segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Por quem as panelas batem


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Mário Prata

Temos toda a razão de bater panelas quando a presidente aparece na TV dizendo que a culpa por nossa pindaíba é da crise internacional. Mas por que não batemos panelas quando Eduardo Cunha, o líder dos "black blocs" brasileiros, vândalo que faz política com pedras, bombas e coquetéis molotov, vai em rede nacional dizer que trabalha "para o povo", "sempre atento à governabilidade do país"?

Temos toda a razão de bater panelas contra a corrupção da Petrobras. Mas por que não batemos panelas contra o mensalão mineiro ou o cartel do metrô paulistano? Por que não batemos panelas contra a compra de votos para a reeleição do FHC? Por acaso pagar apoio na Câmara é mais grave do que pagar emenda na Constituição?

Temos toda a razão de bater panelas contra o retrocesso econômico de 2015. Mas como podemos não bater panelas contra o anel de pobreza que desde sempre engloba as metrópoles brasileiras, essa Faixa de Gaza de tijolo aparente, essa Cabul de laje batida onde se amontoa boa parte da população?

Temos toda a razão de bater panelas quando o governo se cala diante dos descalabros venezuelanos e da ditadura cubana. Mas por que não batemos panelas diante do fato de nosso principal parceiro comercial ser a China, maior ditadura do planeta? O tofu que alimenta aquela tirania é feito com a nossa soja e os fazendeiros, ruralistas e empresários que acusam a "venezualização" do Brasil são os mesmos que lucram com o dinheiro comunista. Ninguém bate woks por causa disso?

Temos toda a razão de bater panelas contra o estelionato eleitoral do PT. Mas por que não batemos panelas contra o estelionato eleitoral do PSDB, que elege repetidamente um governador tipo "gerente", prometendo "e-fi-ci-ên-ci-a" em cada sílaba, mas coloca São Paulo à beira do co-lap-so-hí-dri-co"? Um cristão cuja polícia, não raro, participa de grupos de extermínio, na periferia. Esta semana, foram 18 chacinados em Osasco e Barueri. Imagina se fosse no Iguatemi? E o estelionato das UPPs, no Rio, que prometem paz, mas torturam um cidadão até a morte e somem com o corpo?

"Não, não, isso não! Me mata, mas não faz isso comigo!", gritava o Amarildo, segundo um policial que testemunhou a barbárie, dentro de um contêiner. Como pode a nossa maior preocupação em relação ao Rio, hoje, ser com a qualidade das águas para as Olimpíadas de 2016? Cadê o Amarildo? Cadê as panelas?

Temos toda a razão de sair pra rua, neste domingo, para protestar contra a incompetência, a corrupção e a burrice do governo. Mas por que não sair pra rua para protestar contra a incompetência, a corrupção e a burrice do país como um todo? Um país que mata seus jovens, sonega impostos, polui, compra carteira de motorista, licença ambiental, alvará, dirige pelo acostamento, estupra, espanca e esfaqueia mulher (mas retira a discussão de gênero do currículo escolar), um país onde os negros correspondem a 15% dos alunos universitários e a 67% da população carcerária.

Este ódio cego, esta parcialidade hipócrita, este bombardeio cirúrgico que pretende eliminar o PT –e só o PT– para "libertar o Brasil", empoderando Renan Calheiros e Eduardo Cunha, não é o desabrochar da consciência cívica, é mais um fruto da nossa incompetência, mais uma vitória da corrupção; palmas para a nossa burrice.


Mário Prata é escritor. Publicou livros de contos e crônicas, entre eles 'Meio Intelectual, Meio de Esquerda' (editora 34). Originalmente publicado na Folha de S. Paulo em 16 de agosto de 2015.

9 comentários:

Anônimo disse...

O Sr Mario Prata deveria se tocar e saber que na época do FHC, o PT era oposição e se houve compra de votos para a reeleição por que o PT na condição de oposição permitiu.

Anônimo disse...

Mário Prata vá tomar no seu cú!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Loumari disse...

