domingo, 23 de dezembro de 2012

Alto Comando do Exército reforça esquema de segurança a Joaquim Barbosa, após duas ameaças

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Exclusivo – O Alto Comando do Exército ratificou ontem que continuará sendo o principal responsável pela segurança pessoal do presidente do Supremo Tribunal Federal. A cúpula militar ainda determinou um reforço no esquema que protege Joaquim Barbosa, depois de detectar pelo menos duas ameaças, nas últimas 48 horas, ao ministro que relatou o processo do Mensalão. Além de escolta, Barbosa agora contará também com vigilância inteligente durante a noite.


A ordem oficial de reforço veio às 14h 52 minutos de sábado. O documento reservado foi providencialmente assinado pelo General José Elito, membro do Alto Comando do EB e ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Além das ameaças detectadas pela inteligência militar, o reforço foi justificado por um estranho fato burocrático ocorrido na sexta-feira.

Na hora em que Barbosa se preparava para encerrar o expediente no STF, veio uma suposta ordem do Ministério da Defesa para que o pessoal militar que fazia a segurança de Barbosa fosse substituído. A nova orientação seria que Barbosa, após o julgamento do Mensalão, voltaria a contar com a proteção de agentes do Judiciário ou da Polícia Federal. Acontece que os servidores da Agência Brasileira de Inteligência, a serviço do GSI e do EB, resolveram não cumprir a estranha ordem, já que não tinham recebido qualquer comunicado oficial sobre a troca.

 Joaquim Barbosa foi para sua residência oficial vigiado por duas diferentes equipes de escolta. Avesso à segurança pessoal, Barbosa reclamou do excesso de pessoal militar com o qual já estava habituado a conviver. Ontem, o conflito de atuação foi desfeito. O General Elito, pessoalmente, reafirmou que só o Alto Comando do Exército ficará responsável por ordens acerca do esquema especial de segurança a Joaquim Barbosa. O serviço continua a ser executado por agentes de inteligência e oficiais do EB.

O esquema funciona no Rio de Janeiro, neste final e começo de semana, onde Barbosa passa o Natal e responde pelo plantão de recesso do Supremo Tribunal Federal. No Ministério da Defesa, estranhamente, ninguém assume de onde veio a ordem para alterar a segurança de Barbosa. Nas entrelinhas, no meio militar, interpreta-se que foi dado mais um sutil recado do Alto Comando do Exército ao governo e, por extensão, ao Partido dos Trabalhadores – cujos dirigentes, publicamente, vêm hostilizando Barbosa e fazendo críticas ácidas ao Poder Judiciário.

Ao que se sabe até agora, a Presidente Dilma Rousseff apenas tomou conhecimento da pequena confusão, mas não teria interferido no conflito entre a EB-Defesa-GSI, mesmo sendo a comandante-em-chefe das Forças Armadas. Não chegou a se configurar uma “crise militar”. Mas a cúpula do EB reafirmou sua independência para tomar decisões que considere de interesse estratégico para a segurança nacional ou para o pleno funcionamento das instituições democráticas. Se os petistas souberem ler, este pingo de decisão dos Generais é uma letra maiúscula de que não se aceitará um desrespeito às regras institucionais e constitucionais.

O recado do EB foi direto: a petralhada deve parar de falar e fazer besteiras contra o frágil regime democrático no Brasil.

 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 23 de Dezembro de 2012.

16 comentários:

Anônimo disse...

NIÓBIO- É preciso divulgar

O metal mais precioso do planeta.
Brasil é detentor de 98% de toda a reserva, ficando com o Canadá apenas 2%.

http://www.youtube.com/v/YRuHMopKkfc?version=3&hl=pt_BR&rel=0

Anônimo disse...

Ainda bem que existe um Elito, porque se dependesse do Enzo, o ministro estaria por sua própria conta e risco.

Anônimo disse...

