quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A UNE é Isso


"A gente viu uns jovens tomando banho na horta das crianças e eles ainda  fizeram as necessidades em cima das plantações", lamentou a diretora do Centro de Ensino Fundamental 01, do Lago Norte, Claudia Regina Justino Fernandes.

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos I. S. Azambuja

Antecedendo o 51º Congresso da UNE, realizado em Brasília, em 15/19 de julho de 2009, uma ampla aliança de forças políticas divulgou um manifesto propondo aunidade do movimento estudantil para enfrentar a crise, aprofundar as mudanças e evitar retrocessos nas eleições de 2010, quando foi eleita Dilma Rousseff.

Sete movimentos, coordenados pela União da Juventude Socialista, organização do Partido Comunista do Brasil para o movimento estudantil, assinaram o manifesto. Ao todo, o conjunto de forças que assinaram o documento corresponde a 70% dos delegados eleitos para o Congresso que. em eleição indireta, elegeram o novo presidente da entidade.

Augusto Chagas, 27 anos, militante do PC do B, foi eleito presidência da UNE. Aluno do curso de Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo (Campus Leste), ele presidiu o Diretório Acadêmico da Unesp-Rio Claro e o DCE da UNESP/Fatec. Também foi presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo por duas gestões.

Trata-se de um estudante profissional, como tantos outros cevados pelo PC do B para ocuparem cargos de direção na UNE e em outras entidades estudantis, e depois se transformarem em deputados, ministros, prefeitos e até governadores de Estado.

Cursava o primeiro ano de Sistemas de Informação na Universidade de São Paulo (USP) depois de desistir de dois outros cursos universitários, o que o transforma em um estudante profissional.

Entre 2001 e 2006, estudou Ciência da Computação na  Universidade do Estado de São Paulo e iniciou Direito nas Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo.

Não trabalha. Nunca trabalhou. Vive às custas do pai. O cargo de presidência da UNE lhe garante uma mesada de R$ 1.200,00. Quantia superior à do salário mínimo de um trabalhador.
Seu discurso se resume a repetir velhos clichês e a defender posições ditadas por seu partido.

CPI da Petrobrás?

O PC do B é contra. Alega que o objetivo da CPI não é apurar irregularidades, "mas abrir flanco para a exploração do pré-sal por setores privados".

A crise que ameaça a presidência de José Sarney no Senado (PMDB-AP)?
Simples: "A mera saída do Sarney não resolve nada", argumenta Chagas. Como argumenta o PC do B. Como argumenta o governo. Ele diz que os ataques contra o senador Sarney são equivocados. Por que equivocados? Porque sim, diz.

Sucessão de Lula: a UNE vai de Dilma Rousseff, nada mais natural.
A UNE, outrora combativa, deu lugar à UNE chapa branca. Somente no ano de 2009 já recebeu do governo subsídios no valor de 2,5 milhões. Augusto Chagas diz que também nada mais natural, pois a UNE como movimento social não tem a função de fazer oposição a governos, mas sim ir atrás de conquistas 

Por exemplo, a UNE defende a Petrobras com verba da própria Petrobras. Orçado em 2,5 milhões, o 51º Congresso da UNE recebeu de ajuda nada menos que 920 mil reais do governo federal e de empresas estatais. A Petrobras doou 100 mil e ganhou o apoio dos universitários em uma passeata realizada na Esplanada dos Ministérios.

A maior doação, entretanto, foi do Ministério da Educação, com 600 mil reais para as despesas de alimentação e transporte dos cerca de 10 mil estudantes que participaram do Congresso.O Ministério da Justiça também fez sua doação: 150 mil reais, assim como o Ministério da Ciência e Tecnologia (50 mil), e a Caixa Econômica Federal (20 mil). A UNB liberou anfiteatros e salas de aula;

Em janeiro, a Petrobras já havia repassado outros R$100 mil para a realização da 6ª Bienal de Cultura e Arte da UNE. Uma piada...

Os delegados da UNE deixaram um rastro de falta de educação nas escolas públicas em que se hospedaram, em Brasília. Graduados em baderna, segundo uma reportagem do Correio Braziliense, deixaram para trás muito lixo, garrafas de bebidas alcoólicas e preservativos usados nos dez centros de ensino utilizados por cerca de 6 mil universitários que ali ficaram hospedados.

 “A gente viu uns jovens tomando banho na horta das crianças e eles ainda fizeram as necessidades em cima das plantações”, lamentou a diretora do Centro de Ensino Fundamental 01, do Lago Norte, Claudia Regina Justino Fernandes.

De lá para cá a UNE não mudou nada. Em 2015 continua dirigida pelo PC do B. Agora através de uma militante, a paulista Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP.

Carina foi eleita pela chapa “O movimento estudantil unificado contra o retrocesso em defesa da democracia e por mais direitos”. Somente direitos. Deveres, não...

Serão esses os burocratas, funcionários, ministros, deputados e senadores de amanhã, que governarão o país através, cada vez mais, de pixulecos..


Carlos I. S. Azambuja é Historiador.

5 comentários:

Anônimo disse...

O afastamento de Dilma deve ser acompanhado do banimento e criminalização do comunismo ou vamos nos tornar uma cuba ou Venezuela.

Anônimo disse...

Lamentável ver a indigência ideológica, ética e de civilidade dos atuais ativistas políticos da ex combativa e idealista UNE do meu tempo de estudante . Essas pessoas - não digo que são estudantes pois há muito se transformaram apenas em estudantes profissionais assalariados- esses militantes portanto, vivem de salários em troca do apoio ao governo e empresas que hoje enfrentam o maior escândalo de corrupção do Brasil e do mundo . Não ficam bem na foto quem posar ao lado deles e nem serem por eles defendidos. Partidos como o pc do b e psol representam hoje o que de mais retrógrado existe na política brasileira. Comungando das mesmas ideologias, não se esperava mesmo nada melhor do comportamento dessas pessoas, cujas cabeças encontram-se repletas da mesma matéria dos intestinos.

Anônimo disse...

Está aí a prova que este câncer comunista na sigla pt se expande em todos setores. veja o exemplo desse vagabundo bancado em 1.200 reais, vive as custas dos pais e como vemos é sem dúvida mais uma célula terrorista do partido vermelho, não me surpreendi em ler o posto de liderança que ele ocupa, pois o comunismo faz isso mesmo, espalha os gafanhotos e os promove em cargos que os destaquem.....assim fica fácil manipular os idiotinhas da sociedade. E ainda há retardados se orgulham em ter seus filhos em uma faculdade, mal sabem eles quem anda som dando e recrutando seus filhos.
E sabido que vários alunos que não se rendem aos assedios comunistas, são prejudicados em suas notas e por vezes precionados por "educadores" que não se conformam com alunos que não serem à lavagem cerebral desses pseudos "professores universitários.
O que me acalenta é saber que um dia, estes lixos comunistas serão caçados como cães e banidos de nosso país; Mas desta vez sem anistia tá, só assim teremos a certeza que não voltarão como este lixo Dilma em cargos de extrema importância.

ass: A//C
anti comunismo

Anônimo disse...

O pior de tudo é que se eles um dia assumem o poder serão bem piores que o governo atual!

Anônimo disse...

A cabeça desses caras é igualzinha à do camarão, cheia de m...d@...