sexta-feira, 20 de maio de 2016

Será que vai chover merda no Brasil?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

É possível tirar várias lições estratégicas da recente decisão judicial no Rio de Janeiro de extinguir uma ação civil pública movida por investidores que sofreram prejuízos milionários com os negócios do empresário Eike Batista - um dos famosos beneficiários pelo farto financiamento promovido aos "amigos do poder" pelo ineficiente e corrupto modelo capimunista rentista tupiniquim. A principal conclusão é que não é seguro trabalhar, produzir e investir em um sistema governado, estruturalmente, pelo crime institucionalmente organizado.

A raiz dos problemas é estrutural - e não conjuntural. O aparelho estatal brasileiro está montado para servir aos esquemas criminosos. A insegurança jurídica, agravada pela abusiva intervenção estatal na vida das pessoas e empresas, transforma o País em um cassino do Al Capone. O mercado brasileiro é um reflexo do "vale-tudo" reinante. O regramento excessivo viabiliza a impunidade. Também colabora para perpetuar a cultura do maldito "jeitinho brasileiro". Quem tem mais grana, articulação política ou algum poder de pressão resolve problemas pontuais. Quem não tem apenas se sacode: sobrevive como dá ou acaba dizimado pelas sacanagens sem punição exemplar no tempo certo.

Os brasileiros manifestam o desejo por mudanças. A maioria, no entanto, não consegue ter clareza sobre o que precisa e é urgente mudar. Somos transformados em enxugadores de gelo que sobrevivem dando dribles legais para sobreviver. Neste ambiente, a segurança jurídica é nula. Só existe nos livros ficcionais ou nos manuais teóricos de Direito. Aqui vigora o "Errado". Criminosos conseguem "proteção" institucionalizada. O Estado perdulário e corrupto legitima os crimes que comete. Assim, sua máquina e se torna conivente com os crimes (jeitinhos) cometidos pela maioria.

A falha estrutural conta com um "aliado" imperdoável. Até porque o judiciário brasileiro não tem condições de funcionar "Direito" em um regime de regramento excessivo que facilita os abusos de poder e a prática hedionda do chamado "rigor seletivo" (punir alguns "criminosos" escolhidos a dedo, enquanto outros ficam impunes). No esquema de "vale-tudo" a maioria dos cidadãos termina refém da sacanagem, da prepotência, da arrogância e da vaidade de quem ocupa os poderes executivo, legislativo, judiciário e militar. Os aparelhos repressivos estatais fazem o que bem entendem na União, Estados e municípios.

Investir produtivamente no Brasil, para gerar emprego e renda, é uma aventura temerária para loucos. Sob regime autoritário de insegurança jurídica e governança institucionalizada do crime organizado, o empreendedor é uma vítima fácil da jagunçagem estatal ou dos golpistas a ela associados. A máquina estatal só quer saber de sugar os recursos das pessoas e empresas para gastar em benefício de quem ocupa o poder. Este sistema legitima o banqueirismo improdutivo remunerado pelos juros altos. O Brasil e os brasileiros se transformam em reféns do rentismo - que dá lucro a uma minoria, mas estupra o bolso da maioria.  

Nesse cenário de terror econômico é que cabe uma reflexão sobre o caso Eike - um herói inventado midiaticamente que quase se transformou em vilão, e que ainda tem chance de voltar ao cenário por cima da carne seca. A mesma imprudente "jurisprudência" que começa a "anistiar" Eike (processado por investidores que tiveram prejuízos milionários) beneficia os crimes promovidos por empresas de economia mista (Petrobras, Eletrobras e outras "brás" afins) contra seus investidores. De repente, o judiciário resolve que o crime contra o mercado de capitais pode ser anistiado por não ser relevante para a segurança da ordem econômica ou social...

