sexta-feira, 19 de junho de 2015

Prisão da cúpula da Odebrecht e Andrade Gutierrez gera expectativa sobre ações contra Lula, Dirceu e Palocci

Será que a história se repetirá para Lula?

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

"Erga Omnes". No Brasil, conforme mais um nome esquisito de operação da Polícia Federal (a 14a na Lava Jato), começa a parecer que a Lei pode e deve valer para todos. As prisões de Marcelo Odebrecht, presidente do quinto maior grupo privado do País, e de Otávio Azevedo, da não menos poderosíssima Andrade Gutierrez, indicam que "a norma vai ter efeito vinculante". Nos bastidores políticos, já se prevê que Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu de Oliveira e Silva, Antonio Palocci Filho e outros petistas e peemedebistas de peso terão problemas, em breve, com o juiz Sérgio Moro.

Um dos membros da Força Tarefa da Lava Jato, o procurador Carlos Fernando Lima, foi bem claro sobre a prisão de Odebrecht e Azevedo: "Os presidentes das empresas sabiam de tudo. Apareceram indícios concretos comprovando que eles tiveram contato ou participações diretas em atos que levaram a formação de cartel". A Erga Omnes também prendeu os executivos Márcio Farias e Rogério Araújo, da Odebrecht, e Paulo Dalmaso e Elton Negrão, da Andrade Gutierrez. Literalmente nuna fria, eles esperam não passar uma longa temporada na gelada cadeia da PF em Curitiba.

Na verdade, o clima vai esquentar e se tornar infernal. Segunda-feira que vem, na condição de investigados, a Justiça ouvirá os delatores premiados Paulo Roberto Costa e Alberto Yousseff, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, e os ex-deputados João Luiz Argolo Filho (PP) e Pedro Corrêa (PP). Os seis depoimentos, que devem acontecer até 3 de julho, servirão para o inquérito que corre no STF. Muita gente poderosa ficará apavorada. Alguns devem baixar hospital...

Especificamente, eles devem falar sobre o suposto envolvimento de autoridades, com foro privilegiado, nas fraudes com contratos da Petrobras. A investigação mexe com nomes de peso, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), além dos ex-ministros Mário Negromonte e Edison Lobão, e outros 11 deputados federais. Todos são suspeitos de terem se beneficiado do esquema de fraudes em obras da Petrobras, que desviou dinheiro a três partidos políticos - PT, PMDB e PP.

Ainda estamos longe do tão esperado "juízo final". Mas o Armagedon agora começa a ficar mais bem delineado. A crise política, deflagrada pelas ações judiciais concretas contra a corrupção, está apenas no início... O bicho não só vai pegar como também será pego... O consolo é que o sol começa a nascer quadrado para muita gente que jamais poderia acreditar que, um dia, iria tomar um banho sem chuveiro quente em pleno cárcere do inverno curitibano.

Explicando o inexplicável

Versões oficiais das empreiteiras não batem com a realidade:

“A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) confirma a operação da Polícia Federal em seu escritório em São Paulo e no Rio de Janeiro, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Da mesma forma, alguns mandados de prisão e condução coercitiva foram emitidos. Como é de conhecimento público, a CNO entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação Lava Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. Construtora Norberto Odebrecht”

“A Andrade Gutierrez informa que está acompanhando o andamento da 14ª fase da Operação Lava Jato e prestando todo o apoio necessário aos seus executivos nesse momento. A empresa informa ainda que está colaborando com as investigações no intuito de que todos os assuntos em pauta sejam esclarecidos o mais rapidamente possível. Este tem sido, inclusive, o procedimento da companhia desde o início das investigações, atendendo a convocações da Justiça ou comparecendo voluntariamente para apresentar documentos e prestar esclarecimentos, causando estranheza as prisões. A Andrade Gutierrez reitera, como vem fazendo desde o início das investigações, que não tem ou teve qualquer relação com os fatos investigados pela Operação Lava Jato, e espera poder esclarecer todos os questionamentos da Justiça o quanto antes.”

Sucesso do fracasso


Chavez se multiplicou

Valeu a pena ter passado pelo maior sufoco a missão liderada por Aécio Neves, presidente do PSDB, e integrada pelos senadores Ronaldo Caiado, Aloysio Nunes, Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), José Agripino (DEM-RN), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), José Medeiros (PPS-MT) e Sérgio Petecão (PSD-AC), na visita à Venezuela para se solidarizar com familiares de presos políticos.

O ponto mais tenso foi quando 50 manifestantos pró-Nicolas Maduro cercaram o ônibus da comitiva, a cerca de 1 Km do aeroporto de Caracas, e baterem na carroceria com o aviso:

"Fora, fora. Chávez não morreu, se multiplicou".

Cunhada

A maior vitória simbólica do protesto não foi o encontro com Lilian Tintori, mulher de Leopoldo López; Mitzy Capriles, casada com Antonio Ledezma; Patricia de Ceballos, esposa de Daniel Ceballos; e pela ex-deputada cassada María Corina Machado.

