sábado, 17 de novembro de 2012

Carta Aberta ao Governador de São Paulo

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Mtnos Calil

Prezado Governador: O Instituto Mãos Limpas Brasil, criado com a finalidade combater a corrupção do poder público e de promover a ética junto à sociedade vai encaminhar algumas cartas aos gestores dos 3 maiores orçamentos do país: a presidenta da República, o Governador de São Paulo e o Prefeito de São Paulo. A nossa suposição é que estas três esferas concentram o maior volume de dinheiro público desviado pela corrupção. O objetivo destas cartas é tentar conquistar o apoio do Poder Público para uma estratégia de combate à corrupção baseada na fiscalização das contas públicas com a participação da sociedade civil organizada com este fim. Por sociedade civil designamos o conjunto de todos os cidadãos e cidadãs que não têm nenhum vinculo com o Estado.

O tema desta primeira missiva é pedir-lhe desculpas por eu ter-lhe feito uma critica contundente em relação ao seu pronunciamento a respeito do estado de calamidade pública a que o crime organizado está submetendo a população de São Paulo, cuja dimensão o sr. minimizou ao declarar que São Paulo detém o a menor índice de homicidios por habitantes em nosso país. Tendo me abalado com a sua minimização da barbárie, cometi o deslise de qualificar a sua postura como hipócrita, razão pela qual estou apresentando este pedido de desculpas. Gostaria que o sr. compreendesse a minha reação, considerando por exemplo, que tenho discutido seriamente

com a minha esposa sobre o fato de sairmos à noite, na cidade de São Paulo, onde moramos. Ela costuma sair com uma grande amiga para visitarem uma neta o que está provocando uma verdadeira crise em nosso casamento. Independente desta onda de atentados, a cidade de São Paulo já não era um lugar seguro para se sair à noite. Como o sr. sabe, depois de determinado horário o consumo de bebidas alcoólicas se intensifica, sendo esta uma das principais causas dos homicidios em São Paulo.

Ocorre também, ilustre Governador, que a maioria dos membros do IMLB tem se manifestado prioritariamente contra o PT e um de nossos membros reagiu com veemência em sua defesa, quando eu fiz a critica ao seu discurso. Como coordenador nacional desta entidade, eu tenho feito uma continua catequese junto a nossos associados e simpatizantes no sentido de conscientizá-los de que a nossa missão - duríssima por sinal - é combater a corrupção de todos os partidos e não apenas do PT, como gostariam os apoiadores do PSDB.

Na discussão que eu tive com o nosso associado a seu respeito, lembrei a ele que mais de 60 cpi's sugeridas por deputados estaduais foram arquivadas por sua iniciativa, ao que ele retrucou citando interesses pessoais que poderiam estar associadaos a estes pedidos de CPI's.

Diante do puxão de orelhas que eu recebi, tomei a seguinte atitude em relação ao sr.: considerá-lo uma pessoa que estaria disposta a nos ajudar a combater a corrupção que supostamente existiria nos órgãos de seu governo deixando de lado quaisquer criticas à sua conduta atual ou pregressa.

Porém, como profissional especializado em comunicação, gostaria de lhe fazer uma critica construtiva: a sua declaração minimizando a barbárie que está ocorrendo em São Paulo foi infeliz, tendo provocado uma reação muito negativa, como eu pude verificar hoje, por exemplo, junto a associados de um clube de classe média. Permita-me recomendar-lhe que convoque a imprensa para apresentar um plano de combate ao crime organizado que tranquilize a nossa população, admitindo que de fato trata-se de uma barbárie, mas que será enfrentada pelo governo com NOVAS PROVIDÊNCIAS, NOVAS ESTRATÉGIAS, etc. Não é recomendável para a sua imagem pública minimizar essa onda de crimes hediondos.

Agradeço antecipadamente por sua atenção e até a próxima carta do Instituto Mãos Limpas Brasil dirigida ao Governador de São Paulo.

Mtnos Calil. Psicanalista, é Presidente do Instituto Mãos Limpas Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Remérdio santo. Esquadrões de "limpesa" ultra secretos.

O PCC hjá está fazendo isso e com sucesso!