terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pray for Paris


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Vânia L. Cintra

"PRAY FOR PARIS". Porque Paris, o coração da França, terra da liberdade, da igualdade, da fraternidade, foi ferida. Porque os franceses estão em pranto. Porque o mundo inteiro está comovido. Porque nesse mundo nós estamos. Porque dele não nos podemos alienar. Porque é preciso que todos nós expressemos nossa solidariedade às vítimas e nosso "repúdio à 'barbárie terrorista' após ataques em Paris". Conforme nosso governo (?) já expressou. Embora devamos também procurar dialogar com todos sem preconceitos, procurando compreender as razões que cada um encontra para fazer o que faz.

"PRAY FOR PARIS". Porque Paris sempre nos pareceu belíssima, é uma visão que nunca nos cansa e nunca nos há de cansar. Porque as imagens de Paris após os atentados que sofreu são terríveis. São imagens de momentos que não poderão se repetir, jamais. São aterrorizantes.

"PRAY FOR PARIS". Porque já nos cansamos de ver as imagens de Mariana. Já nos cansamos de ver as imagens dos caminhos que, há tempos, vai tomando toda a lama que nos recobre por inteiro. Já nos cansamos de ver as imagens dos mortos pelo narcotráfico. Já nos cansamos de ver as imagens de nossas crianças em ambiente insano e insalubre que os "progressistas" chamam de "comunidades", e já nos cansamos de ver as imagens de nossos jovens perdidos em drogas, sem que encontrem em suas próprias vidas qualquer sentido ou valor.

Já nos cansamos de ver as imagens de nossas encostas se derretendo, do lixo nos bueiros, das inundações. Já nos cansamos de ver as imagens da seca no NE, já nos cansamos de ver as imagens do deserto que se faz no Sul. Já nos cansamos de ver as imagens de vadios em armas invadindo e destruindo nossos campos cultivados. Já nos cansamos de ver as imagens de nossas fronteiras escancaradas, deixando nosso território - e nos deixando - sem qualquer proteção. Já nos cansamos de ver as imagens do terrorismo que nos vitimou nas décadas de 60/70. Que nossas gangues urbanas, na situação e na oposição institucionalizadas, até hoje justificam. Do qual já nos esquecemos. E nada disso já nos comove. Porque estamos muito cansados.

"PRAY FOR PARIS". Porque isso nos alenta o espírito. Porque isso nos esquenta a conversa. Porque isso nos permite demonstrar o quanto somos capazes de ser sensíveis e responsáveis...

"PRAY FOR PARIS". Porque Paris ainda poderá ter jeito. Porque nós, não - nós já não temos jeito mais.


Vânia L. Cintra é Socióloga.

Um comentário:

Loumari disse...

O Mundo de hoje balança entre o desastre ambiental, a violência bruta das catástrofes naturais e políticas desastrosas. Vivemos no tempo da consagração plena das duplas morais, duplas contabilidades, duplas verdades.
(Eduardo Dâmaso)



Anda meio mundo a jogar nas sortes. Outro tanto a tentar lixar o parceiro.
(Carlos Castro)