quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ouro não serve para quase nada

Chapolim não vale nada

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

No passado, soldados romanos recebiam sal por seus serviços; daí salário. Vital para a vida humana, mas difícil de armazenar. Diluía-se com a chuva ou na travessia de rios.

Passou-se então, a utilizar pedaços de metal, marcados por um carimbo, símbolo da autoridade garantidora de sua origem e valor atribuído.

O ouro, por sua ductibilidade, passou a ser o preferido para a cunhagem de moedas de maior valor, porque aceitava carimbos extraordinariamente perfeitos. Além disso, tinha aplicações práticas na odontologia e, mais tarde, na indústria eletrônica.

Hoje é um elefante branco. Difícil de guardar, de transportar e de ser aceito fracionadamente, pela possibilidade de falsificação. Não foi por acaso que surgiu o papel-moeda e mais tarde, o cheque bancário.

Hoje a moeda é majoritariamente virtual. Pequenos países pensam abolir em breve o papel-moeda. Será o primeiro passo para a escravidão total dos cidadãos. No futuro, um governo mal intencionado, pode decretar a “morte” civil de alguém, bloqueando-lhe o acesso a suas contas bancárias. Dinheiro é qualquer coisa, fato ou circunstância que leve alguém a trabalhar para outrem.

Moeda é apenas um dinheiro “garantido”. O garantidor pode ser público ou privado (v.g. Banco da Inglaterra e American Express). Uma nota inglesa e outra do Zimbabwe são ambas papel pintado. A primeira é mais aceita pela qualidade do emissor (garantidor) e da impressão gráfica, quase infalsificável.

Um cartão de débito ou crédito é muitas vezes preferido pelo comerciante, porque este confia na integridade dos computadores mais do que na sua capacidade de verificar a autenticidade de uma nota. Além disso, recebe o crédito em sua própria moeda local. Não corre o risco de transportar a nota até um banco, nem o incômodo de negociar sua conversão pelo câmbio da hora.

PS - Leia o artigo do El País - "El oro es para siempre".


Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

7 comentários:

CaioB disse...

Venezuela está abolindo a moeda sonante e já condena adversários políticos à morte por fome, pois estes não podem movimentar dinheiro e devido ao racionamento de comida, nenhum alimento podem comprar.
A besta (666) avança. No Brasil um deputado discípulo já apresentou na Câmara um projeto para abolir o dinheiro em forma de papel ou metal em favor do eletrônico.
Outro deputado discípulo logo logo vai entrar na Câmara com um projeto para a obrigatoriedade da implantação do chip 666 em cada pessoa. É claro que isto é o sonho do pt, dos seus superiores e dos seu amestrados.

Loumari disse...

Mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel;
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demónios: de graça recebestes, de graça dai.
Não POSSUAIS OURO, nem prata (dinheiro), nem cobre (bens materiais), em vossos cintos,
Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. (Por acaso tem sido assim com estes pastores que temos visto hoje? todos eles servem a Mamon. São todos eles servos de seu pai o Diabo.)
E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai sabem quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. (Olhem pelos territórios à dominação islâmica onde perseguiram e mataram todos cristãos, têm eles a paz?)
Em verdade vos digo que, NO DIA DO JUÍZO, HAVERÁ MENOS RIGOR PARA O PAÍS DE SODOMA, E GOMORRA, do que para aquela cidade. (As abominações do povo do profeta analfabeto superou aos pecados de Sodoma e Gomorra. Cidades que Deus na antiguidade reduziu-as em cinza, dando-nos como ex: sobre o que Ele faria ao povo inimigo de Deus.)
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e Simplício como as pombas. (Os muçulmanos pensam que somos idiotas. Nós sabemos de que somos filhos. O que é nascido de Deus não peca.)
Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; (forçando as pessoas a se converter ao islam baixo ordem de morte)
E sereis até conduzidos à presença dos governadores e dos reis, POR CAUSA DE MIM, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios (comunistas e aos illuminatis. Os que julgam que vão dominar o mundo e reinar sobre um povo reduzido a escravidão.)
Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que, haveis de falar, porque, naquela mesma hora, vos será ministrado o que haveis de dizer.
Porque não sois vós quem falará, mas o ESPÍRITO DO VOSSO PAI é que fala em vós.
(MATEUS 10:6)

Loumari disse...

