quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A difícil reeleição de Dilma


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Hélio Duque

O servilismo rafeiro de alguns institutos de pesquisa e setores dos autoproclamados formadores de opinião asseguram que Dilma Rousseff será reeleita. Os marqueteiros estipendiados, pelos milhões de reais, não ficam atrás. O marqueteiro-mor João Santana já definiu os dois candidatos oposicionistas como integrantes de um picadeiro de anões. Traduzindo em linguagem direta: Aécio Neves e Eduardo Campos seriam figuras liliputianas na vida política brasileira. Na área oficial, enquanto o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho adverte que o “bicho vai pegar”, a candidata Rousseff em 4/3/2013, confessava: “Nós podemos fazer o diabo quando é a hora da eleição.”

Ante essa realidade, recorreremos à “restrição mental” de Santo Agostinho: “Consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar. É a ofensa mais direta à verdade.” Outro gigante do pensamento cristão Santo Tomaz de Aquino, complementa: “A mentira é a palavra ou sinal por que se dá a entender alguma coisa diferente daquilo que se pensa e com a intenção de enganar.” As eleições gerais desse ano vão comprovar que a mistificação, arrogância e incompetência na administração dos negócios públicos brasileiros podem ter os dias contados.

O atual governo brasileiro atingiu o limite máximo da irresponsabilidade, onde o desprezo pela opinião pública e a falta de compromisso com idéias inovadoras é marca registrada. A administração pública,  em todos os níveis, caminha para uma situação de quase pré-falência. Busca apenas o poder e a sua manutenção seria a consagração de um governo sem rumo e comprometido com a mediocridade refugadora de desafios.

Vamos lá: rompimento dos princípios da ética e da moralidade; insegurança jurídica; declínio das atividades industriais; exportação de empregos para China e Índia; criação de ministérios de utilidade duvidosa em número recorde na história brasileira; endividamento público recorde; inflação ascendente e alta de preços com regularidade empobrecendo a classe média; falência do ensino e da assistência pública à saúde são fatos normais e ignorados pelos detentores do poder.

A oposição brasileira, na expressão das candidaturas postas, não pode tergiversar no enfrentamento desse descalabro de incompetência reinante. Precisa falar com incisividade em sintonia com o clamor popular que hoje vive situação de orfandade. Os idos de junho de 2013 comprovaram essa verdade. Demonstrar que falta ao Brasil um projeto de país que redefina o futuro que urgencia ser planejado com competência.  Remodelando a estrutura e a infraestrutura do Estado.

Nos últimos anos nenhuma obra de grande importância na infraestrutura foi concluída. Os portos e rodovias estão, em sua maioria, em situação de calamidade. Os hospitais e escolas públicas vivem penoso ciclo de desintegração. Na agricultura obtemos a cada ano safras recordes, mas os caminhoneiros que transportam essa riqueza para os portos esperam dias para descarregar. Agravado com a falta de estrutura de armazenamento.

E mais: das obras festejadas pelo marketing, a transposição do rio São Francisco é um engodo, afetando a vida de milhões de nordestinos. A ferrovia Norte Sul, se aproximando dos 30 anos, está longe de ser realidade. Tudo isso comprova que os brasileiros, em termos de gestão pública, convivem com um ciclo de “incompetência vitoriosa”, pela manipulação da verdade, propaganda massacrante e marqueteiros sendo os grandes agentes do “planejamento nacional.”

Por tudo isso e muito mais, dificilmente Dilma Rousseff será reeleita. Nas três últimas eleições presidenciais, a oposição no segundo turno, teve a variável de 40 a 45% dos votos. A região nordestina marchava quase unida com a candidatura do PT. Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, garantiam votação entre 70 a 80%. Agora o quadro mudou. Em Pernambuco, a candidatura de Eduardo Campos quebrou essa unanimidade.

E até o Rio de Janeiro, onde em 2002, 2006 e 2010, o voto em mais de dois terços era dos candidatos petistas (Lula e Dilma), a situação está mudando. Em outros Estados o cenário que vem se desenvolvendo na chamada base aliada com rupturas, destacadamente  no PMDB, não oferece situação de tranquilidade para o governo. O instinto de sobrevivência das elites políticas e empresariais brasileiras é como girassol, vivem cultivando o sol. E o que nasce é mais poderoso do que aquele que se recolhe no fim do dia.   


Hélio Duque é doutor em Ciências, área econômica, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi Deputado Federal (1978-1991). É autor de vários livros sobre a economia brasileira.

13 comentários:

Anônimo disse...

O PT de dilma e Lula, liquidaram com o que restava de uma verdadeira nação.

Faliram o pais moral e institucionalmente.

Nada mais se sustenta nas instituições- a roubalheira está escancarada sem medo de ser feliz ou ser pego pela policia.
As FFAA, caladas e omissas decepcionaram o povo brasileiro que neles depositava esperanças.
Nada mais resta.

É cada um por si na defesa de sua casa e sua família.

Se acham que está ruím, esperem só pra ver o que virá pela frente.
Lei de Talião vai comandar o espetáculo.

celso sanches disse...

Creio que o sr. esqueceu de incluir as condições precárias das ferrovias e aeroportos. Também ficou no papel da mesa da presidenta a promessa do trem bala em funcionamento para a copa. Talvez ela faça um depois das eleições em Cuba.

Curt disse...

sabendo o que se lhes aguarda, o lula não perde tempo. êle já está ensaiando a candidatura dele a presidente e com Campos como vice. A oposição, como de praxe, dormindo no ponto. Por favor gente - não desprezem a força do lula. Este é um país de ignorantes e com esta perspectiva o lula conta. Não vale a posição caslamitosda do Brasil - o negócio é eleger lula e continuar
a descida do canavial. Eleger lula - significa manter a petralhada nos seus cargos - não interessando a sua incompetência. A eleição de lula vai encurtar o prazzo para o debacle final.0 país que já está uma m. vai piorar.

Curt disse...

Diante desxt quadro nwefasto e com a possibilidasdce de lula vier a ser candidato no lugar de Dilma, só posso recomendar a volta dos militares. Sim - a volta dos militates - antes afundem o Brasil de vez. Falta pouco.

Anônimo disse...

CLEONICE I FERREIRA DISSE:SR,HÉLIO DUQUE NÃO ENTENDO DE POLÍTICA MAS ENTENDO DE POVO.OS DISCURSOS E PROMESSAS DOS POLÍTICOS NÃO INTERESSA AO POVO BRASILEIRO.O POVO TÊM EXCELENTE MEMÓRIA,SABEM MUITO BEM QUEM SÃO OS CULPADOS POR TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO. UM PROVÉRBIO JAPONÊS DIZ COM SABEDORIA "SE VOCÊ CONHECE O INIMIGO E CONHECE A SE MESMO,NÃO PRESISA TEMER O RESULTADO DE CEM BATALHAS, SE VOCÊ SE CONHECE MAS NÃO CONHECE O INIMIGO,PARA CADA VITORIA GANHA SOFRERÁ TAMBÉM UMA DERROTA.SE VOCÊ NÃO CONHECE NEM O INIMIGO NEM A SE MESMO, PERDERÁ TODA A..." O MUNDO MUITO EM BREVE OUVIRÁ UM REQUIÉM PARA OS QUE VEM INFERNIZANDO O MUNDO.OLHA O MUNDO E VEJA COMO A NOITE ESTÁ ADIANTADA E O DIA COMEÇA A RAIAR.UM PROVÉRBIO ARABE "QUEM OCUPA O PODER TEM METADE DAS PESSOAS CONTRA SE...ISTO, SE ELE FOR JUSTO." NEM JESUS DE NAZARÉ TEVE MAIS DA METADE DO POVO, DE ONDE ESSA PORCENTAGEM DE APROVAÇÃO DE POLÍTICOS??? QUE DEUS ILUMINEM A TODOS.

