domingo, 12 de maio de 2013

A Arte de Mentir: mania ideocrática?



“Nossos inimigos dizem: mesmo que ainda se conheça a verdade, ela não pode mais ser divulgada. Mas nós a divulgaremos” (Bertold Brecht, in “Nossos Inimigos Dizem”)    

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão
serrao@alertatotal.net

Zona Sul do Rio de Janeiro: um malandro velho, bem vestido, com uma bombinha de asma, senta no chão para implorar uma ajudinha qualquer. O cara alega que precisa de pouco para viajar ao trabalho, em outra cidade, e os generosos passantes lhe dão dinheiro.

Puro golpe – que rende uma boa grana por dia. Esta é a manifestação pública da arte de mentir, muito comum nos grandes centros urbanos. Mentir virou um negócio no Brasil. Do simples mortal 171 ao mais picareta político empregado e bem remunerado, graças ao nosso voto.

Vide o Lula. Mandou soltar o factóide de que pode ser candidato a Presidente em 2014. E sempre deixa em aberto que, se não vier agora, vem em 2018. Pura mentira para assustar adversários e aliados pouco confiáveis – principalmente Eduardo Campos, que não deseja enfrentá-lo abertamente. Lula vem mesmo é candidato a senador por São Paulo. Em busca da impunidade parlamentar...

O conceito de Verdade torna-se vítima fácil da malandragem – política ou não. Verdade é a realidade universal permanente. “A Verdade é concreta” – no conceito do filósofo alemão Johann Wolfgang Goethe. Mais fácil é definir a Mentira: opinião, ação ou omissão contrárias à verdade.

No mundo, a maioria das mentiras resulta das ideologias (conjunto coletivo de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo). Ainda mais quando se manifestam as ideocracias – os modelos ideológicos aplicados na prática política para a conquista e manutenção do poder. É o império das ideias mentirosas ou fora do lugar.

A ideocracia cria uma “falsa consciência” sobre a realidade que visa a reforçar e perpetuar o controle, a dominação e manipulação. As “idéias fora do lugar” servem como mecanismos políticos de controle, dominação e manipulação das massas, através da padronização e simplificação do discurso retórico. Os políticos usam e abusam desta conversa fiada – matéria-prima da Engenharia Social.

Ciência originária de grandes centros de inteligência, como o famoso Instituto Tavistoc de Londres e seus congêneres, a Engenharia Social é o processo artificial e político-ideológico de construção psicossocial de regras padronizadas de conduta humana para a influência, manipulação e controle da sociedade.

A engenhosidade dos poderosos de plantão descobriu, cientificamente, qual o uso ideocrático da mercadoria informação (que tem valores de uso, troca e estima. A informação ideológica,  “formadora de opinião”, circula, globalmente, obedecendo a programas neurolinguísticos focados em enganar, manipular e influenciar as pessoas - principalmente com conceitos errados ou mentirosos.

Assim, a Engenharia Social prepara “a maioria”, psicologicamente, para adoção de comportamentos programados e padronizados, induzindo opiniões isentas de informação verdadeira e propensas a pouco ou nenhuma reflexão correta. O cenário fica perfeito para os mitomaníacos de plantão. Desde aqueles que se autoenganam até os que se tornam profissionais, militantes, da arte de mentir.

A Engenharia Social cumpre três objetivos fundamentais. Primeiro, acirra os confrontos e diferenças que não existem para impedir a livre unidade social. Segundo, gera temas polêmicos para desviar a atenção da opinião pública de questões políticas mais fundamentais. Terceiro, força ainda mais a modificação do senso comum, disseminando conceitos errados ou fora da tradição. O coletivismo sobrepondo-se ao individualismo é um deles.

Nossos políticos parecem PHDs em Engenharia Social. O pior é que a massa ignara anda fazendo escola com eles. A onda de cinismo pragmático atinge o Brasil como um tsunami escatológico. Tanta mentira, além de feder muito, representa a destruição dos valores de Ética, Justiça e Honestidade.

