domingo, 5 de julho de 2015

A próxima Mandiocagem na Petrobras?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Investidores que processam a Petrobras na Corte de Nova York utilizam, como trunfo, duas simples folhinhas de papel, registradas no Cartório do 13o Ofício de Notas do Rio de Janeiro, às 13h e 46 min do dia 4 de julho de 2003, para que o nome de Dilma Vana Rousseff, Presidenta em desgraça do Brasil, faça parte do conjunto de réus nas ações que exigem ressarcimento de perdas e danos por prejuízos. O importante documento é o extrato de Ata 1232 da reunião do Conselho de Administração da Petrobras, de 2 de julho de 2003, que decidiu pelo fechamento de capital da BR Distribuidora.

Foi tomada, por unanimidade, a decisão que tratou da "Aquisição obrigatória das ações remanescentes da Petrobras Distribuidora SA (BR)". Por solicitação do então presidente e conselheiro da Petrobras, José Eduardo de Barros Dutra, o então diretor financeiro, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, relatou ao Conselho a matéria da referência, "formulando proposição a respeito". Quem presidia o Conselhão da Petrobras naquele começo de primeiro mandado do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva era ninguém menos que Dilma Rousseff.

A composição do Conselho de Administração da Petrobras, naquela época, indicava a importância política e estratégica que a gestão petista dava à empresa que, a partir dali, começaria a ser vítima de esquemas de corrupção que as "colaborações premiadas" nos processos judiciais da Lava Jato começam a revelar. Junto com Dilma, tinham responsabilidade pelas decisões: Antonio Palocci Filho, Claudio Luiz da Silva Haddad, Fábio Colleti Barbosa, Gerald Dinu Reiss, Gleuber Vieira, Jaques Wagner, Jorge Gerdau Johannpeter e José Eduardo Dutra.

Especialistas e investidores avaliam que, a partir do fechamento da BR Distribuidora, por decisão do Conselhão presidido por Dilma e nomeado no começo do primeiro governo Lula, a Petrobras foi usada da pior maneira possível. Primeiro como instrumento de política econômica para combater a inflação, ampliando a importação de gasolina e diesel sem equiparação de preços internos e externos, junto com a destruição do programa de etanol. Depois como instrumento de política industrial ao exigir um elevado e irreal conteúdo local, o que provocou atrasos na entrega de equipamentos, e estagnou o volume de produção nos últimos anos. Nem as metas mais conservadas foram atingidas pela empresa.

Agora, uma verdadeira mandiocagem começa a ser armada novamente na Petrobras. Se o fechamento da BR Distribuidora, naquela época, pode ter servido para tirar da fiscalização pública tudo de errado que os processos da Lava Jato agora relatam, agora, soa estranha a notícia de que a estatal de economia mista pretende abrir o capital de sua subsidiária. Não cola a desculpa de que a Petrobras está em uma fase de redução de investimentos, metas de produção mais realistas, revisão da relação com fornecedores e venda de ativos.

A BR Distribuidora é uma das jóias da coroa. Detém 37% do mercado brasileiro, com quase oito mil postos de combustíveis. O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, já anunciou, informalmente, em entrevistas aos aliados da imprensa, que a abertura de capital da empresa (que interessa às grandes transnacionais do setor, como a Shell) poderá ser feita buscando um sócio (nacional ou estrangeiro) e/ou pelo lançamento de um grande bloco de ações no mercado (IPO).

O mais grave é que Bendine repete uma daquelas promessas que nem crédula a Velhinha de Taubaté consegue engolir: a nova empresa será livre para definir os preços dos combustíveis e que mensalmente vai avaliar todas as variáveis que entram na composição do custo. Segundo Bendine, a operação de abertura de capital da BR Distribuidora, se acontecer, teria a intenção de capitalizar a companhia e ajudar a diminuir o endividamento.