Anônimo disse...

Temos que ficar atentos ao STF que mantem vários indivíduos coniventes com o partido dos trambiqueiros e porisso são frontalmente contra a substituição das maquininhas omissas que atribuem votos a quem não tem. Lembrem o caso do painel do senado. Vamos ficar atentos também ao Próximo Presidente do Supremo. Lewandovisk que foi indicado para o supremo pela primeira dama e suas relações promiscuas com o pt. Quando próprio assumir tendo como ajudentes 4 ou 5 ministros que também mantem relações promiscuas com os petralhas muitos mensaleiros vao achar a chave da porta de saída. Nossas forças militares estão todas sucateadas estão contando balas. As forças militares com esses políticos petralhas e seus barrigas de aluguel foram transformados em assassinos e os petralhas em heróis. Cuidado também com a mídia das tvs abertas que para receber a gorjeta se calam mesmo sabendo que muitos brasileiros crianças e velhos estão morrendo nas portas e hospitais, mesmo sabendo que todos os aposentados estão sendo sacaneados. Mesmo sabendo que as forças armadas nos tiraram do esgoto e que estão sendo sacaneadas pelos revanchistas de merda, mesmo sabendo que alguns jornaleiros ou jornalistas se assim quiser estão morrendo por casa dos petistas arruaceiros. Se são tao bons porque não passam a limpo o partido porque querem continuar com a ladainha de que o julgamento da 470 foi politico? politico uma mer.....da porque esses arruaceiros de mer.......da muitos deles no congresso outros no senado e principalmente 3 da casa civil, ze petralha, palocci e Berzoini que deveriam estar protegendo o pais estavam prevaricando para enriquecer a si próprios, ao partido dos trambiqueiros e a querer de perpetuar no poder. Genuino o politico trambiqueiro e ladrão que assinava sem ler todas as merdas que lhe colocavam nas mãos. Julgamento politico, em vez de defender a bandeira verde amarela que foi para isso que se tornaram policos, defender somente os sulamericanos cocaleiros de merda colocando dinheiro la que foi roubado do Brasil sem perguntar que quem paga a conta estava de acordo com essa politica de merda. Viva o Brasil. Esses filhos de uma boa senhora que nos assombraram nos anos sessenta voltaram ao poder não para fazer mea culpa, não para mostrar bons serviços a pátria mas sim para sacanear as forças armadas e para sacanear o povo brasileiro. Julgamento políticos seus prevaricadores de merda. Depois da copa que so os ricos e turistas vao poder ver e o povo brasileiro vai poder ver nos telões por causa do preco dos ingressos o povo vai ver o preco do que terá que pagar pelas obras super faturados dos elefantes brancos. E todos os processos contra o pt arquivados dentro do supremo eleitoral com a conivência dos ministros petralhas.

Ivano Horácio disse...

Concordo plenamente com o articulista. O PT vai perder o poder federal, pois senão vejamos a Dilma está mal avaliada nos estados do Rio de Janeiro, São paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e Brasília.De tal forma torna-se extremamente difícil sua reeleição , salvo se houver fraude nas inconfiáveis urnas eletrônicas que como jabuticaba, só tem no Brasil. Tenho a curiosidade de saber a avaliação dela nos estados do sul e da Bahia.Essa quadro caótico que o Brasil está vivenciando tenho uma grande culpa nisso tudo porque acreditando no admirável mundo novo que o PT apresentava, acreditei, e votei neles várias vezes e hoje estou arrependido. Nunca mais votarei em candidatos da dita esquerda, PT e congeneres, PMDB, nem em candidatos que já tenham pertencidos aos mesmos.

Ivano Horácio disse...

