sexta-feira, 3 de julho de 2015

Polêmica sobre golpes na votação da "menoridade" penal escancara impasse entre os três poderes


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A grave crise institucional brasileira, que caminha para um impasse político de consequências imprevisíveis, ganhou um reforço com a confusão armada em torno da votação da polêmica redução da maioridade penal. Petistas do Legislativo ameaçaram recorrer ao órgão máximo do Judiciário contra atos do presidente da Câmara. Eduardo Cunha recomendou que Michel Temer, o vice-Presidente, deixe a articulação do governo. E o ministro Marco Aurélio, mesmo sem ser oficialmente acionado, resolveu proclamar que a Câmara estaria votando de maneira inconstitucional. No meio deste conflituoso caos, a impopular Presidenta Dilmandioca - a cada dia mais frita.

Alegando que não havia espaço para contestações à forma como conduziu a tramitação da proposta de redução da maioridade penal e lembrando de precedentes regimentais de decisões nos tempos em que o petista Arlindo Chinaglia presidiu a Câmara em 2007, Eduardo Cunha segui na toada de sempre de arrasar com o PT e o governo do qual é "aliado": "Não é à toa que o governo está indo para 9% de popularidade. Está no mesmo tamanho de quem apoia a manutenção da idade penal. O líder do governo e o governo desarticulados aqui nessa Casa, a articulação política está, cada hora, indo por um caminho equivocado".

Eduardo Cunha defendeu que o vice-Presidente da República tire o time da articulação com o Congresso: "Michel Temer, que entrou para tentar melhorar essa articulação política, está claramente sendo sabotado por parte do PT e acho até que, a continuar desse jeito, o Michel deveria deixar a articulação política. Do jeito que está indo aqui, o governo se misturando com o PT no mesmo mal, o PMDB deve ficar longe dessa articulação política porque isso não está fazendo bem para o PMDB. E, ao mesmo tempo, o governo como se comporta na Casa, não está fazendo bem a ele".

O deputado petista Alessandro Molon (RJ) piou feito mandioca congelada na frigideira quente do inferno político, criticando o inimigo Cunha: " Se o presidente diz que o regimento permite esse expediente em relação às aglutinativas, isso de fazer e refazer emendas até que o texto seja aprovado como ele quer, a Constituição não permite. A lógica do artigo 60 da Constituição é limitar o poder de agenda que o presidente tem. Ele tem o poder de pautas, mas não de decidir o que será aprovado. Vamos mostrar ao Supremo que esse comportamento do presidente Eduardo Cunha, de refazer as votações que perde até conseguir ser vitorioso, é uma ameaça, uma afronta à democracia. Mostrar que o alerta que fizemos está se tornando um hábito".

Botando mais lenha na briga infernal, o ministro Marco Aurélio Mello - que mora no mesmo condomínio que Cunha no Rio de Janeiro -, já se posicionou contra as decisões do vizinho que manipula o Legislativo conforme os interesses pragmáticos de seu grupo. Marco Aurélio antecipou-se na "razão" às reclamações da petelândia: "O texto constitucional é muito claro. Matéria rejeitada, declarada prejudicada, só pode ser apresentada em sessão legislativa seguinte. Nessas 48 horas nós não tivemos duas sessões. Eu tenho muito receio daqueles que se sentem bem intencionados. De bem intencionados o Brasil está cheio. Precisamos, sim, de homens que tenham respeito ao arcabouço jurídico constitucional".

Desdenhando de opiniões semelhantes, Eduardo Cunha reclamou que o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), cometeu o erro de encaminhar uma proposta contra a redução da maioridade quando a maioria dos partidos da base aliada eram favoráveis à medida. Não dando bola para o fato de o PT recorrer ao STF, Cunha voltou a pregar a razão de seus atos, ironizando o comportamento petista:

"O PT tem esse hábito de querer judicializar os processos. Entraram contra a terceirização, contra o financiamento e não obtiveram êxito. Quando tomei decisões nas MPs do ajuste fiscal ou nas desonerações, eles não reclamaram. Só reclamam quando vai na pauta ideológica deles. Não tenho dúvida que não tomei, nem tomarei decisões contra o regimento. É choro de quem não tem voto, que está entrando na agenda que não é da sociedade”.

