terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ru-PT-ura!


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Após os protestos de 16 de agosto, a classe política está como noiva casta do passado.

Sabe o que vai acontecer; só não sabe como.

Haverá derramamento de sangue. Pouco. Apenas o necessário para comprovar a virtude.

Enquanto isso a anti-heroína se ilude. Acha que tem a caneta. Pode enfiá-la na ...

Do pixulecu só vai sobrar o xulé. O pi vai tomar no resto.

Do molusco ouve juras: “Eu te amo mas não presto!” (cacófato proposital).

Não há mais acordão depois que o povo acordou.

A caravana de Alibabanta terminou na tempestade. Aparece o gênio da lâmpada e diz:

“Cara Vana, você não passa de mera atriz. Atriz atroz, atrás há três*. Alguns diriam quatro, mas o último está perdido sem cachorro no mato”.

Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

*Homenagem a Emílio de Meneses

7 comentários:

Loumari disse...

VAMOS VIAJAR PARA ANGOLA


Titulo: MALAS AVIADAS

A Presença cubana em Angola pode ter os dias contados

Texto: Gustavo Costa - Correspondente em Luanda

Há três anos que Angola não paga aos médicos e professores cubanos destacados no pais.

A situação é crítica e já se equaciona uma ponte aérea. A partida dos técnicos de Fidel poderá assumir contornos dramáticos, sobretudo na área da Saúde, uma vez que são os únicos que aceitam trabalhar nas zonas mais remotas do interior.

Mais de mil técnicos cubanos da área da saúde e do ensino superior poderão abandonar Angola nos próximo temos se o governo de Luanda não liquidar a dívida contraída para com aquele país.
Se esta retirada se vier a consumar-se, 150 médicos, professores universitários e outros técnicos cubanos poderão começar a deixar Luanda no início do próximo mês.

Há cerca de três anos, segundo o jornal "Agora", que Luanda deixou de honrar os seus compromissos junto da Antex, a empresa estatal de Cuba, responsável pela contratação e vindo de técnicos desta ilha ao país.

"É a Antex que vem suportando os encargos de muitos médicos e professores mas agora ficou sem recurso..." Disse ao Expresso uma fonte diplomática.

"Se forem embora, o funcionamento do sistema nacional de saúde vai ser seriamente afectado." - Reconheceu uma fonte governamental.

Os médicos angolanos recusam a ir para o interior e são os cubanos quem, passando por privações, consegue garantir à assistência às populações no meio rural" - disse ao Expresso uma fonte do ministério angolano da saúde.

Os estudantes do curso de medicina ministrado em várias universidades poderão ver interrompidos os seus estudos, que são em grande parte garantidos por especialistas cubanos.

A cooperação entre os dois países abrange áreas que vão desde a defesa e segurança, passando pelo urbanismo, obras públicas e construção até ao sector das águas e energia, geologia minas e indústria.

No sector do ensino, estende-se à atribuição de bolsas de estudo, enquanto que ao nível da saúde, a grande referência da presença cubana em Angola é o hospital oftalmológico de Benguela onde já foram operados às cataratas, por médicos cubanos, milhares de angolanos.

Esta situação ocorre num momento em que escasseiam os recursos cambiais e as receitas arrecadadas com o sector petrolífero, ao atingirem mensalmente 900 milhões de dólares, não chegam para suportar o elevado peso dos gastos da função pública orçados em 1.200 milhões de dólares por mês.

O país não tem dinheiro e os gestores público, ministros e governadores provinciais, ainda não se consciencializaram dessa realidade - disse ao Expresso uma fonte do Banco Nacional de Angola.

Para agravar mais ainda a situação, a ministra do Comércio, Rosa Pacavira anunciou o fim do lincenciamento de operações de importação de mercadorias, que não façam parte da cesta básica.

A situação foi reposta depois de uma pronta intervenção do Ministro-Chefe da Casa Civil do Presidente, Edeltrudes Costa e do governador do BNA José Pedro de Morais.

A verdade é que nalguns estabelecimentos comerciais, o regresso ao passado é visível com a reimposição do racionamento na compra dalguns produtos. Não se pode levar mais do que duas embalagens de leite" - disse Maria Celeste dona de casa, que frequenta o super-mercado Kero.

Como se não bastasse a crise financeira para tirar o sono aos governantes angolanos, agora cresce em simultâneo os sinais de contestação social e política ao regime.

Para travar esta onda, as autoridades não hesitaram na quarta-feira, em repelir de forma violenta, a manifestação de solidariedade a 15 jovens detidos e acusados de crime de rebelião, promovida por alguns dos seus apoiantes.

O largo da independência esteve, durante algumas horas, fortemente policiado pelas forças de segurança, enquanto decorria no mesmo local, uma contra manifestação de apoio ao MPLA e ao Presidente Eduardo dos Santos. "Não havia necessidade do regime entrar em pânico" - disse ao Expresso Graça Campos, conhecido jornalista independente.



Loumari disse...

Condenação dos ricos opressores

EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, pelas vossas misérias, que sobre vós hão-de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e os vossos vestidos estão comidos da traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá o fogo a vossa carne.
Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifavam as vossas terras, que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do SENHOR DOS EXÉRCITOS.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes: cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
( TIAGO 5 )



O parecer do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados como Sodoma; não os dissimulam.
Ai da sua alma! porque se fazem mal a si mesmos.
Dizei aos justos que bem lhes irá, porque comerão do fruto das suas obras.
Ai do ímpio! mal lhe irá, porque a recompensa das suas mãos se lhe dará.
Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres estão à testa do seu governo; ah, povo meu! os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas.
O Senhor se levanta para pleitear, e sai a julgar os povos.
( ISAIAS 3:9 )

Loumari disse...


Mas eles todos se embruteceram e se tornaram loucos: ensino de vaidades é o madeiro. (JEREMIAS 10:8)



Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e coito de todo o espírito imundo, e coito de toda a ave imunda e aborrecível.
Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância das suas delícias.
( APOCALIPSE 18:2 )


Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta;
e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.
( APOCALIPSE 3:17 )


Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se esconde perante a minha face, nem a sua MALDADE SE ENCOBRE AOS MEUS OLHOS.
E, primeiramente, retribuirei em dobro a sua maldade e o seu pecado, porque profanaram a minha terra com os cadáveres das suas coisas detestáveis, e das suas ABOMINAÇÕES encheram a minha herança.
( JEREMIAS 16:17)


Eis que mandarei muitos Pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois, enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão sobre todo o monte, e sobre todo o outeiro, e até nas fendas das rochas.
(JEREMIAS 16:16)

Loumari disse...


O castigo está próximo

PÕE a trombeta à tua boca. Ele vem como águia contra a casa do Senhor, porque traspassaram o meu concerto, e se rebelaram contra minha lei.
E a mim clamarão: Deus meu! nós, Israel, te conhecemos.
Israel rejeitou o bem: o inimigo persegui-lo-á.
Eles fizeram reis, mas não por Mim: constituiram príncipes, mas EU não o soube: da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.
( OSÉAS 8 )

Loumari disse...

Castigo por desobediência

O Senhor levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia,(de Avião) nação cuja língua não entenderás;(china)
Nação feroz de rosto, que não atentará para o rosto do velho, nem se apiadará do moço;
E comerá o fruto dos teus animais, e o fruto da tua terra, até que sejas destruido; e não te deixará grão, mosto nem azeite, criação das tuas vacas, nem rebanhos das tuas ovelhas, até que te tenha consumido;
E te angustiará em todas as tuas portas, até que venham a cair os teus altos e fortes muros, em que confiavas, em toda a tua terra; e te angustiará até em todas as tuas portas, em toda a tua terra que te tem dado o Senhor, teu Deus;
E comerás o fruto do teu ventre, a carne dos teus filhos e das tuas filhas, que te der o Senhor, teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.
Quanto ao homem mais mimoso e mui delicado entre ti, o seu olho será malígno contra o seu irmão, e contra a mulher do seu regaço, e contra os demais dos seus filhos que ainda lhe ficarem;
De sorte que não dará a nenhum deles da carne dos seus filhos, que ele comer; porquanto nada lhe ficou de resto no cerco e no aperto com que o teu inimigo te apertará em todas as tuas portas.
E, quanto a mulher mais mimosa e delicada entre ti, que de mimo e delicadeza nunca tentou pôr a planta do seu pé sobre a terra,
será malígno o seu olho contra o homem do seu regaço, e contra o seu filho, e contra a sua filha;
E isto por causa das suas páreas, que sairem de entre os seus pés, e por causa dos seus filhos que tiver;
Porque os comerá as escondidas, pela falta de tudo, no cerco e no aperto com que o teu inimigo te apertará nas tuas portas.
Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro para temeres este nome glorioso e terrível, o Senhor, teu Deus;
Então o Senhor fará maravilhosas as tuas pragas, e as pragas da tua semente, grandes e duradouras pragas, e enfermidades más e duradouras;
E fará tornar sobre ti todos males do Egipto, de que tu tiveste temor, e se apegarão a ti.
Também o Senhor fará vir sobre ti toda a enfermidade e toda a praga, que não esta escrita no livro desta lei, até que sejas destruido.
E ficareis poucos homens, em lugar de haverdes sido como as estrelas dos céus em multidão;
porquanto não destes ouvidos a voz do Senhor, teu Deus.
E será que, assim como o Senhor se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o Senhor se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra, a qual tu passas a possuir.
E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até a outra extremidade da terra; e ali servirás a outros deuses, que não conheceste, nem tu nem os teus pais: ao pau e a pedra.
E nem ainda entre as mesmas gentes descansarás, nem a planta do pé terá repouso; porquanto o Senhor ali te dará coração tremente, e desfalecimento dos olhos, e desmaio da alma.
E a tua vida como suspensa estará diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida.
Pela manhã, dirás: Ah! quem me dera ver a noite! E a tarde, dirás:
Ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo do teu coração, com que pasmarás, e pelo que verás com os teus olhos.
E o Senhor te fará voltar ao Egipto, em navios, pelo caminho de que te tenho dito:
Nunca jamais o verás: e ali sereis vendidos por servos e por servas, aos vossos inimigos; mas não haverá quem vos compre.
( DEUTERONOMIO 28:49 )

Loumari disse...


O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mui baixo descerás;
Ele te emprestará a ti, porém tu não lhe emprestarás a ele: ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
E todas estas maldições virão sobre ti, e te persiguirão, e te alcançarão, até que sejas destruido: porquanto não haverás dado ouvidos a voz do Senhor, teu Deus, para guardar os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado.
( DEUTERONOMIO 28:43 )

Anônimo disse...

Os petistas dizem que os protestos contra o governo de Dilma Rousseff são da “elite branca golpista”. Ei-la em Belo Horizonte, neste domingo, 16 de agosto. Grande momento.

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/08/16/elite-branca-lidera-protesto-contra-dilma-em-bh/

Da "elite branca" não tem ninguém...