Todos somos afetados pela crise estrutural - que é a mãe das outras crises: política, econômica, tributária, fiscal, executiva, legislativa, judiciária e, as mais lamentáveis delas, as crises cultural, educacional e moral O Brasil não tem estratégia democraticamente debatida para resolver nenhuma dessas crises que parecem infindáveis. Parecemos um navio pirata sem rumo... O regramento excessivo alimenta o clima de insegurança jurídica "legitimado" por um judiciário que é fruto da falha estrutural e não cumpre, de forma justa e perfeita, seu papel moderador.

Não temos alternativa. O Brasil precisa ser reinventado sob um regime democrático, transparente, no qual o cidadão-eleitor-contribuinte tenha condições reais e legais de atuar como fiscal direto dos mecanismos estatais. Só o controle promovido pelas pessoas (eleitas, com mandato fixo e sem direito à recondução) será capaz de fazer os governos funcionarem em favor do interesse da sociedade - que é fruto do debate livre e consciente que restaura o império das regras claras. Leis "legítimas" são aquelas facilmente cumpridas, sem necessidade de interpretações judiciais.

O mundo acadêmico, que deveria liderar o debate se perde em devaneios ideológicos ou discussões de ideias "fora do lugar": teorias absolutamente inúteis para dar soluções reais na vida prática. Produzimos e reproduzimos muitos conceitos e fundamentos equivocados. Alguns deles se transformam em leis, normas e regras de conduta.

Estamos próximos de um "choque climático" na sociedade brasileira. Na meteorologia, existe aquele famoso sistema  de baixa pressão, cujos ventos rodam no sentido anti-horário e levam o aquecimento de baixo para cima. As tempestades violentas acontecem quando o ar quente se choca com a frente fria lá em cima.

Metaforicamente, estamos assim. Lá em cima, os poderosos agem com frieza. Embaixo, a pressão aumenta. Quando a pressão infernal daqui de baixo chegar lá no alto dos poderes apodrecidos, vai chover merda. O dilúvio está próximo...

É urgente definir que modelo de Estado queremos. Reproclamar a República é preciso! Esta é uma decisão estratégica que os brasileiros conscientes têm de tomar. Adiá-la transforma o Brasil em um barril de pólvora pronto para estourar dentro de um vaso sanitário entupido por tanta escatologia. Do jeito que a coisa desanda, vai chover merda no Brasil.

Fala, Temer

Deu no jornal: "O presidente interino Michel Temer apresentará na tarde da próxima segunda-feira um raio-x da situação fiscal do país, propondo um discurso realista à população".

Temer sabe que corre contra o tempo, e precisa apresentar soluções rapidamente para problemas complexos.

O problema é que o time escalado por ele não tem competência para tamanha missão...


Por enquanto, o Presidento está medindo o tamanho do buraco...

Caso Eike

O juiz Fernando César Ferreira, da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro rejeitou o ajuizamento de ação civil pública contra Eike Batista por acionistas minoritários da OGX, atual OGPar e em recuperação judicial:

"Não se demonstrou nos autos a relevante reprecussão social dos atos imputados ao réu (Eike Batista), seja pela sua natureza, seja pela sua dimensão. A natureza e a dimensão de tais fatos não autorizam o ajuizamento da ação civil pública”.

Indiretamente, o magistrado culpou os acionistas minoritários, sob a alegação de que eles conhecem os riscos do mercado de ações...

Um dos investidores que brigam contra Eike, Aurélio Valporto, em entrevista ao jornal O Globo, meteu o pau na decisão:

"Sim, os minoritários conhecem estes riscos, o que não é considerado é o risco de ser roubado. Isto é patético. É a mesma coisa que um juiz alegar que uma vítima de assalto não tem direito de acusar uma vez que andar nas ruas da cidade é perigoso. A decisão, de caráter protelatório, mostra que o magistrado desconhece os impactos econômicos dos fatos narrados na ação e coloca em dúvida a seriedade do sistema".

Voe baixo, Dilma



Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 20 de Maio de 2016.

12 comentários:

Loumari disse...

