sábado, 20 de outubro de 2012

Filhos de Militares

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Julyanna Morais Silva

Todos sabem que os filhos de militares têm uma capacidade quase camaleônica de se misturar ao novo meio. São geneticamente incentivados a e adaptarem a tudo a sua volta, seja frio, calor, pobreza, riqueza, água, seca ou qualquer outra condição física, psicológica, geográfica, climática, financeira...

Para quem observa de fora, criticar tudo isso é muito fácil... ''Os pobres coitado filhos de militares não têm amigos e nem laços afetivos com lugar algum!'' Os pessimistas que nos desculpem, mas nossos laços afetivos são com o Brasil e nossos amigos estão espalhados por este imenso território nacional.

Quantas pessoas podem dizer que têm vivência nacional? Aprender sobre a Amazônia no meio da selva? Ouvir os dois lados da história e escolher em qual acreditar...Ter orgulho de ver seu pai tantas vezes tentar resolver os problemas de outros países e de nosso próprio país...

Quantas pessoas podem dizer que seu herói está dentro de casa? E não adianta tentarem comparar nossos sargentos, tenentes, capitães, majores e coronéis a simples pessoas fardadas...Pois eles mudam de casa, de cidade, de estado ou de país, mas o que realmente importa é a experiência que levam a cada mudança, a cada nova caminhada pelos trilhos das inúmeras transferência...

Os filhos de militares aprendem a amar distâncias, a entender o lado bom de tudo, a montar e desmontar uma casa em dois dias, a acolher até quem morou a vida toda na mesma casa, a conservar bom amigos com carinho, mesmo sem a presença física...

A cidade onde moramos pode não ser a melhor de todas, pode até ser a pior, mas dentro de casa, lá sim, está o melhor lugar do mundo e nós, filhos de militares, sabemos fazer o melhor lugar do mundo em qualquer canto onde estamos. Não importa onde estejamos, dentro da casa de militar sempre haverá um refúgio de carinho e amizade criado pelos nossos laços com o Brasil. As casas podem mudar, mas nossos lares são construídos em torno de uma família verde-oliva.

Os militares sabem que suas escolhas afetam a vida de suas famílias e sofrem ao ver seus filhos deixando os amigos, namorados e suas casas para trás, contudo compensam-nos com uma chuva de amor e carinho. Enganam-se os que acreditam que somos ''pobres filhos de militares''. Somos orgulhosos, gratos, felizes, ricos, privilegiados e, acima de tudo, amamos ter a vivência e a experiência conquistadas através das inúmeras mudanças que fazemos.

Somos privilegiados por chegarmos a algumas capitais do Brasil e sermos recebidos pelo Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Que militar nunca e emocionou quando o filho fez o juramento do aluno que diz ''Incorporando-me ao Colégio Militar e perante seu nobre estandarte, assumo o compromisso de cumprir com honestidade meus deveres de estudante, de ser bom filho e leal companheiro, de respeitar os superiores, de ser disciplinado e de cultivar as virtudes morais, para tornar-me digno herdeiro de suas gloriosas tradições e honrado cidadão da minha Pátria''? É um sentimento inimaginável e inesquecível, tanto para os alunos, quanto para os seus pais...

O estilo de vida que nossos pais nos proporcionam faz de nós cidadãos cuja bagagem cultural torna-se gigantesca e nos permite conhecer e desfrutar de várias situações inesquecíveis pelo Brasil afora...

Obrigada, pai, por ter escolhido ser militar!!!

Julyanna Morais Silva é filha do 1º Tenente Petronilio

22 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns...belíssimo texto, é isso mesmo que vivemos,BRAVO!!!

S Ten Eng Marcos Pinto de Oliveira - RJ

RAIMUNDONONATO DA SILVA disse...