O negócio, com jeito de mandiocagem entreguista, tende a ser mais um problema para a Mulher Sapiens. Até porque, Dilma Rousseff pode nem ter tempo de concretizá-lo. Ela tem tudo para ser saída da Presidência da República. Seja pela via de um impeachment (gerado pelo crime de responsabilidade por "pedaladas fiscais" fora da lei) ou pelo cancelamento de seu diploma eleitoral, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 1943-58.2014.6.00.0000-DF, que apura o suposto pagamento de propina desviada da Petrobras através de doações legais a políticos durante a eleição de 2014, conforme delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa.

O momento politicamente delicado não recomenda negócios ousados com a Petrobras. No entanto, quem sempre esteve de olho para abocanhar as fatias lucrativas da petrolífera fica sempre pronto para fazer qualquer negócio. As delações premiadas da Lava Jato começam a derrubar aquela tese esfarrapada de que a corrupção na Petrobras foi um fato isolado nas diretorias da Abastecimento e Serviços, sem qualquer relação com a diretoria financeira (que efetivamente pagava pelos "negócios") e totalmente sem o conhecimento da cúpula da empresa (que opera de maneira verticalizada) e do governo (acionista majoritário e que sempre interferiu nas decisões da Petrobras).

A hora do tal "juízo final" se aproxima. Seja na 13a Vara Federal de Curitiba ou na Corte de Nova York. Nos próximos dias ou semanas, novas prisões de tubarões da petelândia vão tornar a coisa mais preta que ouro negro a preço de banana. Como dirá o saudoso locutor ludopédico Waldir Amaral, narrando o jogo no gigantesco estádio do tribunal do além:

- "Tem peixe na rede do Sérgio Moro... Choveu na horta da Lava Jato"...  

Leia, abaixo, de Sérgio Salgado: Petros vai vender participações: E agora, José?

Saudações

Releia a postagem de ontem: Riscos de cassação de diploma eleitoral e impeachment de Dilma abrem espaço para golpe parlamentarista


Entra na conta?

Medo de perder o emprego sobe ao maior nível desde 1999.

Pesquisa CNI-Ibope, que ouviu 2002 pessoas em 141 municípios (entre os dias 18 e 21 de junho de 2015, indica que 36,8% manifestam o temor da demissão.

Será que Dilma, que não foi ouvida pela enquete, também alimenta o pavor de ficar desempregada?

Novo Hino Nacional

video
A Petelândia já está ensaiando...

Pegadas


Intermediando


Persuasão


Organização do Organizador


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 5 de Julho de 2015.

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse Hino Nacional, é sensacional, brasil vou pro buraco.

Serrão vc já tomou café hoje, come uma broa
Pq vc é o cara da Proa.

Chico Luz

Loumari disse...

Ao infeliz oculto no anônimo de 8:07 AM

Explico a este torto que, eu tenho um filho de 23 anos de idade que é todavia estudante numa escola de ensino superior onde ele está a preparar o seu Master em Business.

Ouve senhor, o meu filho com apenas quatro anos de idade o miudo já falava perfeitamente o Português, o Francês e o Espanhol.

Hoje o meu filho fala: Português, Francês, Espanhol, Inglês, e tem noção de algumas língua Africanas.

Senhor, tudo é questão de educação.

No Brasil se pratica o sexo como bestas. Não existe nenhum planeamento familiar, a vida dos brasileiros gira só em volta do sexo sujo. Pela observação sobre o modo de comportamento da gente na sociedade brasileira, a vida se resume em: futebol, álcool, droga e sexo. Desta população na sua relação ao sexo, até o porco consegue ser muito mais civilizado. E nesta adição sexual onde fornicam como bestas, nascem depois muitos ratos. E hoje o território está saturado de ratos que roubam para comer, que estupram porque não têm a noção do mal, se drogam para se invadirem do tormento espiritual, matam porque os criminosos que se aproveitam da desgraça destas crianças, as usam como instrumentos para executarem os seus trabalhos sujos.