Desde 2014 que eu venho dizendo ao brasilês, destes muito agitados, vulgares, indecentes, com atitude e comportamento de verdadeiros animais irracionais, eu precisei: De nada serve de agitar-se. Viremos a assistir muitos rostos a se despegar do resto da cabeça pelo peso da vergonha.
Também precisei outra coisa: Vocês, vai chegar o dia em que vão despertar na aldeia chamada se eu soubesse. Só que uma vez na aldeia chamada se eu soubesse, já não haverá alternativa nenhuma. E BUNGA-BUNGA FINITO!
E agora gente? A coisa já está a ficar muito bem divertida né? Oh my Godness, I'm enjoying myself!
Este vosso governo se sobreviver três (3) meses vai com muita sorte. Pelo que pude acompanhar dos USA e de França é que o Michel Temer não pode ser chamado de presidente de Brasil porque não tem legitimidade. Primeiro.
Segundo: O Michel Temer está confrontado a uma forte impopularidade ao pé da população.
Terceiro: O Michel Temer constituiu seu governo com homens relacionados com a criminalidade.
Quarto: No estado de direito onde homem e mulher estão e gozam da igualdade de direito, o governo Temer foi formado de forma Patriarcal onde a mulher foi discriminada. Acto em total oposição com um estado de direito e democrático.
Quinto: o governo Temer mostra claramente a posição racista. Todos os membros do seu governo são brancos. Num país composto de miscigenação (cruzamento entre indivíduos de raças diferentes), a composição do governo Temer dá claramente indicações de um regime Apartheid. Profunda discriminação racial.
No dia 05 de Fevereiro 2016 eu fiz um comentário aqui no Alerta Total onde eu abordei claramente a questão sobre segregação racial no Brasil. E é o que se vê confirmado abertamente pelo governo Temer.

Loumari disse...

Vos coloco aqui abaixo meu comentário daquele dia de 05 de Fev.:

O que é mais ESPANTOSO é esta que na simples observação, o Brasil sempre foi governado por gentes de raça branca.
E há o descaro de parte desta gente dizer que no Brasil não existe a segregação racial?
Em todas as vossas novelas a pessoa de raça negra é sempre relegada a condição de empregada doméstica. E estes mesmos da élite branca têm um veemente repúdio a população índia.
Portanto os índios são mais nativos destas terras do que todos vós.
E os que destruíram e profanaram todas estas terras, os que contaminaram todos rios, que destruíram toda a fauna e flora, não são povo índio. Sois vós, gentes de raça branca. Os que se distinguiram como superiores a todos os outros povos seja negra e seja índio.
Tenham por favor um minimo de decência e de humildade, parem para observar o mal todo que as gentes de raça branca fez e infligiu aos outros povos de raça diferente a deles!
Portanto, Deus que criou os céus e a terra nos ordenou amar-nos uns aos outros. Sermos santos como Ele (Deus) é Santo. Por acaso obedeceram estas ordenanças do Criador Pai de todo o ser humano?
Até hoje, PISAIS os índios; até hoje humilhais os negros. Eles também não os criou Deus? SÃO O ACÚMULO DE TODAS ESTAS PERVERSÕES QUE CAIU SOBRE VÓS ESTAS MALDIÇÕES TODAS. Já chegou a hora de pagar o que deveis. Vós vos fizestes pior do que os Egípcios da época de Faraó. Elite opressora.
Jesus Cristo formulou o seguinte: Bem-aventurados os pobres de espírito. O que isto quer dizer? Os que são definidos como pobres de espírito são aqueles cujo coração é livre de cupidez. Que se aparta da frivolidade, da avareza, que vive sem inveja do outro, que não explora o outro, e que vive em paz e em harmonia com a natureza, que é o jardim do Senhor, onde todos nós somos convidados a viver e preservar.
Portanto, devastaram as florestas; os rios estão todos contaminados de pesticidas, e as porções de rios que passam pelas cidades estão transformados em depósitos de lixos e de cadáveres.
E os que têm a gestão das cidades não são nem negros, nem índios. Mas a vossa dita élite branca. Agora já estão todos malucos e não sabem por qué?
O pobre negro, e o pobre índio, eles não têm nada a perder, pois, eles nunca tiveram nada. Mas vós sim! TENDES TUDO A PERDER. Começar pelo vosso conforto. Agora vão também perder a saúde.

