domingo, 11 de novembro de 2012

Vá se queixar ao bispo - 2

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Rui Nogueira

A Ciência morreu engolida pela ganância.

Escasseiam os benfeitores sob o embalo do “sucesso”, do se dar bem, embrulhados pela camisa de força da propaganda e sob o lema de que o dinheiro é a própria riqueza.

O doutor espremendo as horas de sono, tomando banhos frios para disfarçar o cansaço escreve o seu livro na mística de repassar os seus conhecimentos. Num Congresso científico acreditando que existe o espírito de discutir, criar contraditórios e formar opiniões conscientes, busca espaços para divulgar o seu pensar. Vai colocar um cartaz numa das paredes. Logo vem a advertência: não pode. A produtora do evento só permite divulgações da empresa que “comprou” aquele espaço.

Na reunião do grande auditório somente professor doutor vinculado à empresa que comprou o espaço pode falar e fazer a propaganda do produto. Não admitem que possam criar contraditórios. A capa é de evento científico mas a realidade é de bloqueio do senso crítico aos ditos dirigidos no evento.

Mas isto é um absurdo! Vá reclamar ao bispo! Como?

Os jovens estudantes ainda não dominados pelas distorções de opinião são induzidos a comparecer ao Congresso sem perceberem que ali estão destacados os “estudiosos” que têm conflitos de interesses. Sem informar, falam como portavozes dos interesses das grandes empresas. Vêm apresentar trabalhos ditos “científicos” para enriquecer os seus currículos e muitos reúnem meia dúzia de frases que ficarão expostas com outras dezenas de “banner” num grande salão. Em que isto vai melhorar o currículo do inocente jovem? Em realidade pagam a inscrição no congresso para serem doutrinados pelo sistema de consumo e permitirem abusivo lucro para os promotores do evento.

Reclamar, Como?

Rui Nogueira é Escritor. Autor de Resistir é Preciso – rui.sol@ambr.org.br

Nenhum comentário: