segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Restaurateur


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Humberto de Luna Freire Filho

A tão decantada reforma ministerial da dona Dilma simplesmente trocou algumas moscas de lugar. Apenas um fato novo aconteceu e que, sem dúvidas, merece destaque.

O ministério da Ciência e Tecnologia, sim aquele prédio lá da Esplanada dos Ministérios, foi transformado em um restaurante. Explico: o novo ministro da pasta será um restaurateur que atende pelo nome de Celso Pansera - dono de um self-service de nome "Barganha" (nome bastante significativo), situado na Baixada Fluminense.

Meritocracia? Que qualificação tem o dono de um muquifo situado na periferia do Rio de Janeiro para dirigir um ministério dessa importância? Será que a escolha foi baseada em rima? Afinal Pansera rima com "pança" e a fome por dinheiro da quadrilha dominante é insaciável.

Após essa brilhante escolha e outros procedimentos que ainda estão se processando, a governanta fez um discurso no qual não faltaram as palavras governabilidade, modernidade, desenvolvimento, profissionalismo e, imaginem só, meritocracia.

Para o ministério da Saúde foi escolhido um tal de Marcelo Castro e levando-se em conta o variado critério de escolha, o novo ministro, que esqueceu o nome da pasta que ocupará, já começou falando em CPMF dobrada. Tudo indica que ele castrará o que resta do orçamento da Saúde.

Será que algum dia seremos um país sério? Governado por homens honestos e capazes? Eleitos pelo voto consciente e independente, ao invés de votos trocados por próteses dentárias, sandálias Hawaianas, bolsa-família? Por governantes que sejam cidadãos e que pensem no país?


Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

Nenhum comentário: