quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O problema imagético do Brasil


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O Brasil enfrenta um problema imagético? Estamos com o filme queimado internacionalmente. As previsões realisticamente negativas sobre o desempenho negativo de nossa economia são consequência natural de um desgoverno desmoralizado, impopular, inconfiável, que não se dá ao respeito. É por isso que não faz a menor diferença se a Presidenta Dilma Rousseff vai ou não ao Fórum Econômico Mundial na gelada Davos, nos Alpes Suíços. Ninguém se importa com ela - dada como "descartável".

Tudo fica pior quando o prestigiado jornal The Wall Street Journal - um dos porta-vozes da oligarquia financeira transnacional, junto com o Financial Times - publica uma notinha que desmoraliza a gestão da maior "estatal" brasileira - alvo de processos judiciais nos EUA por bandidagens constadas pela Operação Lava Jato. O WSJ informou que o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, só aparece para trabalhar em três dias da semana: terças, quartas e quintas-feiras. Apelidado de TQQ, Bendine apenas imita o padrão trabalhista dos deputados e senadores em Brasília...   

É por isso que soa como piada sem graça o fato de o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, se reunir com o vice-Presidente Michel Temer (que conspira para tomar o lugar da Dilma), saindo do encontro com o papo furado de que o governo não tem coelho na cartola para a economia. Diante da constatação de inação e incompetência, torna-se real a previsão de que o Brasil terá um dos piores e mais mediocres produtos internos brutos da América Latina em 2016. Assim, nem adianta o informante $talinácio vociferar que Dilma tem até março para promover mudanças econômicas. Do jeito que ela vai, a coisa só muda para pior...

Em meio à crise, tem quem se dê muito bem. Grandes fundos do Canadá e investidores chineses compram empresas a ações de companhias brasileiras na "bacia das almas", a preços de banana. Algumas águias do mercado brasileiro também faturam alto em cima da quebradeira alheia. O tamanho deste ganha-e-perde e suas consequências definirão o imediato futuro político de Dilma. Se ficar claro que ela atrapalha os negócios bilionários, ela será derrubada. Do contrário, se a incompetência dela continuar ajudando muitos a ganharem mais dinheiro ainda, a Presidenta se arrastará até 2018. Eis a regra do jogo, sem direito a vitória na guerra.

Independentemente da sustentabilidade ou não de Dilma, os segmentos esclarecidos da sociedade brasileira não podem baixar a bola. É preciso manter aceso o fogo da "Revolução Brasileira" em andamento. O País só tem jeito se ocorrer uma inédita Intervenção Cívica Constitucional para mudar o modelo estatal e implantar uma república federalista de verdade, dentro de um ordenamento jurídico enxuto e democrático, com foco no pleno desenvolvimento do País.

Só com mudanças efetivas vamos eliminar o problema de imagem do Brasil.

Folga na Petrobras


Lambusado


Você vai se quiser...


Lava Jato contra ratos


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 7 de Janeiro de 2016.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um petista quando pego no flagra de corrupção diz que estava ajudando o país - seria o PT achando que já seria dono do Brasil, não é?
Os graudões do PT estarem envolvidos em fraudes e chantagens é o "normal"; estranho seria se aparecessem alguns deles não envolvidos em diversas corrupções - seria algo de assustar até assombração!
Ser golpista e anarquista também fazem parte da estrutura de poder de um partido comunista, cuja ética moral é o oportunismo, ou seja, agem como os animais irracionais no seu instinto de sobrevivencia!
Além de ser um regime obsoleto e do mesmo padrão dos esquemas dos nazistas e fascistas!

Anônimo disse...

O PETISTA SE FODE E VAI PRA CADEIA, NINGUÉM NEXE OS PAUZINHOS, AGORA SE FOR DA MAÇONARIA OU JUDICIARIO, AINDA RECEBEM RECOMPENSAS. SE ACASO TIVESSEMOS OUTRO GOVERNO, A COISA SERIA PIOR. LEMBREM DA PRIVATARIA... POLICIA EM CIMA DO PT MAS NÃO ESQUEÇAM DO RESTO, LADRÃO É LADRÃO NÃO INTERESA O PARTIDO...