quinta-feira, 1 de março de 2012

CVM salva diretores da Petrobrás, mas resolve que novos erros idênticos aos praticados por eles serão punidos

2a Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net
Leia mais artigos no site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão

Investidores minoritários da Petrobrás ficaram perplexos com uma decisão surreal da Comissão de Valores Mobiliários no julgamento de um processo sobre aplicação de recursos do caixa da empresa em ativos não autorizados pelo Conselho Monetário Nacional. Os diretores da CVM isentaram de culpa os três últimos diretores financeiros da Petrobras. Porém, julgaram que “os mesmos atos cometidos a partir deste julgamento devam configurar ilícito administrativo e gerar punições de agora em diante”.

A diretoria da CVM resolveu pegar leve com os dirigentes porque a questão dos limites de intervenção de cotistas de fundos exclusivos na gestão de seu patrimônio nunca tinha sido analisada de forma tão direta. Eles foram salvos porque a regra não estava clara. Quem repetir o erro, a partir de agora, pode ser punido. Assim, a CVM preservou o pescoço do atual diretor financeiro, Almir Barbassa, e de seus antecessores (José Sérgio Gabrielli, que ocupou o cargo antes de presidir a Petrobrás e João Nogueira Batista, diretor financeiro entre 2001 e 2003).

A CVM também perdoou a Petrobrás na acusação de ingerência direta na gestão da carteira do fundo BB Milênio 6 - do qual a companhia era a cotista única. O órgão regulador do mercado de capitais no Brasil agora deixou claro que a ingerência de cotistas nas decisões de investimento de um fundo só deveria acontecer por meio de estruturas de governança formalizadas. Assim, o fundo BB Milênio 6 acabou perdoado por ter criado outros dois fundos para aplicação de recursos exclusivos: o fundo Marte, no BNP Paribas, e o fundo Vênus, no ABN. A área técnica da CVM chegou a acusar a Petrobrás de operar diretamente parte da carteira desses dois fundos, a partir de 2003. Mas tudo terminou em pizza.

Escândalo Gemini - Leia, abaixo, nova carta enviada pelo engenheiro João Vinhosa ao Embaixador dos EUA no Brasil, reiterando denúncias sobre o cartel dos gases no Brasil.

Ditadura Petralha

Militares morrem de rir da intenção do ministro da Defesa, Celso Amorim, de mandar punir os 100 oficiais da reservaque assinaram o manifesto "Alerta à Nação - eles que venham, aqui não passarão".

A chefona-em-comando Dilma pediu e Amorim já recomendou aos três comandantes de cada Força que dêem uma "reprimenda" nos manifestantes.

Tem gente pagando para ver quem vai ter disposição para passar um pito no General de Exército Gilberto Barbosa de Figueiredo - ex-presidente do Clube Militar.

Crise Militar

Amorim só devia aprender que não existe, no regulamento das Forças, qualquer base legal para punir o pessoal da reserva.

Sua postura comprova apenas a posição stalinista, ilegal e anti-democrática do Governo Dilma em perseguir os militares que a criticam.

Do nada, por mera boquirrotice de suas ministras, e pela inconstitucional censura imposta ao Manifesto Interclubes Militares, Dilma conseguiu produzir a maior crise político-militar desde 1985.

Bronca é ferramenta de otário

Dilma, Amorim e Petralhada bem que podiam refletir sobre uma sábia frase do falecido deputado Luiz Eduardo Magalhães, filho do também falecido ACM.

Sempre que seus assessores lhe arrumavam alguma brica desnecessária, Luiz Eduardo proclamava:

"Bronca é ferramenta de otário"...

Pode, mas não pode

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, liberou o Conselho Nacional de Justiça para investigar folhas de pagamento e declarações de renda de juízes estaduais.

O único probleminha é que Fux vetou o uso de um polêmico relatório do COAF que revelou uma movimentação atípica nas contas bancárias dos magistrados.

Na teoria, o CNJ poderá investigar, porém, na prática, sem o principal instrumento de investigação...

Bancos agradecem

Os grandes bancos festejam a aprovação do novo Fundo de Presidência do Servidor Público.

O Funpresp prevê para o funcionalismo público aposentadoria até o teto do INSS, que atualmente é de R$ 3,6 mil.

Quem quiser se aposentar com ganhos melhores terá de recorrer a aplicações em fundos de pensão que os maiores bancos vão gerenciar.

Arrocho programado

No sistema atual de previdência, o servidor contribui com 11% sobre o salário total e a União com 22%.

Assim, o inativo recebe de aposentadoria o mesmo salário da ativa.

Com o Funpresp, o servidor continuará contribuindo com 11% e a União com 22%, mas essa contribuição seria sobre o teto do INSS.

Roda Viva sobre o Morto Vivo

Para alívio da petralhada, teve pouca repercussão o Programa Roda Viva, da TV Cultura, que entrevistou na segunda-feira passada Bruno Daniel Filho.

O irmão de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André brutalmente torturado e assassinado em janeiro de 2002, pouco acrescentou ao polêmico caso que se arrasta há 10 anos sem a devida comprovação de que foi um crime político.

Assista ao vídeo do programa, com a duração de 1 hora e 39 minutos e tire suas conclusões.

http://www.youtube.com/watch?v=No5rQ-IaRHA

Agrado ao Bispo

Não foi um mero agrado aos evangélicos a nomeação de Marcelo Crivella para o Ministério da Pesca e Aqüicultura.