Todos vós que nos lêem, alguém já viu uma criança que nasce com a idade de 16 anos?

Segundo o vosso juízo, onde estavam os adultos que deviam ser guias, professores, educadores, conselheiros de orientações, formadores profissionais destas crianças desde os seus primeiros meses de idade?

Eu já li muitos comentários que protestam contra a interrupção voluntária de gravidez julgando o acto aberrante e inumano. Mas, os mesmos jubilam na ideia de enviar adolescentes ao matadouro.

Quero que me expliquem por que matar um feto de 3 ou 4 semanas é inumano, mas conduzir um adolescente de 16 anos de idade ao matadouro é judicioso e jubiloso?

E, pelo o que tenho lido é que 80% da população brasileira é favorável a redução da idade penal para 16 anos.

Se somente lhes tivessem criados em condições estas crianças, se somente tivessem construido dispensários, academias militares, centros educativos onde eles pudessem estudar, se formarem, e ter o estrito necessario como dormitório digno e um prato de comida, hoje o que teriam na sociedade não teria sido delinquentes, mais sim, homens e mulheres formados para assumirem cargos administrativos e empresariais e individuos activos na sociedade e participar para o desenvolvimento e o progresso dela.

Vós sois adultos mas sem juízo. O mal vem de vós adultos

Anônimo disse...

LOUMARI AGORA COM ESTES ULTIMOS DISCURSOS ESTOU ACREDITANDO MAIS EM VOCÊ, CONTINUE SEPARANDO O JOIO DO TRIGO E ESREVENDO APENAS VERDADES,SÓ QUERO LEMBRAR QUE O BRASILEIRO É O MELHOR POVO DO MUNDO, E QUEM CORROMPE ,RECRUTA,E FAZ O POVO BURRO É A MAÇONARIA DITANDO A TERCEIRA ORDEM NO MUNDO INTEIRO,PEÇO QUE EM SEUS COMENTARIOS RESPEITE SEUS IRMÃOS PRINCIPALMENTE OS QUE FORAM EXCLUIDOS POR ORDEM DESSA MAFIA MALDITA... LEMBRE SE QUE GABAR TEU FILHO DESFAZENDO DOS MENOS PREVILEGIADOS SÓ DESPERTARA A INVEJA...É MAIS FACIL UM CAMELO PASSAR PELO BURACO DA AGULHA DO QUE O RICO GANHAR O REINO DO CÉU...

Loumari disse...

Anônimo de 10:21 PM,

Permite-me dizer o seguinte: o meu filho nunca assistiu telenovelas em toda sua vida.
Quando se faz filhos não é para deixa-lo ser educado pela televisão.
E o sistema educacional frequentado por meu filho é, desde a escola primaria, se começa as aulas as 8:30 AM se termina as as 16 horas (4 PM) E no ensino superior se começa as 9 AM e se pode terminar as 20 horas (8 PM)
E no resto do tempo que sobra são reservados para actividades extra-escolares. (Desporto)

Ele é aficionado é de cinema não te televisão. Coisa que lhe acostumei desde pequeno ir ao cine. E nunca notei nele o que se ouve dizer com frequência na sociedade a dita moderna sobre crise de adolescente.
E ele aprendeu o espanhol na escolinha em Venezuela. Em apenas um mês ele já falava el castellano perfeitamente.

Há dois anos atrás ele viajou para Argentina para assistir aulas na Universidade Católica em Buenos Aires, e lá muitos argentinos estavam surpresos de ver um jovem francês falar perfeitamente o espanhol com acento venezuelano! E o jovem respondia: Aprendi o espanhol na escolinha em Venezuela, por isso que falo como venezuelano.

E vou lhe dizer outra coisa: A minha mãe me ensinou o seguinte: Filha, sorri ao mundo e o mundo te sorrirá a ti.
E o meu pai o português, aquele senhor me ensinou a ler e escrever na minha idade de 4 anos. E ele me dizia: Menina, estuda para alcançar a emancipação.

