quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A História do Comércio em São Paulo


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Os almanaques publicados desde meados do século XIX, mostram quais eram os principais estabelecimentos na cidade.

De início, Santos, por ser porto, tinha melhores comerciantes e teve bancos antes que São Paulo.

O primeiro banco na paulicéia foi a Caixa Filial do Banco do Brasil.

Surgiram negócios que duraram mais de cem anos: a Botica ao Veado d'Ouro, a Casa Fretin, a joalheria Hanau já desaparecidas. Ainda existe a livraria Saraiva, fundada em 1915.

Sugiro a leitura dos seguintes livros:

“Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1.889-1930)” ISBN 85-7359-258-3

“A cidade como espetáculo” ISBN 85-7419-189-2

“A cidade-exposição” ISBN 85-314-0888-1

“Guia do Design de São Paulo” ISBN 978-85-61631-09-3 , trabalho primoroso, publicado em 2015, sendo que a crise já fechou alguns dos estabelecimentos nele citados.

De crise, vocês ainda não viram quase nada.

A obra fecal da Anta está apenas na antifonia.


Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

11 comentários:

Loumari disse...

Quando falo de povo, aponto as gentes do mundo. Os que são filhos da Virgem não são povo, mas anjos. Anjos entre os homens na terra. Muito facilmente eu distingo onde há porção de Deus. Lhes distingo pelo seu vocabulário sage, por sua humildade, e eles nunca se rebelam face a voz do seu Pai, DEUS DE ISRAEL, O SENHOR DOS EXÉRCITOS, quando este lhes murmura com aquela voz silenciosa que ressoa no fundo de sua alma. Reagem exactamente como um feto no ventre de sua mãe, quando o Pai fala ao seu futuro bebé, e este bebé se move, se agita no ventre. Porque reconhece a voz de seu Pai.
Assim se comportam os filhos de Deus e de sua esposa a Virgem. Os irmãozinhos de Jesus Cristo. Os anjos a semelhança de Deus.
E a minha presença aqui, é só e unicamente por estes príncipes e princesas de Jerusalém.
E nas terras do Brasil os que são filhos de Deus, SENHOR DOS EXÉRCITOS, nem supera a cifra de 12 mil indivíduos. São apenas 7 mil indivíduos.
Se dão conta? No meio de uma população que se estima a mais de 200 milhões?
A propósito: uma das pragas do Egipto não é invasão de insectos? Na antiguidade foram gafanhotos e estes destruíram culturas agrícolas, condenando o povo a fome. E a praga que ferra o Brasil são insectos que se atacam aos homens causando-lhes uma enfermidade muito semblante a peste.
Assisti imagens dos bebés que estão a nascer no Brasil cujas mães foram afectadas pelo vírus. São bebés monstros. E já se calcula o número de 3 mil bebés assim, com o crânio deformado e o cérebro diminuído.
E hoje nos informativos acompanhei que este mesmo vírus não só é transmitido ao homem pelo mosquito, mas também é transmissível sexualmente.
E no Brasil onde o povinho pratica relações sexuais como porcos, avante as contaminações.
O que o País vai fazer com estes monstros todos que estão a nascer?
Desde 2013 que vos estou avisando; mas o melhor que acharam esta gente é agredir-me, injuriando-me. Agora vamos ver se esta praga vai fazer distinção de pessoas, entre o rico e o pobre. E espero que com o vosso dinheiro podereis negociar com o mosquito para este vos apartar da praga.
Deus não vem em pessoa, Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir com a missão.
Por acaso vos apresentei Deus desconhecido? Vos apresentei eu um Deus de outro mundo?
Por várias vezes li ataques de gentes que diziam que a minha Bíblia é falsa. Ah sim! Se a minha Bíblia é falsa isto quer dizer que Portugal nunca existiu. E se Portugal nunca existiu, então Brasil não existe. E se Brasil não existe, então, tão-pouco vós existis. Sois um vento. Escuma no mar. E como as escumas se desfazem, assim sereis desfeitos.

Loumari disse...