Anônimo disse...

Sr. Serrão,
Excelente texto!
A sociedade civil tem que acordar e patrocinar seu presente e seu futuro!
Abraço

Anônimo disse...

Depois que os petistas deixaram o planalto, não passou pela cabeça da segurança a hipótese de escutas telefônicas e informantes? Com eles, todo cuidado é pouco. A solução para a presidente afastada se deslocar e manter a forma é ir de bicicleta.Afinal o governo dela foi tão bom, como dizem, que a segurança no trajeto não será problema, ou vai de táxi ou Uber.

Anônimo disse...

Arre égua nobre jornalista, pobre do TIODEDÉ(Delcídio Amaral)além de levar o "titulo de o mentiroso, por seus antigos "cumpanheiros" do PT, agora acaba de receber outro, portador de delírio, segundo o TIORENANZINHO Renan Calheiros, como vimos o Delcídio tá lascado.
Mas podem aguardar, ainda virá muitos respingos de seu merdelê que vão atingir muita gente importante.

Anônimo disse...

Cade o Sombra, queremos sua opinão sobre o Temer.


Chico trevas

Anônimo disse...

"Seu" Loumari: Se os índios por acaso estivessem no lugar dos brancos - deixe de ser idiota esquerdista, ser trouxa - v não acha que seriam churrasquinhos dos índios e que fariam o mesmo ou pior que os brancos com eles?
Antes do Brasil ser descoberto, o Brasil vivia em guerra civil - tribos dizimando umas ás outras"!
Mais um "defensor" dos indios, quilombolas, gays etc...
Vá catar minhoca no asfalto com picareta de borracha, Loumari!

slsoares disse...

O Eike Batista cometeu vários crimes.Um deles foi acompanhado por toda bolsa de valores.Fez um movimento vultuoso de venda de ações bem antes de desabar as cotações e não comentou um só paragrafo através de comunicado ao mercado e seus acionistas.Nos EUA dá cadeia.Outro crime foi o pagamento de bônus milionários aos acionistas especiais como Rodolfo Landim que brigou com o mesmo e levou 200mi antes do desmonte.Vários acionistas foram presenteados com bõnus de pai pra filho.Não vou nem entrar nos assuntos do desgoverno petista.Se quebrar o sigilo absurdo do BNDES ,o Eike vai ser um dos investigados.

Sirio Schwamborn disse...

20 de maio de 2016
Será que vai chover merda ?........ Tudo indica que sim. Vejam o meu "ponto de vista"


