sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cabo Anselmo apelará a Dilma, no programa Roda Viva, para receber identidade, anistia e aposentadoria

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net
Leia mais artigos no site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão

O artesão septuagenário José Anselmo dos Santos deverá enviar uma carta à Presidenta Dilma Rousseff apelando, em tom dramático, para que lhe seja concedido o elementar direito a uma Carteira de Identidade. Com o documento que lhe devolveria a existência civil em mãos, Anselmo suplicará a Dilma que interceda junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, para que julgue o pedido (feito em 2004) de anistia e indenização a que tem direito como cassado político pós-1964. Seu processo (nº 2004.01.42025) adormece na burocracia federal.

Conhecido como “Cabo Anselmo”, embora nunca passasse do posto de simples Marinheiro, José Anselmo dos Santos será o polêmico entrevistado da próxima segunda-feira (dia 17), às 22 horas, do programa Roda Viva – produzido e gerado pela TV Cultura de São Paulo para toda a Rede Brasil – TV pública controlada pelo Governo Federal. Anselmo será entrevistado pelo jornalista Mário Sérgio Conti, que estreia a nova fase do tradicional programa, que agora tem a jornalista Paula Azzar Mariosa como Editora-chefe. Na bancada de perguntadores também estará o Editor-chefe deste Alerta Total que produz um documentário sobre Anselmo para conclusão do curso de Cinema Documentário na FGV-SP.

José Anselmo apenas sonha em ser ele mesmo, novamente, pela via da prova documental. Só o rancor ideológico do passado atrapalha que ele seja dado. O governo comete o crime civilmente hediondo de negar a José Anselmo este direito elementar a qualquer cidadão: uma cédula de identidade que comprove que ele é ele mesmo. Lamentável é que a turma dos direitos humanos é conivente com o holocausto documental contra José Anselmo dos Santos. Por que a Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, não colabora para que o governo em que trabalha entregue a carteira de identidade já solicitada e determinada por decisão judicial?

Um homem que não existe

Marinheiro de primeira classe, nos idos pré-64, entrou de gaiato no navio ideológico da história mal contada do Brasil. O comuno-sindicalismo o transformou no mítico Cabo Anselmo. A malandragem criou a versão atualizada do também marinheiro João Cândido – aquele também transformado no “Almirante Negro”, no começo do século, para afrontar os esquemas militares. Anselmo gerou tanto ódio que foi o cassado número 100 pelo Ato Institucional número 1, baixado pelo governo Castello Branco.

Os vários anos que passou em Cuba, preparando-se para voltar ao Brasil como guerrilheiro-revolucionário, lhe criaram uma consciência sobre os perigos dos regimes autoritários. Quando voltou ao Brasil, no começo da década de 70, logo foi preso e teve de “optar”. Ou colaborava com a repressão ao terrorismo no Brasil ou “desapareceria para sempre”. A desilusão com o regime cubano e o pragmatismo da sobrevivência o fizeram mudar de lado ideológico.

A decisão de Anselmo o matou do mesmo jeito. Tornou-se odiado pela esquerda radical que planejou matá-lo. Sumiram até com a certidão de nascimento dele, no cartório da cidadezinha sergipana de Arraial d´Ajuda. Perdeu a identidade que agora deseja e tem direito a ter de volta. Transformou-se em um autoexilado. Virou o Homem que não existe. Quando todos já lhe davam como desaparecido, na década de 80, um policial da equipe do Delegado Sérgio Paranhos Fleury o “aconselhou” que seria muito bom dar uma entrevista a um jornalista “amigo” para dar sua versão da história.

A aparição de Anselmo ao veterano repórter Octávio Ribeiro, o Pena Branca, lhe foi fatal. Curioso que Anselmo cometeria o mesmo erro, anos depois. Tentando novamente se reabilitar historicamente, reapareceu para outros dois jornalistas: Percival de Souza e Pedro Bial. A exposição inútil de Anselmo, para rearranjar uma história que não tinha mais como ser consertada, acabou obrigando-o a “sumir” de novo.

Só reapareceu recentemente, agora para pedir que sua anistia seja reconhecida – como foi a todos os outros, incluindo a Presidenta Dilma Rousseff e tantos outros menos votados – e que sua identidade original lhe seja devolvida. A Secretaria Nacional de Direitos Humanos tem a obrigação legal e moral de obrigar o governo da devolver a identidade de Anselmo. Mesmo sem certidão de nascimento, o filho da Joana pode provar que é ele mesmo porque a Marinha já confirmou sua identificação, em perícia oficial.

