São Paulo, o terceiro ‘Seminário de Atualização para Jornalistas sobre Biodiversidade’.

Será Hotel Tulip Inn Interative Flat, Rua José Maria Lisboa, 555 – Jardins, em São Paulo.

O encontro irá gerar debates com representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores, Superior Tribunal de Justiça, e de instituições de pesquisa, além dos jornalistas convidados.

Mais informações sobre o seminário, como a programação completa, o perfil dos participantes e recomendações de leitura sobre biodiversidade, em http://www.wwf.org.br/seminario2010.

Intenções

O objetivo do evento é prover informações sobre os desafios para a conservação da biodiversidade e, ainda, analisar como o Brasil está inserido nas políticas globais sobre o meio ambiente.

Tudo porque, nes mês, acontece ainda a Sessão Especial sobre Biodiversidade da Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), quando líderes mundiais deverão ter em pauta temas relacionados à biodiversidade.

E, por fim, a CoP-10/CDB, que acontecerá em Nagóia, no Japão, de 18 a 29 de outubro, quando provavelmente serão aprovados o Plano Estratégico 2011-2020, o protocolo sobre repartição dos benefícios advindos do uso dos recursos genéticos e a revisão do Programa de Trabalho sobre Áreas Protegidas.

Parceria CBN e BBC Brasil

A rádio CBN e a BBC Brasil realizarão, nos dias 13, 20 e 27 de setembro, sempre das 20h às 21h30, a série de debates "O futuro do Brasil".

Serão transmitidos pela CBN no fim de semana seguinte a cada gravação e também estarão disponíveis nos sites da BBC Brasil (http://www.bbcbrasil.com/) e da CBN (http://www.cbn.com.br/).

Quem quiser partipar dos encontros, que acontecerão no Espaço Reserva Cultural (Av. Paulista, 900), pode se inscrever no site da CBN.

"A riqueza do Brasil - os desafios da economia"

Será dia 13, com apresentação: Carlos Alberto Sardenberg (CBN).

Participam: Gustavo H. B. Franco: economista, sócio da Rio Bravo Investimentos e ex-presidente do Banco Central; Fabio Giambiagi: economista do Banco Nacional do Desenvolvimento, BNDES; Antônio Corrêa de Lacerda: economista e professor da PUC-SP; Paulo Francini: diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da FIESP; e Fabricia Peixoto: repórter da BBC Brasil

"A capacidade do Brasil - o papel da educação"

Será dia 20, com apresentação: Milton Jung (CBN).

Debatem: Gustavo Ioschpe: economista, especializado em economia da educação, articulista da Veja e autor de A Ignorância Custa um Mundo – O Valor da Educação no Desenvolvimento do Brasil; Ilona Becskeházy: diretora-executiva da Fundação Lemann; Naércio Menezes Filho: professor do Insper, doutor em economia pela Universidade de Londres; Mozart Neves Ramos: membro do Conselho do Todos Pela Educação; Diego Toledo: Editor da BBC Brasil

"O Brasil no mundo - política externa e a defesa do meio ambiente"

Será dia 27, com apresentação: Heródoto Barbeiro (CBN).

Ricardo Seitenfus: professor de relações internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e representante da OEA no Haiti; Luiz Felipe Lampreia: ex-ministro das Relações Exteriores; José Eli da Veiga: professor titular do Departamento de Economia da FEA-USP; Sérgio Besserman: professor de Economia da PUC-RJ; e Rogério Simões: diretor da BBC Brasil

Sabem tudo

A CDN Comunicação Corporativa é a nova assessoria de imprensa da Redecard.

A empresa é responsável pela captura, transmissão, processamento e liquidação financeira de transações com cartões de crédito, débito e benefícios.

A Redecard está com tudo e não está prosta porque a CDN é quem faz o magnífico trabalho de divulgação do governo do Brasil no exterior, conseguindo o milagre de transformar o camarada $talinácio em um grande estadista global.

O Bem Barrado

Por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetou ontem a participação de Joaquim Roriz (PSC) nas eleições deste ano.

Favorito nas pesquisas de opinião para o governo do Distrito Federal, Roriz teve seu registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-DF) no último dia 4, com base na Lei da Ficha Limpa.

Roriz ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal, e até a manifestação da mais alta Corte do país, ele poderá continuar fazendo campanha.

TAM fica com filé

A TAM Aviação Executiva é e continuará sendo 100% controlada pela família Amaro, nas figuras de Dona Noemy Amaro, Maurício Amaro, Maria Cláudia Amaro e João Amaro.