ESTAMOS VIVENDO UMA "FALSA DEMOCRACIA". OS MANDOS E DESMANDOS NOS TRÊS PODERES LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIÁRIO, PROVA VERGONHOSA DE QUE ESTÃO TRATANDO DE INTERESSES PESSOAIS E PARTIDÁRIOS SOB A COBERTURA SISTEMATIZADA DA CORRUPÇÃO.
Saber que temos "uma falsa democracia" não é suficiente para a maioria da sociedade Brasileira.
Vejam meus motivos. A partir dos últimos fatos.
a)LULA: NÃO HÁ SOLUÇÃO "FORA" DA DEMOCRACIA. Mentira demagoga com base no FORO DE SÃO PAULO ( LULA, PT + Partidos Comunistas de toda a America Latina ) e no PACTO DE PRINCETON (LULA, PT) + ( FHC, PSDB ) com a tática "A Política das Tesouras"
b)Maio de 2016 : “Não há esperança popular no governo de Temer" - "Temer 'não tem legitimidade para conduzir o País'.. Joaquim Barbosa " - PT, Movimentos Sociais e Forças Sindicais farão oposição ferrenha.
c) A corrupção será combatida de acordo com os interêsses "Fabianos" Fernando Henrique Cardoso contra interêsses "Comunistas" Lula inácio da Silva , um contra o outro, pela disputa do poder..... O Brasil que se dane ! A sociedade proba e a iniciativa privada que pague a conta. Plano de ambos: Acabar com o presidencialismo e implantar o parlamentarismo Socialista, para depois impor o Comunismo.
DISCORDO PLENAMENTE DO SR EX-PRESIDENTE LULA: Reafirmo : Não há solução para o Brasil "DENTRO" da democracia socialista do foro de são Paulo.
A cobertura da grande imprensa sobre os recentes casos de corrupção centra sempre seu foco nos administradores públicos, como se a questão fosse apenas ética, de pessoas sem caráter ou de mau caráter, que se aproveitam dos postos em que estão para roubar. Esquece-se que para haver corruptos é preciso que haja corruptores, tão ou mais criminosos que os primeiros.
Mas ficar no plano ético ou moral não resolve a questão, considerada endêmica no Brasil. Ela está presente em todos os níveis de governo; portanto, com seus funcionários públicos corruptos e com empresas corruptoras.
Se ela é tão generalizada e parte de empresas que operam em todos os níveis de governo, pode-se então dizer que a corrupção é uma forma de ação das empresas para auferir vantagens ilegais na relação com os poderes públicos. E isso envolve os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
No Brasil é preciso combinar ações de prevenção e de repressão à corrupção. Os corruptos, independente da área que forem, não podem sentir que há um ambiente favorável à impunidade ( foro especial por prerrogativa de função - conhecido coloquialmente como foro privilegiado) e, por outro lado, deve-se desenvolver nas pessoas uma cultura ética de intolerância à corrupção. É preciso acabar com a impunidade, tratando o corrupto como um criminoso comum, que se apropriou de bens públicos. Nenhuma pessoa deveria estar acima da lei.
Exigir e adotar uma postura ética, no entanto, não deve se restringir apenas ao âmbito político ou empresarial. É preciso que toda pessoa assuma essa postura no dia-a-dia e procure agir de maneira ética nas situações que pareçam menos relevantes. O momento atual apolítica Brasileira, ( Os três poderes, igualados a casa da Mãe Joana pelos atos e "desatos" legalmente impunes pelo "Foro Privilegiado", e pela prática idiscriminada da corrupção ), é uma oportunidade para refletir sobre o assunto e reafirmar o compromisso de acabar com a cultura da corrupção e criar uma cultura de ética e integridade em todos os setores da sociedade.
Lamentamos a omissão dos comandantes das forças armadas. Mas o povo ainda tem esperança na formação, integridade, lealdade e patriotismo, dos Militares Brasileiros ( de que não sejam também corruptos e covardes ) para botar ordem na Casa da Mãe Joana. Por esta razão nós exclamamos por uma "INTERVENÇÃO MILITAR " SE MICHEL TEMER FOR IMPEDIDO DE GOVERNAR ( por qualquer motivo ) OU FALHAR NAS SUAS AÇÕES.

Anônimo disse...