A grande jogada foi do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que, aqui do Brasil, comandou todo o espetáculo, exigindo uma satisfação do Itamaraty e da Presidência da República contra os atos politicamente arbitrários do governo venezuelano.

A manobra de Cunha deverá forçar a Presidenta Dilma a criar problemas para a Venezuela no Mercosul...

Vitória

Maria Corina classificou de histórica e elogiou a coragem e iniciativa da comissão brasileira:

"Vocês estão presenciando gesto histórico e sem precedente. O Brasil envia mensagem ao mundo inteiro de que a Democracia está conosco. A indiferença do governo brasileiro é cumplicidade".

Mitzy avaliou que a visita dos senadores brasileiros pode acelerar o processo para definir a data das eleições na Venezuela.

Fifagate

Do sempre atento leitor Mário A. Dente, de São Paulo, uma sugestão de gol simples a ser marcado:

"O assunto mais focado na mídia é a  FIFA e seus trambiques com  "associados políticos" nas copas até 2010. Para os brasileiros, o que  interessa é quebrar o sigilo da copa 2014. A mídia deveria investigar e divulgar os trambiques que aposto que  houve, dado o histórico do partido do governo".

Sobre o assunto, veja um vídeo da Daniela Schwery no Youtube:


Direito e Justiça em Foco

Domingo, às 22 horas, o editor-chefe deste Alerta Total será o entrevistado do Desembargador Laércio Laurelli no programa Direito e Justiça em Foco.


Adeus em ritmo de Lava Jato


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Junho de 2015.

14 comentários:

Anônimo disse...

Chegou a hora de nossas forças armadas fazerem uma intervenção constitucional para garantir nossa soberania e segurança, com a prisão da comunista Dilma para ser julgada por crimes de lesa pátria e traição a seu povo e seu pais. O povo aguardar o chamado de suas forças armadas para travar guerra contra a comuna que destrói nosso pais.

Jurandir disse...

Quando vão prender o CALHODA do LILA—DRÃO???????????

Anônimo disse...

Não demora pro STF dar um harbeas corpus pra eesa laia, a pedido do Lularapio.

Pra mim é massa de manobra. pra tenta uma resposta pro povo inutil do Brasil.

A GENTE SOMOS INUTIL, AGENTE SOMOS INUTIL.

CHICO TREVAS

Martim Berto Fuchs disse...

Ainda bem que ele não sabe escrever; então qualquer Carta Testamento que aparecer só pode ser falsa.
Embora que sempre pode deixar alguma coisa desenhada e aí aparecer um novo Brizola para fazer sua carreira em cima disto.

Anônimo disse...

AULA DE FASCISMO A UM BURRO FALASTRÃO!
________________________________________
Carta da bisneta de Benito Mussolini ao presidente Nicolás Maduro
-Martina Mussolini
Aqui: http://www.heitordepaola.com/publicacoes_materia.asp?id_artigo=5267

Sérgio Alves de Oliveira disse...

Tem "bichinho" virtual interferindo na minha tentativa de comentário. Está na "cara".Fiz um que chegou a dar um "chilique" no computador,apagando tudo. Tento de novo. O nome dado pela Polícia Federal à 14ª Operação da Lava Jato foi pescado do linguajar forense. "Erga Omnes" significa validade para todos. Mas vamos ver se esse "todos" não fica restrito aos corruptores-empreiteiros e pega também as maiores autoridades corruptas,do Setor Público,inclusive o "chefe",ainda intocado. Mas pelo fato do juiz Moro prender e o Supremo em seguida soltar,já estou desconfiando que esse teatrinho não passa de mais um "faz-de-conta" para enganar a babaca da sociedade brasileira.

Anônimo disse...

O MM Juiz D Moro é muito prudente e ponderado; tomas as decisões de forma segura e inequívoca.
Podemos ter certeza que os envolvidos com a Odebrecht oportunamente serão convocados, incl Lula, se for devido.

Anônimo disse...

O RESTO DA DITADURA BRASILEIRA,PENSANDO QUE ESTAVAM CHEIOS DE MORAL PASSARAM FOI UM CAGAÇO NA VENEZUELA. A MAÇONARIA NA AMÉRICA DO SUL ESTÁ SEM MORAL NEM UMA, NÃO CONSEGUEM MAIS ENGANAR NINGUÉM, O BRASIL INTEIRO QUER SABER. PORQUE ESSES CALHORDAS NUNCA VISITARAM UM PRESIDIO BRSILEIRO??? AQUI SERIAM BEM VINDOS NÃO ESCURRASSADOS COMO CÃES QUE SÃO.PRIMEIRO ESSES CARAS SÃO DEMAGOGOS, TRAFICANTES E CORRUPTOS,ELES NÃO TEM CAPACIDADE DE CUIDAR DOS PRESOS DELES. O QUE QUEREM SE METENDO EM UM PAIS QUE NÃO PERTENCE A ELES??? LOS HERMANOS DEVERIAM TER DERRUBADO O AVIÃO POIS ESTAVA CHEIO DE DROGA E DROGADOS...

