domingo, 12 de dezembro de 2010

Mister WhiskyLeaks

Artigo no Alerta Total – http://www.alertatotal.net/


Por Jorge Serrão

"Sem segurança, sem cerimonial para encher o saco. Vou poder tomar um negocinho qualquer sem preocupação com a imprensa e com as fotografias". Foi assim, sexta-feira passada, embriagado pelo clima baiano, que Luiz Inácio Luia da Silva prometeu que, depois de deixar a Presidência, continuará fazendo política bem mais à vontade.

A hora da Missa do Galinácio está quase chegando... $talinácio ficará sem Poder – pelo menos do ponto de vista formal. Sorte dele que o poder simbólico sempre encontra alguma salvação divina. E para alguém que simboliza um deus para si mesmo, nada melhor que um bom negocinho (no sentido denotativo), acompanhado de muito negocinho (no sentido conotativo dado na frase acima), para tudo acabar bem.

Lula sabe muito bem o que o espera pela frente. Perderá o Poder. Mas não pretende ficar sem sua Majestade. Por isso, já age como um profeta-pagé. Na teatral divergência com o novo-velho ministro Guido Mantega sobre o orçamento federal, Lula previu que o governo Dilma não precisa cortar nada do PACo. Lula falou apenas para ficar bem na fita depois. Ele sabe muito bem que 2011 será de vacas magras. Dilma terá de se impor rigores fiscais e de gastos que Lula jamais adotou enquanto tomou todas no boteco planaltino.

Lula é o grande malandro do universo. Por isso, quando for dar as bem remuneradas palestras internacionais para as quais já está escalado-contratado devia usar um nome de fantasia. Sugerimos: Lula, o Mister WhiskyLeaks. O novo apelido para o já consagrado $talinácio tem uma explicação técnica. Sempre que toma um negocinho, o Cara se transforma em um oráculo que revela o que pode e alguns segredos que não podem.

Mister WhiskyLeaks está rindo à toa por dentro, embora pareça um pouco preocupado com a perda do poder presidencial. Lula sabe, com certeza oracular, que pelo menos no primeiro ano de Dilma, muita gente vai sentir saudade dele. Em 2011, a previsão de ressaca econômica é tão certa quanto o efeito de alguns “negocinhos” na ideia. Por isso, Lula já sabe que, de cara, ficará uma leve sensação de que seu governo foi melhor que o da sucessora. Esta dose de previsão já lhe basta.

Lula só espera que Dilma não o supere. Que ela romperá com Lula, é bem previsível. Só não dá para precisar, com exatidão, quando ocorrerá a “traição”. Mister WhiskyLeaks jura que não vem candidato a Presidente em 2014. Recomenda-se que fiquemos e olho nos botecos da história, de agora em diante. Os negocinhos devem nos ajudar a revelar muita coisa.

A única coisa certa para o começo de 2011 é: o bêbado vai sair, e a equilibrista terá de entrar em cena. O resto a gente vai ler depois no WikiLeaks – se deixarem...

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

2 comentários:

Carlo Germani disse...

Caro Jorge Serrão,
A tua habilidade com a palavra é impressionante.Você consegue "decodificar" o que está para acontecer.Você tem talento e
um apuro senso de realidade.

Marilda disse...

Tô assustada! Isso é jornalismo sério? crítico, livre, não tendencioso? por favor...senso crítico,dever com a verdade não casam bem com ironias, apelidos e chistes. Como se não bastasse a manipulação da grande mídia...