A briga entre figurões dos três poderes, a partir de uma crise política que parece não ter fim, e muito em função de interesses e opiniões pessoais de quem controla os grupos hegemônicos, é um dos mais graves e perigosos ingredientes do impasse institucional que tende a se agravar no Brasil. A provável saída de Dilma Rousseff, que vem sendo armada nos bastidores, deve agravar o problema que evidencia a incompetência da tradicional classe política para governar o País.

Enquanto o resto do mundo avança, o Brasil retroage. A Elite Moral precisa acordar e conquistar a hegemonia política para propor e implantar soluções objetivas que consigam mudar a atual estrutura criminosa, decadente, falida e improdutiva do Estado Brasileiro. Do contrário, vamos aprofundar no caos, com alto risco de uma confusão social tamanha que possa nos levar a mais violência, radicalismo e até a uma secessão.

Leia, abaixo: Manifesto de Apoio à Redução da Maioridade Penal


Bonitinho, mas ordinário


O protesto do deputado Jean Willys é bonitinho, porém completamente ordinário.

A mesma esquerda que joga para a jovem plateia marginal não faz a mesma gritaria na hora em que o governo (da mesma ideologia esquerdista) promove imensos cortes na Educação, em nome no levyano esforço fiscal - cujo objetivo real é economizar recursos para pagar os juros da impagável dívida com os banqueiros nacionais e internacionais.

Novamente, em tom emocional, o Brasil discute a o problema por uma ótica simplista. O foco devia ser a um choque de Educação, Cultura e Esportes para impedir o ingresso da garotada pobre no mundo da marginalidade.

Logicamente, diminuir a maioridade vai botar algum medinho na bandidagem.

Mas a turma de 12, 13, 14 e 15 anos tende a ficar com o passe mais valorizado na hora de barbarizar...

Eis o problema que a mera proclamação da lei não soluciona.

Polêmicas inúteis

Do jornalista e professor Fabrizio Albuja um Pensamento do dia adequado ao comportamento opinativo nas redes sociais:

"Na internet você tem que ter opinião 8 ou 80... se por acaso sua opinião for 36 ou 58, você não presta!".

Ou seja:o radicalismo em vigor vai dividir ainda mais os cidadãos, dificultando ou inviabilizando discussões democráticas que apontem soluções concretas e viáveis para os graves problemas brasileiros.

Cadê a grana?

"Cadê o dinheiro da Petrobras, Dilma? Terrorista! Vai cair, hein! Terrorista que rouba a população tem mais é que ser morto. Cadê o dinheiro da Petrobras? Comunistas de m... Seus pilantras. Petistas vagabundos. Enquanto a população está passando fome, vocês estão viajando com o nosso dinheiro. Seus m... Seus bostas, comunistas. Assassina!"

Foi assim que um manifestante causou constrangimento a Dilma Rousseff (que fingiu nem ser com ela) durante visita, quarta-feira, à Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América.

Semduvidamente, a viagem será inesquecível para a Mulher Sapiens...

Rentistas em pânico

Em meio a investigações nos EUA e na Europa envolvendo grandes instituições financeiras acusadas de manipular o mercado global de moedas, a superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo administrativo para investigar suposto cartel na manipulação de taxas de câmbio envolvendo o real e moedas estrangeiras.

As instituições investigadas são Banco Standard de Investimentos, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Barclays, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, JP Morgan Chase, Merril Lynch, Morgan Stanley, Nomura, Royal Bank of Canada, Royal Bank of Scotland, Standard Chartered e UBS, além de 30 pessoas físicas.

Os acusados serão notificados para apresentar defesa no prazo de 30 dias sobre práticas anticompetitivas  que teriam durado, pelo menos, de 2007 a 2013.

Suspeita forte

O Cade quer apurar a manipulação de índices de referência de mercado de câmbio, tais como o do Banco Central do Brasil (PTAX), do WM/Reuters e do Banco Central Europeu.

Esses índices são usados como parâmetro em negócios entre empresas multinacionais, instituições financeiras e investidores que avaliam contratos e ativos mundialmente.

O Cade suspeita que os investigados teriam feito um cartel para fixar níveis de preços; coordenar compra e venda de moedas e propostas de preços para clientes; além de dificultar e impedir a atuação de outros operadores no mercado de câmbio envolvendo a moeda brasileira.

Vai ou não preso?


Do advogado Roberto Podval ao justificar as 40 páginas de um  pedido de habeas corpus preventivo em favor de José Dirceu de Oliveira e Silva, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, mas que cuida dos processos da Operação lava Jato:

"Sou advogado e não político. Minha visão é pragmática com relação à Justiça. Há um risco de prisão, ainda que ilegal e injusta. A gente está vivendo um momento muito preocupante no país. O preço de se fazer Justiça não pode ser esse. É importante acabar ou diminuir com a corrupção. Agora, para fazer Justiça é preciso ter tranquilidade. Ninguém faz Justiça com açodamento".