AÇÕES INICIAIS DE UM PARTIDO COMUNISTA, QUANDO QUER IMPLANTAR A DITADURA COMUNISTA ONDE ENTRA!
COMPRA APOIOS DE PARTIDOS DE OPOSIÇÃO para montarem diversos tipos de mensalões para manterem os pelegos.
REMOVE GENERAIS E ALTAS PATENTES OPOSITORES até que os seus dentro delas tomem a dianteira total.
DEPOIS QUE VAI OBTENDO O CONTROLE DAS FFAA ABUSA MAIS, colocando um comunista para ministro das FFAA, apesar de no Brasil terem falhado nesse golpe.
CRIA E MUDA LEIS À NOITE E ENCHE A CONSTITUIÇÃO DE "EMENDAS”!
FAZ OBRAS GIGANTESCAS EM PAÍSES COMUNISTAS COM INTUITO DE QUEBRAR O PAÍS – Cuba, Peru, Equador, Venezuela e países africanos.
APARELHA TODOS OS PODERES, BANCOS OFICIAIS, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PROFESSORES e as universidades em particular disseminando o MARXISMO CULTURAL, promovendo dentro delas a LAVAGEM CEREBRAL!
DESEQUILIBRADO MENTAL COMO É, APROVA TODO TIPO DE ANTICRISTIANISMO - como aborto, pedofilia, ideologia de gênero etc.
CONTROLE DO POVO ATRAVÉS DA COMIDA – promove a sonegação dos alimentos para manter o povo faminto, nas filas para não ter tempo e condições de promover movimentos contra os comunistas até ser domesticado, caso da Venezuela que já está na IIIª fase, a final, e nós quase nela, mas o PT levou do povo um chutaço no traseiro, não do "povo" como sempre vomitava em seus discursos cínicos!
Não é o retrato acima da PRAGA DE GAFANHOTOS PT que devastou o Brasil?

S I disse...

Infiltrações no Brasil. Guerra civil em progressão

Eis as medidas a serem tomadas em curto prazo, visando a manutenção do Brasil, da lei e da ordem:


1 - A destituição da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer.


2 - A prisão de todos os conspiradores por corrupção e alta traição, ao servirem voluntariamente a interesses estrangeiros contra o Brasil através do Foro de São Paulo, que é uma invasão sigilosa do território nacional executada por países estrangeiros liderados por Cuba.


3 - O desligamento imediato da Unasul e o fim de qualquer ligação com países que vivem ditaduras comunistas/socialistas.


4 - A dissolução de todos os partidos e organizações integrantes ou apoiadores do Foro de São Paulo.


5 - A intervenção em todos os governos estaduais e municipais e seus respectivos legislativos, com criação do recall anual visando a destituição dos políticos incapazes. 


6 - O combate sistemático à corrupção e à subversão, com penas graves e perda dos direitos políticos e arresto dos bens.


7 - Mudança na coleta e distribuição de impostos, com repasse de 70% para os municípios. 


8 - A intervenção no Supremo Tribunal Federal, no qual a presença de ministros simpáticos aos conspiradores é clara e evidente.


9 - A formulação de uma nova Constituição, que não possa sofrer alterações sem o consentimento do povo.


Se ainda existirem HOMENS no Brasil, com vontade, coragem, denodo, discrição, decência e decoro, seremos a maior potência mundial em 20 anos. Se não houver, seremos tomados pela múltiplas invasões dos sistemas islâmicos, socialistas e da Nova Ordem Mundial.


Estamos no primeiro estágio de uma guerra civil declarada. 


Guerra civil camuflada existe há décadas. 


FHC, Lula e Dilma Rousseff devem ser julgados por crimes contra a humanidade, genocídio e crimes de lesa-pátria, além de todos os outros já detectados pela PF e operação Lava-Jato. 


Ações individuais de desobediência civil para combater o governo cleptocrata:


1 - Imposto e economia pública: não declarar imposto de renda por 3 anos seguidos e não pedir nota fiscal em nenhuma transação financeira; 

2 - Bancos e instituições financeiras: retirar todo o dinheiro de contas correntes, poupanças, planos de aposentadoria e de ações da bolsa, pagando tudo em dinheiro e à vista, sem utilizar cartões de crédito; 

3 - Políticos: evitar votar, não comparecer nem sair de casa no dia da eleição, não apoiar nenhum político(exceto Bolsonaro); pedir demissão de todos os empregos públicos, nunca trabalhar para o governo; 

4 - Cultura e informação: não assistir televisão, não comprar jornais ou revistas alinhadas com o governo.

S I 

Loumari disse...

Ao reptiliano oculto no anônimo de 5:50 PM

Quais são as suas origens? Turco? Libanês? Sírio? Búlgaro?
Olha que eu sou da origem dos CONQUISTADORES CUJO EX-LÍBRIS A CRUZ DE CRISTO. Como ordem, a ESPADA.