sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Barbosa só deve decidir no ano que vem se tira do segredo investigação que desvenda relação Lula-BMG

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net  
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

É preciso reforçar a independência do juiz. Afastá-lo desde cedo das más influências”. O primeiro negro a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal fez tal advertência para criticar a promoção de juízes de primeiro grau por interesses políticos. Mas tais palavras seriam um belo texto legenda para a foto acima, da Reuters, em 2003, na qual Barbosa aparece com o Presidente da República que o nomeou para o STF e que agora, como ex e sem foro privilegiado, pode ser réu no Processo Investigatório 2.474 que expõe as relações de negócios entre o PT, o Banco BMG, e o mito Lula.

Definido pelo colega Luiz Fux como “um paradigma de cultura, coragem e honradez”, agora na presidência do STF, Barbosa tem mais que nunca a obrigação de tirar do segredo tal processo, com 77 volumes, que hoje é a maior preocupação de Lula. O caso dormita desde 2007 no Supremo. A decisão de Barbosa deve ficar para o ano que vem. Por isso, a fotografia do passado, exibindo o juiz e o agora quase réu que escapou milagrosamente do processo do Mensalão, é uma imagem mortificada de pura ironia. Barbosa chegou ao STF por recomendação de Frei Betto – que indicou o negro Procurador da República no Rio de Janeiro para Lula fazer “média racial”.

Olhando para a foto, Lula deve se arrepender do seu ato. Quem deve ter mais arrependimento ainda é José Dirceu de Oliveira e Silva – condenado a 10 anos e 10 meses de prisão. Foi Dirceu, como chefe da Casa Civil de Lula, quem assinou o ato de nomeação de Barbosa para o STF. Mais pura ironia burocrática do que esta é impossível. Agora, Barbosa é odiado pelos petistas que prometem agir para que ele não tenha paz nos dois anos de mandato no comando da Corte Suprema do Brasil.

A energia negativa da petralhada já rondou Barbosa momentos antes de sua posse. Ele levou um tombo feio no Salão Branco da Corte. Caiu de costas quando deu um para trás e tocou o calcanhar em um tablado. Foi imediatamente socorrido por seu vice, Ricardo Lewandowski, com quem travou discussões horrorosas durante a relatoria e revisão do julgamento da Ação Penal 470. Barbosa nem quis tomar a água que lhe foi oferecida pela ex-ministra Ellen Gracie. Mas já está escaldado. Já deve ter pressentido que “o lado obscuro da força” (como diriam os fãs de Guerra nas Estrelas) já começa a rondá-lo.

Além de cuidar da coluna, em cuja base tem uma inflamação que o atormenta com fortíssima dor, Barbosa precisa se cuidar, de verdade, contra os “quinta-colunas”. . Eles estão prestes a traí-lo, prejudicá-lo ou, até, derrubá-lo, se houver chance. As pressões que sofrerá, a partir de agora, transformarão em simples briguinhas de tribunal os confrontos que ele teve com os colegas Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Ricardo Lewandowski. Barbosa que se cuide porque o Império da Petralhada vai contra-atacar.

O Alerta Total reproduz a ameaça feita por um líder do alto comando do PT durante conversa com uma eminência parda do partido, no dia 13 de novembro: “Joaquim Barbosa não se aposenta no STF aos 70 anos. Não se preocupe. Ele vai pedir antes para sair. Nós vamos agir para isto”.

A Nazipetralhada, que já vomitou um manifesto contra o Supremo, joga muito sujo. O espectro de Celso Daniel, que assombra a consciência da cúpula petista, que o diria – se alguém sequestrado, torturado, seviciado e brutalmente assassinado pudesse ressurgir do mundo dos mortos para contar tudo que sabe...

Uma velha imagem de 2007 vale mais que...



Me engana que eu gosto...



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 23 de Novembro de 2012.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Jorge,

Acho que alguma coisa vai acontecer.

A PTralhada não vai aceitar quieta a condenação do Zé Dirceu e seus asseclas.

Que Deus proteja o presidente do STF.

Unknown disse...

DA REALIDADE PARA FICÇÃO - SERIADO AMERICANO LIGA PT A FRAUDES.

Leia o texto no Blog do Rei.

Unknown disse...

DA REALIDADE PARA FICÇÃO - SERIADO AMERICANO LIGA PT A FRAUDES.

Leia o texto no Blog do Rei.

Anônimo disse...

Barbosa não vai investigar porra alguma! Quem lhe arranjou esse estupendo emprego? Emprego dos sonhos de qualquer cidadão?