sexta-feira, 17 de julho de 2015

Guerra autofágica contra Lula, Dilma, Temer, Renan e Cunha pode jogar Presidência no colo de Lewandowski


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O presidente do Supremo Tribunal Federal, amigo pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva, pode ser escalado para funcionar como o "fiel da balança" diante de um impasse institucional e de um tsunami político-judicial que pode tirar os mandatos de Dilma Rousseff, Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha. O que pode afetar tal previsão é uma Intervenção Constitucional - possibilidade que ganha cada vez mais adesões a partir de pressões nas redes sociais. O que pode atrapalhar tal jogo de cena é a proximidade do ministro com o desgastado Lula...

A tal "Solução Ricardo Lewandowski" é tratada, abertamente, por lobistas que prestam consultoria a grandes empresas. Eles já enxergam, com seriedade, o alto risco de um "vácuo de poder" diante de uma crise com gravidade nunca antes vista na História do Brasil. No cenário que lobistas profissionais começam a analisar, cuidadosamente, um rolo compressor institucional tem tudo para promover uma dança das cadeiras na cúpula do poder. O que os lobistas ainda resistem em constatar é que a crise brasileira resulta de uma falha estrutural, e não apenas de problemas causados por erros ou desvios políticos, econômicos, éticos e morais.

Mesmo sem a avaliação correta do problema - o que impede encontrar soluções concretas e viáveis para promover as mudanças estruturais que o Brasil precisa -, já fica claro que o impasse tem alto risco de evoluir, no curtíssimo prazo, para uma ruptura. A dúvida é se o processo poderá ou não ser mediado pelos tradicionais conchavos, ou se vai assumir um tom mais radical, de confronto direto na disputa pelos espaços no redesenho da estrutura de poder.

A cúpula de poder entra em claro processo de autofagia. Metaforicamente, a música "Pecado Capital", sucesso de Paulinho da Viola, retrata bem o fenômeno de autodestruição na guerra aberta entre o Executivo e o Legislativo: "Cada um trata de si, irmão desconhece irmão, e aí, dinheiro na mão é vendaval, dinheiro na mão é solução, e solidão". Os ditos "poderosos" começam enxergar o risco de acabarem sozinhos, na luta egoísta para se manter no topo do comando da republiqueta de Bruzundanga. Neste conflito, pode sobrar para a cúpula do Judiciário, nomeada pelos políticos que se autodestroem. A cúpula militar fica igual ao velho Papagaio verde-oliva da piada: "Não fala nada, mas presta uma atenção"...

A Lava Jato, chegando à cúpula dos que contam com a proteção da cínica interpretação do foro privilegiado, começa a causas estragos inimagináveis, tornando explícita a guerra entre a cúpula oligárquica do Congresso e o comando de um dos mais impopulares e desmoralizados desgovernos da Era Republicana Tupiniquim. A agonia de Dilma Rousseff tende a se ampliar, até derrubá-la, no momento em que seu sustentáculo Luiz Inácio Lula da Silva se transforma, oficialmente, em objeto de um PIC (Procedimento de Investigação Criminal) realizado pela Procuradoria da República no Distrito Federal.

A procuradora federal Mirella Aguiar investiga suposto envolvimento do ex-Presidente em tráfico de influência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para induzir a instituição a financiar obras da Odebrecht no exterior. Evidências complicam a vida de Lula. O ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Alexandrino Alencar acompanhou o ex-presidente em um périplo por Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, em janeiro de 2013.

A Odebrecht teria pago as despesas do voo do ex-presidente, mesmo não sendo uma viagem de trabalho para a empreiteira. No documento do jatinho usado, ficou registrado como "passageiro principal: voo completamente sigiloso". A Odebrecht usou uma de suas parceiras para pagar a despesa: a DAG Construtora, da Bahia.

O Brasil precisa ser lavado a jato. A limpeza está apenas começando, de forma seletiva. Mas a tendência é que se amplie. O mais importante agora, além de identificar e punir culpados, é identificar soluções para impedir que a corrupção institucionalizada continue em vigor. Por isso, mais que pedir saída de dirigentes ou simplesmente cadeia para os poderosos do colarinho branco empresarial e político, é necessário repensar a estrutura republicana.