Chegaram os dias da visitação, chegaram os dias da retribuição; Israel o saberá: o profeta é um insensato, o homem de espírito é um louco; (os falsos pastores)
por causa da abundância da tua iniquidade, também abundará o ódio.
Efraim era vigia com o meu Deus, mas o profeta é como um laço de caçador de aves, em todos os seus caminhos, um inimigo na casa do seu Deus.
Mui profundamente se corromperam, como nos dias de Gibeath: Ele lembrar-se-á das suas injustiças, visitará os pecados deles.
Achei a Israel como uvas no deserto; vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira, no seu princípio; mas eles foram para Baalpeor, e se consagraram a esta coisa vergonhosa, e se tornaram abomináveis como aquilo que amam.
Quanto a Efraim, a sua glória como ave voará; NÃO HAVERÁ NASCIMENTO, NÃO HAVERÁ FILHO, NEM CONCEPÇÃO.
Ainda que venham a criar seus filhos, EU os privarei deles, para que não fique nenhum homem; (os que nascem são monstros)
porque também, ai deles! quando deles me apartar.
Efraim, assim como vi a Tiro, está plantado num lugar deleitoso; mas Efraim levará seus filhos ao matador.
Dá-lhes, ó Senhor; mas que lhes darás? DÁ-LHE UMA MADRE QUE ABORTE, E SEIOS SECOS.
Toda a sua malícia se acha em Gelgal, porque ali os aborreci; por causa da maldade das suas obras, os lançarei de minha casa; não os amarei mais: todos os seus príncipes são rebeldes. (Jesus Cristo fez voto de pobreza. Mas vossos pastores são multimilionários com o que eles roubam aos pobres)
Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; não darão fruto: sim, ainda que gerem, EU matarei os frutos desejáveis do seu ventre.
O meu Deus os rejeitará, porque não o ouvem, e vagabundos andarão entre as nações.
(OSEAS 9:7)

Loumari disse...

E, apagando-te EU, cobrirei os céus, e enegrecerei as suas estrelas: ao sol encobrirei com uma nuvem, e a lua não deixará resplandecer a sua luz.
Todas as brilhantes luzes do céu enegrecerei sobre ti, e trarei trevas sobre a tua terra, diz o SENHOR JEOVA:
E afligirei o coração de muitos povos, quando EU levar a tua destruição entre as nações, às terras que não conheceste.
E farei com que muitos povos fiquem pasmados a teu respeito, e os seus reis tremam em grande maneira, quando EU BRANDIR A MINHA ESPADA ANTE OS SEUS ROSTOS; e estremecerão a cada momento, cada um pela sua vida, no dia da tua queda.
Porque, assim diz o SENHOR JEOVA: A espada do rei de Babilónia virá sobre ti. (rei de Babilónia? o opressor Belshazar?)
Farei cair a tua multidão com as espadas dos valentes, que são todos os mais terríveis das gentes; e eles destruirão a soberba do Egipto (do descrente), e toda a sua multidão será perdida.
E exterminarei todos os seus animais, sobre as muitas águas; nem as turbará mais pé de homem, nem as turbarão unhas de animais.
Então farei assentar as suas águas, e farei correr os seus rios como azeites, diz o SENHOR JEOVA.
Quando EU tornar a terra do Egipto (do descrente) em assolação, e a terra for assolada em sua plenitude, e quando ferir a todos os que nela habitam, ENTÃO SABERÃO QUE EU SOU O SENHOR.
(EZEQUIEL 32:7-15)

Loumari disse...

Uivai, porque o dia do Senhor está perto, vem do Todo-Poderoso como assolação.
Pelo que, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos homens se desanimará.
E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher parturiente; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes.
Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e destruir os pecadores dela.
Porque as estrelas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz.
E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.
Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.
Pelo que, farei estremecer os céus, e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira.
E cada um será como a corça que foge, e como a ovelha que ninguém recolhe; cada um voltará para o seu povo, e cada um fugirá para a sua terra.
Todo o que for achado será traspassado; e todo o que for apanhado, cairá a espada.
E as suas crianças serão despedaçadas perante os seus olhos: as suas casas serão saqueadas, e as suas mulheres violadas.
Eis que EU despertarei contra eles os medos, que não farão caso da PRATA (dinheiro), nem tão-pouco desejarão o OURO.
(ISAÍAS 13:6-17)

Loumari disse...