A PeTralhada só vai parar de falar e fazer besteiras contra o frágil regime democrático no Brasil quando começarem serem caçados e sumariamente abatidos seguindo a boa e velha cartilha soviética, sempre atual.

A PeTralhada nasceu para ser abatida até à terceira geração como faziam os bolcheviques. Aqui na PeTralhada, também se inclui o PC do B.

Essa suposta ordem do Ministério da Defesa para que o pessoal militar que fazia a segurança de Barbosa fosse substituído, foi dada oralmente por quem? Não se identificou? Nem o número o telefone pode ser rastreado? Ou veio por escrito? Então tem indicação do serviço que a enviou e o nome de quem a assinou!

Foi a louca? O canceroso? O espião cubano? O PT?

Anônimo disse...

Caro Jorge Serrão,
Estarei aqui em 2013. Desejo saúde e vida longa ao Alerta Total. Fico um pouco constrangido em lhe desejar Feliz Natal, porque isso lembra o vermelho, lembra os encarnados... Mas também imagino que você NÃO seja daqueles que querem porque querem acabar com o Papai Noel. Aliás, acredito que com o "aquecimento total", Ele deva estar cozinhando os ovos mundo afora.
FELIZ NATAL!
Abraço,
Gilberto Dal Pont

TEN ABDALLA disse...

A MAIOR IRONIA DO DESTINO DO GLORIOSO EXÉRCITO BRASILEIRO, SERIA OPÓS 40 ANOS DA CAMPANHA DO ARAGUAIA, VOLATAR AO ARAGUAIA, PRA DESALOJAR POÇEIROS COM MAIS DE 30 ANOS MORANDO NA GLEBA SUIÁ MISSU, VILAS, ESCOLAS, MAIS DE 5000 FAMÍLIAS,COMÉRCIOS, ARMAZENS,TUDO ISSO EM PROL DE ONGS INTERNÁCIONAIS, E DA FUNAI PETISTA, ISSO EM PROLO DE 180 INDIOS COMPRADOS PELO GOVERNO, PRA JUSTIFICAR ESSA BARBARIDADE.
MAIS A IRONIA, COISA DE LOUCO É VER NO ANO DE 2012, QUASE 13, O EXÉRCITO BRASILEIRO, CUMPRINDO ORDEM DOS COMUNISTAS E DETONANDO O POVO BRASILEIRO A COMEÇAR NO PRÓPRIO ARAGUAIA.
REALMENTE O COISA TA FEIA!

Anônimo disse...

Serrão, boa tarde,

Os passarinhos já estão cantando, né?

Este... templo, ou melhor dizendo, esta banca desprezível de negócios chamada de república, está pedindo para bater colunas, justo? Seria perefeito!

Demora?

Anônimo disse...

Os arapongas da ABIN, odeiam profundamente o general José Elito Siqueira.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,agentes-da-abin-dizem-que-superior-adota-pratica-da-ditadura-,962477,0.htm

Já agora, que estamos com a mão na massa, só mesmo no Brasil para se ter um processo de recrutamento de pessoal para a Inteligência unicamente baseado em concurso público ostensivo - ou seja, de imediato, têm-se aí dois problemas: o processo de seleção mede exclusivamente a capacidade intelectual do futuro agente, deixando de fora outros atributos necessários à referida atividade profissional e, de quebra, já torna de conhecimento público (nacional e estrangeiro) quem são os "espiões" brasileiros.

Em tempos, conheci um coronel da inteligência, que escolhia seus agentes se fossem esquizofrenicos. Não daqueles que são mesmo doidos. Tanto não. E eles eram os melhores no ramo da inteligência. Sem concursos, só por escolha. Outros eram escolhidos pelas suas aptidões inatas necessárias a determinada função do serviço de inteligência englobando aptidões para qualquer trabalho e missão.

Claro, na ABIN isso è impossível, são todos servidores publicos.

Claudio Fontes disse...

