terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fiéis da Universal distribuem jornal com o Bispo Macedo na recepção de Dilma a chefe de Estado

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net/


Por Jorge Serrão

O empresário religioso Edir Macedo Bezerra marketeia sua presença na posse da Presidenta Dilma Rousseff. Fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus começaram a distribuir pelas ruas das grandes cidades do País, neste final de semana, restos dos 2.460.250 exemplares da edição 979 da Folha Universal que circulou de 9 a 15 de janeiro. A publicação exalta o simbolismo da presença de Macedo na recepção oficial reservada aos chefes de Estado: “O encontro, no segundo andar do Palácio do Planalto, em Brasília, foi um dos principais eventos da festiva posse de Dilma Rousseff e possui um valor simbólico. Demonstra que o tempo é o senhor da razão e a honra prevalece a injustiças”.

Com a manchete “Posse da Honra”, a capa foi ilustrada por duas fotos. Na de cima, do Bispo Macedo preso, lendo a Bíblia, na carceragem do 91º Distrito Policial (SP), em maio de 1992. Na de baixo, do sorridente Macedo, observado por Michel Temer e sua bela esposa Marcela. Nessa imagem clicada por Roberto Stuckert Filho, fotógrafo oficial da Presidência, Dilma, com a faixa presidencial verde-amarela, põe a mão esquerda sobre o ombro direito de Macedo. O jornal comentou: “Foi um encontro rápido, mas caloroso e com uma sincera troca de afetos e sorrisos que não passou desapercebida pelos ilustres convidados da recepção que celebrou a posse de Dilma Rousseff, a primeira mulher a presidir o Brasil”.

A matéria da Folha Universal aproveitou para acusar a Rede Globo de “interromper as transmissões ao vivo da cerimônia, possivelmente para não exibir o encontro da presidente com o bispo Macedo”. No final da reportagem, cujo título evocava um ditado estampado pelo ex-presidente Fernando Collor em uma camiseta (“Tempo, o senhor da razão”), o jornal da Igreja Universal editorializa o momento histórico para o Bispo Macedo: “No sábado (1), o bispo Macedo era um dos presentes num momento único do País: a posse da primeira mulher na presidência, uma conquista que também vem cheia de simbolismo e esperança. Ao lado da cúpula da Rede Record, o bispo ganhava status de chefe de Estado e mais uma vez demonstrava que o tempo será sempre o senhor da razão”.

Gratidão eterna

No meio da reportagem, tem um destaque especial para o Extalinácio.

O jornal ressalta que Lula foi uma das vozes mais indignadas contra a prisão do Bispo Macedo, em maio de 1992, com a seguinte declaração:

Acho um absurdo a prisão sob o argumento de que o bispo está enganando as pessoas com sua religião. As pessoas têm fé naquilo que querem ter fé”.

A reportagem da Folha Universal destaca que Macedo tirou uma grande lição daquela prisão: como transformar as adversidades.

Presenças destacadas

A Folha Universal destacou quem acompanhava o líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e proprietário da Rede Record na festa da Dilma:

O bispo estava acompanhado do presidente do Grupo Record, Alexandre Raposo, do vice-presidente de jornalismo da emissora, Douglas Tavolaro, e do presidente de relações corporativas da Record, Marcos Pereira”.

Todos os textos do jornal são rigorosamente revisados ou escritos pelo jornalista Douglas Tavolaro – que comanda o jornalismo da Rede Record e que foi autor do livro “O bispo – a história revelada de Edir Macedo” (Larouse, 2007).

Outro ensinamento útil

No domingo, dia 16 de janeiro, no culto matinal no Templo Maior da Universal de Santo Amaro (SP), Macedo usou o exemplo bíblico do Rei David para destacar sua volta por cima perante o Poder no Brasil:

Mesmo Davi vivendo na justiça, ele passou por uma situação crítica e, neste momento, se voltou para Deus e clamou por justiça. Nós vamos buscar a Deus para que Ele cure a sua alma; mas você não deve se humilhar diante dos problemas; deve, sim, levantar a cabeça e resolvê-los”.

No culto, Macedo ensinou que, apesar de o ser humano não ter méritos diante de Deus, quando faz uso da fé sobrenatural e se volta para Ele, adquire o direito de ser atendido.

Emprego garantido

Na Rede Record, entrou para a história uma reunião fechada, promovida pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, no dia da eleição presidencial passada.

Exibindo para todos o crachá pendurado no pescoço de um dos membros da equipe de produção do programa “Domingo Espetacular”, Paulo Henrique suplicou:

Se vocês têm amor a este crachá, a este emprego, votem na Dilma Rousseff. Se José Serra ganhar, estamos todos no olho da rua”.

Sorte que Dilma venceu, e o proprietário da Rede Record teve até a chance de tirar uma casquinha na posse dela, como “chefe de Estado”...

Vagabundagem para lamentar

A Folha de S. Paulo denuncia que, em 2010, a Assembleia Legislativa de São Paulo funcionou em apenas dois meses - desde julho.

E foi altíssimo o custo dos deputados só trabalharem dois meses em sete.