O Alerta Total pergunta novamente: Por que a Presidenta Dilma Rousseff, que sempre posa de vítima da ditadura, também não dá uma simples ordem para que a Polícia Federal ou Ministério da Marinha resolvam o caso Anselmo? Será que o velho marinheiro, hoje o septuagenário que vive na miséria, terá de apelar ao Tribunal Internacional de Haia para ter direito a uma carteirinha de identidade? Ou terá de suplicar para que o Supremo Tribunal Federal decida o óbvio ululante a seu favor?

O Supremo Tribunal Federal pode ser palco de uma ação simplesmente surreal. O ex-marinheiro José Anselmo dos Santos deve ser obrigado a recorrer ao STF para ter o direito elementar a um RG (documento de identidade). Centésimo cassado pelo Ato Institucional número 1, até hoje, Anselmo não foi beneficiado pela Lei de Anistia de 1979 – que o STF afirma e reafirma estar em vigor. A burocracia federal, com a assustadora anuência da Justiça Federal, nega a Anselmo o simples direito a uma carteira de identidade – seja emitida pelos órgãos estaduais ou pelo Ministério da Marinha (onde um processo e uma perícia reconhecem sua identificação legal).

Resta agora aguardar se a ex-brizolista Dilma, que até deseja criar um Ministério dos Direitos Humanos, terá um mínimo de humanidade com o Anselmo – que também foi brizolista como ela, no passado...

Battisti questionado

O Ministério Público Federal no Distrito Federal entrou com uma ação civil pública para questionar o visto de permanência dado pelo governo brasileiro ao italiano Cesare Battisti, de 56 anos, que foi condenado à revelia em seu país com pena de prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas entre 1977 e 1979.

O procurador da República Hélio Heringer prega que foi um ato administrativo ilegal e, por isso, pede sua anulação e a deportação de Battisti.

O procurador só recomenda que o ex-membro da organização terrorista “Proletários Armados Pelo Comunismo (PAC)” seja mandado para algum lugar, que não a Itália.

Crime hediondo

Heringer avalia que a decisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor de Battisti não muda a natureza dos crimes imputados a ele.

"Tal competência é exclusiva do STF e foi exercida para declarar os crimes praticados como sujeitos à extradição. Desse modo, sendo os crimes dolosos e sujeitos à extradição segundo a lei brasileira, não há que ser concedido visto de estrangeiro a Cesare Battisti".

A 20ª Vara Federal terá de bater o martelo sobre o caso, enquanto Battisti curte a vida na bucólica Cananéia, litoral de São Paulo.

Direito dos Manos e dos companheiros

Dilma Dynamite gostou da ideia de criar o Ministério dos Direitos Humanos.

Além da secretaria que hoje trata do assunto, atualmente ocupada pela ministra Maria do Rosário, a nova pasta engoliria as secretarias de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Secretaria Nacional da Juventude.

A Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada hoje ao Ministério da Justiça, também pode fazer parte da nova burocracia ministerial.

Julga logo

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, pedirá ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, para solicitar o julgamento imediato da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) da Lei da Ficha Limpa.

Representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Movimento Contra a Corrupção (MCC) farão o mesmo pedidoa Fux, relator do caso no STF.

A OAB moveu ação pedindo que o Supremo declare a constitucionalidade da nova lei e a data de sua validade para sanar o quadro de insegurança jurídica com relação a validade para as eleições de 2012.

Leão amansado pela Fifa

A Federação Internacional de Futebol (Fifa), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além das confederações asiática, africana, europeia, sul-americana e da América do Norte, Central e Caribe poderão se habilitar junto ao Fisco para ter direito a isenções de tributos como Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Cofins-importação, Imposto de Renda e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Ficam isentos do IR os rendimentos pagos pela Fifa ou pelas empresas habilitadas a pessoas físicas não residentes no Brasil que estiverem envolvidas na realização dos eventos

Válidos apenas para a realização de eventos como partidas de futebol, sessões de treino, atividades culturais, seminários, reuniões e cerimônias de abertura e encerramento das Copas das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014, os incentivos foram regulamentados pelo decreto 7.578, publicado no Diário Oficial da União de ontem.

Aproveitando a amansada do Leão da Receita Federal, a nova sigla da Fifa no Brasil devia ser: Faturando Isenção Fiscal Association...

Polêmica sexual

O Senado dos EUA ratificou o nome de uma mulher abertamente lésbica como juíza da Corte Federal do Distrito Sul de Nova York.

Alison Nathan, que foi assessora do presidente Barack Obama, é a terceira pessoa abertamente homossexual a ser confirmada num posto federal nos Estados Unidos.

A magistrada contou com o apoio dos democratas, já que os republicanos preferiram não votar nela.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 14 de Outubro de 2011.

6 comentários:

Anônimo disse...