Apesar do fedor violento, a maioria prefere se autoenganar, fingindo que nem sente o cheiro bostejante. Poucos se habilitam a limpar a sujeira da corrupção. Pelo contrário, a maioria parece aderir a ela. Mesmo que pela via da covardia, da omissão ou da mais cômoda posição em uma suposta zona de conforto (que nada tem de confortável, de verdade).

Quem não reage rasteja! Quem aceita o jogo dos mitomaníacos e sociopatas no poder acabará vítima fácil deles. O Estado de Bosta vai se cristalizando. A hora do basta está passando...  

A Pátria Amada – mãe gentil que também merecia hoje uma homenagem – veste luto permanente, porque os filhos dela fogem da luta. Quem trai a mãe faz qualquer negócio... Até o dia em que a casa cai...



Recomendamos a leitura atenta do artigo-estudo produzido pelo médico Nelson Bruni, publicado no site Fique Alerta: Sociopatas no Poder

Releia, também, o artigo de Antônio Ribas Paiva: Os Parâmetros da Autoridade

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 12 de Maio de 2013.

13 comentários:

Anônimo disse...

esta é a era da mentira e da enganação.
estamos no fim do poço. e quem não entra no rítimo é excomungado.

Anônimo disse...

então essas oligarquias querem o povo cada vez mais ignorante pra torná-los escravos pagando altos juros para bancos através dos empréstimos? comprando muito carros com a tal da redução do ipi e etc? comprando, comprando e comprando?

Anônimo disse...


Prendam a Dilma terrorista - Jair Bolsonaro - Comissão da Verdade


http://horaciocb.blogspot.com.br/2013/05/prendam-dilma-terrorista-jair-bolsonaro.html

Anônimo disse...

A COMUNIDADE GAY, QUE ADORA DEFENDER A SEITA PETISTA E SEU PROJETO COMUNISTA, ESTÁ SENDO LUDIBRIADA. SÃO INOCENTES(?) ÚTEIS!

10/05/2013
CUBA EXIGE TESTE DE GRAVIDEZ E HIV PARA BOLSISTAS BRASILEIROS DE MEDICINA
O PT está convocando filiados interessados em bolsas na Escola Latino-Americana de Medicina em Cuba, que já formou 600 brasileiros. Mas o candidatos deparam com a exigência de exame de gravidez e HIV para a pré-seleção, contrariando a “expertise” médica da ilha comunista, que não quer gastar centavo com doentes, e confirmando a política de direitos humanos de Cuba, das piores do planeta, segundo a ONU. Empresas e escolas no Brasil não podem discriminar grávidas e portadores de HIV, exigindo exames prévios de candidatos. Os casos de discriminação no Brasil acabam nas barras dos tribunais, mas Cuba ficou conhecida no passado por PERSEGUIR HOMOSSEXUAIS.
http://www.claudiohumberto.com.br/principal/

Anônimo disse...

vejam as coisas graves que está acontecendo com nosso país.


PARAGUAI - Marinha atira contra PF em Apoio a Contrabandistas


Um problema diplomático com invasão de território, e o que mais grave: uma acusação séria contra a Marinha do Paraguai, que estaria entrando no Brasil e dando cobertura a contrabandistas de cigarros e outros gêneros. As denúncias vão mais além: homens da instituição militar paraguaia estariam também atirando contra policiais federais brasileiro, gerando um conflito armado que pode acabar em uma grande tragédia. A matança pode ser inevitável, caso não haja uma providência imediata.

A revelação foi feita pelo advogado Ricardo Monteiro, de Cuiabá, que estava participante de uma audiência na 3ª Vara Criminal do Tribunal Federal de Curitiba, no Paraná, quando duas testemunhas – um delegado da Polícia Federal e um agente, também da PF – foram bem claros ao denunciar a invasão de território que vem acontecendo há algum tempo, sem qualquer providência das autoridades brasileiras.