Na verdade, Dilma usou o cargo para fisgar ainda mais o apoio do tio de Crivella, o Bispo Edir Macedo Bezerra, proprietário da Rede Record de Televisão.

É mera conversinha do Boi Tatá o argumento de que o ministério fortalece a relação com o PRB – que era o partido do falecido ex-vice-presidente José Alencar.

Uma das moedinhas de troca é que o contratado da Record, Celso Russomano, seja "convencido" a desistir de se candidatar à Prefeitura de São Paulo, sendo mais um na frente em favor de Fernando Haddad contra José Serra...
Suplente

Marcelo Crivella será substituído no Senado por seu primeiro suplente.

Eduardo Lopes,de 46 anos, é presidente do PRB no Rio de Janeiro e até o ano passado foi deputado federal.

Paramédico por formação, Lopes é fiel de confiança da Igreja Universal do Reino de Deus – de onde Crivella é Bispo licenciado.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 1º de Março de 2011.

8 comentários:

Anônimo disse...

Mas a Comissão de Valores Mobiliários já funciona assim? A nossa Bolsa de Valores atende a quem? Os barões da droga? Lavagem de dinheiro da corrupção? Informação privilegiada para que os Bancos, o PT, lulla e seus capangas enriqueçam rapidamente?

Estamos mesmo no brejo!

E lá fora, como vão agir quando souberem destas fraudes petistas?

Anônimo disse...

JÁ foi decretado neste chão que nos apoiamos - “A pátria não é ninguém, são todos” (Rui Barbosa). Portanto, ABAIXO todas as divisões falaciosas - públicos e privados, civis e militares, etc.
SOMOS UM.
TODOS soldados da Nação. Com ou sem farda.
UM plano de governo.
UM plano eleito – SEM urnas eletrônicas.
UM equipo permanente coordenando.
ENTÃO:
Vieram os “americanos”; estupraram-nos (exceto Ninguém), comeram a nossa comida e foram embora. Depois, vieram os “chineses”; estupraram-nos (exceto Ninguém), comeram a nossa comida e foram embora. Depois voltaram os “americanos”; estupraram-nos (exceto Ninguém), comeram a nossa comida e foram embora. Então voltaram... Etc. etc.
Abraço de tamanduá

Anônimo disse...

PARA ORA BEM ENTENDER A BEM TARDIA PRÉ-LAVAGEM FICHA-SUJA NECESSARIA AO PRÉ-CANDIDATO GABRIELLI À GOVERNANÇA DO ESTADO DA BAHIA CULPADO MAS ABSOLVIDO PELA CVM NO PROCESSO 15/08, É DEVER AVISAR O LEITOR A ACESSAR O PROCESSO DO TERMO DE COMPROMISSO CVM Nº2009/
/11393, COM PENALIZADOS OUTROS CUMPLICES DO USB PACTUAL ASSET MANAGEMENT S.A. ETC., ETC.,.....

Anônimo disse...

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS DIFERENTES DA CVM PARA SALVAR A PRECANDIDATURA FICHA-SUJA DE GABRIELLI A GOVERNANÇA DA BAHIA,
VIDE PROCESSO DE TERMO DE COMPROMISSO CVM Nº2009/11393....

Ronald disse...

Jorge,

Enquanto isso...o mulambo da silva, o cefalópode canceroso, o analfabeto ordinário, o cachaceiro escroto está sumidinho do JEG, o Jornalismo da Esgotosfera Governista.

Deus é Pai !!!!

Anônimo disse...

SOMOS UM
JÁ foi decretado neste chão que nos apoiamos - “A pátria não é ninguém, são todos” (Rui Barbosa). Portanto, ABAIXO todas as divisões falaciosas - públicos e privados, civis e militares, etc.
SOMOS UM.
TODOS soldados da Nação. Com ou sem farda.
Talvez um dia...
UM plano de governo.
UM plano eleito – SEM urnas eletrônicas.
UM equipo permanente coordenando.
Ontem(?)
Vieram os “americanos”; estupraram-nos (exceto Ninguém), comeram a nossa comida e foram embora. Depois, vieram os “chineses”; estupraram-nos (exceto Ninguém), comeram a nossa comida e foram embora. Depois voltaram os “americanos”; estupraram-nos (exceto Ninguém), comeram a nossa comida e foram embora. Então voltaram... Etc. etc.
Tamanduá

Anônimo disse...

SOMOS UM?
JÁ foi decretado, neste chão que nos apoiamos - “A pátria não é ninguém, são todos” (Rui Barbosa). Portanto, ABAIXO todas as divisões falaciosas - públicos e privados, civis e militares, etc.
SOMOS UM.
TODOS soldados da Nação. Com ou sem farda.
Talvez um dia...
UM plano de governo.
UM plano eleito – SEM urnas eletrônicas.
UM equipo permanente coordenando.
Ontem(?),
vieram os “americanos”; estupraram-nos (exceto Ninguém), comeram a nossa comida e foram embora. Depois, vieram os “chineses”; estupraram-nos (exceto Ninguém), comeram a nossa comida e foram embora. Depois voltaram os “americanos”; estupraram-nos (exceto Ninguém), comeram a nossa comida e foram embora. Então voltaram... Etc. etc.
Abraço,
Ninguém

Anônimo disse...

UM?
Sempre altura ou largura - sempre. Profundidade no mundo real? Situação,oposição,situação,oposição.
Eternamente.
Então virá a guerra, novamente.
1-1