terça-feira, 1 de março de 2016

Por que Lula seria o Ministro da Justiça ideal?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Desafiando abertamente o Ministério Público (a Força Tarefa da Lava Jato e os promotores paulistas), Luiz Inácio Lula da Silva, sua mulher Marisa Letícia e o filho Luiz Cláudio não vão comparecer ao depoimento marcado para quinta-feira. Já apelou ao Tribunal de Justiça de São Paulo e também pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça ou ao Supremo Tribunal Federal. Mas agora, além de fugir dos investigadores, Lula tem outra megapreocupação: a colaboração premiada de quem, até outro dia, era aliado fiel e silencioso.

Desgastado com o longo período de cadeia em Curitiba, o empreiteiro Marcelo Odebrecht liberou diretores e executivos de sua companhia a firmarem acordos de delação. Marcelo ainda não admite fazer o mesmo. No entanto, consegue fazer terror psicológico com seus aliados-inimigos que agem de maneira oportunista. Marcelo manda recados, por terceiros, que: se fizer acordo com o MPF, revelará tudo que sabe sobre todos - e não apenas sobre os petistas. Neste caso, até Lula fica aliviado...

A situação do Presidentro é vergonhosa demais. Oficialmente, a Força Tarefa da Lava Jato apura se Lula recebeu vantagens de empreiteiras quando ainda estava à frente do Palácio do Planalto. O procurador da República Deltan Dallagnol deixou isto claro em manifestação ao Supremo Tribunal Federal: "Importante considerar que parte das vantagens, que constituem o objeto da investigação (conduzida pelo MPF), foram supostamente auferidas pelo suscitante (Lula) durante o mandato presidencial, o que, justifica, por si só, a competência federal".

Lula entrou com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo para evitar o depoimento do petista na investigação feita pelo Ministério Público Estadual de São Paulo sobre o apartamento tríplex reservado à sua família no Guarujá. O recurso preventivo alega que, na condição de investigado, o ex-presidente tem direito ao silêncio e não pode ser conduzido coercitivamente.

Em nota, o Instituto Lula informou que o ex-presidente e a ex-primeira-dama “prestarão todos os esclarecimentos por escrito e não em audiência”. Lula protocolou documento no MPE por meio do qual apresenta sua versão sobre o tríplex 164-A do condomínio Solaris, no Guarujá (SP), imóvel do qual ele nega ser o proprietário. O IL reafirmou que houve “prejulgamento ou antecipação de juízo de valor” por parte do promotor Cássio Conserino, que, em entrevista à revista Veja de 22 de janeiro, declarou, “de forma incisiva e peremptória”, que iria denunciar o ex-presidente Lula e a ex-primeira-dama.

Prometem ser eletrizantes os próximos capítulos da guerra entre uma parte ainda não hegemônica do judiciário contra uma bem estruturada organização criminosa - que usa a atividade política e o aparelhamento da máquina estatal como meio de enriquecimento, ocupação e ampliação de poder.

No meio de tanta confusão, pouco adiante trocar de Ministro da Justiça, no País onde ela é institucionalmente violentada pelo desgoverno do crime organizado.

Uma boa ideia (tomando 51) seria indicar o nome do Lula para a pasta da Justiça. Com isso ele representaria o que mais de justo há no País. Afinal, ele se proclama o cidadão mais honesto do planeta.

Lula vive mostrando que é do bem, embora esconda os muitos bens que tem, em nome de outros, é claro. Lula não teme a Justiça, mas treme quando é por ela chamado a depor.

No lugar certo?


Não dá para engolir


Partido esclerosado


Vai poupar ou botar na poupança?


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 1 de Março de 2016.

9 comentários:

Anônimo disse...

Forças ocultas defendem Lula, enquanto isso o País agoniza.

Chico Trevas

Anônimo disse...

Ele se mostra covarde demais!Tenho uma sugestão:Coloque Lula e Marisa numa sala(somente os dois) e peça pra eles escreverem a sua defesa!Será que o juiz vai entender????Será que eles sabem escrever???Quero esses safados na cadeia!Não precisa nem de julgamento!Se eles fossem inocentes não estariam fugindo assim da justiça!De que eles tem tanto medo????Tão honesto!Qual é o medão!??Só nos fazem mais curiosos!!E com a certeza que nesse mato tem coelho!E o novo ministro?Tá pensando que vai salvar esse ladrão do Lula???O Brasil inteiro tá de olho neles!Ninguém suporta mais o PT!!!Vamos Moro!Pega o homem!Ele esta se borrando todo!!!Não quer nem depor!Fugindo que nem o DIABO da cruz!!!!Cadê o japonês????

Anônimo disse...