Os fatos ocorridos na divisa do Brasil com o Paraguai revela a despreocupação das autoridades com os aspectos que envolvem a fronteira brasileira com os países vizinhos. Em Mato Grosso, não há efetivos para atuação na fronteira – em que pese a existência da Polícia Federal e do Batalhão de Fronteira do Exército em Cáceres. Na região, o tráfico de drogas da Bolívia impera e dita as regras. Estudos mostram que 80% da droga que sai da Bolívia passa por Mato Grosso.

A audiência aconteceu no dia 19 de abril. Nela, o agente da PF, Pablo Sperandio Lopes Moralez, em depoimento ao juiz da 3ª Vara de Curitiba afirmou que policiais da Marinha do Paraguai vinham dando apoio e proteção constantemente aos contrabandistas na região de fronteira de Guiará, entre o Brasil e o Paraguai, gerando um conflito, inclusive armado.


"Invasão de território e tiros dentro de outro País é coisa séria e grave"

Ricardo Monteiro, advogado

Logo em seguida, na mesma audiência sobre um processo aberto pela Justiça Federal para investigar e apurar quatro policiais federais acusados de formação de quadrilha, ocultação de origens ilícitas de valores e descaminho (contrabando), a segunda testemunha, o delegado da Polícia Federal Rodrigo Rodrigues de Freitas, confirmou o que o agente Pablo já havia denunciado.

O delegado Rodrigo foi bem claro em seu depoimento como testemunha. “A Marinha do Paraguai dá cobertura e apoio a contrabandistas, chegando a invadir o território brasileiro, até 200 metros das margens do Rio Guairá, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, em território brasileiro. E o que é mais grave: atiram contra os policiais federais brasileiros que combatem o crime organizado, financiado por contrabandistas internacionais”.

Atento às denúncias do delegado e do agente da Polícia Federal e de outras autoridades que estavam na audiência, o advogado brasileiro se levantou e falou sobre a gravidade das revelações. E fez uma representação, imediatamente, com o aval do juiz da 3ª Vara, para apuração das denúncias, com cópias para o Ministério das Relações Exteriores, para a Justiça Federal e para Procuradoria-Geral da República.

“Não dá para deixar passar uma coisa dessas. Foram denúncias sérias e graves feitas por dois homens que integram uma das instituições mais respeitadas deste País e do mundo. Invasão de território e tiros dentro de outro País é coisa séria e grave, que pode gerar um conflito diplomático sem precedentes caso as denúncias não sejam investigadas”, alertou o advogado Ricardo Monteiro.


Fonte: http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/10819/PARAGUAI---Marinha-atira-contra-PF-em-Apoio-a-Contrabandistas

Anônimo disse...

Dia das Mães para quem as teve è uma coisa. Outra, bem diferente è essa figura escrota e putativa ser colocada neste no seu post, pela simples razão que esse fdp não foi parido, mas sim cagado!

Ele è o melhor reprrsentante da merda brasileira, aquela merda que já nasceu um merdas e pela vida inteira só vai fazendo merda com tudo em que toca.

Paulo disse...

Vejam no movimento ordem vigília blc o video: "Dilma e Franklin Martins confessam seus crimes" e o Bolsonaro discursa enquanto isso!

Anônimo disse...

Tânia SP
Serrão, vc disse bem! A hora do basta está passando.... O povo precisa levantar a bunda do sofá e ir p/ as RUAS, qdo tem alguma manifestação na Av.Paulista ninguém vai (posso falar pois já estive lá), parece q ta td uma maravilha, não adianta ficar só no teclado se indignando.
O Povo ainda não sabe o poder que tem, é uma pena!
Ah! eu duvido q Lula saia a senador, pois o plano A é o Padilha e se ele não evoluir o plano B é Lula p/ governador, anote ai.
Com estas URNAS FRAUDADAS eles vencem em qualquer lugar, pois o TSE e nem OPOSIÇÃO querem saber de investigar, temos é que dizer NÃO as urnas eletrônicas, pois este partido do crime organizado, já envia as urnas prontinhas e nós vamos lá digitar feito otários.

BRAGA disse...