Infelizmente o nosso País, parece dominado por malignos que só tem um interesse: _O próprio.

Até quando sofreremos os danos causados pela troca de votos por bolsas.

Tomei a liberdade de publicar seu texto em meu blog na íntegra. Precisamos ajudar a divulgar este assunto.

Parabéns pelo excelente trabalho de investigação.

Anônimo disse...

Acredito na notícia, mas gostaria de saber a fonte para repassa-la adiante. Abraços.

Anônimo disse...

A GRANDE COMPETÊNCIA DAS FORÇAS ARMADAS IMPEDIU QUE ESSA CORJA DE VAGABUNDOS AMEAÇASSE A SEGURANÇA DE JOAQUIM BARBOSA. OS BANDIDOS ESTÃO NO PODER MAS ESTAMOS DE OLHO NELES!!!!

rodrineto disse...

"O recado do EB foi direto: a petralhada deve parar de falar e fazer besteiras contra o frágil regime democrático no Brasil."
Verdade objetiva? tenha paciência.Já começa com o termo "petralhada", o que me faz supor que esse Sr. Serrão, nada mais é do que um "Serra" grande, que revidando eu poderia chamar de Tucanalha.

costinha disse...

Excelência do que mais o povo deve saber e se proferi sabendo que ja nos altos visto provas visuais e audio no dia a dia destes acusado que são na totalidade verdade ? pergunto a vossa excelência se é cabível ou imputável ta cabal deste julgamento que não executa se quer a sua totalidade de força que foi feita pelo povo na pessoal dos nosso antepassado ! Veja os senhores que o caráter deste já foram visto por todo este povo basta agora ver que o que eles na verdade representa para o povo uma vergonha continua deste nosso pais ! E pergunto a vossa excelência se realmente serão eles pressos de verdade já que a nossa lei é branda de+++

costinha disse...

Excelência do que mais o povo deve saber e se proferi sabendo que ja nos altos visto provas visuais e audio no dia a dia destes acusado que são na totalidade verdade ? pergunto a vossa excelência se é cabível ou imputável ta cabal deste julgamento que não executa se quer a sua totalidade de força que foi feita pelo povo na pessoal dos nosso antepassado ! Veja os senhores que o caráter deste já foram visto por todo este povo basta agora ver que o que eles na verdade representa para o povo uma vergonha continua deste nosso pais ! E pergunto a vossa excelência se realmente serão eles pressos de verdade já que a nossa lei é branda de+++

Anônimo disse...


https://www.youtube.com/watch?v=RqohMBQfWvk

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=743359615693492&set=a.182708145091978.49238.100000583815888&type=1&theater

José Carlos disse...

JOSÉ NUNES:
SABEMOS QUE A MÁQUINA PUBLICA ESTÁ APARELHADA, E MUITAS COISAS ESTRANHAS VEM ACONTECENDO SEM QUE NADA É REPRESENTATIVA PARA O NOSSO EXÉRCITO TOMAR POSIÇÃO EM RELAÇÃO OS ACONTECIDOS E OS QUE ESTÃO PREVISTO ACONTECER, UM JOGO MUITO SUJO VEM SE DESENROLANDO RAPIDAMENTE COMEÇA COM LEIS ABSURDAS QUE ESTÃO TENTANDO APROVAR COM A PLC 122 Á DESCONSTRUÇÃO DA FAMÍLIA, O ENTÃO DIREITOS HUMANOS QUE FORAM ASSINADO PELO ENTÃO FHC E DEPOIS PELO LULA FORAM APROVADOS NESTE DIREITOS COISAS ABSURDAS, SE ISSO NÃO PODEMOS FALAR É PORQUE A BOCA DOS JORNALISTAS JÁ ESTÃO CALADAS E AMORDAÇADAS. ESPERO QUE O NOSSO BRASIL SUPERA ESTES PROBLEMAS QUE NÃO SÃO DIFÍCIL PARA RESOLVER.