segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Caridade Proibida


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Célio Pezza

Recentemente, na cidade de São Carlos (SP), o médico veterinário Ricardo Fehr foi proibido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de fazer caridade. Ele e sua esposa são veterinários e passaram a dedicar os sábados para atender gratuitamente a todos os animais de pessoas de baixa renda. No último dia 30 de janeiro, ele recebeu a visita de uma fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que o proibiu de continuar seu serviço humanitário gratuito sob a alegação de que essa prática contraria o Manual de Ética da classe, que diz que é antiético cobrar abaixo do valor estipulado pelo Conselho.

No caso de cobrar menos ou oferecer o serviço gratuito, ele poderá sofrer sanções legais e até perder o seu direito de trabalhar. Ele só poderia exercer esse serviço se fosse considerado de utilidade pública, mas o Conselho não reconhece que tratar os animais de pessoas carentes seja um serviço de utilidade pública. No caso, a única forma para que ele faça o serviço humanitário é com a abertura de uma ONG (Organização Não Governamental), com toda a burocracia e eventuais taxas pertinentes. Em outras palavras, esse Conselho proíbe um profissional de doar seu tempo para fazer caridade.

Curioso que essa postura totalmente estranha do Conselho já é definida em seu juramento oficial de classe, que diz: “Sob a proteção de Deus, prometo que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial atenção ao Código de ética, sempre buscando uma harmonização perfeita entre ciência e arte, para tanto aplicando os conhecimentos científicos e técnicos em benefício da prevenção e cura de doenças animais, tendo como objetivo o Homem”.

Ora, fica claro um objetivo corporativo, no qual, parece ter maior ênfase o compromisso com o Conselho e seu código, do que o bem-estar animal ou a prática da caridade. Muitos também acreditam que o objetivo final deveria ser o animal e não o homem, ou seja, é um juramento que deixa muito a desejar.

Existe outro juramento, não oficial, que corrige essas falhas, onde diz: “Juro, na condição de Médico Veterinário, doar meus conhecimentos em prol da salvação e do bem-estar da vida animal, respeitando-a tal qual a vida humana e promovendo convívio leal e fraterno entre o homem e as demais espécies, num gesto sublime de respeito a Deus e a Natureza”.

Esse juramento é muito mais adequado, mas, infelizmente, não é aceito como oficial. Em outros países existe a preocupação com a saúde animal, mas, aqui no Brasil, a preocupação maior é com que o veterinário não cobre valores menores do que os definidos pelo Conselho. Caridade, nem pensar. É proibido.

Deveriam se espelhar nos juramentos de cursos normais de medicina, onde uma das frases do famoso Juramento de Hipócrates diz textualmente: “a saúde do meu doente será a minha primeira preocupação”. Talvez, por isso, muitos médicos fazem caridade pelo país, sem a ingerência nefasta de um conselho e seu código de ética corporativo. O mundo precisa de boas ações; quando acontecem, devem ser enaltecidas e não penalizadas, como é o caso atual.


Célio Pezza é colunista, escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Tumba do Apóstolo. Saiba mais em www.facebook.com/celio.pezza

3 comentários:

Loumari disse...

Devem se preparar para o pior. Todos aqueles que forem bons, benévolos, caritativos, serão perseguidos, serão caçados, serão encarcerados. O ódio que se desenvolve na sociedade nos nossos dias é contra todo aquele que tiver iniciativas salvadoras, moral, ético e caritativo.
O poder do mal se tornou a força dominante e esmagadora que nada e nem ninguém poderá fazer frente al pueblo del poder. OS SANTOS DEVEM DESAPARECER DA SUPERFÍCIE DA TERRA. SÃO UM INCOMODO no mundo composto majoritariamente de gentes endemoninhados.
Por isso que Deus está a destruir o mundo para pôr fim a toda esta injustiça feita aos santos. Seus filhos.


Não danifiqueis, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado, nas suas testas, os servos do nosso Deus.
E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
(APOCALIPSE 7:3)


E O DEUS DA PAZ esmagará, em breve, Satanás, debaixo dos vossos pés.
(ROMANOS 16:20)


E rogos-vos, , irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos, contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Porque os tais não servem a nosso Senhor JESUS CRISTO, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam os corações dos símplices.
(ROMANOS 16:17)


Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo, em cujo coração está a minha lei:
não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias.
Porque a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como a lã:
(ISAÍAS 51:7)

Loumari disse...

Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de DEUS não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Porque quem nisto serve a CRISTO, agradável é a DEUS e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Não destruas, por causa da comida, a obra de DEUS. É verdade que tudo é limpo; mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que o teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de DEUS. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas, aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.
(ROMANOS 14:16)


"muitos se deleitam do produto da corrupção, de roubo ou, até de coisas sacrificadas aos demónios."


Ou não sabeis que, todos quantos fomos baptizados em JESUS CRISTO, fomos baptizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele, pelo baptismo, na morte; (assim que nós devemos imitar a Jesus)
para que, como CRISTO ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós, também em novidade de vida.
(ROMANOS 6:3)


Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando, em breve, se inflamar a sua ira;
Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
(SALMO 2:12)


A graça de Nosso Senhor JESUS CRISTO seja com todos vós. Amen.
Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de JESUS CRISTO, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto.
Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento de DEUS eterno, a todas as nações, para obediência da fé;
AO ÚNICO DEUS, SÁBIO, SEJA DADA GLÓRIA, POR JESUS CRISTO, PARA TODO O SEMPRE. AMEN.
(ROMANOS 16:24)


Portanto, ESPERAI-ME A MIM, DIZ O SENHOR, no dia em que EU ME LEVANTAR PARA O DESPOJO;
porque o meu juízo é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo Fogo do meu zelo.
(SOFONIAS 3:8)

Anônimo disse...

Que tristeza! Só pode ser uma 'sociedade' de desgraçados!
jmv