Cristiano Arruda disse...

SE LULA É BRAHMA, DILMA É CARACU!

Cristiano Arruda

Anônimo disse...

Essa Lava Jato pode estar indo na direção certa, mas o conjunto da obra parece ações da Yakusa onde quem perde os dedos são os comparsas e o grande velho chefe nem se toca. Se for no xadrez os peões já caíram e agora os Bispos estão sendo comidos. Faltam as Torres e alguns Cavalos pois o Rei ainda está protegido..... Mas cuidem da pedra que avança pois as Pretas
tem o STF!

O SOMBRA disse...

CARO JORNALISTA SERRÃO

SE ALGUEM AINDA TINHA ALGUMA DÚVIDA, AGORA NÃO TEM MAIS

"19/06/2015

às 7:24

Dilma vai esfregar as mãos do governo brasileiro, sujas do sangue venezuelano, na cara do Congresso Nacional?

Vejam esta foto. Volto a ela depois.

No dias 8 e 9, Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional, esteve no Brasil. Como já informei aqui, encontrou-se com Luiz Inácio Apedeuta Silva. Mas não só com ele: também foi recebido em palácio pela… presidente da República. Vejam a foto lá no alto.

Cabello é investigado nos EUA por tráfico de drogas. O chefe de sua segurança pessoal se exilou e o acusa de ser o homem que centraliza o narcotráfico no país. Nada que assuste Lula. Nada que assiste Dilma".

É ASSIM QUE FUNCIONA O CRIME ORGANIZADO NO BRASIL SOB O COMANDO DO GOVERNO FEDERAL

PARA CHECAR ISSO BASTA VERIFICAR O PATRIMÔNIO DO SR. LULA, DA SRA. DILMA E DAS SUAS FAMÍLIAS, JUNTO AO IMPOSTO DE RENDA COMO ESTÃO FAZENDO CONTRA ESTE BLOGLEIRO.

PRIMEIRO O BEM ESTAR DELES, DEPOIS O BRASIL E O SEU POVO INOCENTE ÚTIL, AS MANSÕES E FAZENDAS, SÃO PROPRIEDADES QUE CARACTERIZAM AS OSTENTAÇÕES DOS BARÕES DO TRÁFICO E DO CRIME ORGANIZADO COM RARAS EXCEÇÕES.
Dilma-Cabello - vejam esta foto no Reinaldo de Azevedo.
BRASIL ACIMA DE TUDO

Anônimo disse...

O AÉCIO QUIS COM OS OUTROS MALAS VISITAR UMA CADEIA NA VENEZUELA E DEU DE CARA COM O POVO NAS RUAS. AI NAO DEU CERTO NA VENEZUELA??? VISITEM AS NOSSAS, AQUI NO LUGAR DE PORRADA O AÉCIO VAI É DAR UNS RAIOS COM OS SEUS TRUTAS...

Anônimo disse...

ESTE TAL DE SOMBRA ESTÁ QUERENDO TAPAR O SOL COM A PENEIRA POIS MUITO ANTES DO PT JÁ EXISTIA O CRIME ORGANIZADO NO BRASIL E A COISA JÁ ROLAVA SOLTO E ELE SENDO CEL DA POLICIA ERA CONIVENTE E O SEU BATALHÃO RECEBIA E RECEBE OS ENVELOPES DOS TRAFICANTES ATÉ HOJE. A MENTIRA TEM PERNA CURTA,POIS EXISTEM PONTOS DE VENDA DE DROGAS EM TODOS OS MUNICIPIOS. E POR ORDEM DE QUEM QUE NINGUÉM TOMA PROVIDENCIA??? AS POLICIAS RECEBEM ORDENS DE NÃO MEXER COM OS USUARIOS POIS SEM ELES ACABARIA AS MAMATAS, SÓ PRENDEM QUEM NÃO PAGAM A PROPINA AGORA O RATEIO É QUE DEVE SER INVESTIGADO E POR FALAR NISTO NUNCA VI UM VEREADOR, PREFEITO, PROMOTOR, JUIZ, SECRETARIO DE SEGURAMÇA PUBLICA E MUITO MENOS GOVERNADOR DE ESTADO COM VONTADE DE ACABAR COM AS BIQUEIRAS. POR QUE SERÁ??? SERÁ QUE ESTA É A ESCALA DO RATEIO DOS ENVELOPES??? DEVEMOS PERGUNTAR AO CEL. POIS ELE JÁ FEZ E FAZ PARTE DESSA MAFIA ATÉ HOJE...

O SOMBRA disse...

CARO JORNALISTA SERRÃO

LULA O TODO PODEROSO ESTA PRESTES A CAIR DO CAVALO PARA ALEGRIA E FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO.
A LEI DO RETORNO É IMPLACÁVEL E NÃO HÁ CORRUPTO QUE POSSA IMPEDÍ-LA. DE SER EXECUTADA.