Eta Guria espetacular só faltou postar a fotografia de minha família.
Essa menina de ouro verde oliva escreveu com o coração. De fato vi a minha familia estampada e senti saudades das andaças. As somos pegos a relembrar os tantos bon smomentos as aventuras os velhos amigos e os tantos lares cujo teto é o azul celeste e as vezes umas nuvens clareas, outras vezes o estrelado de noites enluaradas.
Obrigado querida. Que Deus te abençoe e abençoe este nosso querido Brasil.

João Batista disse...

Alguém se habilita a escrever texto análogo com pequena variação no título?
Filhos de políticos?
Vamos lá?

Anônimo disse...

Parabéns Julyanna. Que texto lindo. Fiquei muito emocionada. Obrigada.

Anônimo disse...

Parabens pelo belo texto!! Sou medico e filho de militar e o unico arrependimento que levo desta vida é não ter sido selecionado ( apesar de ser atleta!)ao final do meu curso de medicina,para servir ao quadro de saude das FFAA. Infelizmente por excesso de contingente não vou poder realizar um sonho, mesmo que temporario: prestar continencia ao meu pai durante ao fim do estagio de saude!
Tenho certeza que nós, filhos de militares, temos orgulho da nossa origem e batemos forte no peito e sem hesitar: Brasil acima de tudo!
Gililiu

Anônimo disse...

Como militar e filho de militar sé me resta parabenizar pelo lindo texto.
Brasil acima de tudo!

S.O.S Recife disse...

Como a pessoa que escreveu o texto que a Julyanna Morais Silva colocou mais um paragrafo tenhoo que te dar os parabens pelo plagio !!!

A autora do texto filhos de militares
Bárbara Miranda !!

Bárbara Miranda disse...

como a pessoa que escreveu o texto que a Julyanna Morais Silva apenas colocou um paragrafo a mais... tenho que te dar os parabens pelo plagio !!

A autora Bárbara Miranda.

alunoguerra disse...

Plagio... a verdadeira autora desse texto chama-se Barbara de Melo Miranda. Esse texto foi escrito no ano passado.
Sacanagem ainda se colocar como autora, falta de criatividade...

alunoguerra disse...

A verdadeira autora desse texto chama-se Barbara de Melo Miranda. Esse texto foi escrito ano passado, falta de vergonha dizer que foi autora...
Sou filho de militar também, não julgo o texto e na verdade concordo com tudo, mas julgo a "autora".

Beth Melo disse...

Não acredito este textos foi escrito na verdade por Bárbara Miranda . Pesquisem np Google que vai ter a verdade . Deixo aqui a minha indignação .

Beth Melo disse...

Este texto e de autoria de Bárbara Miranda e foi usado por esta pessoa JULLYANA E só ir no Google que vergonha .

Liza Rocha disse...

O texto é realmente lindo so nao é seu. A premissa de um jornalista ou uma pessoa de bem e dar credito a fonte.

Beth Melo disse...

Informo que a verdadeira autora é Bárbara de Melo Miranda e não está que está .Plágio .

Beth Melo disse...

A Verdadeira autora é Bárbara de Melo Miranda. Plágio

Beth Melo disse...

Informo que a verdadeira autora e Bárbara de Melo Miranda que Jullyana plagiou o texto . No Google aparece a verdadeira autora .

Beth Melo disse...

Solicito so site que retire o nome desta pessoa e coloque a verdadeira autora. Assim mostra a credibilidade do site.

Beth Melo disse...

Informo que este texto foi plagiado verdadeira autora tem o nome de Bárbara de Melo Miranda . Também filha de militar.

Beth Melo disse...

Sinto informar mas está guria como o senhor mesmo referesse plagiou o texto de Bárbara Miranda o texto correto esta no Google . Uma vergonha existir pessoas assim .

Beth Melo disse...

Informo que este texto foi plagiado de Bárbara Miranda . Ver verdadeiro no Google .

Beth Melo disse...

Texto plágio
Verdadeira Bárbara Miranda .Google tem o texto verdadeiro.

Beth Melo disse...

Texto plagiado verdadeira Bárbara Miranda ver Google .