E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumo.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
E há-de ser que, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte de Sião e em Jerusalém haverá livramento,
assim como o Senhor tem dito, e nos restantes, que o Senhor chamar. (não tardem em arrepender-se e começarem a orar humildemente)
(JOEL 2:30-32)


E, eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro, como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando uma figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
E o céu retirou-se, como um livro que se enrola; e todos montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
E diziam aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro.
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
(APOCALIPSE 6:12)


Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Ámen.
EU SOU O ALFA E O ÓMEGA, o principio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há-de vir, o TODO-PODEROSO.
(APOCALIPSE 1:7)


O que é de lua de sangue, esta a vimos em Setembro de 2015
E agora, acede a este link para visualizar as imagens que foram fotografadas por um agente de serviço de meteorologia na Ilha de Madeira - Portugal. A mão de Deus em fogo.

https://fr.style.yahoo.com/post/138476711080/un-nuage-compar%C3%A9-%C3%A0-la-main-enflamm%C3%A9e-de-dieu-a

Loumari disse...

Lembrai-vos disto e tende ânimo: reconduzi-o ao coração, ó prevaricadores.
Lembrai-vos das coisas passadas, desde a antiguidade: que EU SOU DEUS, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim;
Que anuncio o fim desde o principio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;
Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e o homem do meu conselho desde terras remotas; porque assim o disse, e assim acontecerá; EU O DETERMINEI, E TAMBÉM O FAREI.
Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça.
Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará: mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha glória.
(ISAÍAS 46:8)

Loumari disse...

Portanto, o meu povo saberá o meu nome, por esta causa, naquele dia; porque EU MESMO SOU O QUE DIGO: EIS-ME AQUI.
Quão suaves são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
Eis a voz dos teus atalaias! eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o Senhor voltar a Sião.
Clamai, cantando, exultai, juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.
O Senhor desnudou o seu santo braço, perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda: saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor.
Porque não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.
(ISAÍAS 52:6)


Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois, nós, os que ficamos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
(1 TESSALONICENSES 4:16)

Loumari disse...

O SERMÃO PROFÉTICO CONTINUA: A VIGILÂNCIA

E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria,
de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós, de improviso, aquele dia.
Porque virá como um laço, sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão-de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do Homem.
(LUCAS 21:34-36)

Não temos nós todos o mesmo Pai?
Não nos criou um mesmo Deus?
Por que seremos desleais um para com os outros, profanando o concerto dos nossos pais?
(MALAQUIAS 2:10)

Loumari disse...

Disse-lhes, pois, JESUS: a luz ainda está convosco, por um pouco de tempo; andai enquanto tendes luz, para que as trevas vos não apanhem; pois, quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz.
(MATEUS 12:35)


Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há-de julgar no ultimo dia.
Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei-de dizer e sobre o que hei-de falar.
Eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai me tem dito.
(MATEUS 12:46)


E disse-lhes JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.
Ninguém vem ao Pai senão por mim.
(MATEUS 14:6)


Portanto, estai vós, também, apercebidos; porque virá o Filho do homem a hora que não imaginais.
(LUCAS 12:40)

Loumari disse...

PORQUE, eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os SOBERBOS, e todos os que cometem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS, de sorte que lhe não deixará nem raiz nem ramo.
Mas, para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol de justiça, e salvação trará debaixo das suas asas, e saireis, e crescereis como os bezerros do cevadouro.
E pisareis os ímpios, porque se farão cinza, debaixo das plantas dos vossos pés, naquele dia que farei, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS.
Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horeb, para todo o Israel, e que são os estatutos e juízos.
Eis que EU vos envio o profeta Elias (no Papa Francisco), antes que venha o dia grande e terrível do Senhor;
E converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos seus pais; para que EU VENHA, E FIRA A TERRA com maldição.
(MALAQUIAS 4)


Porque o Senhor Deus de Israel diz que aborrece o repúdio, e aquele que encobre a violência com o seu vestido,
diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS: portanto, guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.
(MALAQUIAS 2:16)


Porque o SENHOR DOS EXÉRCITOS suscitará contra ele um flagelo, como a matança de Midian junto à rocha de Oreb,
e como a sua vara sobre o mar, que contra ele se levantará, como sucedeu aos egípcios.
(ISAÍAS 10:26)


E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas e expirarão; mas a terceira parte restará nela.
E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro;
Ela invocará o meu nome, e EU A OUVIREI; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR É MEU DEUS.
(ZACARIAS 13:8)


E acontecerá, naquele dia, que os resíduos de Israel, e os escapados da casa de Jacob, nunca mais se estribarão sobre o que os feriu; antes se estribarão sobre o Senhor, o SANTO DE ISRAEL, EM VERDADE.
(ISAÍAS 10:20)


Loumari disse...

E, chegando-se JESUS, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder, no céu e na terra.
Portanto, ide, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;
Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;
e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos. Ámen.
(MATEUS 28:19)