O momento é agora. Se o Brasil perder a oportunidade histórica de mudança, continuará na vanguarda do atraso, como um imenso País de Terceiro Mundo sempre pronto a funcionar como mera colônia de exploração.

Vai ou não vai?

Ainda é remota a possibilidade de que Marcelo Odebrecht tome a sábia decisão de revelar algo relevante para a Força Tarefa da Lava Jato.

Afetado pela longa temporada preventiva na cadeia (desde 19 de junho), Marcelo deve depor hoje.

A previsão é que o tempo pode esquentar na friorenta Curitiba no primeiro interrogatório oficial do poderoso amigo (e patrocinador) de Lula.

Pressão Total


Chapos do Terceiro Mundo


Saideira do Brasil Econômico


Quem toma no TCU


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 17 de Julho de 2015.

6 comentários:

Anônimo disse...

AINDA BEM, CUNHA!
Pior que o PT não existe, pois o comunismo é satanismo dos brabos!
COMUNISMO: RELIGIÃO DA COBIÇA E DA INVEJA DOS BENS ALHEIOS!
É o normal homens libertinos, vagabundos e preguiçosos abraçarem os ideais comunistas apenas como forma de expressarem seu ódio e inveja contra os que são prósperos economicamente - prosperidade às custas de seus próprios esforços e trabalho árduos - e alguns desses, usando de populismo barato, conseguem obter cargos políticos, lideranças sindicais e alguns até conseguem se tornar presidente da república.
Chavez, Castro, Lula...
A peste do Comunismo foi responsável pela tortura e morte de cerca de 200 milhões de seres humanos, mais do que o total de mortos da Primeira e Segunda Grande Guerra somados!
Um dos amigos mais íntimos de Marx, Mikhail Bakunin, ao lado de quem Karl Marx fundou a Primeira Internacional Comunista, deixou trechos que nos mostram a explícita e estreita relação do Marxismo-Comunismo com o Satanismo, podendo se conferir:
"Satanás o rebelde eterno, o primeiro livre-pensador e o emancipador de mundos. Ele faz com que o homem se sinta envergonhado de sua bestial ignorância e de sua obediência; ele o emancipa, estampa em sua fronte o selo da liberdade e da humanidade, instando-o a desobedecer e comer o fruto do conhecimento"!
Imagino se o PMDB, principalmente o EDUARDO CUNHA não desconfiasse que seria engolido pelo PT e não saísse dessa aliança prejudicial a ele e muito mais ao Brasil e continuasse como seu capacho!
Talvez a praga do bolivarianismo no Brasil já teria sido implantado, e na infernal Venezuela atual tem havido muitas deserções de policiais mortos pelo povo, dos tais "colectivos"!

Anônimo disse...

Pô, meu! O BRASIL tá uma verdadeira m......rda.É roubo pra todo lado, todo dia aparece nova denuncia de desvio de grana, corrupção e os responsáveis quando presos ficam só um pouquinho na confortável prisão, logo vão "tirar o resto da pena em casa". Assim não dá.

Anônimo disse...

Caro Serrão, na minha opinião tudo ficará na mesma, esse estado de coisas perdurará ainda por alguns meses e logo cairá no esquecimento. Infelizmente. Gostaria de mudanças, e que a petralhada fosse evacuada do poder, mas me parece que ainda estamos muito longe disso. Vamos esperar para ver. Abraço.

Luiz Cláudio Ribeiro disse...

Esse pessoal do Brasil Econômico, salvo engano, possui vínculos com o José Dirceu, via empresa portuguesa Ongoing ou estou enganado? O caixa do governo está tão vazio que até os MAV e PIG - Partido da Imprensa Governista estão falindo, perdendo a boquinha paga com o dinheiro dos nossos impostos? Ou a fonte de recursos públicos desviados, que também é utilizada para financiar este tipo de mídia, está secando?

Jayme Guedes disse...

Estou denunciando uma nova modalidade de "pedalada": minha mulher aposentou-se desde 18 de maio e até hoje o sistema da Caixa Econômica Federal está "fora do ar" e sem previsão para o exercício do direito de resgate do PIS e do FGTS.

Anônimo disse...

A situação do Brasil é critica só lixo pode assumir a presidencia do Brasil acabar em Lewandovisk é fim de carreira.

Trevas, trevas trevas


Chico