sábado, 9 de abril de 2016

Por uma troca de agenda


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Renato Sant'Ana

"Mas cabe perguntar: em que serão, os três da foto (até ontem colaboradores deste governo carunchado), piores do que a quadrilha ora no Planalto? Cunha, Padilha e Jucá [os da foto] serão piores do que Lula, Jaques Wagner e Mercadante, por exemplo?" O questionamento, com resposta implícita, está no meu post anterior e deu margem a que alguém imaginasse que tenho algum entusiasmo pelo PMDB. Não! Pelo contrário: acho o PMDB por demais fisiológico. A perspectiva de um governo comandado por ele é ruim. Só a permanência da Dilma é pior!

Esclarecendo

1. O paralelo entre as figurinhas carimbadas do PMDB e as do PT pretendeu destacar a conduta do ministro Barroso, "estarrecido" com as figuras do PMDB, sendo que ele jamais foi visto a demonstrar indignação com os flagrantes abusos governistas.

2. Minha opinião: Barroso, falando aos alunos da Fundação Lemann (gravado e divulgado para o Brasil), disse de forma oblíqua que não vale a pena promover a mudança desejada pela maioria dos brasileiros. É a retórica pop do "trocar seis por meia dúzia" como a dizer "não adianta!". Errado! O afastamento de Dilma levará pelo menos a uma mudança de agenda. Já vale a pena!

3. SALIENTE-SE COM MÁXIMA ÊNFASE: o impeachment é uma saída constitucional. E a admissibilidade do pedido, com instauração do processo, deu-se de modo regular. O julgamento será político. Mas ainda que as motivações, da maioria dos parlamentares pró-impeachment, sejam inconfessáveis, nem por isso existe o golpe alegado pelas carmelitas do governo.

4. Imaginemos a hipótese de Michel Temer virar presidente por causa do impeachment de Dilma; e que ele vai ser um presidente medíocre. Mesmo assim a troca é conveniente pela mudança de agenda.

5. Há muitos exemplos sórdidos. Um dos mais graves é este: desde que pôs o pé no Planalto, o PT mantém na agenda o "controle da mídia". Sim, o PT é obcecado por amordaçar a imprensa, havendo feito duas grandes investidas nesse sentido: através do macabro Plano Nacional de Direitos Humanos (2009) e do nefasto Decreto 8.243 (2014).

6. O sonho de consumo do PT é implantar a exclusividade de uma imprensa oficialista, como existe em Cuba e na Coreia do Norte e é característico dos regimes totalitários.

7. A dinastia Kirchner na Argentina e o chavismo na Venezuela - que fazem parte do nefasto Foro de S. Paulo junto com o PT - avançaram muito nessa pauta.

8. Será necessário explicitar os motivos por que é absolutamente ANTIDEMOCRÁTICO e, por conseguinte, repudiável a CENSURA Á IMPRENSA? Alguém terá dificuldade de saber para que fim o PT contínua e sistematicamente diaboliza a imprensa, em que pese receber dela permanentes favores? Haverá alguém ao mesmo tempo honesto e esclarecido que não perceba ser essa uma estratégia para instituir o sórdido amordaçamento da imprensa?

9. Aí está, pois, um ganho inestimável com a mudança de agenda: o fisiológico PMDB, que tem defeitos repugnantes, não demonstra a menor inclinação para instituir o "controle da mídia". Não estou dizendo que o pessoal do PMDB tem especial respeito pela imprensa. Afirmo apenas que o "corpus" partidário jamais demonstrou interesse em instituir o "controle da mídia". Em suma, o fato relevante é que tirar o PT do governo implica afastar a ameaça de cerceamento da liberdade de imprensa, que é ameaça às liberdades individuais.

10. É impossível conhecer o fluxo de consciência de uma pessoa. Logo, não posso julgar intenções. Eu não sei o que passava pela cabeça de Luís Roberto Barroso quando fez a manifestação criticada no post anterior. Contudo, ainda posso analisar o discurso. E foi repudiável! Mas os governistas adoraram...

Conclusão

Pode soar estranho, mas é boa síntese: a única certeza que há é que, não mudando, nada muda! Os cidadãos de boa vontade precisam tomar a decisão de SOBREVIVER AO DESÂNIMO E MANTER A ESPERANÇA, contrariando a estratégia governista de matar a coragem e a iniciativa dos brasileiros.

O petismo faz o que pode para desanimar cada um de nós e ficar com o caminho livre para implantar a sua ditadura. Mas nós não deixaremos o PT transformar o Brasil numa Venezuela!

P.S. Leia o post anterior em:

http://www.alertatotal.net/2016/04/o-magisterio-de-barroso.html


Renato Sant'Ana é Psicólogo e Bacharel em Direito.

Um comentário:

Anônimo disse...

DIA 17 DE ABRIL EU VOU,QUEM FOR ENTRA PARA HISTÓRIA
BRASIL,AGORA É PRESSÃO TOTAL,O POVO NÃO QUER MAIS CORRUPTOS NO PODER.
ESTÁ NA HORA DOS BLOGS CONTRA A ROUBALHEIRA QUE ASSOLA O PAÍS,MASSIFICAREM TODOS OS DIAS,A NECESSIDADE DE NO DIA 17 DE ABRIL,FAZERMOS MANIFESTAÇÕES TRIPLAMENTE MAIOR QUE AS DE 13 DE MARÇO.
AS MANIFESTAÇÕES DO DIA 17 DE ABRIL,DEVEM SER DIVULGADAS MACIÇAMENTE 24 HORAS POR DIA.
DIA 17 DE ABRIL,SERÁ TRIPLAMENTE MAIOR QUE AS DE 13 DE MARÇO.