domingo, 28 de dezembro de 2014

A Elite Moral tem de se mexer na rede


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O Brasil precisa urgente de reforma política, segurança jurídica e desenvolvimento econômico consistente. Se não houver um combate efetivo à corrupção sistêmica, com punições de verdade em multas e prisões aos condenados culpados, o País fica inviável na competição com o resto do mundo. Os EUA e a Europa precisam de um Brasil que funcione direito, para o equilíbrio geopolítico global.

Eis o consenso neste final ano que mal termina, enquanto o outro começa política e economicamente muito estranho, principalmente aqui, mas também em outras partes do planeta, especialmente as que se condenam ao subdesenvolvimento. O perigo de nada dar certo, e das mudanças urgentes não acontecerem, é a inércia do brasileiro. Se continuar esperando a coisa cair do céu, vai tomar chuva ou raio na cabeça. O momento é de atitude individual focada na melhoria de um País que tem todas as condições para dar certo, se tiver vontade política.

O PTitanic já bateu no iceberg. O problema é quem afunda: o Brasil e os brasileiros. A nazicomunopetralhada tem o poder da merda. Flutua na água podre, até a hora de entrar em efetiva decomposição. O desgaste deles nunca foi tão enorme e nunca antes visto na história. O detergente, no entanto, ainda não opera na velocidade necessária para a limpeza. Vide os ilustres mensaleiros - soltinhos da silva em suas cínicas prisões domiciliares, tirando onda com a cara dos hotários onestos. Será que o Petrolão, quando chegar aos mafiosos políticos, repetirá a impunidade mensaleira?

Esse, com certeza, não é o desejo da maioria esmagadora dos brasileiros e brasileiras. Nem aqueles que reelegeram a Dilma (no voto comprado com as bolsas governamentais ou pela fraude eleitoral possível em um sistema de votação inauditável publicamente) desejam que o Brasil continue o País da roubalheira e da impunidade. O que todos querem é um País que funcione. Até os sem noção querem ganhar dinheiro, consumir e viver bem, se possível, honestamente. A roubalheira sistêmica e a violência por ela financiada são oriundas da ganância dos políticos desqualificados que formam as organizações criminosas - que misturam maus servidores públicos, empresários pragmáticos e bandidos de toda espécie. A maioria não aguenta mais tanta safadeza.

No combate à corrupção sistêmica, quem precisa levar a primeira chamada é uma instituição chamada Ministério Público. Os promotores e procuradores têm a função de zelar pelos interesses da sociedade. Não podem se omitir em questões fundamentais. Não podem errar na elaboração dos inquéritos que fundamentam denúncias a serem julgadas pelos magistrados. Não têm o direito de agir com rigor seletivo, alvejando alguns "inimigos" ocasionais e poupando quem convém ao jogo dos podres poderes. Esta mesma chamada de atenção vale para as autoridades policiais - tanto as que fazem a polícia judiciária quanto as que atuam na ação militar ostensiva de enxugar o gelo da criminalidade mais visível e sentida, na violência do cotidiano.

A chamada seguinte vai para o Judiciário. O modelo brasileiro tem de ser reformulado urgentemente. Justiça se faz na primeira instância, com o rigor legal e na velocidade correta. A quantidade absurda de leis (muitas que conflitam entre si e não são cumpridas) junto com a libertinagem processual (que permite recursos infindáveis) inviabilizam a Justiça. Judiciário que não funciona Direito é igual a relógio que atrasa. Ambos não adiantam. Por isso, é bem vinda a criação da Associação dos Juízes Anticorrupção. A entidade se compromete estudar mecanismos e trabalhar para aperfeiçoar a prática do judiciário, tornando-o mais eficiente, efetivo e eficaz.

O Brasil precisa urgente de um aprimoramento institucional. As instituições hoje estão claramente falidas. Não funcionam corretamente. Por ineficiência gerencial, por falha estrutural ou porque foram corrompidas. Sem segurança do Direito e instituições que funcionem de verdade, com base no interesse público, continuaremos no subdesenvolvimento social, educacional, cultural, político e econômico. Uma intervenção constitucional é um tema que merece ser levado a sério como nunca antes na história deste País. O modelo de governo "participativo" faliu. Já era! Os desgovernos nazicomunopetralhas, com a colaboração ou omissão dos primos tucanos sociais democratas, inviabilizaram a Nação.

O Brasil precisa avançar para a Era do Governo Interativo. Ainda não há clareza sobre o que seja tal conceito. A única coisa concreta como a verdade é que a nova realidade humana exige que funcionemos em rede - que pode ser definida como o fluxo interativo de convivência social. a Marina Silva foi muito esperta. Percebeu o fenômeno e já chamou o partido que deseja fundar de "Rede". A rede real pode não ser o esquema proposto por ela. A verdadeira rede depende da capacidade de interação das pessoas. Esta é a Política que interessa...

A centralização excessiva ou a descentralização desleixada, sem controle, esculhambaram o País. Somos uma Nação partida ao meio. Nossa federação é de mentira. Tudo parece cartelizado, em um regime Capimunista envergonhado. Não quer ser Capitalista e nem consegue ser Comunista/Socialista, apesar da abundante demagogia política. Não há mais espaço para falsos líderes, como Lula da Silva ou congêneres. Salvadores da Pátria não existem. A interação das pessoas, formando uma rede pelo bem comum, é que pode salvar o País. O resto é demagogia.

A salvação urgente depende de um sistema político de gestão distribuído entre pessoas responsáveis, interativo, transparente nas informações públicas, claro nas regras e leis a serem obedecidas, com Ética. Os brasileiros são criativos. Mas a criatividade precisa ser colocada a favor do interesse público, e não dos espertalhões corruptos. Isto não é uma utopia. É uma necessidade urgente. Ou agimos assim, ou o barco vai afundar vergonhosamente.  

É hora de aprimorar as instituições, investir na interação da convivência social e promover uma intervenção constitucional verdadeiramente democrática. A Elite Moral do Brasil tem de se mexer depressa. Do contrário, vai parar na Zelite (o vaso sanitário). Se não agirmos democraticamente, a tradicional obscuridade política produzirá, em breve, mais um daqueles golpes que só mergulham o País nas trevas do atraso civilizatório.

Dá ou desce de novo?


Sem defesa

Do historiador Carlos I. S. Azambuja, em cartinha a O Globo, lembrando o passado recente do futuro ministro da Defesa - um dos nomes indefensáveis do ministério perdido de Dilma Rousseff:

"No Globo de hoje, 27/12/2014, o jornalista Jorge Bastos Moreno, em sua coluna, nos contou uma piada: que o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, nomeado para o cargo de Ministro da Defesa, "está mais do que apto para a função, pois estudou 7 anos no Colégio Militar, do Rio". Não sei se quando disse isso estava sóbrio... Quero recordar ao jornalista que Jaques Wagner, quando governador, inaugurou uma escola, na Bahia, com o nome do terrorista Carlos Marighela, a quem chamou de "grande patriota que lutou pela liberdade". Essa foi outra piada! Quero recordar também ao jornalista que Luiz Carlos Prestes também cursou - e completou o curso - o Colégio Militar, em Porto Alegre. Um pouco de História não faz mal a ninguém".

Sexualidade do deputado


Do supercriativo Enio Mainardi em seu facebook, um recadinho pesado para um dos mais radicalóides parlamentares brasileiros:

" Jean Wyllys, fazemos um acordo: você dá a bunda em paz. E em troca (troca?!!...) você nos deixa em paz".

Rumo à praia do paulistano...


Eis o desespero em sair correndo, a 10 por hora (?), da cidade grande rumo ao mar...

Baixaria da Lava Jato


Racismo Político?


Reforço nas Doações ao Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Dezembro de 2014.

13 comentários:

Anônimo disse...

proa

Anônimo disse...

Excelente artigo. Na atual conjuntura (destruiçáo dos valores admisrrativos" econômicos, sociais, éticos, morais, políticos e institucionais) , nenhum governo que assumir o país conseguirá fazer as reformas necessárias que a nação está precisando.Somente a intervenção institucional que corrija todas essas anomalias poderá reencaminhar o país a um futuro promissor. O resto é pura demagogia.

Anônimo disse...

Excelente artigo. Na atual conjuntura (destruiçáo dos valores admisrrativos" econômicos, sociais, éticos, morais, políticos e institucionais) , nenhum governo que assumir o país conseguirá fazer as reformas necessárias que a nação está precisando.Somente a intervenção institucional que corrija todas essas anomalias poderá reencaminhar o país a um futuro promissor. O resto é pura demagogia.

Anônimo disse...

Excelente artigo. Na atual conjuntura (destruiçáo dos valores admisrrativos" econômicos, sociais, éticos, morais, políticos e institucionais) , nenhum governo que assumir o país conseguirá fazer as reformas necessárias que a nação está precisando.Somente a intervenção institucional que corrija todas essas anomalias poderá reencaminhar o país a um futuro promissor. O resto é pura demagogia.

Anônimo disse...

Cleonice I Ferreira disse:

Sr. Jornalista Jorge Serrão, seu artigo hoje disse tudo a respeito da grave situação que acontece em nosso País. Excelente artigo.
Esperamos que as FFAA, guardiã de nossa soberania, faça essa intervenção contitucional tão necessária, enquato têm o apoio de mais de 90% da população brasileira,( muitos não declara o apoio abertamente por mêdo da militância, são reféns desse sistema).
Cada dia que passa a descrença do povo em quase tudo vai aumentando, já não possuem mais esperança, é comum escutar no meio do povo a afirmação: "Está tudo corrompido".
Nossos soldados precisam ser valorizados, com a dignidade que se faz nescessária, é urgente reverter a situação de anomia em que vivemos.
Não podemos mais continuar vivendo nessa infame guerra civil não declarada.
Que Deus ilumine a todos.

Anônimo disse...


Até ia pingar um cascalho , pois como jornalista você merece.
Mas você se declarou framenguista fanático, e conhecendo a alma dessa seita, receio que parte da doação, vá parar nos cofres do framengo.
Portanto, melhor não.....kkkk

Anônimo disse...

Nossa que artigo ótimo! Parabéns! Seu blog é viciante. Sou sua fã. Acesso todos os dias, várias vezes, para me deliciar com as suas palavras. Obrigada por escrever tão bem.

Anônimo disse...

Comece a limpeza pelos maçons, pois são eles a causa da blindagem dos bandidos.

Loumari disse...

A Lamentação é Completamente Inútil

Não há dúvida de que é inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante o mundo. Resta saber se não é igualmente inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante nós próprios. Evidentemente. De facto, ninguém se lamentará perante si próprio, a fim de se incitar à piedade, o que nada significaria, dado que a piedade é, por definição, o voluptuso encontro de dois espíritos. Para quê, então? Não para obter favores, porque o único favor que um espírito pode fazer a si próprio é conceder-se indulgência, e toda a gente percebe quanto é prejudicial que a vontade seja indulgente para com a sua própria e lamentável fraqueza.
Resta a hipótese de o fazermos para extrair verdades do nosso coração amolecido pela ternura. Mas a experiência ensina que as verdades surgem apenas em virtude de uma pacata e severa busca, que surpreende a consciência numa atitude inesperada e a vê, como de um filme que parasse de repente, estupefacta, mas não emocionada.
Basta, portanto.

"Cesare Pavese, in "O Ofício de Viver"
Itália 1908 // 1950
Escritor

Eduardo disse...

O problema é que estamos ficando sem tempo para reagir, o socialismo está atrás de nós fincando a bandeirinha vermelha e estamos ficando sem espaço no nosso próprio território. A coisa vai mau mesmo, o brasileiro não sai da hibernação e os que acordam parecem sonoLENTOS a ponto de acharem que o vão do MASP vai resolver os problemas na nação. Não soca a bucha no canhão não, pra ver onde vamos parar ...

Ronald disse...

Jorge Bostas Moreno e Ancelmo Góis são dois merdinhas execráveis e pilantras travestidos de jornalistas !

