sábado, 4 de setembro de 2010

Segurança Pública

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Ércio Braga

Todos os Estados desenvolvidos tem como meta prioritária a garantia da segurança de sua população. Esta garantia é assegurada com políticas de segurança, todas voltadas para a população e executadas por profissionais competentes e devidamente equipados.

Sua missão é fazer o cidadão sentir-se protegido, juntamente com a sua família, ter a inviolabilidade de seu lar assegurada e saber que conta com uma capacidade de se locomover sem sobressaltos. Pode se considerar um homem livre.

Livre para escolher sua profissão, sua família, sua moradia, sua religião e seu partido politico. Só a democracia assegura tais liberdades, e é só na democracia onde o cidadão é forte e não se apequena diante do abuso da autoridade pública.

Não se pode falar em democracia onde a segurança é relegada a um patamar inferior e, o valor da vida humana é um produto desvalorizado. Num País onde uma criança morre baleada num banco escolar, não existe uma politica séria de segurança e muito menos uma democracia.

Segurança é um estado, uma situação ou uma condição, enquanto defesa é um ato, uma ação atitude. Uma tragédia sem descrição possível, como essa enluta todos os brasileiros e, propícia aos novos candidatos a messias a apresentarem soluções (mentiras originais) fantasiosas na busca tresloucada por votos.

Sem saber a diferença entre segurança e defesa embrulham causas e efeitos, agravando o problema. Sempre terminam por defender a criação de novos órgãos, agora composto com pessoas competentes, de sua inteira confiança além, é claro, com a aquisição de novos equipamentos (haja comissões).

Tais candidatos não percebem que a solução mais barata, mais rápida e mais econômica é investir no material humano que já existe, moralizar o homem público, aperfeiçoar as chefias, além de remunerá-los com um salário digno.

Ércio Braga é Brigadeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

AINDA HOJE PENSEI NA FALTA QUE CORONÉIS, BRIGADEIROS E GENERAIS FAZEM NO NOSSO CONGRESSO NACIONAL... E MUITO MAIS NESTA CAMPANHA PARA PRESIDENTE DESTA REPÚBLICA.
PARECE QUE ESTES TEMPOS PEDEM AÇÃO.
JÁ CANSAMOS DE DISCURSOS

Anônimo disse...

Soltar balão é a favor ou contra a segurança pública?