A situação pior é de quem vai precisar de habeas corpus se Dirceu for realmente preso e resolver soltar o verbo sobre tudo que realmente sabe... 

Pioneira da TV

Faleceu a primeira cantora a se apresentar na extinta TV Tupi.

Wilma Bentivegna, que completaria 86 anos no próximo dia 17, tornou-se nacionalmente conhecida ao gravar "Hino ao amor", em 1959.

O enterro está programado para esta sexta-feira, no Cemitério São João Batista de Suzano (SP), onde estão enterrados seus pais.

Costeando o alambrado


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 3 de Julho de 2015.

15 comentários:

Anônimo disse...

Hum... que artigo interessante!

Lava-Jato: com defesa milionária, Dirceu requer habeas corpus preventivo para não ser preso.
Aqui: http://ucho.info/lava-jato-a-bordo-de-defesa-milionaria-jose-dirceu-requer-habeas-corpus-preventivo-para-nao-ser-preso

Anônimo disse...

Sr. Serrão:
Lembro que as Forças Armadas, a Maçonaria e a população detém a Elite Moral da Nação!
Com raras excessões.
Está chegando o Dia D.
Bom dia.

Loumari disse...

Uma sociedade inteira vive mergulhada num mundo de facilidades e aparências, afogada em sms, mails, blogues e redes sociais, onde procura criar uma estranha forma de vida e de relacionamento humano, que garante o contacto e o sucesso imediato e dispensa o incómodo que é enfrentar a vida real, sem ser a coberto do anonimato ou do disfarce hipócrita, e sem ter de assumir as consequências dos seus actos nem o vazio de passar por aqui sem ter feito nada de útil para os outros.
"Miguel Sousa Tavares"
Expresso / 20090418

Anônimo disse...

Eduardo Cunha tem o apoio de 83% da população brasileira. Certamente, ele , que é muito inteligente e conhece a fundo o regimento da Câmara , responde com muita clareza os questionamentos dos petistas que se fazem de desentendidos quando o assunto em pauta na votação for contra a ideologia deles. Existiram precedentes. Então seria o caso de se anularem as votações na Câmara em que o mesmo procedimento foi adotado em votações presididas pelo pt e aceito pelo STF ? Vamos ver !

Anônimo disse...

Ele está com medo de ser preso! Porque não pensou nisso antes de se apropriar do dinheiro indevidamente? Ficar preso é muito pouco - ele terá de devolver todo o nosso dinheiro que foi desviado da Petrobrás e utilizado para pagar "consultorias' MILIONÁRIAS. Não somos burros nem idiotas.

Anônimo disse...

PABLO PICASSO DISSE AS VEZES PRA CONSTRUIR UMA CASA PRECISAMOS DESTRUIR ALGUMA COISA NA NATUREZA.

PRA CONSTRUIR UMA CASA DE MADEIRA, PRECISA CORTAR ARVORES, PARA FAZER O PISO PEGAR PEDRAS.

PRECISAMOS DESTRUIR O PT,PARA CONSTRUIR UM PAÍS DECENTE JUSTO E HONESTO.

AVANTE BRASILEIROS DE BEM, VAMOS FUNDAR UM NOVO PAIS

VIDA QUE SEGUE

CHICO LUZ

Anônimo disse...

NO DIA QUE UM MILITAR OU UM MAÇON TIVER MORAL A GALINHA CRIA DENTE. PARA CRIAR UM PAIS JUSTO E HONESTO VOCÊS PRECISAM CRIAR VERGONHA NA CARA. COM A MAÇONARIA E OS MILITARES ERAMOS CONHECIDOS COMO DESDENTADOS, DESNUTRIDOS DESCAMIZADOS, ANALFABETOS ERAMOS ESCRAVOS E VOCÊS NOS ROUBAVAM TUDO,O ERRO DO BRASIL FOI DEIXAR VOCÊS LIVRES PARA CONTINUAREM SABOTANDO, TRAFICANDO, ROUBANDO, CONTRABADEANDO VOCÊS NÃO PASSAM DE MALDITOS MAFIOSOS... PAREM A CHORADEIRA E A SABOTAGEM VOCÊS CRIARAM O PT AGORA AGUENTEM .GOUBERY DO COUTO SILVA NÃO SE ESQUEÇAM O PAI DO PT E CAPACHO DA MAÇONARIA...