Ele se mostra covarde demais!Tenho uma sugestão:Coloque Lula e Marisa numa sala(somente os dois) e peça pra eles escreverem a sua defesa!Será que o juiz vai entender????Será que eles sabem escrever???Quero esses safados na cadeia!Não precisa nem de julgamento!Se eles fossem inocentes não estariam fugindo assim da justiça!De que eles tem tanto medo????Tão honesto!Qual é o medão!??Só nos fazem mais curiosos!!E com a certeza que nesse mato tem coelho!E o novo ministro?Tá pensando que vai salvar esse ladrão do Lula???O Brasil inteiro tá de olho neles!Ninguém suporta mais o PT!!!Vamos Moro!Pega o homem!Ele esta se borrando todo!!!Não quer nem depor!Fugindo que nem o DIABO da cruz!!!!Cadê o japonês????

Augusto disse...

Bezerra já sabia...

https://www.facebook.com/1510625462536589/videos/1679946362271164/

O SOMBRA disse...

TÍTULO - O SOMBRA - O POVO INOCENTE ÚTIL - O CRIME ORGANIZADO (TRÁFICO DE ENTORPECENTES E CONTRABANDO DE ARMAS) - CONVITE "ESPÚRIO" A UM PROCURADOR DO MINISTÉRIO PUBLICO DA BAHIA.

PRA FRENTE BRASIL

FALANDO A VERDADE

GUERRA AS DROGAS 61

O CRIME ORGANIZADO PROCURANDO INVESTIR TANBÉM NO MINISTÉRIO PUBLICO

COMPRAM TODO MUNDO E AGORA QUEREM CONTINUAR NO COMANDO E NO PODER, COMPRANDO UM PROCURADOR DO MINISTÉRIO PUBLICO DO ESTADO DA BAHIA.

ESTE GOVERNO DO CRIME ORGANIZADO (TRÁFICO DE ENTORPECENTES E CONTRABANDO DE ARMAS) NÃO TÊM NENHUM ESCRUPULO COM NINGUÉM.

PROCURAM ENVOLVER PESSOA DECENTES QUE ESTÃO COM A VIDA FUTURA CONCRETIZADA, COM CONVITES ESPÚRIO PARA FAZER PARTE DESSA PARAFERNÁLIA EM QUE SE METERAM, COM A VENDA DE SUAS ALMAS AO FORO DE SÃO PAULO, QUE ABRAÇA OS PAÍSES, MAIORES PRODUTORES DE DROGAS DO MUNDO DA AMÉRICA DO SUL E LATINA.

CONVIDAM AQUELES QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA, JÁ APRESENTARAM ALGUMA DISCORDÂNCIA SOBRE OS PROCEDIMENTO DA OPERAÇÃO LAVA-JATO PARA SERVIREM AOS SEUS PROPOSITOS ESPÚRIOS E INCONFESSÁVEIS, SOBRE AS INVESTIGAÇÕES DAS OPERAÇÕES EM ANDAMENTO COM O JUIZ SERGIO MORO E A POLÍCIA FEDERAL NO PARANÁ.

Novo ministro já disse ser contra 'plena hegemonia' da polícia

Nome de Wellington César Lima e Silva, indicado ao governo por Jaques Wagner, é visto com ressalva por juristas, delegados da PF e pela oposição

Wellington Cesar Lima e Silva é o novo ministro da Justiça(MP-BA/Divulgação)
Anunciado nesta segunda-feira como substituto de José Eduardo Cardozo no Ministério da Justiça, o ex-procurador-geral da Justiça da Bahia Wellington César Lima e Silva já afirmou ser contra a "plena hegemonia" da polícia na condução de investigações criminais. Indicado ao cargo pelo aliado Jaques Wagner, ministro da Casa Civil citado no petrolão, Lima e Silva será responsável pelo orçamento da Polícia Federal, órgão vinculado à pasta. E poderá indicar o novo delegado-geral da corporação. Também fica a cargo dele a indicação do superintendente da PF no Paraná, berço da Operação Lava Jato.

CONTINUAÇÃO;

O SOMBRA disse...

CONTINUAÇÃO;

INDICADO JAQUES WAGNER

"A indicação foi criticada ainda por partidos de oposição. "O que o PT e Lula querem é que o ministro da Justiça controle as atividades da Polícia Federal e as investigações que atingem membros do governo e do partido. Sem ter como se explicar, os investigados querem impor uma mordaça aos investigadores", disse por meio de nota o líder da bancada tucana na Casa, Antonio Imbassahy (BA). Também por meio de nota, o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), ressaltou que a saída de Cardozo ocorre às vésperas do depoimento da família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Ministério Público, quando devem dar explicações sobre o apartamento tríplex no Guarujá, litoral sul de São Paulo, e o sítio de Atibaia, no interior de São Paulo. "No PT, a lógica é inversa: quem está atrás das grades ou na iminência de parar lá é tratado como herói. Já quem se posiciona no sentido de cumprir a lei, que parece ser o caso do atual ministro, é alvo de pressões políticas para deixar o cargo. Ou seja, estamos diante de uma ação do partido de Dilma para cortar a cabeça de Cardozo e transformar a PF em um órgão político", comentou Bueno.

