domingo, 3 de junho de 2012

Quem manda aqui em Neverland?

Artigo no Alerta Total – http://www.alertatotal.net/
Por Jorge Serrão

O tal do mercado – onde os negócios acontecem de verdade, por inteligência, esperteza ou sorte – estava obrando e andando para a tal Comissão Paralamentar de Impunidade do Cachoeira. De repente, a criatura gerada pela CPI se volta contra seus incomPTentes e insensatos criadores. Na hora que os problemas começam a afetar a governabilidade, sinalizando com agravamento de crise institucional, a turma do mercado já começa a olhar de rabo de olho e a ficar desconfiada de que alguma coisa de muito podre com o governo de Neverland pode contaminar a economia e os negócios não-desonestos.

Sempre vários passos à frente do resto, os capitalistas de ponta seguem fazendo mega-negócios: aquisições, fusões e investimentos estratégicos. O resto vai levando... Literalmente ou no sentido conotativo... Eis a diferença natural entre os pilotos e os passageiros... Os primeiros sabem para onde vão ou, na pior hipótese, manipulam o volante ou o leme na direção que supõem ser a mais acertada. Os outros, que embarcam compulsoriamente nas viagens, por falta de alternativa melhor, deixam a vida os levar – como no primeiro teorema do renomado cientista musical Zeca Pagodinho.

O Titanic Brazil está perto ou longe do iceberg? Eis a dúvida, porque nem os experientes pilotos ou os ignorantes passageiros sabem onde está a pedrinha de gelo no meio do oceano. Tem gente que acha que ela se encontra no meio do copo daqueles que se embriagam pelo poder político e vomitam bobagens na economia. O certo é que, por enquanto, o barco vai indo... Para onde? Talvez, Deus saiba. Os oráculos do mercado prevêem tempestade à vista... Ou a prazo...

Na zona do Euro tudo parece mesmo uma zona. A recessão é evidente. A dívida pública sai de controle. O desemprego cresce. A Grécia está na maior m... A Itália tremendo (literalmente). A Espanha em alerta máximo. Portugal se prepara para ser a bola da próxima vez. Até o Reino Unido (que tem moeda própria) sofre um encolhimento de 0,2% na economia. Sorte que o povo lá festeja os 60 anos de reinado da Elisabeth...

O caos da artificial moedinha européia se espalha pelo mundo. Junto com a crise do Euro, a China dá uma desacelerada. Freiou de 8,9% para 8,1% de crescimento no primeiro trimestre de 2012. Rússia, Índia e África do Sul também crescem mais devagar. Mas pelo menos crescem... Até porque interessa à Oligarquia Financeira Transnacional que controla suas economias, junto com as máfias ou dirigentes locais. O Governo do Crime Organizado é eficiente em todo o Planeta dos Macacos.

O Brazil segue a receitinha dos demais “emergentes” para fazer a economia girar: estímulo ao crédito para dar liquidez ao mercado e manter viva uma demanda interna. Mesmo assim, a economia brasileira está oficialmente estagnada. A indústria segue devagar, devagarinho, quase parando em alguns setores. Paradas de produção, férias coletivas e futuro desemprego já estão programados. O mercado já espera um PIB anual menor do que 3%. A propaganda oficial prevê 4%. Para um País com nosso potencial, o tal do PIBizinho causa vergonha.

Pena que o povo não pode fazer igual a uma bela mulher de 26 anos lá do município de Porto Grande, no Amapá do José Sarney. A criativa advogada processou o ex-marido, um comerciante de 53 anos, por “insignificância peniana”. Sempre driblada pelo noivo, que alegava motivação religiosa para nunca fazer amor antes do sagrado matrimônio, a moça reclamou à reportagem da Revista Nova (págs 33 e 34, de abril de 2012): “Se eu tivesse visto antes o tamanho do ‘problema’ eu jamais teria me casado com um impotente”.

Nosso povo – ignorante eleitor em sua maioria – há muito tempo sobrevive casado com políticos impotentes para desenvolver o Brasil e fazê-lo crescer de verdade. País que nunca investiu corretamente em Educação, Ciência & tecnologia e Infraestrutura só pode se transformar na Terra do Nunca. Apesar da sempre propagandeada farsa do “País do Futuro”, porque temos riquezas naturais e grande potencial, na verdade, aqui é Neverland!

Se milagres acontecem, então esperemos que um milagre possa nos salvar do cruel destino de ser mera colônia para exploração do sistema globalitário. Nem o agravamento da crise institucional é capaz de mudar alguma coisa. Vide as permanentes encrencas entre os podres poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para constatar que, aqui em Neverland, tudo de errado dá em nada certo. Mudança, para melhor ou para pior, só se algo acontecer na economia que obrigue o consumidor tupiniquim a sair da letargia.

Por enquanto, a classe dirigente age de forma contrária ao impotente peniano de Sarneyland. Os puderosos estupram a Nação, cafetizando o povo e dilapidando as riquezas do território desde sempre entregue às imperiais vontades globalitárias. Até quando tamanha violência vai durar aqui em Neverland? Talvez nem a Rainha dos Baixinhos possa responder. Ou pode?

Não! Não phode não, vovó... Não phode, não...

PS 1 - Lindíssima e muito fofa a Folha de S. Paulo deste domingo, antecipando o que será mostrado logo mais à noite na TV Folha: “Dilma foi meu maior amor”. Assim está escrita a manchete no Box providencialmente vermelho, no alto da capa do jornal, para nos convidar a ler a reportagem da Mônica Bergamo em que o ilustre membro da Comissão da Verdade, Carlos Araújo, “fala de sua relação com a ex-mulher Presidente e da tortura que o levou a tentar o suicídio”.

Será uma mensagem subliminar para o Dia dos Namorados, ou alguma compensação para a manchete do jornal no sábado: “Economia estagnada põe governo Dilma em estado de alerta”?

PS 2 – Se Neverland é aqui, quem comanda o governo paralelo: o falecido Michael Jackson ou o muito vivo Luiz Inácio Lula da Silva?

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 03 de Junho de 2012.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sob um manto do silêncio subversivo, em conjugação com a politica externa soviética do fdp topo top garcia, Brasil avança para um aburdo acordo em que irá manter economicamente a Venezuela e através dela, Cuba, após a morte de chavez!

Tudo no maior segredo dos brasileiros!

Para quem não saiba, o ministro dos negocios estrangeiros venezuelano, de nome maduro, era um simples motorista de taxi sem nenhuns estudos! E è ele que manipula o Brasil!

Até quando, militares da m@rda?

http://www.noticias24.com/venezuela/noticia/110510/canciller-maduro-se-reune-este-sabado-con-su-homologo-brasileno/

GRAÇA NO PAÍS DAS MARAVILHAS disse...

A ONU - RESPONDENDO A PERGUNTA DO TÍTULO

Anônimo disse...

Pequena correção: C. Araújo não pertence á Comissão da Inverdade.