sexta-feira, 6 de maio de 2011

Lula e Dirceu operam nos bastidores da bilionária venda de parte da petrolífera Galp no Brasil

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net
Leia mais artigos no site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão

Embora possam estar atritados um com o outro (por causa da recente sucessão no Diretório Nacional do PT e porque ambos ameaçam o desejo de concorrer à Presidência da República em 2014), Lula da Silva e José Dirceu articulam, nos bastidores, um dos mais lucrativos negócios para os tempos vindouros de crise econômica: a venda da fatia da unidade brasileira da petrolífera portuguesa Galp. Três grandes bancos transnacionais articulam a captação de 2 bilhões de Euros para viabilizar a operação que Lula e Dirceu ajudam a virar realidade, sem aparecer no mercado, para terem bons lucros, depois.

O destino da Galp no Brasil foi um dos temas motivadores da viagem de Dirceu a Londres, e do discreto giro dele pela Europa na semana passada. A empresa já contratou o Bank of América-Merril Lynch, o JP Morgan e o UBS (que fazem parte da cúpula da Oligarquia Financeira Transnacional que controla o Brasil) para levantar os recursos para o negócio. Por aqui, nos porões econômicos do governo Dilma Rousseff, Lula e Dirceu atuam como facilitadores. A Galp, que é sócia de vários campos no pré-sal tupiniquim (nos campos de Lula, Cernambi e Iara), deve vender até 20% de participação em sua unidade brasileira.

Excelente oportunidade para novos sócios com menos de 4% de participação ordinária. Afinal, seus nomes não precisam ser divulgados em balanços, na Bolsa de Valores e nem na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Junto com os sócios secretos, para dar peso e respeitabilidade ao negócio, devem entrar os chineses – laranjas capimunistas dos controladores reais do Brasil. Tratam-se das petrolíferas chinesas Sinopec, PetroChina e CNOOC. Também corre por fora a Cepsa – uma refinadora de petróleo espanhola onde a International petroleum Investiment Company, de Abu Dhabi, tem participação.

Leia, abaixo, os artigos de Arlindo Montenegro (Formas Silenciosas de Matar) e de Ivan Frota (Carta Aberta à Presidente).

Veja também, no site Fique Alerta, o texto de João Bosco Leal: O Exemplo de Patriotismo.

Botando na poupança?

Os bancos só têm mesmo motivos para comemorar com a política econômica de FHC-Lula-Dilma.

O Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandro Tombini, deu ontem um conselho de amigo aos consumidores, para que adiem seus gastos e aproveitem a alta dos juros para poupar:

“Se quiser adiar o consumo, moderar o consumo presente para consumir mais à frente, este é o momento de fazê-lo, pois o rendimento das aplicações financeiras está em elevação, em função da política monetária”.

Entreguismo barato

O Valor Econômico de hoje informa, em manchete, o que qualquer bebê de colo que não estuda economia já sabia desde os tempos em que Dondom jogava no Andaraí.

A valorização do câmbio e o aumento de custos (impostos e juros altos) derrubaram a rentabilidade das exportações no primeiro trimestre deste ano.

Na verdade, a criminosa política monetária tupiniquim já prejudicar os exportadores, propositalmente, desde o primeiro mandato de Extalinácio.

O objetivo é enfraquecer as empresas e empresários brasileiros, para que suas indústrias ou unidades agropecuárias sejam vendidas, a preço de banana e na bacia das almas, a grandes grupos ou laranjas locais de transnacionais.

Quem pode nos salvar?

Não adiante pedir a ajuda do Chapolim Colorado e nem esperar que Osama Bin Laden ressuscite, em factóides que desviem a atenção da opinião pública e publicada para os reais problemas econômicos globalitários.

Ontem houve quedas significativas nas cotações do petróleo e das commodities em geral.

Tudo porque a aposta do mercado é na inviável recuperação econômica das economias de países desenvolvidos.

Salve o Estádio do Corinthians

A manhã de hoje é dedicada a esquentar a cabeça das autoridades com as principais providências para a construção do Estádio do Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Para isso, se reúnem agora de manhã, na Assembléia Legislativa de São Paulo, Orlando Silva, Ministro do Esporte; Andrez Sanches, Presidente do Corinthians; Exmo. Sr. Gilberto Kassab, Prefeito da cidade de São Paulo; Ricardo Teixeira, Presidente da confederação Brasileira de Futebol, Emanuel Fernandes, Secretário Estadual de Planejamento e Marco Polo Del Nero, Presidente da Federação Paulista de futebol.

O Seminário Copa 2014 irá tratar de temas como investimentos, legado, inclusão social, e desenvolvimento econômico, mas o risco de o estádio corinthiano não ficar pronto antes da copa do mundo da FIFA é gigantesco.

Questão de direitos

O Supremo Tribunal Federal deixou a cúpula da Igreja Católica e vários segmentos evangélicos mais tradicionais PTs da vida com a decisão praticamente unânime (10 dos 11 votos) de garantir aos “casais” gays todos os direitos civis.

A nova batalha dos homossexuais é instituir o criminalização da questionável homofobia, o que vai abrir espaço para conflitos e grandes lucros jurídicos em função das batalhas sexuais completamente artificiais que serão criadas.

Depois desta decisão sobre a união estável gay, só falta os ministros do Supremo concederam aos cidadãos comuns, meros mortais, os mesmos direitos dos quais eles desfrutam como servidores públicos acima do bem e do mal...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 6 de Maio de 2011.

2 comentários:

Anônimo disse...

As aplicações financeiras estão com data marcada para empobrecer os investidores: final de 1012. Quem tiver grana sobrante que vá comprando ouro e prata.

Anônimo disse...

Que emoção entre as hostes do STF. Finalmente já se podem assumir como gays e casarem-se. Conseguiram mais uma vitória! Que emoção!