Caro Serrão. Por falar em escatologia e afins, não preciso ir longe. Onde moro, o meu prédio é um exemplo do que acontece no Brasil. O "síndico" (um cagalhão metido e se achando), não está nem aí para os outros moradores. Só eu que tomo atitudes, porém, procura induzir os outros cagalhões escrotos a não me dar apoio. Aqui virou zona e, o prédio em franca decadência e "obras" de maquiagem que demoram meses sem nenhum profissional (i)responsável, pois nada é comunicado. Dois anos sem A.G.O. Retrato em miniatura dessa pindorama espalha-merda.
Tania SP, sou um cidadão com quase 72 anos, mas ainda "encaro".
Teclo e vou a luta (não armada, pois não sou da laia desses filhos da puta que desgovernam o brasil!
TÁ TUDO DOMINADO! O povo, ou melhor, a massa ignara e desgovernada, não tá nem aí!
Dá feriadão de 2 em 2 meses, cerveja, carnaval, futebol e putaria, maravilha.

Anônimo disse...

"Odebrecht construiu o Maracanã para ela mesma com dinheiro público?

A obra do Maracanã, tocada inicialmente pelo consórcio formado pela Andrade Gutierrez, Odebrecht e Delta, a um custo de R$ 600 milhões, já está orçado em R$ 1 bilhão e 120 milhões. Não devemos esquecer que estas empresas ganharam a concorrência porque apresentaram o melhor preço. O melhor preço já aumentou 87%. E tende a aumentar ainda mais. Segundo o governador do Rio, Sérgio Cabral(PMDB), tudo isso deveu-se " a uma série de variáveis não esperadas", como se isso fosse problema dos cofres públicos e não das construtoras que apresentaram um preço vil para vencer a concorrência, certos dos polpudos aditividos que impõem no decorrer da obra.

(...)"

http://lilicarabinabr.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html

Anônimo disse...

"Renata Giraldi — Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, estão acertando como será a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes.

Os detalhes estão em negociação. Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, anunciaram hoje (6) a parceria.

Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto – se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país, daí a articulação com Cuba.

“Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos valor estratégico”, disse ele.

As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foi iniciada pela presidenta Dilma Rousseff, em janeiro de 2012, quando visitou Havana, a capital cubana. Ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS).

(...)"

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2013/05/saiba-como-sera-o-satelite-do-tarso.html

Anônimo disse...

"BOLIVARIANISMO EM ANDAMENTO: Não faltava mais nada — o governo quer trazer 6 mil médicos cubanos para o Brasil.

PERGUNTO: por que SÓ cubanos? Há médicos precisando de emprego na Espanha, em Portugal…

Pergunto: por que médicos de CUBA? Ou, melhor: por que SÓ médicos de Cuba???

A Europa vive uma crise brutal. Há médicos querendo emigrar em vários países, inclusive na Espanha, país muitíssimo mais adiantado do que Cuba, ou em Portugal, para não mencionar outros de idiomas mais distantes do português.

Estarei paranoico se julgar que Cuba tem outros interesses — interesses políticos, ideológicos, doutrinários, estratégicos — ao enviar esse exército de profissionais para cá? Todos devidamente educados sob a feroz ditadura dos irmãos Castro?

Vejam o que aconteceu na Venezuela. Perguntem para conhecidos de lá, ou para amigos que lá estiveram. Pesquisem em fontes imparciais e constatem o papel doutrinador que muitos desses médicos exerceram — em favor do chavismo e do maluco "socialismo do século XXI" — justamente nas comunidades mais carentes e com menos nível de informação.

(...)"

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/bolivarianismo-em-andamento-nao-faltava-mais-nada-o-governo-quer-trazer-6-mil-medicos-cubanos-para-o-brasil-pergunto-por-que-so-cubanos-ha-medicos-precisando-de-emprego-na-espanha-em-portugal/

Anônimo disse...

o povo trabalhador e ordeiro do Brasil insiste, queremos um presidente militar. queremos sim. exigimos respeito! vi umas fotos de uma comemoração cívica deles e senti saudade, muitas saudades...