Sou doido para cruzar com algum desses merdas a fim de tentar encher o focinho deles de porrada. Assino um 129, pago umas cestas básicas mas deformo o focinho deles !

Cretinos, vagabundos e marginais !

Unknown disse...

CARO JORNALISTA SERRÃO




TÍTULO - O SOMBRA - O POVO INOCENTE ÚTIL - O PT E O CRIME ORGANIZADO - NÃO HÁ CORRUPTO SEM PT
PRA FRENTE BRASIL

FALANDO A VERDADE

O Jornalista Claudio Tognolli construiu a frase mais inteligente do ano comprovada por 12 anos de desgoverno petista:

“É IMPOSSIVEL ESCREVER CORRUPTO SEM PT”.

Gênio!

O BRASIL ESTA SENDO LOTEADO E DIVIDIDO PELA PRESIDENTE DILMA ENTRE OS PARTIDOS POLÍTICOS PT E SEUS COLIGADOS.

OS POLÍTICOS ELEITOS, SENADORES E DEPUTADOS DO PT E COLIGADOS E OS NÃO REELEITOS FORAM AQUINHOADOS COM UM MINISTÉRIO, COMO POR EXEMPLO:
O EX-GOVERNADOR DA BAHIA JAQUES VAGNER (MINISTRO DA DEFESA) E O PREFEITO EX-PREFEITO DE SÃO PAULO GILBERTO KASSAB (MINISTRO DAS CIDADES) E QUEM SABE O EX-DEPUTADO DO PMDB HENRIQUE ALVES QUE PERDEU AS ELEIÇÕES PARA GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PELO PMDB, TAMBÉM COM UM MINISTÉRIO.

ALÉM SEREM NOMEADOS OS POLÍTICOS COM MANDATOS NO CONGRESSO NACIONAL E NAS ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS ESTADUAIS PARA MISTÉRIOS E SECRETARIAS, COM UMA ÚNICA FINALIDADE, DAR VAGAS AOS SUPLENTES, AUMENTANDO DESSA FORMA AS BANCADAS DOS PARTIDOS PT E SEUS COLIGADOS NO CONGRESSO E NAS ASSEMBLÉIAS ESTADUAIS.

E CONTINUAREM A MAMAR NAS TETAS DO TESOURO NACIONAL NAS TETAS DOS ORÇAMENTOS ESTADUAIS E ENCHEREM O CAIXA DOS PARTIDOS VISANDO AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DE PREFEITOS E VEREADORES DAQUI A DOIS ANOS.

ESTA É A TÁTICA USADA À ANOS PELOS PARTIDOS POLÍTICOS NO PODER, NO BRASIL E O POVO INOCENTE ÚTIL NÃO APRENDE.

ESTE É O BRASIL QUE O POVO INOCENTE ÚTIL MERECE POR TER VOTADO NO PT E SEUS COLIGADOS E NAS URNAS SUJEITAS A FRAUDES.

BASTA DE HIPOCRISIA, IMPEACHMENT JÁ.

VAMOS COMEÇAR AS PASSEATAS A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2015 EM TODO O BRASIL.

BRASIL ACIMA DE TUDO

juscelino disse...

esse jõao ulia é ser tão asqueroso e mentecapto que se juntar os 100 maiores psiquiatras do planeta conseguem dar um jeito nele: o cara é um mentecapto obsessivo. o elemento acorda pensando em dar a bunda, toma café pensando em dar bunda, sai pensando em dar bunda, chega pensando em dar a bunda.. come(comida pois a bunda só ele quer dar) pensando dar bunda, vai da sobremesa querendo dar a bunda , volta por trabalho para trabalhar a bunda, vai pra casa pensando em dar a bunda,, dá a bunda a rodo.. vai dormir pensando em amanha dar a bunda.. dá bunda antes de dormir , dorme , sonha em dar a bunda.. O CÚ DELE JÁ NÃO AGUENTA MAIS.. NEM O CÚ DELE.. está esperando a primeira oportunidade de picar a mula, capar o gato, meter o pé no balde , pois já na aguenta mais o joão ulia entrar com a vontade e ele sempre ele levar na bunda , digo tomar nele mesmo...