No Brasil, todo aquele ou aquela que se armar de coragem e pôr-se a falar a verdade, dizer as coisas tais como elas são, este ou esta é sujeito a injurias, é etiquetado de vermelho, e taxado de petista, e tutti quanti.
Os donos do Brasil hoje são gentuzas com a inteligência reduzida ao tamanho de gafanhoto. Exemplo típico: o BOSTA oculto no anônimo de 12:37 PM
Ele já nasceu cocó, coisa que faz que ele conhece muito bem o cû, fonte de sua origem. E o que ainda podem esperar dele????

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA TUDO O QUE FOR ESCRITO DE INTELIGENTE QUE NÃO ATAQUE O PT VAI DAR ESSA RESPOSTA. PEÇO QUE O SR. MARIO PRATA NÃO SE DEIXE ABALAR E NÃO PARE, MAS NÃO TENHA MEDO DE DENUNCIAR QUE ESTAMOS ENFRENTANDO UM PLANO DE SABOTAGENS ORQUESTRADAS NÃO PELA OPOSIÇÃO MAS SIM PELA A MAÇONARIA E O JUDICIARIO E QUE NO BRASIL PRECISAMOS FORMAR URGENTE UMA POLUICIA ESPECIALIZADA EM DESMANTELAR ESSA QUADRILHA QUE É UM PODER PARALELO, ONDE PRATICAM TODO TIPO DE CRIME. ESCLAREÇO QUE TODOS A COMEÇAR PELO O PT DEVEM SEREM INVESTIGADOS E PUNIDOS, AGORA SER BURRO E IR ATRAS DE MODISMO, SEM ATENTAR PARA TODO TIPO DE BANDIDO QUE ESTÃO INFILTRADOS NOS TRÊS PODERES É COISA DE,DE QUEM NÃO TEM VISÃO DO QUE REALMENTE ACONTECE NO BRASIL.

Anônimo disse...

Acrescento no "Cu"rriculum do autor - Mario Prata é petralha.

Ao personagem fictício de 1.44, santarrão que faz falsas citações bíblicas, inclusive não conseguindo disfarçar seu ateísmo, recomendo um pouco de boas maneiras. Brucutu, aqui no A.T., não é bem-vindo.

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 9.35, NÃO ACREDITO QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO QUE COMPROU O A.T. QUE OBJETO HIBRIDO É VOCÊ??? EU SOU ATEU E O QUE VI DE VOCÊ,É QUE NÃO PASSA DE UM BORRA BOTAS METIDO A BESTA, EU SOU TÃO MALVADO QUE O DIABO PERTO DE MIM NÃO PASSA DE UM ESCOTEIRO DE MERDA, MAS DIFERENTE DE VOCÊ E SUA TURMINHA NUNCA ROUBEI NADA DE NINGUÉM E VOCÊ E SEU CU,RRICULUM É DE SABOTAGEM, SONEGAÇÃO,TORTURA E OUTRAS MERDAS IGUAL AO PT... E A PQP... FDP...

Anônimo disse...

NÃO PRECISAMOS VOLTAR NA ÉPOCA DO FHC, ATÉ HOJE SE VOCÊ PRETENDER FAZER UMA DENUNCIA CONTRA UM MEMBRO DA MAÇONARIA VOCÊ VAI SER FEITO DE TONTO E PERSEGUIDO, POIS É ASSIM QUE ESSA MAFIA AGE, TANTO QUE A PRIVATARIA NINGUÉM INVESTIGOU, CPFM MUITO MENOS, TAMBÉM PUDERA O FHC NÃO ERA XERIFE E A CRISE ASIATICA QUE NÃO CHEGOU NEM AOS PÉS DA CRISE MUNDIAL QUE ENFRENTAMOS, SERVIU PARA TER DEIXADO O POVO EM UMA PENURIA, QUE SÓ NÃO FOI PIOR PORQUE JOGARAM A TOALHA.

Anônimo disse...

Aí, brucutu das 11.12, das 10.45 e de 1.44 - Acusou o golpe. Menos ignorância, mais elegância e estamos combinados.

Victor disse...

O texto é de Antonio Prata, colunista da Folha, e não do Mário Prata.