Jorge

poramordedeus:

"O Alerta Total pergunta novamente: Por que a Presidenta Dilma Rousseff, que sempre posa de vítima da ditadura, também não dá uma simples ordem para que a Polícia Federal ou Ministério da Marinha resolvam o caso Anselmo?"

Acredita mesmo que a terrorista vai interceder neste caso? Terrorista è sempre terrorista e lulla que manda nela, não vai autorizar!!

Quanto a confesso assassino e criminoso italiano, com RG brasileiro, acredita que vai mesmo ser extraditado nem que seja para fora da Itália? O porralouca do lulla tem o STF nas mãos! Não se esqueça disso! Acha que eles vão morder na mão do seu dono que os colocou lá? Naquele maravilhoso emprego? Oh Jorge!!! Acha que eles se vão preocupar com a situação do Cabo Anselmo? A terrorista também "cantou" e no entanto continua a ter RG!

Anônimo disse...

A terrorista quer transformar a FUNAI em ministério! A FUNAI que è o orgão mais corrupto de nosso País! Logo, a intenção da terrorista, è através desse "ministério" consumar oficialmente o separatrismo a favor da Oligarquia Financeira Transnacional e Novo Governo Mundial!

Só não vê quem não quer!

"Projeto de lei em tramitação no Senado prevê transformação da Funai em ministério"

"O projeto é autorizativo, ou seja, funciona como uma espécie de sugestão para o Executivo, a quem cabe a decisão. Por isso, a proposta não passará pelos plenários da Câmara e do Senado. Em caso de aprovação nas comissões, já segue direto para a mesa da presidente Dilma Rousseff."

Claro como água. Terrorismo de Estado, alta traição e crime lesa-patria contra a nossa soberania!

Ela conhece limites? Ainda se julga a combater o sistema através da luta armda?

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/07/04/projeto-de-lei-em-tramitacao-no-senado-preve-transformacao-da-funai-em-ministerio-924827578.asp

Anônimo disse...

A terrorista visitou hoje tarso genro que defende os atos terroristas do MST no seu estado como anteriormente faziam por todo o Brasil. Deu-lhe R$ 1 bilhão para o metrô... mas diz não ter dinheiro para a Saude e aumentar o soldo aos militares! Tanto terrorismo de estado! Tanta safadeza!

E os terroristas do MST, continuam a ocupar instalações produtivas à revelia da ordem do Tribunal. Quanto a isso, dilma nada disse nem comentou. Afinal, são familia mesmo, terroristas unidos jamais serão vencidos. Será???

Yara Corte disse...

Concordo... esse Cabo Anselmo está é indo pra forca nesse programa. Vão massacrar ele e tirar todas as chances de ter alguma coisa. Ainda mais com "twitteirosuniversitários" na bancada como entrevistadores junto com jornalistas.

Quem colocou ele nessa "Roda" está é querendo acabar com ele. Quem viver verá.

Anônimo disse...

terça-feira, 18 de outubro de 2011Gente Cuidando de Gente
O Sr. ROGÉRIO Leal, funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Ibicaraí, não aguentou mais os desmandos da desastrosa administração do gestor Lenildo Santana, colocou no pára-brisa traseiro do seu automóvel, o slongan "Prefeito pague nosso salário", pois o mesmo não recebeu os seus proventos, relativos aos meses de agosto e setembro.
O mesmo informou que na situação dele encontram-se várias pessoas com o mesmo problema, o sindicato dos funcionários,que foi criado para defender os interesses dos trabalhadores fica omisso,como se estivesse tudo às mil maravilhas.
Admiramos a coragem do servidor em divulgar a verdadeira face do "Gente cuidando de gente".
O mesmo é lotado na Secretaria de Educação onde o dinheiro chega religiosamente em dia, pois a verba é proveniente do Ministério da Educação.

DR.ANDRÉ disse...

terça-feira, 18 de outubro de 2011Gente Cuidando de Gente
O Sr. ROGÉRIO Leal, funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Ibicaraí, não aguentou mais os desmandos da desastrosa administração do gestor Lenildo Santana, colocou no pára-brisa traseiro do seu automóvel, o slongan "Prefeito pague nosso salário", pois o mesmo não recebeu os seus proventos, relativos aos meses de agosto e setembro.
O mesmo informou que na situação dele encontram-se várias pessoas com o mesmo problema, o sindicato dos funcionários,que foi criado para defender os interesses dos trabalhadores fica omisso,como se estivesse tudo às mil maravilhas.
Admiramos a coragem do servidor em divulgar a verdadeira face do "Gente cuidando de gente".
O mesmo é lotado na Secretaria de Educação onde o dinheiro chega religiosamente em dia, pois a verba é proveniente do Ministério da Educação.