Agora, aquele que tem inveja, é porque este nunca se realizou na vida.

A Bíblia nos ensina a trabalhar e comer o pão de nosso próprio suor e não dever nada a ninguém.

Mas, neste mundo já assistimos muitas pessoas que fazem filhos para estes serem criados e sustentados pelo governo, e a educação de seus filhos a deixam ao cargo da televisão.

Eu mesma tive uma experiência quando tinha apenas 17 anos de idade, isto em 1987, na época, apenas começavamos a ter televisão em Moçambique, e um dia destes umas primas minhas convidaram-me a assistir uma telenovela brasileira. Eu fui. E calhei assistir um episódio cuja cena era uma moça branca, que esta tinha sido largada pelo namorado, e aquilo era inadmissível para ela, então ela recorreu a macumba, fazia ela praticas com cozinhar as cuecas do rapaz com outros ingredientes de bruxaria, e dizia que com aquilo aí, o moço voltaria para ela feito todo um cachorro.

Lhes confesso que eu fiquei TRAUMATIZADA com a cena, ao tal ponto que nunca mais eu procurei assistir telenovelas brasileiras. Preferi calçar o meu par de ténis e levar minha mochila e viajar pelo mundo e descobrir outros povos, sua cultura, suas tradiçoes, seus idiomas. Eu vivi no Brasil em 2000 aos arredores da cidade de Itajubà em MG. por conta da Alstom. E continuei a visitar Brasil, principalmente a cidade de São Paulo. Eu trocava Paris, Londres por São Paulo. Mas agora quando vejo o que fizeram dela, me desola. Devo regressar para a minha cidade poluída, Paris. Fui para Brasil depois de sair da Korea do Sul. E na época Brasil e Korea de Sul eram paralelamente no mesmo nível económico.

Assim que, aquele que é mãe, pai, tem responsabilidades e o dever de transmitir princípios e valores aos seus descendentes. E como adultos temos responsabilidades, deveres e obrigações para connosco mesmos e para com a sociedade.

A vida não é complicada, somos nós que a complicamos.

Anônimo disse...

SALVE O PODER, TUDO O MAIS É ILUSÃO - Lênin.
A TOMADA DO PODER DEVE SER OBRA DA INSSURREUÇÃO, MAS AS METAS POLÍTICAS SE VÊEM DEPOIS DE ENTRADA DO PODER - LÊNIN.
Sob os parâmetros acima, dentre mais similares, os tarados comunistas do PT são uns improvisadores como governantes; a meta deles é entrarem para o poder, e de como gerirem a nação é algo que estudarão depois, se houver jeito!
Porém, como os comunistas do PT são DESPREPARADOS PARA ADMINISTRAR, mas bem doutrinados para imporem seus governos opressores que são o próprio caos, a manutenção no poder é uma desgraça total, lembrando entendem mesmo é de agirem como abutres que são, aves-de-rapina dos cofres públicos!
A única coisa que os comunistas são experts é de pilharem a nação e causarem estragos como se fossem numa infestação de praga de animais vorazes numa plantação.
Lembram bem as pragas de gafanhotos no Egito e nenhum país comunista se desenvolveu, caso da favelada e esgoto a ceu aberto, a desgraça pelada Cuba e a Coreia do Norte etc.
Fora maldição do PT!
Se alguém roubou a Petrobrás, que pague: nessa frase o vigarista e falsário Lula ainda duvida que a Petrobrás tenha sido surripiada; mas como "não de nada sabe", avisamos a ele que foi seu PT, que tempos atrás ele mesmo disse que é uma merda!

Anônimo disse...

petralha detectada.
Tu não percebe, mas seu pensamento está repleto de preconceitos, como se pobreza fosse sinônimo de predisposição ao crime. Petralhas como vc tratam negros e pobres como seres anencéfalos incapazes de responderem pelos seus actos. "criancinhas" que assaltam, sequestram e matam devem ser presas sim.