segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Um pigmeu entre gigantes


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Chagas

Caros amigos: No início do mês passado, fui convidado pelo Comandante do Exército, Gen Villas Bôas, a acompanhá-lo em uma visita oficial ao Regimento de Dragões da Independência, onde um Oficial da Reserva (R2) seria recepcionado.

Tratava-se de atender ao pedido de alguém que tivera o privilégio de aprender as táticas elementares da Cavalaria e de conviver, por algum tempo, no salutar ambiente de um regimento e de ter feito contato com os valores, as virtudes e os princípios que norteiam a vida castrense.

O Exército como um todo e a Cavalaria em especial, são instituições apaixonantes e marcantes para quem tem a oportunidade de conhecê-los mais de perto.

Neste contexto, para aqueles que cursaram o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), no tempo em que a Cavalaria era a cavalo, sobressai de importância o antigo 17º Regimento de Cavalaria, sediado em Pirassununga (SP), hoje mecanizado e aquartelado em Amambai (MT).

Foi para relembrar seus tempos no “17”, onde estagiou, que o 2º Ten Cav (R2) Ricardo Lewandowski, hoje Presidente do STF,  solicitou uma visita ao quartel do “1º de Dragões”. Nada mais justo e lógico para quem conheceu o agradável sabor da vida agitada e alegre de um Regimento de Cavalaria.

O roteiro da visita incluiu uma magnífica demonstração do treinamento aplicado aos cavalos e aos Dragões para habilitá-los ao emprego nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O Ten Lewandowski, como era de se esperar, ficou realmente muito impressionado com o que viu em termos de motivação, capacitação, destreza, disciplina, coragem e vigor físico da tropa e dos animais.
A visita foi encerrada com um almoço no Salão Nobre do Regimento, ocasião em que o Gen Villas Bôas presenteou o visitante com uma placa de madeira na qual estava fixado um estribo.

O Comandante do Exército fez questão de frisar que se tratava do estribo do lado esquerdo, o do “lado de montar”, e alertou o homenageado, agora não mais o Tenente de Cavalaria, mas o Ministro Presidente do STF, para o fato de que o do lado direito estará sendo empunhado pelo Exército Brasileiro, para evitar que a sela vire no momento de montar, garantindo a firmeza na tomada de assento na sela.

Complementando, o Comandante justificou o sentido figurado da gesto, dizendo ao Ministro que ele, no exercício de suas elevadas funções judiciais, terá sempre o Exército à sua direita, vigilante e atento, para garantir o cumprimento da lei e o respeito à ordem pública e aos preceitos constitucionais.

O Ministro recebeu e entendeu a mensagem, agradeceu a lembrança e disse, com ênfase, em seu discurso de agradecimento, que a Suprema Corte brasileira, a exemplo das FFAA,  é uma instituição de Estado e não de governo, ou seja, comprometida, antes de tudo, com o Brasil e não com governos de ocasião!

Hoje, depois de ter assistido à tramoia dos integrantes daquele supremo tribunal de justiça para favorecer, no processo de impeachment, o governo que o aparelhou, sinto-me autorizado a pensar que houve falha na avaliação do Aluno e do Tenente Lewandowski nos indicadores relacionados ao compromisso com a verdade, fundamento da moral cavalariana e do Exército de Caxias!

Se, por um momento, encontrei no Presidente do STF identidade no amor e na admiração à Cavalaria, hoje, rechaço este sentimento, porquanto, de fato, enquanto esteve entre nós, no CPOR e no “17”, não passou de um pigmeu entre gigantes, o que justifica ele ter imaginado que, voltando a um quartel, na posição que ocupa, poderia equiparar-se àqueles que o devem ter humilhado com sua imensa superioridade moral!


Paulo Chagas é General de Brigada, na reserva.

12 comentários:

O MALHO disse...

E ai Berrão
O bloguinho esta as moscas... morrendo por falta de comentaristas e leitores não é seu bundão?
Quem se acha a Rainha da cocada preta termina fazendo merda como vc fez.
CENSURANDO TODO MUNDO!!!
Tai o ,resultado!
Ninguem comenta mais neste blog cansado repetitivo e fedendo a môfo!
Vc esta igual a muitos blogueiros que quando començam a ter audiencia se acham "deuses" e acha a se achar no direito de CENSURAR quem se presta a comentar, alíás uma perda de tempo comentar hoje em dia em um blog falido como seu sem credibilidade e de ranço totalitárioé perda de tempo e de escrita. .
O Brasil ta sem governo, sem oposição e agora sem blogueiros que prestem , a maioria, inclusive os famosos deram para dar trás... serão os pixulecos do PT que estao caindo nas suas carteiras?

Portanto meu velho, FhODA-SE!! Nunca mais comentarei em seu bloguinho de merda!
e vou adorar no dia que ele fechar
e o motivo será pura exaustão e o que não vai demorar !!!
p.s aproveita, corre e vai vender teu bloguete pra a corja do PT estão pagando bem com verbas publicitarias da Petrobras!


Anônimo disse...

Que moral um imbecil que contempla a cavalaria pode ter??? Cavalaria é coisa de mas de séculos atrás e quem vive de passado é museu, se for mexer no passado desse GAL. ele vai é parar na cadeia...

Loumari disse...

Mostrar cólera e ódio nas palavras ou no semblante é inútil, perigoso, imprudente, ridículo e comum. Não devemos mostrar a nossa cólera ou o nosso ódio senão por meio de actos; e estes podem ser praticados tanto mais perfeitamente quanto mais perfeitamente tivermos evitado os primeiros. Os animais de sangue frio são os únicos que têm veneno.
(Arthur Schopenhauer)

Loumari disse...

O ódio é a vingança do cobarde.
(Bernard Shaw)

Loumari disse...

Quando o sangue respira o ódio, não pode dissimular-se.
(Séneca)

Euller disse...

Que isso ? Os comentários ??

Euller disse...

Parabéns General !!!quem não gostou Q se foda, afinal não sabe o Q fala

Euller disse...

Um o chama de malho o outro anônimo ?? Olha só

Anônimo disse...

Ninguem aqui não esta NEM AHI para o que este MILICO DE MERDA fala ou escreve! È um cagão assumido! TODOS ESSES QUE ESTÃO NA RESERVA FORAM DA ATIVA ATE POUCO TEMPO E POR CAUSA OVARDIA DESSES BUNDAS MOLES É QUE O BRASIL ESTA NA MÃO DE BANDIDOHODA_SEM MILICOS DE MERDAS VCS NAO SERVEM PRA NADA!!!!

Anônimo disse...

"Juca Kifeio 1 minuto atrás
Tem gente mamando milhões de reais com nióbio e está bem quietinha."

@ Respondam:

O silêncio das Forças Armadas!

1 - É estratégico?
2 - É omissão?
3 - Ou cumplicidade?

O que deve ter general e coronel com conta gorda, eu não duvido mais.

E. KUHNEN disse...

General... pertinente e espiritioso seu comentarios... nao ligue para o ladrar (comentarios desairosos) de alguns...lembre-se do dito.... enquanto os caes ladram a caravana passa!!!

E. KUHNEN disse...

General.. parabens pela corragem em manifestar-se. Nao ligue para o ladrar de alguns . Lembre-se do dito: enquanto os caes ladram a caravana passa...!!!