domingo, 13 de setembro de 2015

Pixuleco tem poder para censurar Sérgio Moro?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O genial escritor italiano Umberto Eco, autor do livro "Número Zero", faz referência ao um fenômeno jornalístico italiano (também bastante brasileiro) chamado de "Máquina de Lama". Eco define com mais precisão: "O que é maquina de lama? Normalmente é utilizada para deslegitimar o adversário e desacreditá-lo sobre questões particulares" (...) "Para a máquina de lama é suficiente difundir uma sombra de suspeita ou trabalhar sobre uma fofoca menor".

Segundo Eco, a prática do mau jornalismo na máquina de lama "consiste em que, para deslegitimar o adversário, não é necessário acusá-lo de matar sua avó ou de ser um pedófilo: é suficiente difundir uma suspeita sobre suas atitudes cotidianas". Umberto Eco frisa e ironiza: "É do jornalismo real que eu falo. Os jornais especializados na máquina de lama existem. Nem todos os jornais usam essa máquina, mas existem os que a utilizam, e por uma modesta soma de dinheiro eu poderia te dar os nomes"...

O craque Umberto Eco ressalta que vai além em seu livro: "Em Número Zero aprofundo a técnica do dossiê. A chantagem consiste em anunciar uma documentação, um informe. A pasta pode estar vazia, mas a ameaça de que existe basta: cada um de nós tem um cadáver no armário ou pelo menos recebeu uma multa por excesso de velocidade há 30 anos. A ameaça da existência de um dossiê é fundamental. A técnica da documentação é como a técnica do segredo".

O veterano jornalista-romancista-pesquisador, de 83 anos, prossegue na tese: "Dizer que sabe uma coisa que o outro não sabe é uma ameaça. Muitos segredos são vazios, e por isso são muito mais poderosos. Depois você vê os verdadeiros documentos, e são apenas recortes de imprensa. São vendidos a um Governo e aos serviços secretos, ou para a polícia, e são dossiês vazios, cheios de coisas que todos sabiam, menos os serviços secretos".

Fazendo eco ao Umberto, vale citar um recente artigo, intitulado "Censura e Desinformação", no qual o filósofo, jornalista e escritor brasileiro Olavo de Carvalho escreveu: "Existirá censura mais pérfida do que aquela que consegue vetar a divulgação da sua própria existência? Existe. É aquela (...) que bloqueia não apenas o acesso ao presente, mas ao passado. Mas a proibição do passado é, por seu lado, a mais importante notícia - ela também vetada - sobre a vida presente".

Esses "entretantos" são necessários para chegarmos aos "finalmentes" em tempos de jornalismo obrigado a cobrir as informações e contra-informações, infindáveis denúncias e previsíveis desmentidos, shows de verdades alternados com espetáculos de mentiras envolvidos nas escandalosas revelações das "colaborações premiadas" da Lava Jato. A mais recente e bombástica "novidade" representa uma dor de cabeça ainda maior para o mito em decadência Luiz Inácio Lula da Silva e para a decaída Presidenta Dilma Rousseff - agora complicada por Nestor Cerveró.

A revista Época informa que Cerveró revelou à Força Tarefa da Lava Jato detalhes de um acerto de grana para a campanha à reeleição de Lula, em 2006. A "ajuda" de R$ 4 milhões foi negociada com dirigentes da Odebrecht para a Petrobras fechar a polêmica compra da refinaria Pasadena, nos EUA. A publicação conta que a operação rendeu um total US$ 15 milhões em propina. Segundo Cerveró, que teria um cofre cheio de documentos e agendas, o esquema a área internacional envolveu além de outros funcionários da Petrobras, senadores como Delcídio Amaral, do PT, então líder do governo no Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros, e Jader Barbalho, também do PMDB.

Muito mais grave, do ponto de vista institucional, que a denúncia da Época é o artigo dominical de Ricardo Lewandowski na Folha de S. Paulo. O texto do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça foi interpretado como uma crítica direta, sem citar nomes, à atuação do juiz Sérgio Fernando Moro nos processos da Lava Jato: "O protagonismo extramuros, criticável em qualquer circunstância, torna-se ainda mais nefasto quando tem o potencial de cercear direitos fundamentais, favorecer correntes políticas, provocar abalos na economia ou desestabilizar as instituições, ainda que inspirado na melhor das intenções. Por isso, posturas extravagantes ou ideologicamente matizadas são repudiadas pela comunidade jurídica, bem assim pela opinião pública esclarecida, que enxerga nelas um grave risco à democracia".

