sábado, 13 de abril de 2013

Dilma, lembre-se do seu “doutorado”


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Stephen Kanitz

Em vez de cuidar da administração deste país, Dilma está administrando a sua reeleição.
Segundo o Prof. Fernando Nogueira da Costa, Prof. da Dilma na Unicamp, “ela não entregou a sua tese de doutorado porque tinha coisas muito mais importantes para fazer“.
Que era fazer política estudantil.
Teve iniciativa para fazer um Doutorado mas não teve acabativa, determinação e persistência para terminar o que começou.
Lembra o PAC, que não sai do lugar.
Quando era para ser uma aluna, quando o compromisso que tinha com nós contribuintes do curso dela, era estudar com afinco e não ser distraída no meio do caminho pela política estudantil.
Hoje, nós contribuintes, estamos novamente pagando agora um salário de Presidente da República, e vemos que novamente a Presidenta tem “coisas muito mais importantes para fazer“.
Em vez de cuidar da administração deste país, Dilma está administrando a sua reeleição.
Por isto o país não cresce. Ela sabe que uma inflação de 6% é muito pior do crescimento pífio de 1%.
Como mostra Daniel Kahneman ( que terminou seu Doutorado) seres humanos odeiam perder 6% muitos mais do que deixar de ganhar 6% de crescimento.
Por isto Dilma prefere conter a inflação que empobrece a curto prazo, do que promover o crescimento que enriquece a futura geração, cumulativamente anos a fio.
Pior ainda é que esta inflação não é devido ao excesso de demanda, como argumentam muitos economistas, onde a solução é aumentar os juros.
Esta inflação aí é devida aos gargalos do PAC,  que gera uma inflação de custos não de demanda. 
Aumentar os juros só reduz o apetite para investimentos no mundo real, algo que a Ciência da Administração não cansa de alertar.
Vamos cuidar das coisas “mais importantes da vida“, que neste caso é voltar a se preocupar com Presidência deste mandato , e não a Presidência futura. 
Verdade que tudo isto é novamente culpa de FHC, que foi o primeiro a se preocupar com reeleição, mudando a Constituição, em vez de cuidar da crise que se avolumava.
Stephen Kanitz é Livre Pensador. Originalmente publicado em http://blog.kanitz.com.br/2013/04/dilma-lembre-se-do-seu-doutorado/ 

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse negócio de dizer que a reeleição é culpa de FHC, é uma GRANDE BOBAGEM. A reeleição no poder executivo, favoreceu 6.550 Prefeitos, 27 Governadores, dos mais variados partidos e apenas 1 Presidente da República. FHC sozinho teve poder para promover essa mudança? Se era tão ruim, uma vez no poder, porque os do contra, não reverteram o processo? O mesmo vale para a privatização das telecomunicações, o Plano Real, a lei de responsabilidade fiscal, o vale gaz, o bolsa escola, etc...