domingo, 16 de setembro de 2012

O Mensalão e o Violino

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Guilherme Fiúza

A elite suja e reacionária deste país está aplicando mais um golpe contra o PT. Este foi o alerta dado pelo presidente do partido, Rui Falcão. Ele ficou indignado com a condenação de João Paulo Cunha, no STF, por corrupção passiva e peculato. Com a perspectiva de que outros réus do partido tenham o mesmo destino no julgamento do mensalão, Falcão ameaçou: "Não mexam com o PT, porque quando o PT é provocado ele cresce, reage"

Reage mesmo. E reage com patriotismo. Por sorte, o Sete de Setembro estava chegando, proporcionando mais uma ótima ocasião para Dilma Rousseff falar diretamente ao seu povo, sem passar pela mídia burguesa — que, segundo Falcão, é uma das agentes do golpe, junto com o Judiciário e outros vilões da elite suja. O golpe é contra o operário e a mulher que mudaram este país. Mas a mulher reagiu no Dia da Independência.

Dilma só disse coisas boas em cadeia nacional de rádio e TV O melhor do seu pronunciamento, porém, foi o fundo musical. Com a sutileza própria dos revolucionários, que endurecem sem perder a ternura, entraram na comunicação presidencial um violino choroso e um piano adocicado, ornando com perfeição o melodrama dos oprimidos, que resistem firmes ao golpe dos reacionários.

Pronunciamento oficial com fundo musical é um dos maiores avanços trazidos pelo governo do PT. Era o que estava faltando aos nossos governantes: um pouco mais de emoção — especialmente naquele horário, logo antes da novela. Dilma e Lula não têm tido gancho para chorar em público, mas o violino chorou maravilhosamente por eles, numa versão romântica do Hino da Independência.

Bem que o presidente do PT avisou para não mexer com eles.

Num pronunciamento oficial com toques de showmício, evidentemente o que é falado é o menos importante. E está certo que seja assim. Ninguém vai querer que o telespectador, contando os minutos para ver Carminha, fique prestando atenção na numera-lha do Brasil-potência que o PT construiu. E isso é ótimo, porque só o que faltava era esperarem que a presidente, com todo o trabalho de cabeleireiro, cenografia e trilha sonora, ainda tivesse que dizer coisa com coisa.

Como diz o Hino da Independência, já raiou a liberdade no horizonte do Brasil — inclusive a liberdade de dizer a essa brava gente o que lhe der na telha. Foi desse jeito livre que Dilma Rousseff anunciou uma redução nas tarifas de energia, naturalmente sem mencionar que devia R$ 7 bilhões aos brasileiros por cobranças indevidas nas contas de luz. Mas isso não combinaria com piano e violino.

Também aproveitou a liberdade no horizonte para não dizer que a bondade elétrica do governo popular vai lhe custar R$ 21 bilhões. A outra boa notícia é que o governo não passa cheque sem fundo: o contribuinte cobre tudo. E cobre feliz, ao som de violino e à luz da economia que ele acha que vai fazer.

Provavelmente foi por isso que Dil-ma encerrou seu pronunciamento de Sete de Setembro dizendo "viva o povo brasileiro’! Talvez pudesse arrematar com um "Deus lhe pague’!

Viva o povo que aprova o governo do PT, e o protege desses golpes da elite suja e da mídia conservadora. Lula e José Dirceu também prometem reagir, denunciando à OEA o atentado aos direitos dos réus do mensalão. De fato, é preciso proteger os seus direitos de ir e vir entre os cofres públicos e a caixinha do partido. Se a OEA, a Anistia Internacional e outros organismos progressistas tiverem dúvida, é só prestarem atenção às palavras do ministro Ricardo Lewandowski. Ele já declarou aos seus colegas do Supremo que está em curso um julgamento "heterodoxo”. Ou seja: um julgamento muito estranho, talvez suspeito.

Lewandowski e Dias Toffoli, os ministros heterodoxos com amizades ortodoxas na corte petista, estão dando o melhor de si. Votaram pela absolvição de João Paulo Cunha e vão tentando aliviar o sócio de Marcos Valério que pode ligá-lo a Dirceu. É confortante saber que essas vítimas da elite suja não estão desamparadas. País limpo é país sem sujeira.

O ideal seria que o julgamento do mensalão fosse todo transmitido por boletins da presidente em cadeia nacional, com violino. A mídia golpista ia ver o que é bom para tosse — e para as eleições.

O importante é isso: não deixar que a elite suja desmascare os companheiros limpos, e assim golpeie sua imaculada máquina eleitoral. Se o eleitorado desconfiar que o país caminha apesar de um governo parasita e perdulário, pode querer desalojar os companheiros de suas cadeiras públicas — o que seria um grave problema social. O currículo da própria presidente não deixa dúvidas: não se sabe o que seria dessa brava militância sem a bênção do voto (e do emprego que dele emana).

A heroína argentina já está ouvindo panelaços. O tango da viúva melodramática começou a desafinar. Por aqui, a trilha sonora do oprimido, por incrível que pareça, continua dando para o gasto.

Guilherme Fiúza é Jornalista. Originalmente publicado em O Globo de 15 de setembro de 2012.

3 comentários:

Anônimo disse...

Por acaso ouvi a louca terrorista discursando num linguajar patético próprio de quem poderá ser analfabeto ou ter sífilis em fase quaternária quando atinge o cérebro e este deixa de funcionar ou mesmo raciocinar com clareza como è o caso da dita acima mencionada.

A determinada altura lembrei-me daquela mulher que não faltava a nenhum comício ou discurso de políticos.

Ficava no fundo da sala e não parava de dizer:

- "Beija-me na boca!"

Um dia, outro admirador de políticos que jamais faltava a um comício ou discurso, perguntou-lhe com curiosidade:

- "Por que a senhora repete sempre a mesma frase: beija-me na boca quando vem ouvir um político discursando- "Sabe", respondeu ele, "Gosto que beijem na boca enquanto me phodem!"

Pois è, eu também disse isso em frente ao televisor ouvindo seu patético e putativo discurso, mas ela além de velha, não gosta de homens. Ainda bem!

Mas o povão não gosta de ser beijado na boca quando o phodem, por isso estamos no que estamos: corrupção desmedida e o PT ou PC do B mandando no Brasil. Ditadura soviética. A nossa sorte è não sermos do tamanho da Venezuela!

America Representações Ltda. disse...

Olá!

Você é o namorado da Narcisa Tamborindguy? Gosto de vocês!

Parabéns pela observação. Precisamos de gente conservadora da "alta" sendo destaque neste país.

Um abraço a você e todos os seus.

Parabéns, Jorge, por ceder este espaço valioso!

Cristiano Arruda
Campo Grande, MS.

America Representações Ltda. disse...

Olá!

Você é o namorado da Narcisa Tamborindguy? Gosto de vocês!

Parabéns pela observação. Precisamos de gente conservadora da "alta" sendo destaque neste país.

Um abraço a você e todos os seus.

Parabéns, Jorge, por ceder este espaço valioso!

Cristiano Arruda
Campo Grande, MS.