Condenação dos ricos opressores

EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, pelas vossas misérias, que sobre vós hão-de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e os vossos vestidos estão comidos da traça.
O vosso ouro e a vossa prata (dinheiro) se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá o fogo a vossa carne.
Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifavam as vossas terras, que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do SENHOR DOS EXÉRCITOS.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes: cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
(TIAGO 5)

Loumari disse...

FIM VEM! O FIM VEM!
Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem.
Vem a tua sentença, ó habitante da terra.
Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não da alegria, sobre os montes.
Agora, depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações.
E não te poupará o meu olho, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim carregarei sobre ti, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, castigo.
Eis aqui o dia, eis que vem; veio a tua ruína; já floresceu a vara, reverdeceu a soberba.
A violência se levantou em vara de impiedade: nada restará deles, nem da sua multidão, nem do seu arroido, nem haverá lamentação por eles.
Vem o tempo, é chegado o dia; o que compra não se alegre, e o que vende não se entristeça: porque a ira ardente está sobre toda a multidão deles.
Porque o que vende não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja entre os viventes; porque a visão não tornará para trás sobre toda a sua multidão; nem ninguém fortalecerá a sua vida com a sua iniquidade.
Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá a peleja, porque sobre toda a sua multidão está a minha ardente ira.
Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá a espada, e o que estiver na cidade, a fome e a peste o consumirão.
E só escaparão os que deles se escaparem, mas estarão pelos montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua maldade.
Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos destilarão águas.
E se cingirão de sacos, e os cobrirá o tremor: e sobre todos os rostos haverá vergonha, e sobre todas as suas cabeças, calva.
A SUA PRATA (dinheiro) LANÇARÃO PELAS RUAS, E O SEU OURO SERÁ COMO IMUNDÍCIa; NEM O SUA PRATA NEM O SEU OURO OS PODERÁ LIVRAR NO DIA DO FUROR DO SENHOR: eles não fartarão a sua alma, nem lhes encherão as entranhas, porque isto foi o tropeço da sua maldade.
E, a glória do seu ornamento, ele a pôs em magnificência; mas fizeram nela imagens das suas abominações e coisas detestáveis: por isso, eu a tornarei para eles como uma coisa imunda.
E será entregue na mão dos estranhos por presa, e os ímpios da terra por despojo: e a profanarão. E desviarei deles o meu rosto, e profanarão o meu lugar oculto; porque entrarão nele saqueadores, e o profanarão.
Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de violência.
E farei vir os piores de entre as nações, e possuirão as suas casas: e farei cessar a arrogância dos valentes, e os seus lugares santos serão profanados.
Vem a destruição; e eles buscarão a paz, mas não há nenhuma.
Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor: então buscarão do profeta uma visão, mas do sacerdote perecerá a lei e dos anciãos o conselho.
O rei se lamentará, e o príncipe se vestirá de amargura, e as mãos do povo da terra se molestarão: conforme o seu caminho lhes farei, e com os seus juízos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor.
(EZEQUIEL 7:6)

Loumari disse...

O OFÍCIO DO VERDADEIRO PROFETA

E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta, e avisar o povo;
Se aquele que ouvir o som da trompeta não se der por avisado, e vier a espada e o matar,
o seu sangue será sobre a sua cabeça.
Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas, o que se dá por avisado, salvará a sua vida.
Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida de entre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia.
A ti, pois, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois,
ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.
Se eu disser ao ímpio; ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei da tua mão.
Mas, quando tu tiveres falado para desviar o ímpio do seu caminho, para que se converta dele, e ele se não converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.
(EZEQUIEL 33:3)

Loumari disse...

Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
Não sejas como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti.
O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará.
Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois rectos de coração.
(SALMO 32:8)

Loumari disse...

Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas falhará, nem uma nem outra falhará; porque a minha própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará.
(ISAÍAS 34:16)



Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e coito de todo o espírito imundo, e coito de toda a ave imunda e aborrecível;
Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituirão com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância das suas delícias.
Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.
(APOCALIPSE 18:2)


O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mui baixo descerás;
Ele te emprestará a ti, porém tu não lhe emprestarás a ele: ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído: porquanto não haverás dado ouvidos a voz do Senhor, teu Deus, para guardar os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado.
(DEUTERONÓMIO 28:43)


E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.
(ISAÍAS 13:11)