Jayme Guedes disse...

Por que a imprensa que o Lula tanto diz detestar, dá tanto espaço a ele? Agora mesmo ele acaba de afirmar que "mandar moloque para a cadeia não resolve", mas não completa o raciocínio. Não resolve exatamente o quê? Não resolve a necessidade da vitima de continuar viva ou não resolve a necessidade de uma nova bicicleta? O foco não deve estar no delinquente mas na vitima potencial. Se o moleque que matou o ciclista na Lagoa tivesse sido preso nos muitos crimes anteriores o médico ainda estaria entre nós. O imbecil precisa completar o raciocínio. Não resolve o quê?

Anônimo disse...

É a hora da conseqüência.
Um trabalhador que atrasa para chegar no emprego uma/duas horas, muitas vezes por problemas na condução sofre desconto no seu salário. Por outro lado, paga altos impostos. Para quê? Para não ter direito a serviço público.
Quem roubou e depenou o Brasil e a Petrobrás deve pagar as consequências, em especial os de alto escalão do governo.
E toda hora se houve notícias de dinheiro brasileiro em Mônaco, Marrocos, Suíça, China. O povo brasileiro quer o dinheiro de volta para a saúde, principalmente, transporte, segurança e também para obras de infraestrutura, e restituição dos direitos retirados dos trabalhadores, pensionistas, pescadores, etc.
O min. Marco Aurélio fala do número de delações, mas não precisa se preocupar por estar havendo muitas delações premiadas. É que no Brasil tem muito ladrão de dinheiro público do colarinho branco, portanto o número é proporcional.
Ademais, não se esqueça ministro que o seu stf aplicou penas longas para os não políticos no caso mensalão e os políticos já estão em casa. Os políticos quase saíram como vítimas. Nenhuma crítica ao stf quanto ao mensalão, mas os não políticos também querem penas leves.
Aliás, pensamos que o depoimento do Ricardo Pessoa devia ser publicado em sua íntegra em todos os órgãos de comunicação no país e no mundo. É só tirar cópia nos autos, pois estes são públicos, a menos que foi decretado segredo de justiça.
A OAB nacional está preocupada com os depoimentos dos delatores, porque a toda evidência seu presidente tem a ideologia afinada com o PT, pretendendo preservar este bando. Seu presidente nacional está esperando há anos um cargo vitalício de ministro em um dos tribunais superiores.
A OAB paulista lança campanha de extirpar a corrupção. Isto não basta, tudo o que ocorreu tem que ter conseqüências, pois afinal a nação brasileira e o Brasil estão em uma situação péssima e irreversível por longo período e, a inflação já começou a corroer os salários dos empregados.
Enquanto isto os ladrões do poder federal há (12) doze anos roubando o suor desse povo. A POPULAÇÃO BRASILEIRA EXIGE QUE ESSES BANDIDOS PAGUEM AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS ROUBALHEIRAS, PAGUEM O PREÇO DO MAL QUE FIZERAM PARA A NAÇÃO BRASILEIRA E PARA O BRASIL.
A Justiça Federal no Paraná está fazendo sua parte.
Vamos à luta para pugnar fortemente que Sr. Teori Zavascki, funcionário público, trabalhe diariamente nas denúncias crimes e nos pedidos de instauração de inquéritos que lhe cabem processamento e exame. O povo quer a apuração, isenta de ideologias, dos fatos que ainda não vieram à tona dos políticos envolvidos na Lava Jato. O povo espera os nomes do Lulla, Dillma, Mercadante, Edinho, etc. etc.
Não se trata de vingança, mas de justiça a ser feita, pelo fato de nossos parentes e amigos terem falecido na espera do Pronto atendimento ou em assaltos, por estarem prestes a passar 60/70 anos de suas vidas semi-alfabetizados, pelas péssimas escolas dos últimos doze anos, e também por terem mandado nosso dinheiro para fazer obras nos países afinados ideologicamente com esses malandros, etc, etc.
No mais, vamos comparecer no dia 16 de agosto de 2015, nos locais escolhidos em todo o país, para a grande manifestação Fora Dillma, Fora PT, de apoio à Operação Lava, à Polícia Federal e à Justiça do Paraná.
Antonio Augusto.

Anônimo disse...

