terça-feira, 19 de abril de 2016

368 anos


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Aileda de Mattos Oliveira

Mesmo que os homens se esqueçam, mesmo que a nação se omita, ninguém apaga do tempo os fatos fundamentais e simbólicos da vida de um país, ocorridos na sua inexorável passagem: são as efemérides, muitas delas manchadas do sangue dos que passaram à História, como Heróis.
O dia 19 de abril de 1648 dá início à fertilização da semente do Exército Brasileiro, com a estrondosa vitória dos luso-brasileiros sobre os holandeses invasores, nos campos de Guararapes, pois já lutavam pela “nossa pátria”, como afirmaram, três anos antes, no documento-compromisso de defender a Colônia “contra qualquer inimigo”, os comandantes dos terços, de diferentes etnias.

Unidade étnica em defesa da unidade territorial, primeiro mandamento da manutenção da soberania. 

Este é o momento do retorno ao Dia Primordial de uma Corporação que não se pode separar do próprio Brasil. Cresceram juntos. Inseparáveis terão que ficar.

Congratulamo-nos com a Instituição, com todo o contingente, independente de patente, que não se deixou e não se deixará hipnotizar por cantos estranhos de falsos uirapurus que, pousados em todos os galhos, infelizmente, seduzem os menos fortes.

Que a fibra de heróis permaneça! Não seja, apenas, um verso de uma bela Canção!

Aileda de Mattos Oliveira é Dr.ª em Língua Portuguesa. Vice-Presidente da Academia Brasileira de Defesa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Exército Brasileiro, por esta data maravilhosa, que a imprensa vermelha-marrom faz questão de omitir!
Estamos aguardando, confiantes e na certeza!
Mostre as garras, Dona Onça, antes que a dona anta execute algum atentado de falsa bandeira, atingindo inocentes, como já denunciou o Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro no plenário da Câmara dos Deputados em 16 de abril p.p., como é de conhecimento dos comandos das FFAA.
Vejam no Youtube com o título: "PLANO: USAR TERRORISMO E CAOS PARA DECRETAR ESTADO DE DEFESA - JAIR BOLSONARO".
Link: https://www.youtube.com/watch?v=sAa7Goj_j10 (copie e cole no navegador).

Anônimo disse...

Dra. Aileda, muito bem feito o seu registro sobre a data de hoje.

"AD SUMUS!" SELVA!!!!

Roberto Santhiago

Anônimo disse...

O Deputado Jair Bolsonaro precisa ser defendido pelos militares da acusacao de apologia aa tortura, feita pela OAB, quando homenageou o Cmte. Brilhante Ulstra, sob pena de desmoralizacao difamatoria da atividade militar, o que impediria geracoes de jovens de conhecer a realidade historica.