Antes de chegar a tal conclusão, Lewandowski já tinha enquadrado o "infrator" na letra gelada da lei. Abre aspas para o presidente do STF e do CNJ: A incontinência verbal pode configurar desde uma simples falta disciplinar até um ilícito criminal, apenada, em casos extremos, com a perda do cargo, sem prejuízo de outras sanções cabíveis. A Lei Complementar nº 35, de 1979, estabelece, no artigo 36, inciso III, que não é licito aos juízes "manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos ou em obras técnicas ou no exercício do magistério". O prejulgamento de uma causa ou a manifestação extemporânea de inclinação subjetiva acerca de decisão futura, nos termos do artigo 135, V, do Código de Processo Civil, caracteriza a suspeição ou parcialidade do magistrado, que permitem afastá-lo da causa por demonstrar interesse no julgamento em favor de alguma das partes.

Certamente, o juiz Sérgio Moro não vai passar recibo e muito menos vestir a carapuça depois de ler o artigo "Judicatura e Poder de Recato" - que está mais para "Judicadura e Poder do Recado"... Mas ninguém se surpreenda, nos bastidores do Judiciário, se juízes partirem para críticas públicas, também pela via editorial, do argumento usado pelo magistrado que é, publicamente, um amigo pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva - agora oficialmente investigado pela Polícia Federal, que pediu ao STF autorização para ouvi-lo em um inquérito da Lava Jato. Será que Lewandowski não poderia ter sido mais "imparcial", em sua pregação por "dever de recato" na magistratura? Se não foi ao Moro, a quem mais Lewandowski quis "censurar" ou "reprimir" em seu texto?

A mesma Folha de S. Paulo publicou, no sábado, uma notícia que levou a petelândia ao delírio. A colunista Mônica Bérgamo informou: Os dois empresários que gritaram palavrões, em junho, para o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, dizendo que ele era "ladrão", "palhaço" e "sem-vergonha", acabam de se retratar. Diante de queixa-crime por injúria, calúnia e difamação, eles procuraram o advogado do ex-ministro, José Roberto Batochio, e propuseram acordo. Mantega assinou ontem os dois pedidos de desculpas, concedendo aos empresários seu "perdão", exigência da lei para que a ação judicial seja suspensa. Marcelo Melsohn disse na retratação que estava no restaurante Trio, na Vila Olímpia, no dia 28 de junho, quando "irrefletidamente" ofendeu o ex-ministro. Afirma estar arrependido e diz reconhecer que Mantega é "probo, honesto e digno". João Locoselli afirma que nada sabe sobre o economista que "possa desaboná-lo em sua vida pública".

Que fofo! Apenas para recordar, Mantega, da mesma forma que Dilma, foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras... Enquanto aguardamos os desdobramentos da Lava Jato, e esperamos pelos cortes que a Dilma jura que fará, aumentando mais ainda os impostos e mantendo os juros altíssimos, na economia em recessão técnica rumo a uma estagflação, fica no ar uma perguntinha daquelas bem idiotas:

Que moral tem Dilma para fazer ajuste fiscal ou pedir ao povo que aceite mais impostos? Isto só pode ser uma "brincanagem" de uma Presidência da República que tem nada menos que 18.388 funcionários, com média em 45 anos de idade e altíssimos salários - conforme revela o site Contas Abertas. O gigantesco número de servidores engloba a Vice-Presidência, as Secretarias, que possuem status de ministério, a Controladoria Geral da União (CGU), a Advocacia Geral da União (AGU) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A máquina de lama da mídia tupiniquim compete, em nível de safadeza, com a máquina do desgoverno do crime organizado. Por isso, ela precisa ser passada a limpo e submetida a uma revolução. Só uma legítima Intervenção Constitucional, promovida pelo Poder Instituinte do povo, tem condições de mudar o Brasil de verdade. Qualquer outra proposta - como impeachment da Dilma para botar Michel Temer no lugar dela - é mais do mesmo.

O momento é decisivo. Ou o PT e seu chefão Lula vão acertar as contas com a História... Ou, então, devemos começar uma grande campanha nacional, com o apoio irrestrito da petelândia, usando o melhor de nossa "Máquina de Lama", para mandarmos aposentar compulsoriamente, abrir um inquérito no CNJ e, por fim, condenar e prender o juiz Sérgio Moro, de preferência em uma cela especialmente construída não no frio siberiano de Curitiba, mas na bucólica vizinhança do Swiss Park, em São Bernardo do Campo, onde só mora gente ilustríssima e muito poderosa... Seria a solução bolivariana perfeita...