Os golpistas comunistas do PT não querem a menoridade por quererem no momento os bandidinhos para manter os trabalhadores acuados em casa, fazerem o caos por onde passam e com a população amedrontada, facilita ser dominada com mais facilidade pelo regime.
Depois, todos de coleira no pescoço e fecho éclair na boca no IGUALITARISMO DA MISERIA, como em Cuba, menos os dirigentes do partido, que vivem numa boa!

Unknown disse...

Serrão

Tem anônimo petista canalha que certamente esta se locupletando com o dinheiro roubado da Petrobras junto com o PT que so sabe acusar os comentaristas deste blog.
É tão burro quanto quanto eles.
Ou é muito inteligente e pensa que pode enganar o povão.

Anônimo disse...

Uma mensagem pro anônimo petista estressado.

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm#inbox/14e548bde08e8fad?projector=1

Anônimo disse...

A melhor piada sobre a "presidenta"..... Dilma queria um selo com
sua foto para marcar o aniversário de governo. O Itamaraty achou boa a idéia e executou o projeto
Dilma então aprovou e mandou a ECT fazer 10 milhões de selos.
Quando o selo foi para as ruas, Dilma ficou radiante!
Mas, em poucos dias, ela ficou furiosa ao ouvir reclamações generalizadas de que o selo não aderia aos envelopes.

A "presidenta", nada "contenta", imediatamente, convocou os responsáveis pela confecção e emissão do selo com a sua imagem,ordenando que investigassem, rigorosamente, o assunto.

Comissões pra lá, grupos, subgrupos e equipes aos montes pesquisaram as agências dos Correios de todo o País, ouviram usuários,balconistas etc e, finalmente, desvendaram o que estava ocorrendo.
O relatório, de mais de mil páginas, entregue um mês depois, dizia, na sua conclusão:
"Não há nada de errado com a qualidade dos selos. O problema é que o povo está cuspindo do lado errado".

Anônimo disse...

TAL QUAL A REEDIÇÃO DA SERPENTE DO ÉDEN OFERECENDO A MAÇÃ A EVA...
Lula diz que pede a deus diariamente - não disse a qual, se deus-dinheiro, deuses Fidel Castro, Lênin... - que a presidente Dilma não perca a tranquilidade - que São Hélder e outros santos do panteão vermelho intercedam por ele!
Diz que ela precisa conversar com o povo brasileiro, achando excelente ideia nesses 8 anos mostrar seus feitos!
Acho bom que seu deus o ajude a se contrapor ao Ricardo Pessoa sobre os 2,4 mi, dentre outros!
“Acho que Dilma tem a noção exata do que falo; conviveu muito tempo comigo e sabe que nas horas mais difíceis, o jeito é encostar a cabeça no ombro do povo e conversar com ele e sair as ruas!
O risco é encaixotarem, lacrarem e mandarem ela direto sem escalas prá Cuba, Venezuela...
Depois de 13 anos com os burros no brejo atolados até "azoreia" não tem + jeito não!

Anônimo disse...

Ontem no Jornal, 2 menores infratores entraram numa sala da USP para fugir da PM. A PM foi até lá, pegou os menores (sem violência) nenhuma e um professor (provavelmente esquerdista) berrava com a PM, enquanto os alunos mais indignados levantavam e saíam da sala.Sou contra a redução da maioridade penal, mas outro método para corrigir o menor infrator também é considerado "cruel e desumano" para esse pessoal.
Pegar o menor, enfiar num "internato" onde a única coisa que ele vai fazer é estudar, trabalhar, comer e dormir, para ver se tem salvação! Sem direito a visitas, sem tv, sem internet... Só livros.Se fugir daí sim, vai pra cadeia!
Eles falam tanto em "vítimas da sociedade" mas nunca fizeram algo pelas crianças das favelas! Se esses programas sociais em que a TV Globo insiste em mostrar realmente dão certo há tanto tempo como eles dizem, porque cada vez mais as crianças se desviam dos estudos e caem no crime a tantos anos?
A verdade é que esses líderes só tem um sonho: fazer o Brasil virar um feudo, onde eles são os senhores feudais. Enquanto isso nós tentamos fazer tudo corretamente querendo apenas viver a vida, coisa que a cada dia é nos negado cada vez mais.
Engraçado esses professores ideológicos defendendo as crianças, quando seus maiores ídolos mataram (A bala ou a fome) tantas não importa a idade.
Quando uma criança morre (principalmente assassinada) um pouco do futuro do mundo vai com ela junto!