Concordo plenamente com o articulista. O PT vai perder o poder federal, pois senão vejamos a Dilma está mal avaliada nos estados do Rio de Janeiro, São paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e Brasília.De tal forma torna-se extremamente difícil sua reeleição , salvo se houver fraude nas inconfiáveis urnas eletrônicas que como jabuticaba, só tem no Brasil. Tenho a curiosidade de saber a avaliação dela nos estados do sul e da Bahia.Essa quadro caótico que o Brasil está vivenciando tenho uma grande culpa nisso tudo porque acreditando no admirável mundo novo que o PT apresentava, acreditei, e votei neles várias vezes e hoje estou arrependido. Nunca mais votarei em candidatos da dita esquerda, PT e congeneres, PMDB, nem em candidatos que já tenham pertencidos aos mesmos.

Anônimo disse...

Queria muuuuito acreditar no articulista, mas o assistencialismo me impede. O sr. não acha uma ferramenta poderosa pró dilma o festival de bolsas?? O continuismo pelo dinheiro fácil?

Anônimo disse...

A visão do articulista é excessivamente otimista quanto à não reeleição da Dilma. Gostaria que realmente o PT fosse apeado do poder, com toda a sinceridade. Mas o que dizer dos 50 milhões que recebem bolsa família e pensam que somente o PT poderá lhes garantir essa esmola? E as urnas eletrônicas altamente manipuláveis?

Luiz Oliveira

Anônimo disse...

O Lula nunca deixou de desgovernar,o desgoverno da presideeennta Dilma, agora presidenta peça pra sua deusa mulher lhe ajudar nessa em 2014 que esta perdida.

Anônimo disse...

Que tristeza ver toda essa colundria, e o STF,
O que mais pretende esse povo do poder, mais dinheiro? mais poder?...
e nossas crianças e idosos sem saúde e educação, o que será de nosso futuro sem perspectiva.
Ate os poucos esclarecidos já sabem que esta tudo muito ruim.
conhecemos todos os problemas, e a receita é simples, se deixarem de roubar o dinheiro vai ser suficiente para executar todos os projeto emergenciais e os de planejamento de médio e longo prazo. O básico já sabemos de cor, é preciso que parem de roubar ou a sociedade começará a agir de forma mais planejada e organizada, e ai talvez eles terão que se exilarem por um motivo mais justo.
Salve Joaquim Barbosa, e vergonha STF.

Anônimo disse...

Dilma e corja tem que cair fora, tudo bem que nosso país nunca foi foi governado como imaginávamos, porém agora com esses bando de corruptos do PT (Partido do Trapaceiros), fora pelo amor de Deus não aguentamos mais essa vergonha e tudo termina em pizza para eles. Lula você não quer ler o que o Fernando Henrique escreve; 1º porque você não sabe ler, 2º você nunca foi um trabalhador de verdade, você foi um cachaceiro, 3º cortou seu mindinho porque não tinha nenhuma serventia, 4º entrou no governo com a ajuda desse dando de safados e vagabundos, porque roubam e matam inocentes trabalhadores e estudantes, porque tem salários para bandidos com sua aprovação, maior que os trabalhadores honestos. Só votam no PT, quem recebe bolsas e mais vales não sei das quantas, e nós pagamos o pato por isso.....somente aqueles que não quer trabalhar, votaram, votam e apoiam essa corja. Redução de impostos pelo amorrrrrrr, um salário mínimo dígno pelo amorrrrrrrrr, pois é vergonhoso,, vamos pagar 19% de aumento em energia elétrica... pós copa uma lástima, sem contar com mortes e prejuízos, e Dilma diz....foi uma ótima copa, as custas dos brasileiros hospitaleiros e carinhosos com os visitantes, porque sua cara ao enregar a taça foi de doer, já não é bonita mesmo...ficou muitooooo pior. coisa feia Dilma. Fora PT, fora Dilma e corja de Lula...chegaaaaa, é vergonhoso nosso país ser governado por esses bando de corruptos sem carater....