A "Máquina de Lama", quando opera junto com as gestapos tupiniquins, é capaz de produzir as coisas mais hediondas do ponto de vista anti-democrático... Censure-se o Moro, e deixe solto o Pixuleco seria a máxima da piada sem graça com o povo brasileiro! Mas ninguém pode se surpreender se ela se tornar realidade, no Brasil sob governança do crime organizado... Por isto, todo cuidado é necessário, porque, no Brasil, a Democracia (Segurança do Direito) simplesmente inexiste, e o rigor seletivo atinge quem a máquina do Estado Capimunista desejar. E pt saudações...

Cabeça pedida


Mulher indigesta


A inacreditável agonia terminal da Dilma lembra um samba (seria premonitório?) do imortal Noel Rosa:

“Mulher indigesta” está disponível no YouTube - cantado por ele mesmo em 1932.

Como Noel morreu prematuramente - (com 26 anos) em 1937, estaria hoje com 104 anos - pelo menos escapou de conhecer a “MandiocAnta”.

Corre que o Brahma vem aí...


Sujeito oculto


Comandante do MST?


Prestes a perder a defesa


Atropelando


Ainda bem que o time tem sede no Rio, pois se fosse de Sampa tomaria uma bem pesada da indústria das multas do Prefeito Raddard...

Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 13 de Setembro de 2015.

11 comentários:

Anônimo disse...

Sabem o que são um bando de filhos da puta??? Peguem um bando de maçom do judiciário, e misture com os maçons do executivo e os envolvam com o legislativo, isto vira uma máfia de filhos da puta sabotadores, filhos da putas traficantes, filhos da puta contrabandistas, filhos da putas donos dos jogos ilegais. AGORA UM BANDO DI FILHOS DAS PUTAS QUE FINGEM QUE ISTO NÃO EXISSTE É A PIOR RAÇA DE FILHO DA PUTA, POIS O FILHO DA PUTA ATRAVÉS DA MAÇONARIA SE ESPALHOU PELOS QUATRO CANTOS, NÃO CONFUNDAM O CÚ COM A BUNDA, CUMPANHEIRO É CUMPANEIRO R FILHO DA PUTA É FILHO DA PUTA... MAS FILHO DA PUTA É QUEM NÃO QUEBRA A CARA DESSES FILHOS DA PUTA E EU VOU QUEBRAR EM 2018 O FILHO DA PUTA DO LULA VAI VOLTAR...

Anônimo disse...

Só uma pergunta. Numa trombada de frente entre o presidente do STF e o juiz Sergio Moro, com quem o povo brasileiro de bem, a maioria esmagadora ficaria? Será que se prejudicarem o juiz Sergio Moro, os membros de tribunais superiores que isto o fizerem vão conseguir andar tranquilamente pelas ruas de qualquer cidade brasileira? Duvido.

Anônimo disse...

Quanto + cargos o PT criar tanto melhor, + contribuições dos cabides de empregos pois cada petista todo mês tem de dar uma parte do salario pro PT; mais arrecadação prá ratazana geral do partido, prá MAFIA e pros Fidel castro da vida!!

Martim Berto Fuchs disse...

INDICAÇÕES POLÍTICAS PARA OS TRIBUNAIS !!!

Quem indicou o Lewandowski para o STF? Pois é. O Lulla está apenas cobrando a conta da indicação e o agraciado está pagando. É obrigado a pagar. Simples assim.

http://capitalismo-social.blogspot.com.br/2015/07/207-anos-de-enrolacao-chega.html

Anônimo disse...