Toda a estrutura de gestão da empresa permanece inalterada, assim como os planos de aperfeiçoamento de processos, qualificação de pessoal, formação de líderes e, sobretudo, de ampliação do mercado.

Por não ser subsidiária da TAM S.A., a TAM Aviação Executiva não está inserida no âmbito do memorando de entendimento não-obrigatório (MoU) assinado recentemente por aquela companhia com a LAN Airlines S/A, do Chile, para unir as empresas em uma única entidade controladora.

Oportunidade

Mesmo não integrando a união entre TAM e LAN, TAM Aviação Executiva espera ter um enorme ganho de sinergia com na parceria natural com uma das maiores companhias aéreas do mundo e líder incontestável no mercado latino-americano, o aumento do número de rotas e bases no Brasil, na América Latina e em outros continentes.

Líder nacional na comercialização de jatos executivos e vice-líder em serviços aéreos, a TAM Aviação Executiva foi constituída em 1960 com o nome de Táxi Aéreo Marília, e é a única companhia de asa fixa no Brasil que possui a certificação Wyvern.

Além da comercialização de aeronaves executivas, como representante exclusiva no Brasil da Cessna (desde 1982) e da Bell Helicopter (desde 2004), a empresa oferece serviços integrados como manutenção de aeronaves, FBO, vendas de treinamento (representante da Flight Safety International desde 2003), gerenciamento e fretamento de aeronaves.

Especulação imobiliária esperta

Do candidato ao Senado pelo RJ, Cesar Maia, advertindo sobre os riscos de flexibilização para normas de construção de hotéis e apar-hotéis na Cidade Maravilhosa, para hospedar quem para a Copa e Olimpíadas:

Construindo-se hotéis, hotéis-residência, apart-hotéis onde hoje não pode, e aumenta-se a oferta de quartos além do que se pode ocupar depois dos JJOO-2016 (vide a cidade de SP com seus apart-hotéis), depois do evento, esses hotéis vão poder virar prédios residenciais? E teria sido um jeitinho para flexibilizar construções na zona sul? Os apart-hotéis serão simplesmente edifícios residenciais com serviços comuns depois dos JJOO-2016? Será uma especulação imobiliária esperta?”.

Só faltou o Imperador Cesar dizer que, se for uma especulação imobiliária esperta, muito político esperto terá uma esperta contribuição para suas futuras campanhas ou seus caixas dois...

Cobrança do ponto extra, não!

A juíza federal Cláudia Maria Dadico concedeu liminar proibindo a cobrança do aluguel dos equipamentos de pontos extras para os clientes de TV por assinatura.

A juíza determinou que a Anatel suspenda os efeitos da Súmula nº 9, de 19 de março de 2010, que permitiu às operadoras de cabo definir livremente o sistema de contratação dos conversores e decodificadores "sendo cabível, portanto, que o façam por meio de venda, aluguel, comodato, dentre outras, vedado o abuso do poder econômico".

Para a juíza, a súmula entra em contradição com o Regulamento de Proteção e Defesa dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura, editado pela própria Anatel por meio da Resolução nº 528/2009.

Batismo Digital da terceira idade

Através de uma rede social, 31 donos de lan houses estão organizando uma co-ação prevista para o dia 4 de setembro.

Será o início do Batismo Digital da 3ª Idade, um evento que mobiliza estes proprietários no oferecimento de suas lojas a idosos que querem aprender a usar computador e Internet.

Sem fins lucrativos, a iniciativa deverá ser executada durante quatro sábados seguidos, por quantos inscritos houver.

Visite o Fórum do Batismo Digital da 3ª Idade: http://cdilan.com.br/group/batismodigitalda3idade


Só para mulheres de negócio

Boa notícia para uma mulher empreendedora, proprietária de um micro ou pequeno negócio ou líder de associações e cooperativas.

As inscrições para a 7ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios terminam no dia 15 de setembro.

Para participar, basta que a empresária conte a história do negócio, explicando como nasceu a idéia, como foi o planejamento, os desafios, resultados, metas, etc.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no http://tr2.virtualtarget.com.br/index.dma/DmaClick?3630,27,13112,57,c5bc6b2fe912d6ded4ec83ac59e0b2a8,aHR0cDovL3d3dy5tdWxoZXJkZW5lZ29jaW9zLnNlYnJhZS5jb20uYnI=,2 ou nos escritórios do Sebrae.