Os parlamentares custaram aos paulistas R$ 78,7 milhões.

Aposentadoria questionada

O conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil promete ajuizar, na próxima semana, três processos contra aposentadorias dadas aos ex-governadores.

As ações diretas de inconstitucionalidade questionarão as pensões dos ex-governadores de Sergipe, Paraná e Amazonas.

Se a ação colar no STF, pode valer para outros estados em que ex-governadores ou seus pensionistas ganham milhares de reais como aposentados, sem terem trabalhado 35 anos, como qualquer pobre mortal brasileiro...

Usura zero

O BOJ (Banco Central do Japão) manteve hoje a taxa de juros virtualmente em zero.

Também elevou de 2,1% para 3,3% sua previsão de crescimento da economia japonesa no ano fiscal 2010, que concluirá em março.

Deve ser muito estranho viver em um País com jurinhos tão baixos...

Leia, abaixo, os artigos de Antônio Ribas Paiva (O círculo virtuoso e a inflação) e de Arlindo Montenegro (Pastando no infinito).

É Batata, Tio Samba!

Definindo-se como uma "orquestra típica de samba", o Tio Samba lança o seu segundo CD,

O repertório do "É Batata!" (Centro Cultural Carioca Discos) baseia-se no show comemorativo ao centenário de Carmen Miranda já apresentado com sucesso em vários palcos no Rio de Janeiro e em Niterói.

Será nesta terça, a partir das 19 horas, no Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 - Centro - Rio de Janeiro/RJ).

Em tempo: a expressão "É Batata!", que dá nome ao CD, era uma das gírias favoritas e mais utilizadas pela Pequena Notável para dizer que alguma coisa era infalível e certamente teria êxito.

Cabralzão elogiou

O escritor, compositor e produtor Sérgio Cabral descreve suas impressões sobre o novo CD do Tio Samba:

Quando ouvi este CD, a minha primeira conclusão foi a de que o Brasil tem jeito. Se não fosse assim, como se explicaria que a excelente Orquestra Tio Samba, formada por jovens e grandes músicos, entre no estúdio para gravar sambas do repertório de Carmen Miranda e os traga com o frescor das músicas inéditas, sem que nenhuma delas sofra qualquer deformação?”.

Cabral é pai do governador Serginho Cabralzinho – que vive uma tragédia política com as enxurradas e a violência no Rio de Janeiro.

Contra enchentes

Ivo Marcelino dá a dica de como baixar a coleção completa do PROJETO PLANÁGUA SEMADS/GTZ, que mapeou todos os ambientes e todas as áreas de risco no Estado no Rio de Janeiro:

http://www.pick-upau.org.br/mundo/panorama_aguas_rj/panorama_aguas_rj.htm

Uma metodologia excelente que pode e deve ser aplicada em todos os Estados e Municípios, a custo zero para o cidadão contribuinte, utilizando-se a mão-de-obra altamente especializada de nossas Universidades Federais e Estaduais - com seus mestres, doutores e pós-doutores - e a participação maciça de nossos universitários como estagiários nas áreas a ela pertinentes.

O trabalho é uma contrapartida das Universidades ao sofrido imposto pago pelo cidadão para mantê-las, e um estágio prático de verdade para os seus alunos.

Craque do Samba

O rubro-negro Ancelmo Góis revelou ontem uma aventura social do Ronaldinho Gaúcho.

O camisa 10 do Flamengo se esbaldou no Candongueiro, casa de samba de Niterói.

A visita oficial ao mundo sambeiro deve fazer parte do treinamento do craque, já que ele fez vários movimentos no batuque e cuidou da dieta tomando bastante suquinho de cevada.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 25 de Janeiro de 2011.

4 comentários:

Anônimo disse...

O destaque deste blog para assuntos que so interessam a petistas e gente da igreja do Macedo, é um tapa na cara de quem espera informação.

Anônimo disse...

Desculpe Anônimo das 8:42 AM. Mas discordo. Essas informações interessam e muito a todos nós.
A mídia amestrada e vendida nada fala, nada comenta, nada escreve.
Considero o Serrão um jornalista culto e muito bem informado, coisa que os modernosos jornalista de hoje não têm e, pior não sabem escrever nem concatenar as idéias.
Usa um pouco o miolo.

léo guedes disse...

Há uma trajetória histórica começando pela força física dos exercitos, passando para o poder das religiões que intermediavam o poder divino e, finalmente, chegamos ao poder político, através do Estado. Natural, pois, que o bispo saiba perfeitamente quem tem o big stick nas mãos. O bispo espera agradar aos dois senhores ao mesmo tempo. Isso se chama pragmatismo malandro.

Anônimo disse...

O "bispo" Edir Macedo, que tem um patrimônio de digno de um faraó, sabe bem puxar o saco dos poderosos, sejam estes de que categoria forem.
E se para tanto, for necessário cuspir na Bíblia que os protestantes tanto se orgulham em seguir, que seja, então!
E o livro sagrado foi cuspido, escarrado, por esse "bispo" de Satanás!
Respeite os verdadeiros fiéis da Igreja Universal.
Fora Macedo!