Puta que pariu, onde o emprego ninguem sabe ninguem viu

O barco ja esta afundando

Pegue sua familia e va embora, só pra quem pode


Chico Trevas

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 10.05, VOCÊ PRECISA ACORADAR POIS O JUDICIARIO É UM PODER DITADOR, O QUE MANDAREM ESSE JUIZ DE BOSTA VAI FAZER, E ISTO É EM TODO O PAIS E EM TODAS AS ESFERAS, JÁ VI O JUDICIARIO PARAR A CPI DO NARCOTRAFICO E DO JOGO DO BICHO FAZENDO COM QUE AS INVESTIGAÇÕES PARACEM DE ONDE ESTIVESSE, NA TRABALHISTA E NA CIVEL VOCÊ MORRE E NÃO OBTEM A SENTENÇA DE NEM UM PROCESSO SE O RECLAMADO FOR DA MAÇONARIA E O RECLAMANTE LEVA DE PRIMEIRA SE FOR DA MAFIA... É PRECISO CRIAR UMA POLICIA ESPECIALIZADA PARA ESSAS MANIPULAÇÕES, POIS POR MAS BOA VONTADE QUE QUALQUER JUIZ TENHA DE FAZER JUSTIÇA ELE É IMPEDIDO PELOS MAFIOSOS DE PLANTÃO... TUDO ISSO ESTÁ NA CARA DE TODOS, SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER OU FAZ PARTE DESSA MAFIA MALDITA...

Anônimo disse...

Eu acho que o anônimo das 2:37 PM levou alguma "catracada" do Judiciário, provavelmente merecido, para lançar tantos impropérios ao léu!!! Ou então, sempre votou no PT, pensando ser o partido mais honesto do mundo, e agora se vê miseravelmente traído!!! E como grita o dito cujo estressado!!!!

Anônimo disse...

Serrão, lembra de um texto que rolou na internet, acho que em 2006, que estava nos planos do PT a substituição das FFAA por outras forças, incluindo a já criada Força de Segurança Nacional? Esse texto citava também as privatizações das rodovias e um dos acordos era para o filho do FHC? Esse texto foi postado aqui, mas não estou conseguindo encontrar. Um abraço!

Anônimo disse...

O POVO BRASILEIRO SÓ LEVA CATRACADA DO JUDICIARIO, ELES SÃO QUEM COMANDAM O CRIME ORGANIZADO. MACUMUNADOS COM A MAÇONARIA SÓ FAZEM MERDA, QUEM ACHA QUE O PT É INCOMPETENTE ANALIZEM ESSE PODER, TENTEM IR PARA A RUA PARA UMA REFORMA DENTRO DESSA MAFIA E AI VOCÊS APRENDERÃO QUEM SÃO OS RESPONSAVEIS POR TODA A DESGRAÇA DO PAIS... ANONIMO DAS 7.01 QUANTO GANHA UM JUIZ??? DEVERIAM TER OS SALARIOS ZERADOS, POIS TRINTA POR CENTO DE UMA CAUSA, PODERIA SER RACHADO COM OS ADVOGADOS. NO DIA QUE ISTO FOR APROVADO ESTE PODER DE VIBORAS VAI ANDAR, CASO AO CONTRARIO ESSA ETERNA OPERAÇÃO TARTARUGA NUNCA VAI ACABAR. OS NOVOS JUIZES DEVERIAM PENSAR NESTA IPOTSE POIS OS ANTIGOS ESTÃO SUJANDO O NOME DE QUEM QUER QUE ESSA MERDA ANDE...

Anônimo disse...

O POVO BRASILEIRO SÓ LEVA CATRACADA DO JUDICIARIO, ELES SÃO QUEM COMANDAM O CRIME ORGANIZADO. MACUMUNADOS COM A MAÇONARIA SÓ FAZEM MERDA, QUEM ACHA QUE O PT É INCOMPETENTE ANALIZEM ESSE PODER, TENTEM IR PARA A RUA PARA UMA REFORMA DENTRO DESSA MAFIA E AI VOCÊS APRENDERÃO QUEM SÃO OS RESPONSAVEIS POR TODA A DESGRAÇA DO PAIS... ANONIMO DAS 7.01 QUANTO GANHA UM JUIZ??? DEVERIAM TER OS SALARIOS ZERADOS, POIS TRINTA POR CENTO DE UMA CAUSA, PODERIA SER RACHADO COM OS ADVOGADOS. NO DIA QUE ISTO FOR APROVADO ESTE PODER DE VIBORAS VAI ANDAR, CASO AO CONTRARIO ESSA ETERNA OPERAÇÃO TARTARUGA NUNCA VAI ACABAR. OS NOVOS JUIZES DEVERIAM PENSAR NESTA IPOTSE POIS OS ANTIGOS ESTÃO SUJANDO O NOME DE QUEM QUER QUE ESSA MERDA ANDE...

Anônimo disse...

Enquanto não houver uma modificação na lei da magistratura, e não criarem uma policia especializada, todo cidadão estará sendo catracado pelo judiciário, precise recorrer a ele e você sentira na pele... Bandido é bandido e não interessa se usa toga, errou tem que pagar...