Soluções para as cidades

Os estudantes de Arquitetura Karen Kussler e Guilherme Osterkamp, da Feevale – RS, faturaram o 1º. Lugar do Prêmio Soluções para Cidades.

Os jovens usaram a "Praça da Pista de Skate", em Novo Hamburgo (RS), como objeto de intervenção.

A cerimônia de premiação foi conduzida por Renato Giusti, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), e Rafael Schimidt, do conselho da Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), promotores do concurso, dia 27 de agosto, durante a feira Concrete Show, em São Paulo.

Para conhecer os demais vencedores e ver os projetos apresentados, acesse o site do IAB – Departamento São Paulo: http://www.iabsp.org.br/

Teatro na favela

A peça teatral “A Festa”, organizado pelo Grupo Arte Simples de Teatro será o primeiro espetáculo a ficar em cartaz em uma comunidade carente em São Paulo.

As apresentações serão gratuitas, todos os sábados e domingos, às 16h, entre os dias 11 de setembro e 03 de outubro, no Pólo Cultural (Estrada das Lágrimas, 2.400), em Heliópolis.

Desde 2009, o grupo atua dentro da favela para inserir o teatro à vida daqueles que não possuem condições.

Conheça o trabalho deles no blog: http://gruposimples.blogspot.com/

Tarrafa Literária

Vem aí a 2º Tarrafa Literária, Festival Internacional de Literatura em Santos, SP, que acontece entre os dias 22 e 26 de setembro de 2010, no Teatro Guarany - Praça dos Andradas, s/n, Centro Histórico, Santos.

As mesas de debate são abertas ao público e gratuitas, formadas por grandes autores como Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura, Roberto Muylaert e João Paulo Cuenca entre outros nomes nacionais e internacionais como Célestin Monga (Camarões), Jeremy Mercer (Canadá) e Mark Crick (Inglaterra).

A programação completa pode ser vista no site http://www.tarrafaliteraria.com.br/.

Cimena árabe in Sampa

São Paulo vai sediar, entre 3 e 29 de setembro, a 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Serão apresentados 14 filmes, sendo cinco documentários, sobre assuntos relacionados ao mundo árabe em geral, a maioria inédita no Brasil.

A abertura do festival está marcada para 2 de setembro, às 20h30, no CineSesc, quando haverá a exibição do filme “Porta da Web”, de Merzak Allouache.

Onde será?

As exibições ocorrerão em algumas das principais salas da cidade: CineSesc (2 a 12/9), Centro Cultural São Paulo (14 a 19/9), Galeria Olido (14 a 23/9), Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (15 a 29/9), Cinemulher (10 e 11/9), Esporte Clube Sírio (18 e 26/9) e Clube Atlético Monte Líbano (3 a 7/9).

O evento é promovido pelo ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo e Casa Árabe de Espanha, realiza na Capital paulista.

Os temas centrais dos filmes são imigração e o exílio forçado, questões de gênero, conflitos entre tradição e modernidade, além de crônicas sociais.

Lembrai-vos do Adoniran

Os jovens, adultos e idosos terão a oportunidade de conhecer os personagens criados pelo mestre do samba Adoniran Barbosa, através de uma história fictícia que dá vida aos personagens João e o velho turco - dois antigos vizinhos que revivem histórias do passado, onde a musica e a boemia paulistana estavam presentes.

Foi para isso que o Teatro Coletivo, Consolação, montou o espetáculo Os Boemios de Adoniran - em cartaz a partir do dia 4 de Setembro até 29 de novembro.

O projeto sócio- cultural, com 10 atores e quatro músicos ao vivo, visa ao resgate e a difusão do samba paulistano em geral, através das composições do sambista que, no último 6 de agosto, teve seu centenário festejado.

Pilates pra quem precisa

A clínica e estúdio D&D Pilates éuma das 130 expositoras da 11ª edição Conferência IHRSA (Internacional Health, Racquet & Sportclubs Association).

Durante o evento, entre os dias 2 a 4 de setembro no Transamérica Expo Center (SP), a D&D Pilates deve apresentar aos visitantes seu mais novo e exclusivo equipamento para a prática de exercícios de pilates: o Hydro Chair.

Também haverá apresentações dos renomados Michael King e Malcom Muirhead sobre os métodos e técnicas do Pilates.

Para quem precisa de muito exercício, um programão...

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 1º de Setembro de 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da cara nova. Falta funcionar o radio, a tv e um curso de "jornalismo sem cabresto", on line.