segunda-feira, 4 de julho de 2011

Estilo Dilma-Thatcher de fritar ministros

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Cesar Maia

Em entrevista, anos depois de sair do governo, o assessor de imprensa da primeira ministra Margareth Thatcher falou da forma de trabalho de Thatcher com a imprensa e seu papel nessa relação. E contou que, sempre que Thatcher queria deletar um ministro ou autoridade superior, pedia a ele que vazasse com exclusividade a um órgão de imprensa.

E fazia uma rotatividade dos veículos, de forma a que nenhum se magoasse. A fonte era a própria primeira ministra, através de seu assessor de imprensa. Ela fazia isso tanto para debilitar o ministro/autoridade (não tem mais as simpatias do governo, etc.), ou para denunciar por desvio de comportamento e provocar o escândalo.

A matéria da revista VEJA sobre o ministério dos transportes, superfaturamento, negociatas é claramente uma matéria desse tipo. De interesse da presidente Dilma Rousseff, em base a fatos comprováveis, foi vazada a pedido dela, através de sua assessoria de imprensa, ou assessoria direta. Os termos, a precisão, as opiniões da presidente não deixam dúvida a este Ex-Blog que foi esse o processo.

Portanto, o método de Thatcher de defenestrar ministros e dirigentes de nível alto está sendo adotado por Dilma. Quem será o próximo? Qual será o veículo escolhido?

Cesar Maia, Economista, foi Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro. Originalmente no ex-Blog desta segunda, 4 de junho de 2011.

Um comentário:

Kozel® disse...

Coitadinho,errou feio!