quarta-feira, 23 de março de 2016

Sua Escola vai ganhar?


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por José Renato Nalini

Uma oportunidade nova está aberta para as Escolas Secundárias do Estado de São Paulo. O Prêmio Zayed de Energia do Futuro, criado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, foi lançado em 2008 e pretende premiar iniciativas em sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Várias categorias estão contempladas: Grandes Corporações, Pequenas e Médias Empresas, Organizações sem fins lucrativos, Prêmio de Carreira e Escolas Secundárias Globais. Para esta categoria, estão reservados 500 mil dólares, divididos em até 100 mil dólares por cinco regiões: Américas, Europa, África, Ásia e Oceania. A avaliação se fará mediante análise de quatro critérios: Impacto, Inovação, Liderança, Visão de longo prazo.
Em relação à Escola Secundária, o principal objetivo é inspirar as futuras gerações para que seus integrantes sejam cidadãos responsáveis e sustentáveis. O prêmio incentiva os jovens a aprender desde muito cedo sobre sustentabilidade e energia limpa.

Não se trata de premiar as realizações do passado, mas sim de permitir que as escolas vencedoras possam desenvolver projetos próprios de energia limpa. Cada escola tem de apresentar uma proposta detalhada para um projeto e o prêmio vai financiar a conclusão do projeto. Esse projeto proposto deve promover a energia renovável e sustentabilidade, que podem incluir melhorias na eficiência energética ou da água, ou a redução de resíduos, com benefícios claros e mensuráveis.

Essa categoria está aberta a todas as escolas de ensino médio com estudantes entre 11 e 19 anos. A candidatura precisa ser apoiada pela escola e sua gestão. Será selecionado um vencedor em cada uma das cinco regiões e cada vencedor receberá até cem mil dólares. A quantia final dependerá da informação de custos do projeto na proposta.

Excelente oportunidade para que os professores estimulem seus alunos para a propositura de projetos viáveis. Sei que muitas escolas já têm um programa de melhoria na eficiência energética ou no uso racional da água. Também há trabalhos exitosos na área de redução de resíduos. Tudo isso motiva o estudante a aplicar aquilo que está aprendendo à vida prática e, melhor ainda, faz com que o jovem se conscientize da urgência de uma conversão ética, para que a Terra continue a nos suportar sobre sua superfície, sem que tenha um colapso.

Vamos à criatividade e ao empreendedorismo. Quem quiser saber mais sobre o Prêmio, pode acessar www.ZayedFutureEnergyPrize.com .

José Renato Nalini é secretário da Educação do Estado de São Paulo. Desembargador, foi presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Um comentário:

JESUS disse...

a verdadeira falta de vergonha, a safadesa, a calhordice impera no brasil, vamos então todos os brasileiro pra uma greve geral sem medo, vamos para de vez.......... fota corja de facinoras!!!!!!!!