Homem de Lula no governo Dilma Rousseff, Wagner teve seu nome envolvido na Lava Jato em janeiro deste ano. Documento apreendido no gabinete do senador Delcídio do Amaral (afastado do PT-MS), ex-líder do governo, atribui ao ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró a revelação de que o ministro-chefe da Casa Civil recebeu "um grande aporte de recursos" desviados da Petrobras para sua campanha ao governo da Bahia em 2006. Além disso, mensagens obtidas no celular do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro indicam que Wagner intermediou negócios entre a empreiteira e fundos de pensão. Wagner assumiu a Casa Civil após a reforma ministerial promovida pela presidente Dilma no ano passado.

Formado em direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1988, Lima e Silva ingressou no Ministério Público em 1991. Foi promotor nas comarcas de Itagimirim, Tucano, ironicamente a cidade natal do marqueteiro do PT, João Santana, preso na Lava Jato, e Feira de Santana. Quatro anos depois, foi promovido para Salvador, onde atuou na Promotoria de Justiça de Assistência, na 6ª Vara Crime e na Central de Inquéritos do MP. Também ocupou o cargo de assessor especial do procurador-geral de Justiça nos anos de 1996, 1999 e 2000."

SÓ TEM LADRÃO NESTE GOVERNO E AGORA QUEREM COLOCAR PESSOAS DECENTES (ex-procurador-geral da Justiça da Bahia Wellington César Lima e Silva) ATÉ ESTE MOMENTO, PARA SALVAGUARDAR, AS SUAS MARACUTAIAS FEITAS NA PETROBRAS, NOS SEUS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL E SALVAR O REI SR. LULA.

VEJA:

SEVERINO MOTTA - 29/02/2016

JURISTAS DIZEM QUE MEMBRO DO MINISTERIO PÚBLICO NÃO PODE VIRAR MINISTRO DE ESTADO

A POSSIBILIDADE DE UM PROCURADOR DO MINISTÉRIO PULICO DA BAHIA VIR A SUBSTITUIR JOSE EDUARDO CARDOSO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ESTÁ SENDO ASSUNTO DE DIVERSOS GRUPOS DE DISCUSSÃO DE ADVOGADOS E JURISTAS QUE ATUAM NOS TRIBUNAIS SUPERIORES EM BRASÍLIA.

ALGUNS DELES DESTACAM DECISÃO DO ENTÃO MINISTRO RICARDO LEWANDWOSKI, HOJE PRESIDENTE DO STF, TOMADA EM AGOSTO DE 2007 NO CASO DE UM PROMOTOR QUE FOI NOMEADO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO PARANÁ.

EM SEU VOTO, LEWANDOWSKI DISSE QUE OS MEMBROS DO MINISTÉRIO PUBLICO NÃO PODEM ASSUMIR FUNÇÕES COMO A DE MINISTROS DE ESTADO, SENDO VIÁVEL SOMENTE AS ATIVIDADES COMISSIONADAS NA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO OU O MAGISTÉRIO.

SEGUNDO O MINISTRO, CASO UM MEMBRO DO MP SEJA ALÇADO MINISTRO DE ESTADO, RESULTARIA NUM "INDESEJÁVEL VÍNCULO DE SUBORDINAÇÃO DE SEUS OCUPANTES COM O EXECUTIVO, COLOCANDO EM RISCO UM DOS MAIS IMPORTANTES AVANÇOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988, QUE É PRECISAMENTE A AUTONOMIA DO MINISTÉRIO PUBLICO".

POR ESSA LÓGICA, SE O PROCURADOR WELLINGTON CESAR FOR REALMENTE INDICADI E QUISER SE TORNAR MINISTRO DE ESTADO, TERÁ QUE SE DESLIGAR COMPLETAMENTE DOS QUADROS DO MINISTÉRIO PUBLICO.

INTERVENÇAÕ CÍVICO MILITAR JÁ

BRASIL ACIMA DE TUDO

fred oliveira disse...

Lula nao pode nada com a forca das provas que o MP e a PF ja' tem em maos. Contra fatos nao ha' argumentos. Ele ja' diz uma coisa um dia e tem que dizer outra noutro dia. Esta' perdido. Quanto ao pt, envelheceu, nao. Apodreceu.

Anônimo disse...

Ex amante e mãe do filho do fhc a jornalista miriam dutra fez contundentes denúncias contra o fhc mais a justiça do brasil se nega investigar tucano.

Anônimo disse...

Este mar de lama é vergonhoso.Dilam manda o ministro da justiça para advocacia geral da união, para defendê-la e manda Lula para ser ministro da justiça, para ter foro privilegiado. Que lamaçal é este, onde um suspeito de vários crimes se torna ministro da justiça. Como a justiça poderá julgar qualquer outro cidadão comum, se ficar com o rabo preso com o ministro da justiça? Que justiça é esta?