quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pesquisa popular urgente

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Haroldo P. Barboza

Provavelmente a proposta do governo federal por uma “assembléia constituinte” é um artifício para embromar a galera durante o período (que eles sonham) necessário para esfriar os ânimos dos indignados.

As milhares de mudanças necessárias para transformar esta pátria num país sério, podem ser reguladas pelo aprimoramento das Leis já existentes (basta cumpri-las) e pela criação de meia dúzia de outras.

Um plebiscito ainda cabe, desde que a pauta (perguntas) seja elaborada por NÓS! Tal evento não deve ter menos de 5 perguntas (torna-o caro) nem mais de 12 (torna-o cansativo).

Deve ser elaborado por meia dúzia de entidades civis (Bombeiros+CNNN+OAB+UNE+Sindicato de Professores+Sindicato de Médicos+etc) após coleta preliminar (15 dias) num site tipo:

WWW.coletaplebi2013.com.br (a ser criado) contendo 15 ou 20 questões de interesse comum. Cada votante fornece apenas seu título eleitoral (ou CPF).

As 12 mais votadas são encaminhadas (1 semana) ao Governo Federal para elaboração do plebiscito oficial a ser realizado em 45/60 dias. Bastando um “X” na opção desejada.

Minha colaboração para a coleta preliminar segue abaixo (sem ordem definida).

1)      Corrupção (passando a crime hediondo) deve prever devolução dos valores aos cofres. Os condenados devem ter pena mínima de ... 10 (   )   15 (   )   20 (   ) anos.

2)      Devem cumprir pena em prisão tipo ...  especial (    )   popular (   ).

3)      Os orçamentos anuais da Educação, Saúde, Agricultura, Transporte, etc devem aumentar em ... 10% (   )   20% (   )  30% (   )

4)      Os orçamentos anuais destinados a todas esferas do poder devem ser reduzidos em pelo menos ...   10% (   )   20% (  )   30% (   )

5)      O número de ministérios deve ser reduzido para ... 15 (   )   20 (   )   25 (   )

6)      Um indivíduo deve ser impedido de concorrer a cargo público após ter prestado serviços nesta área após ...   8 (   )   12 (   )   16 (   ) anos.

7)      A aposentadoria deste indivíduo não deve ser eterna. Conceder uma ajuda de custo igual ao seu último salário por um período de ... 3 (   )   6 (   )   9 (    ) meses.

8)      Os aumentos salariais de todas as esferas políticas devem ficar atrelados ao aumento anual do salário do trabalhador mais humilde. Aqueles valores devem ser no máximo, ...   1% (   )   3% (   )   5% (   ) menor que o reajuste do SM.

9)      Em caso de viagens, o chefe da comitiva (qualquer esfera) só poderá ser acompanhado no máximo por ... 3 (   )   5 (  )   8 (   ) assessores. E não mais do que 6 seguranças para o chefe da comitiva.

10)  A quantidade de partidos políticos deverá ser no máximo ... 2 (   )   3 (   )   4 (   )
Compete agora a quem teve paciência em ler até aqui, acrescentar mais uma dezena de questões (e até melhorar as minhas). A seguir, encaminhar sua lista (em até 10 dias) para as entidades em que ainda acredita.

Mãos (dedos) à obra. Não podemos perder tempo para que os pilantras montem estratégias para esvaziar nosso entusiasmo.

Será que estes “vândalos” não são incentivados por alguns que já estão enxergando a perda de suas mordomias?


Haroldo P. Barboza é Professor e Escritor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Serrão precisa acrescentar nesta lista acabar com foro previlegiado pra políticos além tb do voto secreto dos mesmos
Obrigado um gde abraço

Anônimo disse...

Pois é Chacra, tô aqui sempre, e é bom, vez por outra, sabê-lo nas matemáticas da vida, a instruir ou intuir. Ivo

Anônimo disse...

Pois eu sugiro que quem recebe bolsa família seja obrigado a entregar o título eleitoral para a justiça. Deixou de receber o benefício entrega o cartão e recebe o título de volta. Quem depende do povo que trabalha e produz não pode saber o que é melhor para o seu provedor. Simples assim.